Uma das principais dúvidas de quem quer começar a trabalhar com comércio eletrônico é como enviar encomendas pelo correio. De fato, o Brasil é um país muito grande, e o preço do envio varia muito de acordo com a distância e com a quantidade de produtos enviados.
Para ajudá-lo a estruturar a logística do seu negócio e a entender como funciona o envio das encomendas, criamos esta publicação que explica todos os detalhes para você saber como enviar encomendas pelo correio de forma rápida e segura. Confira!
A principal questão de quem trabalha com e-commerce é entender quanto custa pra mandar algo pelo correio. Existem algumas variáveis que influenciam no preço do envio da encomenda. Veja quais são:
O site oficial dos Correios tem uma seção para você simular o prazo e o preço do envio da encomenda. Para isso, deve informar o tipo de envio, as dimensões e o peso da embalagem, e o CEP da origem e do destino da encomenda.
Para enviar uma encomenda pelos Correios, você deve levá-la até uma agência que presta serviço postal. Aqui você pode consultar qual é a agência mais próxima do seu endereço. As empresas que utilizam o correio com frequência podem contratar o Cartão Correios Fácil, que recolhe as encomendas no local origem.
Mas, afinal, como enviar encomenda pelo correio? Preparamos um passo a passo para você entender todas as etapas necessárias para enviar o produto do seu e-commerce direto para o endereço do seu cliente. Veja como é simples:
Pronto! Depois que você já tiver levado a encomenda do seu cliente aos Correios, lembre-se de atualizar as informações no seu e-commerce. Assim, o consumidor saberá que a encomenda já está a caminho.
Você sabe como enviar Sedex? Esse é o tipo de envio mais rápido e, por isso, tem um custo maior. Por isso, o seu envio é recomendado apenas em situações em que há necessidade de que a encomenda chegue logo. Nos outros casos, o serviço de PAC é o ideal.
O envio do Sedex é feito da mesma forma que qualquer outra encomenda. Ou seja, deve ser levado até a agência postal mais próxima de você ou, se a sua empresa tiver contrato com o Disque Coleta dos Correios, pode ser recolhido em seu endereço.
Vale saber que existem algumas modalidades de Sedex, o que pode causar confusão na hora de escolher o tipo de envio. Veja aqui as especificidades de cada uma:
O Sedex tradicional está disponível para todas as localidades brasileiras. No entanto, a disponibilidade das outras modalidades de Sedex depende do endereço do remetente e do destinatário.
Os Correios têm duas modalidades que permitem enviar encomendas grandes. A primeira é o Sedex Grandes Formatos, que garante o envio rápido da encomenda. O segundo é o PAC Grandes Formatos, que é uma alternativa mais econômica para a entrega.
O valor do envio destas modalidades depende do peso, das dimensões e do endereço de origem e de destino da encomenda. Tanto o Sedex quanto o PAC Grandes Formatos fazem a entrega de encomendas de até 30kg. Leia mais detalhes aqui sobre como enviar encomendas grandes pelo correio.
A maior parte dos comércios eletrônicos faz envio apenas para o território nacional e, por isso, pode escolher entre o Sedex e o PAC para realizar a entrega dos produtos vendidos. No entanto, quando um e-commerce decide enviar para outros países, deve utilizar outras modalidades. Veja como enviar mercadoria pelo correio para destinos internacionais:
Os Correios disponibilizam uma seção para quem quer saber quanto custa mandar uma encomenda pelo correio internacional. Para calcular é necessário informar a modalidade de envio, as dimensões e peso da embalagem e o endereço de destino e de origem.
Embalar as encomendas com cuidado é fundamental para garantir que o cliente receberá os produtos em ótimas condições de uso. Confira essas dicas sobre como enviar uma encomenda pelo correio de forma segura:
Empilhe os produtos e embrulhe em caixa de papelão ou em saco resistente. A mesma lógica deve ser utilizada para enviar outros artigos de tecido, como toalhas, bolsas, sapatos e carteiras.
Embrulhe cada item em uma folha de jornal ou em plástico bolha e os coloque em uma caixa de de papelão ou de outro material firme. Use papel, jornal ou isopor para preencher os espaços vazios e evitar que os objetos se movam durante o envio.
Enrole o produto entre duas folhas de papel com gramatura elevada e prenda-o com uma fita adesiva, de modo que fique bem fechado. Acomode o produto em uma caixa de papelão firme. Lembre-se que quanto mais parecida forem a dimensão do produto e da caixa, menor será o risco de o artigo se movimentar e amassar durante o envio.
Embrulhe a parte pontiaguda do objeto com papel, jornal ou plástico bolha. Acomode o produto em uma caixa de papelão ou de outro material firme. Cuide para que a caixa e o produto tenham medidas parecidas – assim há menos risco de o produto se movimentar muito durante a entrega.
Acomode o produto em um recipiente hermético e sele a tampa com fita. Coloque o item em uma caixa ou lata impermeável e que seja resistente a impactos. Use papel, jornal ou isopor para preencher os espaços vazios. Por fim, acomode a encomenda em uma caixa de papelão ou de outro material firme.
Você sabe como enviar encomendas pelo correio endereçada corretamente? Para garantir que o produto vendido no seu comércio eletrônico chegará ao destino, você deve informar os seguintes itens na embalagem da encomenda:
Do outro lado da embalagem, você deve colocar os seus dados pessoais. Vale saber que é opcional informar o telefone do remetente e do destinatário. No entanto, essa é uma informação importante caso os Correios tenham que entrar em contato para resolver alguma questão pontual.
O site oficial dos Correios oferece uma seção na qual é possível gerar as etiquetas de endereço online. Essa alternativa é interessante para quem lida com um grande volume de encomendas. Ao invés de escrever à mão as informações necessárias para o envio, o destinatário deverá digitar os dados e imprimir a etiqueta.
O PAC é a alternativa mais barata para enviar produtos pelos Correios. Para você ter uma ideia, em uma simulação rápida no site dos Correios, o envio de um produto com peso de 1kg de Porto Alegre para o Rio de Janeiro custa R$ 26,20 na modalidade PAC e R$ 50,10 na modalidade Sedex.
A diferença de preço se reflete na agilidade do serviço. No caso do PAC, a estimativa de prazo de entrega é de 7 dias úteis além do prazo de entrega. Já o Sedex tradicional garante a entrega em até 4 dias úteis além do prazo de entrega.
Como as lojas virtuais não sabem sobre a urgência que o cliente tem em estar com o produto em mãos, em geral disponibilizam as duas modalidades de envio e deixam para o cliente optar pela mais apropriada.
É nosso papel lembrar que os Correios não são a única alternativa de envio de produtos para o endereço dos seus clientes. Existem muitas transportadoras que trabalham com a entrega de encomendas e que garantem agilidade e bons preços, principalmente para comércios eletrônicos que trabalham com um grande volume de envios.
Mesmo assim, os Correios acabam sendo a alternativa mais escolhida pela maioria das lojas virtuais. Um dos motivos para isso é que o serviço postal atende todo o Brasil, o que facilita a entrega de mercadorias em regiões mais afastadas. Ao optar pelos Correios, existem duas maneiras de envio. Vamos falar delas a seguir:
Essa é a opção mais em conta para enviar produtos pelos Correios. O contraponto é que tem um prazo maior de entrega se comparado ao oferecido pelo Sedex. Mesmo assim, o PAC é muito escolhido pelos clientes de lojas virtuais, já que o valor final do frete compensa a espera.
Essa é a alternativa mais rápida e, por isso, é a mais cara também. O Sedex tem diversas categorias, que são divididas pelo prazo de entrega. No entanto, para o caso das vendas em comércio eletrônico, o custo destas modalidades é muito elevado se comparado com o serviço do PAC.
Como falamos lá no início desta publicação, os preços variam de acordo com o endereço de origem e de destino dos objetos, da modalidade de envio escolhida e das dimensões e do peso da encomenda.
Uma dica: como o cálculo do preço leva em consideração o volume da caixa, e não as medidas do produto, tente utilizar embalagens que tenham medidas próximas das dimensões do seu produto. Além disso, procure usar embalagens leves, como caixas de papelão. Veja as medidas e pesos permitidos pelos Correios:
Se você quer entender as diferenças de preços de cada modalidade e ver qual é o tipo de entrega ideal para o seu produto, simule o envio no site dos Correios. A ferramenta permite que você preencha os dados e compare a diferença de preço e de prazo do Sedex e do PAC.
Se você está lendo este conteúdo para entender como enviar encomendas pelo correio, já deve ter percebido que o processo é simples. Basicamente, você deve realizar a venda, embalar o produto com cuidado, escrever o endereço do remetente e do destinatário e levar a encomenda aos Correios.
Estas etapas são realmente fáceis de serem executadas, mas, para garantir que o envio será realizado com êxito e que produto chegará à casa do cliente sem danos, é necessário ter alguns pontos de atenção. Veja aqui:
Muitas lojas virtuais que já estão estabelecidas no mercado optam por fazer um contrato de prestação de serviço com os Correios. A modalidade Cartão Correios Fácil oferece vantagens para as empresas que utilizam o serviço postal com frequência. Confira aqui:
Para contratar o Cartão Correio Fácil você deve fazer a solicitação no site dos Correios. É importante saber que para aderir à modalidade é necessário ter certificado digital ativo (e-CNPJ). Como os custos e benefícios deste serviço variam conforme a área do negócio e o volume de envios, o ideal é ir até uma agência postal para saber mais informações.
Agora que você já sabe como enviar encomendas pelo correio, que tal ler sobre o pós-venda? Preparamos 18 estratégias de como aumentar as vendas da sua loja virtual.
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.
Muito bom, bem explicado.
Conteúdo genial, parabéns vai auxiliar muito quem está começando 😉
Parabéns muito obrigado pela explicação sobre enviar encomenda e forma de envio pelos Correios,me foi muito útil
Usamos algumas dicas e são super validas no nosso dia a dia, ótimo conteúdo.