Aprenda como enviar suas encomendas pelos Correios de uma vez por todas

Aprenda como enviar suas encomendas pelos Correios de uma vez por todas

2112
0

Com o crescente avanço da tecnologia e as mudanças no comportamento do consumidor relacionadas à forma de comprar, se você ainda não entrou no universo do e-commerce, deve estar se preparando para isso. Nesse momento, uma das grandes dúvidas dos empreendedores é como enviar encomendas pelos Correios.

O transporte das mercadorias vendidas pode parecer um pouco confuso e trabalhoso, entretanto, é mais simples do que se imagina. Para ajudar nessa missão, criamos este post recheado de informações para você! Vamos nessa?

Veja quais são as principais formas de envio

Muitos empreendedores iniciantes, ao planejar a logística do e-commerce, acreditam que apenas os Correios realizam o frete das mercadorias. Apesar disso, existe outra alternativa, que é o envio por meio de empresas privadas. Para descobrir a melhor opção, você deve estar atento ao preço e prazo. 

Mesmo com as diferentes alternativas, os Correios acabam sendo a opção mais escolhida pela grande maioria das lojas virtuais, afinal, a estatal atende a todo o Brasil. Sendo assim, vamos focar as nossas dicas no envio de mercadorias utilizando os Correios, certo?

PAC ou Sedex

Ao optar pelos Correios, há duas maneiras de envio: através de PAC ou Sedex. A primeira opção é mais em conta, e por esse motivo tem um prazo de entrega maior.

Dentro do Sedex, há ainda as opções 10 e 12, em que a entrega é realizada até as 10h e 12h do dia seguinte, respectivamente. Essas alternativas, entretanto, não estão disponíveis em todas as localidades. A sugestão é deixar que o cliente opte de acordo com custos e prazos.  

Aprenda como é feito o cálculo de preço

O cálculo do preço de envio é diferente para cada tipo de objeto. As encomendas, que são o foco das lojas virtuais, variam conforme:

  • tipo de serviço escolhido, que reflete no prazo de entrega;
  • cidade de origem e de destino;
  • dimensão e peso do pacote;
  • eventuais serviços adicionais. 

É importante saber que os Correios precificam as encomendas de acordo com o peso cúbico, que leva em conta o volume do pacote. Caso esse peso seja inferior a 10 kg, cobra-se o peso físico. 

Descubra os requisitos necessários para realizar um envio

Você decidiu pelos Correios e agora chegou o momento de preparar o produto para envio. Nessa hora, algumas regras simples devem ser seguidas para que a encomenda seja aceita.

O primeiro passo é proteger o produto com uma embalagem interna, que pode ser customizada com algum lembrete da loja, como bilhetes ou brindes. Além disso, é preciso estar atento para que a encomenda não corra o risco de ser danificada. Para isso, o mais indicado é utilizar muito plástico bolha e jornal. 

Depois de pronto, é o momento de pensar na embalagem externa. Lembre-se que o preço é calculado pela dimensão do pacote, por isso, tente sempre optar por um que seja o mais próximo possível do tamanho do produto, para que diminua os riscos de danos.

Para facilitar, confira no site dos Correios os limites de peso e dimensões permitidos. 

Saiba as vantagens de ter um contrato com os Correios

Os Correios possuem uma opção mais vantajosa para as lojas virtuais, através de um contrato de prestação de serviços, que permite que a empresa tenha desconto nos envios.

Antigamente, havia um valor mínimo a ser gasto por mês, mas, atualmente, basta que seja feito um envio por mês para que o e-commerce possa manter e usufruir das vantagens do acordo.

Quanto mais produtos a empresa enviar, maior e melhor serão esses descontos. Para aqueles que estão iniciando e enviam poucos produtos, o desconto inicial é de 20% e a pesagem é realizada de maneira diferenciada. Outra grande vantagem é que o pagamento é realizado uma vez por mês, através de uma fatura — o que permite uma maior organização da empresa. 

A entrega dos produtos faz parte do processo de vendas e é uma parte considerável da satisfação dos clientes com a compra. Por isso, é preciso ter uma atenção especial com essa etapa, sabendo exatamente como enviar encomendas pelos Correios.

Agora que você já aprendeu sobre o envio das compras, confira agora nosso artigo sobre marketing multicanal e porquê utilizá-lo para divulgar o seu e-commerce.

 

Artigo anteriorConsultoria para e-commerce: o que é e por que contratar uma?
Próximo artigoFotografar produtos para e-commerce: quais os equipamentos básicos?
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA