Fotografar produtos para e-commerce: quais os equipamentos básicos?

Fotografar produtos para e-commerce: quais os equipamentos básicos?

642
0

Mesmo com a crise econômica, o comércio eletrônico vem crescendo no Brasil. Com isso, a concorrência fica mais atenta e busca oferecer ao consumidor sites de qualidade e com boa usabilidade. Por ser uma compra feita à distância, o cliente atribui um peso grande às imagens apresentadas. Para contornar isso, diversas empresas apostam em fotografar produtos para garantir o sucesso da loja virtual.

Além de criar um fluxo mais rápido, ao implantar tal processo no seu negócio, é possível controlar todos os ângulos, edições e tamanhos de cada fotografia. Consequentemente, a atividade torna-se mais econômica.

Desse modo, reunimos neste artigo cinco principais equipamentos que você precisa para fotografar produtos para seu e-commerce e bombar nas vendas! Acompanhe a seguir.

Câmera com boa resolução

O cliente escolhe o seu produto de acordo com a imagem que você apresenta. Desse modo, caso a imagem tenha pouca definição, a probabilidade de que ele opte pelo concorrente é grande.

Por isso, por mais que seja um investimento um pouco caro no começo, uma câmera com boa resolução e funções de zoom, flash e com uma boa lente contribui positivamente para o seu e-commerce. Portanto, pesquise o melhor preço e não pense duas vezes!

Boa iluminação

Quando uma iluminação é boa, a fotografia consegue mostrar o produto como realmente é. Desse modo, pesquise sobre lâmpadas claras e refletores para evitar sombras. Isso permite que o produto seja bem visualizado em sua totalidade. 

Fotografar durante o dia também ajuda. Escolha um local com bastante luz, mas tome cuidado para que os demais equipamentos não sejam danificados pelos raios solares. 

Pequeno estúdio

Já ouviu falar do Photo StudioBox? Ele é um mini estúdio para tirar foto de produtos pequenos e médios que pode ser transportado com facilidade devido seu tamanho. Ele também é muito útil na hora de editar o fundo das fotos.

Quando as fotos são feitas com papel ou cartolina, os retoques são muito maiores, o que aumenta o tempo de edição. Outro ponto positivo é que ele contém luzes LED brancas que não influenciam na cor do produto e facilitam na hora de fazer a foto. Não é demais?

Tripé

Nada pior do que uma foto tremida, não é mesmo? O tripé auxilia o fotógrafo a não fazer fotos borradas, além de auxiliar também na agilidade. Isso torna o processo mais escalável. Esse é um dos equipamentos mais baratos entre todos os citados aqui, variando entre R$ 50,00 a R$ 150,00.

Programa de edição

Um bom programa de edição, como o Photoshop ou o Lightroom, possibilita: cores com brilho, contraste e saturação no ponto, além da retirada de pequenas imperfeições que possam sair no fundo da foto, como poeira, fios de cabelo ou algum pequeno risco no produto em questão. Com o auxílio desses programas, você pode colocar a mesma foto com vários tipos de zoom, o que facilita ao consumidor visualizar detalhes do seu produto.

Viu como fotografar produtos para a sua loja virtual é mais fácil do que você imagina? Ao investir em um pequeno estúdio, uma boa câmera, tripé, iluminação e um bom programa de edição, você terá imagens dos seus produtos com maior agilidade e com um melhor custo-benefício. Agora que você já sabe como fazer, que tal colocar as mãos na massa?

Se quiser continuar antenado nas novidades do mundo do e-commerce não deixe de curtir a nossa página no Facebook!