Como funciona entrega por transportadora? Dicas de envio!

Como funciona entrega por transportadora? Dicas de envio!

15056
0
Como é transportado o produto numa compra online
Como é transportado o produto numa compra online

Gerenciar a logística de um comércio eletrônico não é tão simples quanto parece. Para que a loja virtual ofereça uma boa experiência aos seus clientes, precisa dar conta do envio dos produtos no prazo estimado e, para isso, deve contar com um excelente sistema de envio de mercadorias. 

Muitos empreendedores acabam escolhendo o envio pelos Correios já que se trata do sistema oficial do país. No entanto, as transportadoras terceirizadas também podem apresentar vantagens. A verdade é que não existe uma escolha certa ou errada, uma vez que depende essencialmente do tipo de produto e das distâncias geográficas. 

Você trabalha com vendas e quer entender mais sobre esse tema? Siga adiante! Aqui explicaremos como funciona entrega por transportadora e em que casos essa modalidade pode ser mais vantajosa para seu negócio. Boa leitura!

O QUE É TRANSPORTADORA?

Antes de explicarmos em detalhes como funciona entrega por transportadora, vamos explicar do que essa modalidade de envio se trata. As transportadoras nada mais são do que empresas que fazem a entrega de cargas e de encomendas para diversos locais da cidade, do estado ou do país.

Existem transportadoras de diferentes portes. Algumas carregam cargas de norte a sul do Brasil, enquanto outras são responsáveis por levar uma encomenda de um ponto a outro da mesma cidade. O valor que cobram varia conforme o tipo encomenda e a distância percorrida para a entrega.

COMO FUNCIONA UMA EMPRESA DE TRANSPORTE E LOGÍSTICA?

Agora que você entendeu o que é transportadora, vamos explicar como esse tipo de negócio funciona. Pois bem, a transportadora é uma empresa como qualquer outra, cujo trabalho tem muita serventia para os gestores de comércio eletrônico. Nesse caso, a atuação de uma transportadora tem bastante semelhança com o serviço dos Correios.

Isso porque o envio de mercadorias a partir de uma empresa de transporte funciona a partir da coleta da encomenda no ponto de envio e da entrega do item no ponto de destino. A transportadora se responsabiliza por traçar a rota que será percorrida e por atualizar o sistema com o rastreamento do item. 

Assim o remetente e o destinatário podem acompanhar os detalhes da entrega. Em alguns casos o custo de envio a partir de uma transportadora poderá ser semelhante ao do envio pelos Correios, enquanto em outros o valor poderá ser bem diferente. O orçamento depende de uma série de itens, como:

  • Distância entre ponto de envio e ponto de entrega 
  • Facilidade de acesso (ou não) 
  • Urgência de entrega
  • Peso e medidas da carga 

COMO FUNCIONA ENTREGA POR TRANSPORTADORA?

Se você tem um comércio eletrônico, pode estar se perguntando como funciona entrega por transportadora. Sem dúvidas, conhecer essa modalidade de serviços pode oferecer benefícios ao seu negócio. Vamos lá: a entrega por uma transportadora costuma é conduzida com facilidade, uma vez que existem empresas especializadas nisso.

No caso de uma loja virtual que queira contratar esse serviço, o ideal é pedir recomendação para algum amigo ou colega de confiança, solicitar orçamentos e escolher a empresa baseado não apenas no preço, mas também nos prazos de envio e na credibilidade. 

Depois, o gestor do e-commerce poderá incluir a modalidade de envio por transportadoras entre as possibilidades oferecidas aos clientes. Algumas plataformas já têm essa opção disponível, cabendo ao empreendedor habilitá-las. Desta forma, o cliente poderá escolher de que forma prefere receber o produto, pagando o preço do serviço que optar. 

Em alguns casos, o comércio eletrônico pode trabalhar apenas com transportadoras. Veja alguns exemplos de produtos que exigem essa decisão:

  • Produto frágil
  • Produto muito valioso
  • Produto com grandes dimensões 
  • Produto de risco (tintas, por exemplo)

QUANTO TEMPO DEMORA A ENTREGA POR TRANSPORTADORA?

O prazo de entrega da transportadora varia conforme a distância entre o ponto de envio e de destino da encomenda. Se a região for próxima, o produto poderá ser entregue no mesmo dia ou no dia seguinte. No entanto, quando se tratar de distâncias mais longas, provavelmente o item chegará em 4 ou 5 dias úteis.

Na maior parte das vezes, a entrega feita pela transportadora é mais rápida do que a feita pelos Correios, já que a encomenda passa por menos etapas. Por essa razão, no caso de envios urgentes, a sugestão é que os consumidores optem pela modalidade de transportadora. 

TRANSPORTADORA ENTREGA EM CASA?

Muitas pessoas que nunca usaram esse tipo de serviço perguntam se transportadora entrega em casa? A resposta é sim, a transportadora entrega em casa ou no endereço que o destinatário solicitar. Alguns consumidores menos experientes podem deixar de comprar nessa modalidade por acharem que terão que se deslocar para buscar o produto.

No entanto, o serviço oferecido por uma transportadora contempla a busca da encomenda no endereço do remetente e a entrega no endereço do destinatário. Para que não haja problemas com o horário de entrega do item, sugere-se que o consumidor forneça um endereço em que haja alguém disponível para receber a encomenda. 

TRANSPORTADORA ENTREGA NOS CORREIOS?

Alguns consumidores e gestores de e-commerce desavisados acreditam que as transportadoras atuam em conjunto com os Correios na modalidade de parceria. No entanto, isso não passa de um mito, uma vez que as duas empresas prestam serviços de forma totalmente independente. 

Enquanto os Correios fazem o envio das encomendas fazendo uso de transportes oficiais do serviço postal, as transportadoras levam as suas cargas em carros particulares, prestando um serviço terceirizado e sem nenhuma relação direta ou indireta com o sistema oficial de envios do país. 

COMO FUNCIONA O TRANSPORTE DOS CORREIOS?

Até agora falamos bastante sobre o envio por transportadora, mas o sistema dos Correios também pode ser interessante para quem trabalha com loja virtual. Quer saber como funciona o transporte dos Correios? Pois bem, essa modalidade atua de forma semelhante a das empresas privadas. Vamos explicar um pouquinho a seguir.

No caso de uma loja virtual com pouco volume de vendas, o fluxo de envio de produtos funciona assim: o gestor do e-commerce deve levar a encomenda até os Correios, onde a caixa será medida e pesada. Depois disso, o serviço postal será responsável por fazer o envio ao endereço fornecido, atualizando o sistema sobre o status da entrega.

No entanto, as lojas virtuais que usam os Correios com mais frequência podem contar com um sistema de coleta, sem precisar se deslocar até uma agência. Além disso, esses empreendedores têm acesso a um preço mais vantajoso, que pode servir de motivação para os clientes comprarem no site. Veja alguns pontos positivos desta categoria:

  • Preço mais barato do que transportadoras de lojas com pouco volume de vendas
  • Envio de itens pequenos e leves por preço mais barato do que as transportadoras
  • Integração com grande parte das plataformas de e-commerce

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DA TRANSPORTADORA PARA E-COMMERCE?

Você já entendeu como funciona entrega por transportadora, mas ainda pode estar se perguntando se essa modalidade é vantajosa para seu negócio. A seguir falaremos sobre alguns casos em que esse tipo de serviço pode ser adequado. O primeiro deles diz respeito à dimensão das encomendas.

Isso mesmo: se a sua loja virtual trabalha com volumes maiores (peso e cubagem), talvez os Correios não façam o envio, já que o Sedex, por exemplo, comporta cargas de até 15 quilos. Outro caso em que as transportadoras podem ser mais adequadas é no envio de materiais químicos, como tintas, pois os Correios não aceitam esse tipo de carga.

