Tipos de estoque para uma loja virtual

Tipos de estoque para uma loja virtual

3633
0
Tipos de estoque para uma loja virtual
Tipos de estoque para uma loja virtual

Tipos de estoque para loja virtual.No mundo do e-commerce assim como o mundo real, as lojas precisam de uma logística bem elaborada e um bom estoque para suprir as necessidades, não caindo no erro de fazer com que esse fator se torne o primeiro degrau no atraso de uma entrega, trazendo assim uma avalanche de problemas e chegando a um dos principais fantasmas do e-commerce: atraso na entrega.

BAIXE NOSSO MATERIAL

>Como montar uma loja 
>Como fotografar e editar fotos em sua loja 
>Como atrair visitantes gratuitamente para sua loja virtual
>Como vender pelo Facebook e Instagram

Seja por não ter produto em estoque, seja por não ter um revendedor com uma boa logística na terceirização de sua empresa.

Vamos ao estudo de gestão de estoque para sua empresa

Tipos de estoque:

 Estoque físico único:

Espaço onde você dispõe seus produtos são abastecidos de acordo com a demanda de vendas de sua loja. Não depende de terceiros para funcionar fazendo isso um de seus pontos positivos, possui produto pronta entrega.

Simplo 7- Plataforma de e-commerce

Quando sobre se torna ponto negativo ou o estoque excede os números de produtos para venda, isso pode causar uma grande perda para as lojas, pois produto que não sai não traz lucro, não supre outras necessidades da loja.

Automatizar a gestão de estoque e integrar com uma plataforma virtual para a segurança e garantia do controle.

 Estoque Físico descentralizado:

Essa forma de estoque serve para quem tem entregas por sazonalidade, seria como filiais de estoque, mas tem outro lado os gastos serão maiores um galpão de estoque em SP, outro em SBC geram gastos dobrados, para cada região um lugar de estoque só seria aceitável se sua empresa fosse de um porte grande, em alguns casos a entrega seria mais rápida pois você teria atendimento em várias regiões, cada ponto de estoque ter controle sobre os outros pontos de estoque.

 Estoque físico compartilhado:

Tem a função doe estoque de loja física de forma convencional, unifica o espaço físico para estoque, pontos negativos sistemas diferentes para loja física e digital. Você pode alinhar pedidos de compra da loja virtual para a loja física em tempo real ou usar a venda assistida na loja física, que faz a transferência de compra física para online.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Baixe planilha de análise de concorrência
>Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios
>Baixe e-book de como capturar e-mail

 Estoque Consignado:

É um acordo entre lojista e fornecedor que permite a opção de comprar um certo número de produtos, caso não venda ou utilize até uma data especifica ele pode devolver o que sobrou a loja e paga somente o que foi usado. Com essa prática você elimina o estoque excedente e não compromete o capital.

Lado negativo: as lojas que operam assim vendem produtos de menor giro no mercado e o distribuidor cobra mais caro pela mercadoria. Ainda que assim tem que ser controlado para não comprometer espaço físico e gastos desnecessários.

 Estoque de terceiro:

O fornecedor define qual a quantidade que o lojista terá para a venda na sua loja, esse recurso é usado em lojas virtuais de multimarcas, seu ponto negativo é a limitação de produtos para a venda e seu lado positivo a facilidade de gestão de estoque. O que se pode faze ré negociar antecipadamente com o fornecedor a quantidade mínima de peças vendidas de acordo com seu nível de venda.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como recuperar 30% pedidos pagos por boleto
>Saiba por que usar e-mail marketing na sua loja
>Faça parte da Lista Vip DLoja Virtual

 Terceirização:

Temos dois ambientes nesse item, são eles:

DropShipping ou triangulação é um sistema integrado que com a distribuidora que pega o pedido de compra feito ao lojista é retirado do sistema do fornecedor, passa para o controle de estoque da empresa terceirizada, a distribuidora também é responsável pela entrega do produto ao cliente final.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Veja 3 Ferramentas para monitorar seu mercado
>Aprenda como usar o CANVA
>Aprenda como usar o Google Analytics em sua loja virtual

Cross Docking:

Basicamente o mesmo sistema, mas a empresa distribuidora entrega ao lojista o produto e ele fica responsável pela entrega ao cliente final, seus pontos positivos são sem custo com espaço e automação do estoque. Pontos negativos o estoque é centralizado no fornecedor e aumento de controle fiscais.

Adquirir plataforma de e-commerce que seja integrada ao sistema de controle de estoque. Permitindo que o controle de sua loja virtual tenha integração a gestão do estoque e que ambos sejam administrados pelo mesmo canal. Alguns modelos de logística trabalhadas ao e-commerce estão em alta já que as lojas físicas estão migrando para as virtuais e sendo implantado tecnologia.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Assista o Webinar para montar loja virtual
>Veja 8  dicas para montar uma loja virtual
>Baixe E-book Gestão de e-commerce para PME
>Assista a Palestra: E-commerce Do Zero Aos Resultados Em 6 Etapas

Saber qual é o melhor para sua empresa isso precisa ser avaliado de acordo com o porte de sua empresa, do seu investimento, de qualquer maneira é necessária uma pesquisa, um projeto, treinamento de equipe, logística, saber o nível de procura do produto vendido.

Se tem outros produtos para que possa ter uma maior opção em vendas, analisar os gastos e os lucros para saber qual das opções é a mais viável, para sua empresa, cada um tem sua necessidade, suas limitações sejam ela de espaço, dinheiro, transporte.

Em caso de terceirização tem que saber se a empresa filiada vai cumprir o que foi contratado, se ela está disposta a arcar com despesas caso algo de errado, caso algum produto quebre ou seja roubado, tempo do transporte também é calculado tem que saber se o frete não vai sair mais caro que o produto, dessa forma o cliente não terá vantagem, sem vantagem sem vendas.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como atrair cliente com e-mail 
>7 dicas para começar a usar o Youtube
>Saiba se seu site está otimizado

A segurança do estoque também deve ter lembrada, os produtos estão protegidos de ações do tempo Sol, chuva, vento. Está protegido de roubos, furtos, perdas. Estão seguros sua conservação será preservada, sempre tenha em mente que está é uma etapa tão importante quanto a todas as outras no campo do e-commerce por isso tem que fazer parte de seu planejamento.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Baixe a planilha de planejamento de ações de marketing
>Baixe e-book para datas comemorativas

Em sua estratégia quanto menos gastos melhor, quanto mais lucro melhor, quanto mais próximo do seu planejamento inicial mais próximo seu negócio terá o lucro que você planejou no início de tudo, siga o planejamento à risca sem pular partes ou dar importância menor ou maior para algum segmento, o conjunto todo é importante e faz parte de uma engrenagem que move tudo.

BAIXE NOSSO 

>Veja 3 Ferramentas para monitorar seu mercado
>Aprenda como usar o CANVAS
>Aprenda como usar o Google Analytics em sua loja virtual

Sempre pense como um comprador, o que ele espera de um comercio, o que ele precisa de uma loja, produto ou serviço, o que o fez entrar na internet ao invés de ir pessoalmente a uma loja, o que fez ele escolher você dentre milhões de opções da internet.

Artigo anteriorTroca de produtos no e-commerce como fazer
Próximo artigoAtendimento ao cliente: o ponto forte da empresa
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA