(11) 4118-9290 - São Paulo (SP) Clique aqui

REDES

Formas de envio para e-commerce: 8 principais + processo

Por Marcio Eugênio | 20/11/2020
72
|
0
Formas de envio para e-commerce: 8 principais + processo

A logística é um ponto que envolve bastante atenção na hora de planejar um e-commerce. Um bom sistema de envios garante que os produtos cheguem nas condições adequadas e no prazo estimado no endereço do cliente. E é claro que isso contribui para a satisfação do consumidor e para sua vontade em voltar a comprar da loja virtual.

Olhando de fora, parece simples estruturar um bom fluxo com os Correios ou com as transportadoras, mas isso nem sempre é fácil. Pensando nisso, vamos apresentar as 8 principais formas de envio para e-commerce e explicar tudo para você estruturar o processo logístico da sua empresa! Siga em frente!

Como fazer entregas de loja virtual?

Quando falamos sobre as entregas de loja virtual, logo vem a ideia de contratar uma transportadora ou de enviar pelos Correios. No entanto, existem muitas outras formas de envio para e-commerce que também podem ser úteis para o seu negócio. A escolha delas depende de uma série de fatores da sua empresa, como produto, público-alvo e segmento.

Além disso, varia conforme a área geográfica que você atende e a urgência dos seus clientes em teres as encomendas em mãos. Mas como fazer entregas em loja virtual? Algumas etapas independem da modalidade de envio escolhida e é delas que falaremos a seguir. Confira aqui:

Preparação

A primeira etapa que uma loja virtual deve se preocupar é a de preparação. Mas como ela funciona? Pois bem, após o pedido ter sido confirmado na plataforma de e-commerce, cabe ao responsável recolher o produto do almoxarifado e preparar a embalagem para entregá-la para o profissional que fará a entrega.

Processamento

O segundo momento do envio diz respeito ao processamento, ou seja, é o contato com a empresa de logística para a solicitação do recolhimento da encomenda. Essa etapa vale para Correios, transportadoras e até mesmo para outras modalidades, como é o caso de entrega por motoboy, bicicleta ou patinete.

Confirmação

A confirmação da encomenda ocorre quando tudo já está preparado: a embalagem para o envio está pronta e o contato com o entregador foi estabelecido. Nesse momento é possível informar o cliente que a compra está aguardando para ser recolhida e dar um prazo estimado para que ele receba em seu endereço. Importante: esse prazo deve ser cumprido, ok?

Entrega

Por fim, a entrega é o momento em que toda a compra se concretiza e que o consumidor finalmente tem o produto em mãos. Note que esse é o primeiro contato real entre marca e cliente: antes tudo ocorreu mediado por uma máquina. Justamente por isso é que a entrega no prazo é tão importante.

Importância da política de entrega no e-commerce

Talvez você ainda não tenha reparado, mas cada e-commerce tem a sua política de entrega de encomendas. Você sabe para que isso serve? Esse é o documento que prevê as trocas e o retorno de produtos, que são previstos pelo Decreto 7.962/13 e que devem ser praticados por absolutamente todas as lojas virtuais.

Por isso, é fundamental que a empresa deixe essa política de entregas acessível em seu site, explicando o que deve ser feito caso o consumidor precise trocar ou devolver algum item. A famosa logística reversa. Essa medida protege os dois lados, dando segurança tanto para a loja quando para o cliente. 

8 formas de envio para e-commerce

Que os comércios eletrônicos trabalham com Correios e transportadoras, isso todo mundo já sabe! O que é novidade para muita gente é que existem outras modalidades de entrega que podem ser interessantes para quem vende online. Vale lembrar que a escolha do sistema de logística depende de uma série de fatores da empresa. Quer exemplos?

Uma marca que vende em caráter regional pode montar sua logística baseada em entrega com veículo próprio, motoboy ou bicicleta, enquanto uma empresa que vende a nível nacional provavelmente precisará das transportadoras ou do serviço postal. Para deixar tudo mais claro, explicaremos as 8 formas mais comuns de envio. Veja aqui:

1. Envio pelos Correios

O envio pelos Correios é uma das modalidades mais usadas pelos comércios eletrônicos brasileiros. Esse tipo de entrega é bom principalmente para produtos leves e de pequenas dimensões. Da mesma forma, pode ser interessante para lojas virtuais que não tenham um grande volume de vendas e que, por isso, não têm contrato com transportadoras.

2. Entrega pela Melhor Envio

Quando falamos em entregas para todo território nacional, a Melhor Envio é uma ótima opção. Essa plataforma reúne as principais transportadoras do país, permitindo que o empreendedor do comércio eletrônico faça um orçamento com as empresas presentes e opte pelo serviço que vai de encontro com as necessidades do seu negócio. 

3. Frete com transportadoras

As transportadoras também são uma excelente escolha para enviar produtos para lugares longínquos. O principal ponto que as diferencia dos Correios é a possibilidade de enviar itens frágeis ou de grandes dimensões com a garantia de que chegará em boas condições no endereço do consumidor. Além disso, permitem a negociação de preço. 

4. Envio por FedEx

O FedEX é um dos principais sistemas de envio dos Estados Unidos. Se você fizer uma compra de lá, é possível que ela seja enviada a partir desta empresa. Além disso, também pode ser usada em território nacional para fazer envios para o exterior. No site é possível ver a cotação de tarifas e a estimativa do tempo de envio.

5. Entrega com veículo próprio

A entrega com veículo próprio é interessante para pequenos negócios, em que o próprio empreendedor dá conta de entregar as encomendas para os clientes. É claro que essa modalidade deve ser oferecida apenas para os endereços na mesma cidade da empresa. Caso o contrário, envolverá grandes deslocamentos, com gasto de tempo e de combustível.

6. Entrega por motoboy

Esse é outro tipo de entrega interessante para comércios que vendem para a mesma cidade e, quem sabe, para as regiões próximas. O envio por motoboy confere agilidade à logística, podendo inclusive entregar a encomenda no mesmo dia em que houve a solicitação. Entre as empresas que costumam usar motoboys estão farmácias e restaurantes.

7. Entrega de bicicleta

A entrega de bicicleta, por sua vez, tem a vantagem de oferecer um serviço com a menor pegada de carbono possível. É claro que a área de abrangência é limitada, podendo atender apenas ao bairro da empresa e as regiões próximas. Muitos restaurantes com consciência ambiental têm oferecido esse tipo de envio para os clientes.

8. Retirada no local

Por fim, a retirada no local é a alternativa mais econômica para os clientes, já que eles mesmo ficam com a responsabilidade de buscar o produto no endereço do vendedor. Muitas doceiras usam esse tipo de logística para entregar as suas delícias, combinando com os consumidores um turno ou uma faixa de horário para que busquem.

Como você pode ver, existem muitas formas de envio para e-commerce. A escolha delas depende da área geográfica que a empresa atende, bem como do tipo de produto que envia. Itens frágeis precisam de mais cuidados. E falando em produtos, sugerimos que você leia esse artigo que ajuda a definir os produtos para vender em sua loja virtual!

Marcio Eugênio

Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

Posts relacionados