Além dessas questões, a decisão pelo serviço de transportadora pode envolver área de abrangência e a urgência de recebimento do item, que costuma chegar mais rápido quando conduzido por uma empresa privada. Na hora de escolher a empresa que será contratada, prefira transportadoras que são reconhecidas por sua qualidade.

Sem dúvidas, ter confiança na empresa escolhida é fundamental para desenvolver um trabalho de qualidade e que crie laços de parceria. Na hora da decisão, não bata o martelo pensando apenas no preço. O cumprimento do prazo de envio e a facilidade de contatar a empresa também são fatores decisivos. Conheça as vantagens das transportadoras:

  • Envio de produtos frágeis 
  • Envio de produtos de grandes dimensões
  • Não faz greve
  • Preços vantajosos para negócios com grande volume de vendas 

QUAL É O PREÇO DO FRETE POR TRANSPORTADORA?

As transportadoras fazem um cálculo um pouco complexo para chegar ao valor do envio. Para entender como funciona o preço do frete por transportadoras, multiplique as medidas de altura X comprimento X altura. O resultado será em metros cúbicos. 

Em seguida, multiplique o valor por 300 (em caso de transporte rodoviário) ou 167 (em caso de transporte aéreo). Finalize multiplicando pela quantidade de volumes. Se a cubagem for maior que o peso real da carga, o preço cubado será o valor considerado. 

Caso contrário, será cobrado o valor pelo peso real. Em um primeiro momento, o cálculo parece complicado, mas com o tempo e com a prática, logo se tornará comum, até porque as próprias empresas de transporte poderão ajudá-lo com isso.

FRETE POR TRANSPORTADORA É MAIS BARATO DO QUE O DOS CORREIOS?

Muitas pessoas acham que o frete por transportadora sempre será mais em conta do que o realizado pelos Correios, porém isso não é verdade. E o contrário também não se aplica, uma vez que o preço final depende de uma série de fatores e varia conforme o endereço e o produto que será enviado. 

Por essa razão, ao fazer compras pela internet é bom ficar atento para o valor apresentado para o envio por transportadora e pelos Correios, pois o preço final de cada modalidade pode apresentar bastante diferença. Em alguns casos, será melhor optar pelos Correios, enquanto em outros, a transportadora poderá oferecer vantagens. 

COMO FAZER ENTREGAS DE LOJA VIRTUAL?

Sem dúvidas, a logística é um dos setores que mais reúne dúvidas dos empreendedores virtuais, uma vez que envolve o serviço de outras empresas, impactando diretamente na satisfação dos consumidores. Embora muitos donos de e-commerce procurem uma resposta categórica sobre qual das modalidades é melhor, é impossível de encontrá-la.

Isso porque os Correios pode ser melhor para transportar produtos leves e pequenos, por exemplo, enquanto as transportadoras pode apresentar vantagens para o envio de itens de grandes dimensões ou delicados demais. Além disso, o próprio serviço dos Correios oferece modalidades diferentes.

No caso de gestores de lojas virtuais com grande volume de envios, pode ser interessante contratar um plano dos Correios em que os produtos são recolhidos no endereço do remetente. Já os empreendedores com envios ocasionais podem optar por levarem os itens no serviço postal por conta própria, sem se comprometerem com a contratação do serviço. 

Vale lembrar que nos casos em que tanto as transportadoras quanto os Correios estão aptos para levar os produtos, o e-commerce pode ter vantagens em disponibilizar as duas modalidades, deixando que o consumidor escolha qual das duas prefere. Essa decisão poderá envolver a urgência em receber o produto, por exemplo. 

Pronto, agora você já sabe bem como funciona entrega dos Correios e das transportadoras. Se você está começando a empreender e quer mergulhar nessa temática, recomendamos que leia esse conteúdo sobre casos em que os Correios ou as transportadoras são indicados. Esse conhecimento é bem importante para a logística de seu e-commerce!

Artigo anteriorFerramentas de palavras-chave: 6 melhores + dicas para usar
Próximo artigoTipos de Marketplace: 4 principais e suas particularidades
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA