A importância do Template da loja virtual

A importância do Template da loja virtual

1974
0
A importância do Template da loja virtual
A importância do Template da loja virtual

A importância do Template da loja virtual

Então você já está decidido que abrir uma loja virtual é o próximo passo a ser dado em sua carreira no mundo do empreendedorismo, não é mesmo? Ótimo! Após um bom planejamento de vendas e a estruturação de como irá funcionar a administração do negócio, tudo fica mais fácil. Mas é no momento de selecionar o formato que o e­-commerce irá ter é que a maioria dos empresários erram.

Apesar de a maior parte das lojas aparentarem ter a mesma estrutura, há grandes diferenças por trás do que o usuário enxerga. Estamos falando sobre a importância do template da loja virtual para que ela seja otimizada e consiga conquistar cada vez mais clientes. Por se tratar de uma questão totalmente estética, muitas empresas acabam dando pouca importância para essa etapa da construção do site e acabam errando feio, gerando diversos problemas que poderiam ser facilmente resolvidos com um pouco de atenção.

➜ 8 Dicas para montar uma Loja Virtual

Pode até parecer bobagem, mas a escolha do template certo faz toda a diferença em diversos quesitos como otimização de conversão, apreensão da atenção do cliente e até mesmo facilidade na pesquisa por produtos, que acabam gerando cada vez mais vendas para sua empresa.

O que é o template de uma loja virtual?

Antes de entender sua importância, é necessário compreender o que é exatamente um template. Trata­-se de uma estrutura pré­-definida, um modelo a ser seguido pelas empresas, que facilita o desenvolvimento de um site, que pode ser personalizado a partir do conteúdo adicionado, mas sem quebrar os princípios de construção já estabelecidos. Existem diversos tipos disponíveis no mercado, tanto pagos como gratuitos.

➜ Baixe E-book Gestão de e-commerce para PM

Em alguns deles, é possível fazer modificações para que as principais características da loja online sejam destacadas, enquanto outros só possibilitam algumas simples mudanças como nome e imagens que aparecem na tela. Com base na necessidade de adaptação da empresa, o template é escolhido.

O template define a aparência do site, mas tecnicamente estamos falando de um conjunto de arquivos de diversos tipos: imagens, HTML e folhas de estilo. Os menus disponíveis em um site, por exemplo, são dados em uma estrutura pronta, mas é possível fazer modificações de acordo com as permissões da empresa que oferece o serviço. Assim, tudo que a equipe da loja precisa fazer é administrar o conteúdo a ser postado e divulgado no site.

➜ Baixe planilha de Análise de concorrência

A importância da comunicação visual em uma loja online

Você já parou para pensar na diferença do seu interesse ao acessar um site totalmente organizado, com diversas imagens, dinâmico e fácil de navegar, em comparação com uma página em que há excesso de informação e dificuldade em encontrar o que você procura? Pois bem, seu cliente pensa exatamente da mesma forma. Por isso, ao estruturar sua loja online, é necessário que sejam avaliados todos os mínimos detalhes visuais, além de garantir que todas as funções funcionam perfeitamente e são suficientes para atender às necessidades de um cliente que nunca navegou pelo site antes.

➜ Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios e não consegue vender

A identidade visual de uma empresa é algo extremamente importante, pois ela não define somente se o cliente irá comprar ou não. Ela é a responsável por causar a primeira impressão que o público terá. É por meio da imagem que um cliente se identifica ou não com marca. Depois disso é que ele irá decidir se continua navegando pelo site ou não.

Por esse motivo, o template da loja virtual faz toda a diferença. Além de um banner com uma ótima arte e fotografia de todos os produtos expostos de forma dinâmica, a estrutura do próprio site precisa bonita e fácil de navegar. Escolha opções que tenham menus expostos em destaque, botões coloridos com fácil visualização, possibilidade em categorias que apresentem questões em que a loja oferece diferenciais e, o mais importante, dê acesso facilitado ao processo de finalização da compra. Muitos clientes acabam desistindo de fazer negócio por não encontrar o que precisam de maneira rápida e prática. Tenha em mente que se você não fizer isso, o usuário irá mudar para o site do concorrente, que com certeza trabalha nisso.

➜ Como recuperar 30% dos Pedidos pagos por boleto e deposito

Dicas para escolher um template de e-­commerce

No momento de escolher o template certo para sua loja virtual, leve em consideração a responsividade que ele possui. Hoje em dia é muito comum que os usuários acessem e-commerce por tablets ou celulares e finalizem a compra pelo próprio aparelho. Portanto, é importante investir em uma estrutura que possa se adequar aos diferentes tipos de aparelho que dão acesso ao site. Sua loja precisa atender ao tipo de experiência que seus clientes procuram por meio de dispositivos novos. Além disso, esse também é um critério de ranquamento em sites de pesquisa para que seu site ganhe mais destaque e seja encontrado com maior facilidade pelos usuários que buscam por produtos como os seus.

➜ Baixe e-book Ferramentas de monitoramento

É importante que também sejam disponibilizados conteúdos multimídia. Apenas informações visuais e imagens dos produtos não são suficientes. Opte pelos templates que possibilitem personalização para a criação de galerias, slides dinâmicos, divulgação de vídeos e muito mais. Ilustrações e conteúdos audiovisuais têm impacto muito maior sobre os usuários da internet, pois eles chamam mais atenção do que os textuais.

➜ Aprenda como usar o CANVAS

Por último, saiba reconhecer a estrutura que melhor se identifica com o seu público. Um site de produtos infantis deve conter bastante cores, imagens e elementos em movimento. Se o template escolhido for totalmente sério e sem graça, os usuários terão a impressão errada sobre os produtos e podem acabar perdendo o interesse em comprar. Tente responder quem é sue público­alvo antes de fazer essa escolha, pois são as características deles que devem direcionar a aparência da loja.

➜ Aprenda como usar Google Analytics

Contrate uma empresa de qualidade

No momento de escolher o template adequado, lembre­-se que você está utilizando o trabalho de outra empresa, que desenvolveu aquela estrutura, assim como o servidor que você está utilizando. Sendo paga ou não, é importante se lembrar que existem diversos problemas que podem ocorrer no sistema enquanto sua loja estiver no ar. Por isso, procure saber sobre o histórico da empresa contratada, quais são as principais reclamações feitas e qual o tipo de assistência que será oferecida, caso ocorra algum problema. Essas questões fazem toda a diferença, pode ter certeza.

➜ Veja dicas de como usar o Youtube

Artigo anteriorO comércio eletrônico no Brasil
Próximo artigoComo montar uma loja virtual de fotografia
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA