Design Responsivo: o que é e como aplicar? Veja as técnicas!

Design Responsivo: o que é e como aplicar? Veja as técnicas!

2285
0
Importância do Design responsivo para o e-commerce
Importância do Design responsivo para o e-commerce

Na era digital tudo está em nossas mãos. Noticias, acesso a bancos, a resultados médicos, ao boletim escolar dos filhos, tabela de preços da lanchonete, modelos de roupas, sapatos, matéria da faculdade ou curso técnico, lançamentos de livros enfim quase tudo, ou poderíamos dizer tudo.

Na transformação digital o e-commerce amplia sua atuação e pode até se destacar dos demais utilizando o Design responsivo, mas vamos entender o que é, como funciona e sua importância para clientes e empreendedores digitais.

Para saber a importância do Design responsivo, vamos começar mostrando o que é Design responsivo? Como se aplica? O que traz de bom para seu empreendimento.Vamos saber tudo sobre o que é Design Responsivo e como aplicar na sua empresa? Entenda as diferentes técnicas e modelos e veja e importância desse site ou layout!

O QUE SIGNIFICA RESPONSIVO?

Primeiro, vamos distinguir entre Responsive Web Design e “responsivo”. O último, a forma adjetiva, descritiva e pouco responsiva, em contraste com as técnicas de Web design responsivo de Ethan Marcotte.

Responsivo sugere implicar certas qualidades como adaptável, acessível ou apropriada para dispositivos.Responsivo significa “ser capaz de reagir rapidamente”.

O QUE É DESIGN RESPONSIVO?

Design responsivo é um site ou layout que se adapta a forma do aparelho eletrônico em que se é consultado, exemplo você pode navegar pela internet através de seu celular, tablet, notebook, PC não importando seu tamanho, ele se apresenta do tamanho da sua tela, seja ela pequena tipo 4.5 polegadas ou 12 polegadas ou 45 polegadas como uma Smarttv enfim todos.

Ao consultar uma página por exemplo em seu smartphone você precisaria aumentar o zoom, você teria que ampliar as caixas de texto para completar dados por exemplo, então com esse recurso as páginas ou layout se adaptam a tela onde está sendo visualizado.

CARACTERÍSTICAS DO DESIGN RESPONSIVO

Design responsivo é uma abordagem para a criação de páginas web que faz uso de layouts flexíveis, imagens flexíveis e cascata consultas de mídia de folha de estilo. O objetivo do design responsivo é criar páginas da Web que detectem o tamanho e a orientação da tela do visitante e alterem o layout de acordo.

O design responsivo é uma abordagem um tanto retrô do design de sites que resolve muitos problemas de design causados ​​pela proliferação de novos tipos de dispositivos móveis. 

Páginas design responsivo usar coordenadas x e y em uma grade de layout e percentagens matemáticas de imagens em vez de largura fixa parâmetros. O uso de porcentagens em vez de parâmetros de largura fixa e um layout de grade cria um layout mais fluido que será redimensionado para se ajustar ao tamanho da exibição.

RECURSO DE CSS

Consultas de mídia, um recurso de CSS (Cascading Style Sheets), permitem ao desenvolvedor especificar quando um determinado estilo entra em vigor. Com o CSS2, por exemplo, uma consulta de mídia servirá folhas de estilo para impressão, se solicitado. 

O CSS3 expandiu os recursos de consulta que permitem que as folhas de estilo sejam direcionadas para a exibição de um dispositivo e sirvam uma folha de estilo para desktop, tablet ou smartphone, dependendo da resposta da consulta.

Essa capacidade significa que, em vez de precisar criar uma versão móvel especial de um site – o que geralmente exige a criação de um novo código do zero – os desenvolvedores podem simplesmente criar várias folhas de estilo para a mesma página da web e talvez até associar imagens diferentes a cada um dos sites.

Como resultado, o código HTML pode ser redefinido em vez de precisar ser reescrito, o que economiza tempo de desenvolvimento considerável.

POR QUE TER UM DESIGN RESPONSIVO É TÃO IMPORTANTE?

No início ao se fazer um site ou layout na internet utilizava-se a resolução de 1024 a 768 pixels, dentre outras caraterísticas hoje com as diversas opções de aparelhos para se ter acesso a internet. 

Como o nome já diz responsivo significa que o site ou layout responde a navegação na tela seja ela de qual tamanho for, a página se adapta a tela é possível fazer uma página para cada tamanho de tela, mas também é possível um único padrão se adaptar a todos os modelos.

DESIGN RESPONSIVO E SEO

O design responsivo tem tido seu destaque na internet graças ao Google que adicionou sua definição o design responsivo como indispensável para a área de SEO (otimização para buscadores) o google explica que o site responsivo tem um layout que se adapta a qualquer tela e que cada aparelho smartphone, PC, notebook, tablet tem o mesmo site para todos e não um site para cada um deles.

Mas o design responsivo não é só isso ele é bem mais complexo e a partir dele surgem outras definições e teorias dessa nova técnica que é cada vez mais utilizada. Vamos conhecê-las.

OS MODELOS DO DESIGN RESPONSIVO

O design responsivo, mudou a criação de sites que antes era necessários cinco tipos, hoje um só já resolve, mas nem tudo são flores para as agências digitais, pois agora as dúvidas na produção de um site responsivo colocam outras questões em dúvida. 

Como cobrar um site responsivo, onde é o foco de cada dispositivo para o site responsivo, o site responsivo não é 100% ele não é um único caminho a ser seguido, mas ele deve ser a base de cada site para cada tipo de aparelho, pois ele não é totalmente otimizado nos celulares, devido ao peso e velocidade.

O principal problema do design responsivo é na verdade a otimização, a imagem se adapta a tela independente de seu tamanho, mas no caso de um smartphone como exemplo de uma tela menor ela carregará a imagem maior e redimensionada, não sendo muito eficiente. 

Esse detalhe poderá ser solucionado nas novas versões de HTML e CSS, nos dias atuais os sites são navegados através de vários navegadores e eles devem dar uma resposta direta, rápida e uma imagem nítida, ao seu usuário, hoje tem vários navegadores, vários sistemas operacionais e seu site responsivo tem que ser adaptado a cada um dele.

Não podemos deixar de mencionar que atualmente o Google tem conseguido a unanimidade no setor de navegação com o Google Chrome mais da metade dos sites tem sido acessados por ele, sem dizer nos que usam como base o Chrome como o Apple Safari, Opera e alguns outros sobrando pouco para o Explore e o Microsoft Edge.

Os conceitos para Design Responsivo, ele são vários podem ser encontrados todos juntos, separados, podem ser definidos de outras formas, modos, cabe a cada um adapta-lo ou defini-lo através de sua própria experiência ou necessidade. Vamos a uma breve definição dos vários tipos de técnicas.

TÉCNICAS DE DESIGN RESPONSIVO

Os conceitos para Design Responsivo, ele são vários podem ser encontrados todos juntos, separados, podem ser definidos de outras formas, modos, cabe a cada um adapta-lo ou defini-lo através de sua própria experiência ou necessidade. Vamos a uma breve definição dos vários tipos de conceitos.

1. DESIGN DE LARGURA FIXA

Seu tamanho de 2014X600px é fixo para tudo independentemente do tamanho de onde você acessa o site pode ser um Smartphone de 5.0 ou uma televisão de 50 polegadas, é o mais utilizado na maioria dos sites, requer criar um site exclusivo para computador e outro para Smartphones.

2. DESIGN RESPONSIVO

É um design flexível que se adapta ao tamanho da tela sem perder a qualidade ele desconsidera alguns elementos desnecessários a navegação, sua base flexível faz grandes alterações em poucas linhas de código.

É utilizado media queries, linha de comando criada pelo programador através do CSS (linguagem de programação) para que o site tenha o tamanho que o dispositivo tenha seja de 5.0 como um Smatphone ou 50 colegas como uma Smarttv.

3. DESIGN ADAPTATIVO

Não se abandona a medida fixa, mas faz adaptações texto e imagem não são diferenciados é desenvolvido da mesma forma para desktop layout e códigos, não é necessário muito tempo para fazê-lo e um programador tem facilidade em fazer alterações. O conteúdo deve ser feito em união do criador de sites e o programador.

4.DESIGN FLUÍDO OU DESIGN LÍQUIDO

É uma versão mais simples do que a adaptativo seu design usa a porcentagem para sem números fixos, um exemplo o tamanho do site usará 60% da tela, nessa técnica será preciso duas versões a para PC e para Smartphone, mas dentro do PC ele se adapta a qualquer tamanho de tela.

Esses modelos poderão ser encontrados juntos, em uma só página isso é comum acontecer, podemos dizer que a importância do design responsivo é bem alta e está fazendo parte cada vez mais do mundo digital, nos dias atuais as pessoas não corre corre diário precisando de rápido acesso a informação então se preciso for vamos mudar.

COMO APLICAR AS TÉCNICAS DO DESIGN RESPONSIVO?

Hoje, um site não deve ter boa aparência apenas na tela da área de trabalho, mas também em tablets e smartphones. Um site é responsivo se for capaz de se adaptar à tela do cliente. Atualmente, o design responsivo da web é extremamente importante e, de fato, é uma técnica que você precisa dominar como desenvolvedor ou web designer.

Vamos mostrar como criar facilmente um site responsivo e como aplicar técnicas de design responsivo em páginas da web existentes em três etapas fáceis.

1 – PÚBLICO ALVO E OBJETIVO DO SITE 

A popular frase de marketing “algo para todos” está errada. Você não pode ter “algo para todos” porque “todo mundo” não é seu cliente.Essa abordagem não é estratégica e é um desperdício de recursos da sua empresa.

Depois de ter seu objetivo definido, é hora de escolher seu público. Quem são as pessoas que você precisa alcançar para alcançar seu objetivo? Comece escrevendo uma lista de públicos-alvo em que sua empresa se envolve naturalmente. Em seguida, expanda para o público-alvo que sua empresa gostaria de envolver. As empresas B2B de pequeno a médio porte geralmente têm três públicos-alvo.

Depois de escrever uma lista de possíveis públicos, responda às seguintes perguntas:

  • Qual público-alvo é mais crítico para alcançar o objetivo do site?
  • De que maneira você pode segmentar ainda mais seu público-alvo em potencial?
  • Segmentar por informações demográficas?
  • Segmentar por psicografia?
  • Segmentar por local?
  • Segmento por setor?
  • Segmentar pelo papel de um indivíduo na organização?
  • Segmentar pela receita média anual?
  • Determinadas características demográficas ou características desses públicos são mais importantes que outras? 
  • Existe algum público que provavelmente nunca visitará seu site?
  • Quais públicos-alvo as outras partes interessadas identificam como importantes?
  • O que esses públicos-alvo podem fazer para cumprir o objetivo do seu site?

Em seguida, selecione seu público-alvo principal, o que significa priorizar um bem acima dos outros que você identificou.

2. DESIGN E DIREÇÃO DE ARTE 

A direção de arte é uma técnica para chamar a atenção para as partes mais importantes ou direcionar recursos específicos de uma imagem, mesmo quando visualizada em diferentes dispositivos ou plataformas.

É especialmente importante em publicidade e revistas. Os visuais em anúncios e revistas geralmente são apresentados de uma maneira que evoca uma reação emocional e nos deixa uma impressão duradoura.

Você já viu um anúncio em um metrô e faz uma pausa para vê-lo porque ele se conecta a você de uma certa maneira? Talvez você esteja lendo uma revista e se veja folheando as mesmas páginas várias vezes, porque as cores, a tipografia e o foco da foto ressoam com você?

Ou talvez você tenha visto diferentes postagens de blog com conteúdo semelhante, um dos quais se destacou por ser mais visualmente atraente, com um peso de fonte cuidadosamente selecionado, a quantidade perfeita de espaço em branco e parágrafos bem espaçados. A direção de arte tornou todas essas experiências possíveis.

A direção de arte também desempenha um papel vital no mundo do web design. Designers e desenvolvedores criam designs responsivos que envolvem muitas imagens. No campo do design responsivo, o papel da direção de arte não pode ser enfatizado demais; desde o fluxo de conteúdo nas páginas da web, até o posicionamento de banners de anúncios e a maneira como as imagens são exibidas em diferentes resoluções.                                           

3. CSS

As estruturas CSS fornecem uma estrutura básica para o design de soluções consistentes para resolver problemas comuns no desenvolvimento da Web front-end. Eles fornecem funcionalidade genérica que pode ser substituída para cenários e aplicativos específicos. Isso diminui bastante o tempo necessário para começar a criar aplicativos e sites.
Dessa forma, os desenvolvedores não precisam começar do zero toda vez que criam um aplicativo. Eles podem reutilizar a base básica de aplicativos anteriores e começar a trabalhar no cerne do site ou aplicativo, em vez de codificar todos os pequenos detalhes repetidamente para cada aplicativo.

DESIGN RESPONSIVO EXEMPLOS PARA O E-COMMERCE

Depois de saber o que é e como funciona agora podemos ter uma visão mais clara de que a importância do design responsivo é um do aliados a sua empresa digital, fazendo com que seus clientes tenham na palma de sua mão sua loja ou prestação de serviço podendo efetuar o pagamento direto do celular.
Ter uma visão nítida da imagem de seus produtos, podendo realizar cadastros, podendo abrir e books, apostilas, podendo comprar um livro diretamente de seu dispositivo de leitura digital, sua loja ou serviço sempre à disposição é muito importante sempre está atualizado com os novos equipamentos  e suas funções.
Temos hoje até relógios que funcionam para ler e-mails, ver fotos essa constante evolução digital deve ser acompanhada e faz toda a diferença na hora de suas vendas, pois o cliente está na comodidade do seu sofá e não precisa ligar o desktop para fechar uma compra, em qualquer área comercial, seja qual for o segmento sua empresa, seu site, seus produtos ou serviços estarão sempre à disposição.
Reveja seu site, faça as alterações que precisar suas vendas vão ter um aumento significativo além de ter o diferencial das demais lojas ou prestação de serviços. O design responsivo é a técnica muito importante para seu site, para sua empresa, para você e seus clientes.

Artigo anteriorComposto de marketing: 4 Ps de marketing para o seu negócio
Próximo artigoComo importar produtos para revender em 6 passos infalíveis
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA