Frete internacional: como funciona? Modalidades de cada País

Frete internacional: como funciona? Modalidades de cada País

8651
0
O que significa Escolha a forma de envio padrão internacional
O que significa Escolha a forma de envio padrão internacional

Muito se fala sobre a logística para o envio de produtos pelos Correios ou por transportadoras. No entanto, na maior parte das vezes, o tema aborda apenas a remessa dentro país, raramente lembrando do frete internacional. No entanto, esse também é um conhecimento importante para quem trabalha com vendas online.

Será que é possível vender e enviar produtos para fora do Brasil? Se você trabalha com comércio eletrônico e quer entender sobre essa modalidade, fique atento. Aqui explicaremos como funciona o frete internacional e mostraremos as formas de trabalho de cada país. Siga em frente! 

O QUE SIGNIFICA FRETE INTERNACIONAL?

Como você já pode imaginar, frete internacional nada mais é do que enviar um produto do Brasil para o exterior. Ou seja, ao invés de preencher o campo do destinatário com um endereço no país, o remetente deve indicar um endereço internacional. Com isso, é possível enviar produtos para praticamente todos os países do globo. 

O que pouca gente sabe é que os Correios trabalham com essa modalidade de envio, contando, inclusive, com uma calculadora de preços e prazos para o frete para o exterior. É claro que o custo para o envio internacional é mais caro do que envio nacional, mas, mesmo assim, pode ser uma boa alternativa para os vendedores.

QUAL O PRAZO DE ENTREGA DOS CORREIOS PARA ENCOMENDAS INTERNACIONAIS?

Como falamos, os Correios têm uma modalidade de envios para o exterior. O prazo para esse tipo de serviço é diferente do prazo para entregas nacionais, e varia conforme o endereço de envio e de destino. Sem dúvidas, a calculadora de preços e prazos poderá ajudá-lo a entender o tempo previsto.

Vale saber que os Correios dispõem de quatro modalidades de envio para o exterior, permitindo que o cliente escolha o tipo que se enquadra mais às suas necessidades. Conheça aqui: 

  • Premium: entrega muito rápida e preço muito alto
  • Expresso: entrega rápida e preço alto
  • Standard: entrega normal e preço intermediário
  • Econômico: entrega normal e preço baixo

COMO SABER O VALOR DO FRETE INTERNACIONAL?

As mesmas categorias que falamos acima valem para o valor do frete internacional. Ao escolher o envio de um produto a partir da modalidade premium, o remetente garante que o item chegará muito rapidamente ao endereço do cliente, porém deverá arcar com um custo de envio elevado.

Ao mesmo tempo, ao decidir pelo envio econômico, o remetente assume um custo bem mais baixo, com o ônus de a encomenda demorar bastante para ser entregue. Além disso, também é necessário incluir no valor do envio os serviços adicionais prestados pelos Correios, como taxa de armazenagem, aviso de recebimento e indenização adicional. 

Cabe destacar que o destinatário também tem a alternativa de contratar o serviço de outras empresas além dos Correios. Para saber se existe alguma vantagem nisso, o ideal é fazer um orçamento entre algumas delas e comparar dados como valor e prazo de entrega. A seguir falaremos mais disso!

TIPOS DE FRETE INTERNACIONAL

Pouca gente sabe, mas existem muitas empresas que trabalham com frete internacional. Elas levam desde envelopes leves com documentos até caixas com objetos maiores para o exterior. Mas é claro que para cada peso e dimensão, o preço de envio muda. As empresas que vamos apresentar aqui trabalham com fretes do tipo courier. 

Você sabe o que isso significa? Essa modalidade se refere ao frete standard, ou seja, ao tipo de envio expresso. Os Correios trabalham com isso, mas outras empresas também prestam o serviço. Muitas vezes, elas levam encomendas num prazo muito mais rápido, podendo fazer uma entrega dos Estados Unidos para o Brasil em menos de uma semana. 

Conheça aqui os principais nomes relacionados com esse serviço: 

  • Fedex
  • TNT Express
  • DHL
  • UPS

CUSTO DO FRETE ENVIADO POR O COURIER 

O melhor jeito de encontrar uma empresa com bom preço é fazendo orçamento e comparando os números. Em geral, empresas do mesmo segmento, oferecem serviços com custos semelhantes, tendo poucas variações. Mesmo assim, o ideal é estar atento ao movimento do mercado, até para saber se o preço proposto é justo.

O imposto de mercadorias enviadas pelo courier segue o seguinte cálculo: 

Custo de importação = (60% Custo da Mercadoria) + [(Custo da Mercadoria + (60% Custo da Mercadoria)] X ICMS) + Tarifa 

Como você pode imaginar, essa modalidade de envio não garante custos baixos, até porque trabalha com a agilidade e, em geral, quanto mais rápida for a entrega, mais alto será o preço. No entanto, o envio por courier guarda algumas vantagens, como:

  • Pouca burocracia para o envio
  • Segurança sobre material enviado 
  • Entrega com agilidade
  • Entrega nas mãos do destinatário

TIPOS FRETE DO ESTADOS UNIDOS

Agora que já falamos sobre frete internacional em geral, vamos falar um pouco sobre os serviços de entrega dos Estados Unidos. Quem trabalha com vendas online ou com importação precisa entender essas modalidades de remessa, já que o serviço fará parte da sua rotina. Conheça aqui:

1. USPS FLAT RATE BOX E FLAT RATE ENVELOPE

Esse serviço de importação trabalha com uma taxa única para encomendas de até 9 kg (20 libras), que é o peso limite do serviço. Não oferece opção de seguro, assim como não dispõe de rastreamento do produto.

2. AIRMAIL ECONOMY

Esse frete standard é recomendado para produtos de baixo valor. Como diferencial tem preço baixo e menor índice de taxação. No entanto, produtos caros ou grandes podem ser taxados. Não oferece rastreamento.

3. AIRMAIL PRIORITY

A modalidade de frete é indicada para produtos pequenos e leves, com a vantagem de ter um custo acessível. No envio prioritário, o prazo de entrega é de 5 a 8 dias úteis, enquanto no envio econômico (item acima), o prazo é de 7 a 14 dias úteis.

4. INTERNATIONAL AIR MAIL

Sem dúvidas, esta é uma das modalidades de frete mais comum nos Estados Unidos. O serviço é ótimo para pequenos pacotes de baixo valor comercial. No entanto, não tem rastreamento online e não oferece seguro.

5. USPS PRIORITY MAIL

Esse é um dos tipos de fretes mais confiáveis do mercado. Seu serviço é excelente para encomendas pesadas e, além disso, oferece código de rastreio e seguro. A entrega costuma ser menos ágil do que a do USPS Express Mail. 

6. USPS EXPRESS MAIL 

Esse é o serviço expresso dos correios americanos, mas só é expresso até entrar no Brasil. Oferece rastreio e também dá garantias caso o pacote seja extraviado. Embora o nome não indique, sua entrega é mais rápida que USPS Priority Mail. 

7. DHL GLOBAL MAIL STANDARD

O frete é muito usado pelas lojas de suplementos americanos. Seu preço depende do peso, podendo ser barato ou não. O serviço oferece código de rastreio, mas é só possível rastrear encomendas superiores 2,04 kg. O prazo de entrega costuma ser de 15 a 25 dias.

TIPOS DE FRETE DA CHINA

Agora que você já sabe como funciona o frete internacional dos Estados Unidos, que tal conhecer o serviço oferecido pela China? Cada vez mais o país tem se destacado como polo de produção e, sem dúvidas, dominar o sistema de envios é um diferencial importante. Confira aqui:

1. CHINA POST, SINGAPORE POST, HONG KONG POST

Muitas empresas oferecem esta modalidade com frete grátis ou, dependendo do caso, cobram um pequeno valor. Esse envio tem código de rastreio e costuma ser entregue entre 2 e 4 semanas após a postagem do produto no correio da china (na alta temporada pode demorar mais). Pacotes de pequenos valores têm risco baixo de serem taxados.

2. SWEDEN POST

Algumas lojas e vendedores da China estão usando esta modalidade de frete. Trata-se de um serviço sem rastreio e sem seguro. A rota de envio é um pouco diferente: o produto parte da China para a Suécia, de onde é enviado ao Brasil. O tempo médio de recebimento é de 40 a 60 dias e o risco de ser taxado é pequeno. 

3. EMS EXPRESS

Por fim, essa é a modalidade mais cara entre as apresentadas. O serviço possui seguro e código de rastreio. O tempo de entrega varia entre 15 e 40 dias e o risco de ser taxado é alto. Por isso, essa forma de frete internacional é a menos indicada. 

ALI EXPRESS STANDARD SHIPPING É TAXADO?

Quando falamos em taxação de frete internacional, muitas pessoas pensam direto nas compras que fazem no AliExpress, o maior site de comércio eletrônico do mundo. A preocupação é verdadeira, já que o consumidor pode ser taxado em até 60% do valor da mercadoria comprada no e-commerce chinês. Não sabia disso? 

Agora você sabe! E a regra vale não apenas para o AliExpress, mas para todos os sites de vendas. A Alfândega brasileira pode taxar compras acima de 50 dólares, além de ter autorização para cobrar taxa de valores menores que isso, desde que o responsável pelo envio seja uma pessoa jurídica. 

Alguns consumidores fiéis do AliExpress pedem para a encomenda vir indicada como gift (presente), mas isso não muda nada. Se o remetente for uma empresa, a cobrança poderá vir igual. Outra técnica que não funciona é solicitar para que o vendedor declare um valor menor. A Receita Federal é especialista nisso, ok? Não vale tentar ser mais espero que ela. 

QUAL MELHOR FRETE ALI EXPRESS?

Antes de falarmos mais um pouco sobre as compras pela AliExpress, precisamos esclarecer que quem faz o envio não é a empresa em si, mas o vendedor que tem um canal de vendas no site. Por essa razão, podem existir diferentes modalidades de envio para as compras realizadas por lá. 

A maior parte dos comerciantes do e-commerce usam o China Post como meio de remessa principal e esse é, justamente, o melhor tipo de frete. Isso porque conta com código de rastreio pela internet e tem entrega relativamente ágil. O único senão é que precisa ser recebido em mãos pelo consumidor ou por alguém que assine o recebimento. 

O que achou do conteúdo sobre frete internacional? Sem dúvidas, esse conhecimento é muito importante para quem trabalha com vendas e quer começar a importar ou a exportar. Se você também vende para o mercado nacional, sugerimos a leitura desse texto sobre contrato com os Correios. Com isso, você tem acesso a preços e prazos vantajosos. 

Artigo anteriorComo funciona a OLX? Guia COMPLETO para criar anúncios
Próximo artigoTempos de Crise: 10 Mandamentos Do Empreendedor
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.