Importância do Design responsivo para o e-commerce

Importância do Design responsivo para o e-commerce

1981
0
Importância do Design responsivo para o e-commerce
Importância do Design responsivo para o e-commerce

Nos tempos atuais na era digital tudo está em nossas mãos. Noticias, acesso a bancos, acesso a resultados médicos, ao boletim escolar dos filhos, tabela de preços da lanchonete, modelos de roupas, sapatos, matéria da faculdade ou curso técnico, lançamentos de livros enfim quase tudo, ou poderíamos dizer tudo.

Na nova era digital o e-commerce amplia sua atuação e pode até se destacar nos demais utilizando o Design responsivo, mas vamos entender o que é, como funciona e sua importância para clientes e empreendedores digitais.

➜ 8 Dicas para montar uma Loja Virtual

Para saber a importância do Design responsivo, vamos começar bem do início o que é Design responsivo? Como se aplica? O que traz de bom para seu empreendimento.

Design responsivo o que é?

Design responsivo é um site ou layout que se adapta a forma do aparelho eletrônico em que se é consultado, exemplo você pode navegar pela internet através de seu celular, tablet, notebook, PC não importando seu tamanho, ele se apresenta do tamanho da sua tela, seja ela pequena tipo 4.5 polegadas ou 12 polegadas ou 45 polegadas como uma Smarttv enfim todos.

➜ Baixe E-book Gestão de e-commerce para PM

Ao consultar uma página por exemplo em seu smartphone você precisaria aumentar o zoom, você teria que ampliar as caixas de texto para completar dados por exemplo, então com esse recurso as páginas ou layout se adaptam a tela onde está sendo visualizado.

Design Responsivo a resolução define sua imagem

No inicio ao se fazer um site ou layout na internet utilizava-se a resolução de 1024 a 768 pixels, dentre outras caraterísticas hoje com as diversas opções de aparelhos para se ter acesso a internet, como o nome já diz responsivo significa que o site ou layout responde a navegação na tela seja ela de qual tamanho for, a página se adapta a tela é possível fazer uma página para cada tamanho de tela, mas também é possível um único padrão se adaptar a todos os modelos.

Os modelos do Design responsivo

O design responsivo, mudou a criação de sites que antes era necessários cinco tipos, hoje um só já resolve, mas nem tudo são flores para as agencias digitais, pois agora as dúvidas na produção de um site responsivo colocam outras questões em duvidas tipo, como cobrar um site responsivo, onde é o foco que cada dispositivo para o site responsivo, o site responsivo não é 100% ele não é um único caminho a ser seguido, mas ele deve ser a base de cada site para cada tipo de aparelho, pois ele não é totalmente otimizados nos celulares, devido ao peso e velocidade.

➜ Baixe E-book sobre capturar E-mail

O principal problema do design responsivo é na verdade a otimização a imagem se adapta a tela independente de seu tamanho, mas no caso de um smartphone como exemplo de uma tela menor ela carregara a imagem maior e redimensionar, não sendo muito eficiente, mas esse detalhe poderá ser solucionado nas novas versões de HTML e CSS, nos dias atuais os sites são navegados através de vários navegadores e eles devem dar uma resposta direta, rápida e uma imagem nítida, ao seu usuário, hoje tem vários navegadores, vários sistemas operacionais e seu site responsivo tem que ser adaptado a cada um dele.

➜ Como recuperar 30% dos Pedidos pagos por boleto e deposito

Não podemos deixar de mencionar que atualmente o Google tem conseguido a unanimidade no setor de navegação com o Google Chrome mais da metade dos sites tem sido acessados por ele, sem dizer nos que usam como base o Chrome como o Apple Safari, Opera e alguns outros sobrando pouco para o explore e o Microsoft Edge.

Design Responsivo sua busca na internet

O design responsivo tem tido seu destaque na internet graças ao Google que adicionou sua definição o design responsivo como indispensável para a área de SEO (otimização para buscadores) o google explica que o site responsivo tem um layout que se adapta a qualquer tela e que cada aparelho smartphone, PC, notebook, tablet tem o mesmo site para todos e não um site para cada um deles.

➜ Baixe E-book porque usar e-mail mkt em sua loja

Mas o design responsivo não é só isso ele é bem mais complexo e a partir dele surgem outras definições e teorias dessa nova técnica que é cada vez mais utilizada. Vamos conhece-las.

Design responsivo, uma palavra para várias técnicas

Os conceitos para Design Responsivo, ele são vários podem ser encontrados todos juntos, separados, podem ser definidos de outras formas, modos, cabe a cada um adapta-lo ou defini-lo através de sua própria experiência ou necessidade. Vamos a uma breve definição dos vários tipos de conceitos.

➜ Lista vip

 Design de largura fixa: Seu tamanho de 2014X600px é fixo para tudo independentemente do tamanho de onde você acessa o site pode ser um Smartphone de 5.0 ou uma televisão de 50 polegadas, é o mais utilizado na maioria dos sites, requer criar um site exclusivo para computador e outro para Smartphones.

➜ Baixe e-book Ferramentas de monitoramento

 Design responsivo: É um design flexível que se adapta ao tamanho da tela sem perder a qualidade ele desconsidera alguns elementos desnecessários a navegação, sua base flexível faz grandes alterações em poucas linhas de código.

É utilizado media queries, linha de comando criada pelo programador através do CSS (linguagem de programação) para que o site tenha o tamanho que o dispositivo tenha seja de 5.0 como um Smatphone ou 50 colegas como uma Smarttv.

➜ Aprenda como usar o CANVAS

 Design Adaptativo: Não se abandona a medida fixa, mas faz adaptações texto e imagem não são diferenciados é desenvolvido da mesma forma para desktop layout e códigos, não é necessário muito tempo para fazê-lo e um programador tem facilidade em fazer alterações. O conteúdo deve ser feito em união do criador de sites e o programador.

 Design Fluído ou Design Líquido: É uma versão mais simples do que a adaptativo seu design usa a porcentagem para sem números fixos, um exemplo o tamanho do site usará 60% da tela, nessa técnica será preciso duas versões a para PC e para Smartphone, mas dentro do PC ele se adaptara a qualquer tamanho de tela.

➜ Aprenda como usar Google Analytics

Esses modelos poderão ser encontrados juntos, em uma só página isso é comum acontecer, podemos dizer que a importância do design responsivo é bem alta e está fazendo parte cada vez mais do mundo digital, nos dias atuais as pessoas não corre corre diário precisando de rápido acesso a informação então se preciso for vamos mudar.

A importância do Design Responsivo para o e-commerce

Depois de saber o que é e como funciona agora podemos ter uma visão mais clara de que a importância do design responsivo é um do aliados a sua empresa digital, fazendo com que seus clientes tenham na palma de sua mão sua loja ou prestação de serviço podendo efetuar o pagamento direto do celular.

➜ Como montar e-commerce

Ter uma visão nítida da imagem de seus produtos, podendo realizar cadastros, podendo abrir e books, apostilas, podendo comprar um livro diretamente de seu dispositivo de leitura digital, sua loja ou serviço sempre à disposição é muito importante sempre está atualizado com os novos equipamentos  e suas funções.

➜ Veja se seu site esta otimizado

Temos hoje até relógios que funcionam para ler e-mails, ver fotos essa constante evolução digital deve ser acompanhada e faz toda a diferença na hora de suas vendas, pois o cliente está na comodidade do seu sofá e não precisa ligar o desktop para fechar uma compra, em qualquer área comercial, seja qual for o seguimento sua empresa, seu site, seus produtos ou serviços estarão sempre à disposição.

➜ Veja dicas de como usar o Youtube

Reveja seu site, faça as alterações que precisar suas vendas vão ter um aumento significativo além de ter o diferencial das demais lojas ou prestação de serviços. O design responsivo é a técnica muito importante para seu site, para sua empresa, para você e seus clientes.

➜ Baixe Planilha de Planejamento de ações

Artigo anteriorIntegração com marketplace
Próximo artigoMarketing Pessoal como fazer para impulsionar sua carreira
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA