Loja mobile para e-commerce: vale a pena? Conheça as vantagens!

Loja mobile para e-commerce: vale a pena? Conheça as vantagens!

4246
3
Veja a vantagem de possuir uma loja mobile
Veja a vantagem de possuir uma loja mobile

Dados recentes sobre comércio eletrônico indicam que o número de consumidores que realizam as suas compras em celulares e tablets está aumentando. Isso significa que os empreendedores virtuais devem apostar em plataformas que atendam as necessidades destes dispositivos móveis.

É nessa hora que aparecem as vantagens de possuir uma loja mobile, ou seja, um e-commerce feito exclusivamente para ser acessado em smartphones e tablets. Com essa adaptação, é possível oferecer aos consumidores online uma experiência mais agradável e, como consequência, impactar as vendas.

Para ter um e-commerce voltado para o acesso mobile é necessário desenvolver uma nova loja virtual, que deve ter a mesma identidade visual do e-commerce tradicional. Vale destacar que uma loja mobile não é o mesmo que um site responsivo. 

O e-commerce mobile é feito exclusivamente para o uso dos dispositivos móveis, enquanto os sites responsivos são modelos que conseguem se adaptar aos diversos tamanhos de tela. Assim, uma loja virtual responsiva conta com um único design e só uma URL. 

No entanto, esta adaptação nem sempre é o suficiente para tornar a experiência do consumidor online satisfatória a ponto dele realizar uma compra no seu e-commerce. Quer entender mais sobre loja mobile para e-commerce? A seguir vamos explicar tudo para você:

O QUE É MOBILE E-COMMERCE?

Agora que já explicamos sobre a parte prática que as lojas mobile envolvem, vamos falar um pouco sobre a trajetória delas, ok? O mobile commerce, que também é conhecido como m-commerce, é um fenômeno recente que se destaca especialmente na Europa e Ásia, mas que já conquista grande popularidade no Brasil. 

O m-commerce nada mais é do que o comércio eletrônico realizado por dispositivos móveis, que podem ser celulares ou tablets. Utilizando a ferramenta, o consumidor pode encontrar o produto que deseja, pesquisar preço, solicitar o pedido e concluir o pagamento, tudo sem a necessidade de sair de casa. Depois, deve somente aguardar a entrega.

QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE LOJAS MOBILE, SITES RESPONSIVOS E APPS?

De fato, os conceitos de loja mobile, site responsivo e aplicativo são bem parecidos, o que justifica a confusão feita por algumas pessoas. Para que você entenda as especificidades de cada alternativa, vamos explicar um pouquinho para você:

LOJAS MOBILE

A loja mobile nada mais é do que um segundo site feito pelo comércio eletrônico pensado apenas para o acesso de celulares e tablets. Para a sua execução, é preciso contratar profissionais que saibam como fazer lojas mobile.

Isso porque este tipo de site exige a organização e a distribuição de conteúdo em um novo layout, com linhas de código, imagens e estruturas que devem ser criadas somente para servir aos dispositivos móveis.

SITES RESPONSIVOS

Enquanto o e-commerce mobile é feito exclusivamente para os dispositivos móveis, os sites ou lojas virtuais responsivas contam com um único design e só uma URL, que tem a capacidade de se adaptar a diferentes plataformas, tamanhos e orientações de tela, sejam elas de um smartphone, tablet, desktop, ou mesmo de TVs conectadas.

Em outras palavras, se a sua loja virtual pode ser acessada em um smartphone ou tablet sem que fique distorcida, a sua plataforma é responsiva. Isso, contudo, pode não ser o suficiente para tornar a experiência do consumidor online satisfatória, a ponto de ele realizar uma compra no seu e-commerce.

APPS

Os aplicativos, popularmente chamados de app, são programas ou softwares que rodam tanto em um desktop quanto nos diversos aplicativos móveis. A sua loja online até pode ter um aplicativo para contribuir com a experiência de compra, mas ele não essencial para que as vendas sejam efetivadas.

POR QUE A LOJA MOBILE É IMPORTANTE PARA O E-COMMERCE?

Investir no mobile e-commerce pode trazer uma rentabilidade bem maior para sua loja, já que cada vez mais pessoas estão consumindo a partir dos smartphones. Além disso, investir em vendas mobile pode sair mais barato do que se manter apenas nos canais tradicionais.

As compras online já são muito populares entre consumidores de classes A e B, que têm mais acesso  e literacia com ferramentas de tecnologia. Além desses setores, as classes C e D também estão migrando para o e-commerce móvel, muitas vezes por terem o celular como único dispositivo de acesso à internet.

Apostar na ferramenta é importante para oferecer ao cliente um novo canal de contato com seus produtos, oferecendo praticidade e portabilidade em sua loja virtual. As chances de vendas aumentam, assim como a relação afetiva entre o cliente e a marca.

MOTIVOS PARA TER UMA LOJA MOBILE PARA E-COMMERCE

As razões para criar uma loja mobile para o seu e-commerce justificam o investimento, uma vez que, se bem executada, uma loja mobile pode oferecer bons resultados na venda e no retorno do cliente. Veja quais são os pontos positivos de adaptar o seu e-commerce para o modelo mobile:

CRIAR UMA ESTRATÉGIA PERSONALIZADA

O principal motivo para ter uma loja mobile é a possibilidade de criar uma estratégia de marketing direcionada aos consumidores que usam smartphones e tablets. Desta forma é mais fácil personalizar a relação do seu e-commerce com seus clientes e de garantir um pós-venda mais eficiente, inclusive com a aplicação de mecanismos de fidelização.

FICAR MELHOR RANQUEADO NO GOOGLE

Outro motivo para investir em uma versão mobile do seu e-commerce é o fato de o Google ranquear melhor em seu buscador os sites mobile friendly. Esse termo se refere aos sites que conseguem identificar o tipo de dispositivo móvel que os usuários estão usando para acessar o site. 

GASTAR MENOS DO QUE EM UM SITE RESPONSIVO

Desenvolver uma loja mobile para e-commerce pode sair mais barato do que tornar o seu e-commerce já existente responsivo. E mais: os sites mobiles têm a fama de serem mais rápidos quando comparados aos responsivos, uma vez que existem menos códigos e informações.

COMO TER UMA LOJA VIRTUAL MOBILE PARA E-COMMERCE?

Antes de pensar em criar a sua loja virtual mobile, avalie o momento em que o seu negócio se encontra. O comércio eletrônico ainda é apenas uma ideia no papel ou ele já existe e já está consolidado no mercado? Saber isso o ajudará a tomar a decisão certa.

ANTES DE MAIS NADA, CONSOLIDE O SEU NEGÓCIO

Se você ainda está dando os primeiros passos no seu e-commerce, preocupe-se em consolidar a sua loja virtual antes de ampliar a sua atuação no mercado com uma versão mobile do seu negócio online. 

Dessa forma, você vai ampliar a sua atuação quando estiver mais preparado para gerenciar com eficiência as necessidades que surgirem na nova etapa da sua loja mobile para e-commerce. 

Será preciso pensar nas questões básicas, como profissionais capacitados para tornar a sua loja virtual acessível nos dispositivos móveis. Além disso, você precisará atender os novos clientes que chegarão através da implementação ao mercado mobile.

SE VOCÊ ESTÁ COMEÇANDO AGORA, CONSIDERE O MOBILE

Se você ainda não tem uma loja virtual, mas quer se tornar um empreendedor virtual, avalie a ideia de já investir em um e-commerce mobile. Ainda que a maior quantidade de vendas seja feita por meio de desktops e laptops, o uso de smartphones e tablets para as compras tem crescido cada vez mais. 

Essa decisão depende muito do perfil do seu público-alvo. Se for mais tradicional, um comércio eletrônico que priorize o acesso por computadores será mais interessante. No entanto, se for mais voltado aos jovens, uma loja mobile para e-commerce pode trazer bons resultados. 

QUAIS SÃO OS DESAFIOS DA MOBILE PARA E-COMMERCE?

O comércio pela internet é democrático, já que permite a inserção de empresas de qualquer segmento. A alternativa mobile custa menos para a organização, se comparada às lojas físicas tradicionais — o que a torna uma opção ainda mais interessante. O alcance também é significativo, levando a marca para consumidores que, sem a rede, não a conheceriam.

O CLIENTE TENDE A FICAR MAIS EXIGENTE

Os benefícios levam muitas empresas a investir no mobile e-commerce, deixando o ambiente bastante competitivo. Com a possibilidade de pesquisar preços, descobrir produtos e comparar concorrentes, o consumidor se torna cada vez mais criterioso. Além da competitividade, a exigência do cliente é outro desafio do mercado.

A LOJA MOBILE ESTÁ A UM PASSO DAS REDES SOCIAIS

Agradar um cliente informado e ciente de sua demanda é um processo delicado. Caso haja qualquer frustração, a clientela sabe do seu poder de influência: basta ir aos canais de opinião e postar uma reclamação sobre a empresa. Isso pode causar graves prejuízos para a marca, tornando a prestação de um serviço de qualidade, mais do que nunca, urgente.

COMO MANTER A QUALIDADE DA LOJA MOBILE?

Para manter seu mobile commerce interessante ao consumidor, você deve investir em experiência de usuário. Isso inclui uma disposição amigável de texto, o uso de boas imagens, a divulgação detalhada sobre o produto e a adaptação completa do site para celulares e tablets. Sem isso, a tendência de o cliente desistir da compra é grande.

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DE TER UMA LOJA MOBILE RESPONSIVA?

Existem inúmeras vantagens em investir em uma loja mobile para o seu comércio eletrônico. Para que você saiba exatamente quais são esses pontos positivos, listamos os cinco principais:

1. FACILITA O ACESSO AOS SEUS PRODUTOS

Quando você cria uma plataforma responsiva para o seu e-commerce, facilita o acesso dos seus clientes aos seus produtos e serviços, uma vez que o número de usuários que fazem as compras através do celular é cada vez maior. Lembre-se que ter uma loja virtual que se adapte a dispositivos móveis é uma maneira de alcançar cada vez mais pessoas. 

2. POSSIBILITA VENDAS MESMO SEM TER O PRODUTO EM ESTOQUE NA LOJA FÍSICA

Esse sistema virtual é muito valioso para aquelas lojas que têm um ponto físico ou várias filiais, uma vez que o cliente (ou futuro cliente) pode visitar a sua loja e não encontrar o produto que procura. 

A chance de o produto estar disponível em estoque para usuários mobile garante maior comodidade ao cliente e dá mais autoridade e credibilidade para a marca. Seus funcionários podem até orientar os clientes a procurarem esses produtos direto pelo smartphone.

3. AUMENTA A CHANCE DE COMPRAS FUTURAS

Muitas vezes, as pessoas estão apenas de passagem pela loja e, apesar de haver interesse em produtos ou em serviços, aquele não é o momento ideal de compra. Mas a portabilidade oferece a esse potencial cliente a opção de sacar o celular e de fazer uma busca rápida no site da sua empresa, salvando aquele produto para outra ocasião.

Em outras palavras, ter uma loja virtual responsiva acaba fazendo a diferença na hora de captar clientes que não estão no momento certo de compra, além de garantir uma boa experiência em um espaço feito para aquele tipo de acesso.

4. GARANTE MAIS CONVENIÊNCIA PARA OS PAGAMENTOS INTEGRADOS

Se a sua loja mobile tiver sistemas de pagamento integrados — como o PayPal, por exemplo —, a compra pelo smartphone pode se tornar, além de cômoda, muito mais conveniente e rápida. Afinal, toda a usabilidade da plataforma estará adequada ao dispositivo de cada cliente, facilitando todo o processo.

Lembre-se: ter uma boa gama de opções na hora da compra é o diferencial entre o negócio fechado ou não. Por isso, é essencial que a sua loja virtual esteja preparada para suportar a integração com essas ferramentas e aplicativos de pagamento.

5. REDUZ CUSTOS E AUMENTA A AGILIDADE

Sem dúvida, atuar com aplicativos ou com uma loja virtual responsiva é mais barato do que criar um site tradicional, mesmo que os dois primeiros precisem de um conhecimento técnico específico para tanto. Na verdade, desenvolver uma loja virtual mobile pode sair até mais barato do que tornar o seu e-commerce já existente responsivo.

Sem contar que os sites mobiles têm a fama de serem mais rápidos quando comparados aos responsivos, uma vez que exigem menos códigos e informações. Como o que muitas pessoas priorizam hoje em dia é a agilidade, nada é melhor do que ter um e-commerce que não dorme no ponto, certo?

Além disso, ter esse tipo de opção para o seu cliente ainda é uma forma de estar sempre em contato com ele em vários canais de comunicação, o que também ajuda na sensação de segurança na hora de fechar um negócio.

POR QUE TER UMA LOJA VIRTUAL RESPONSIVA É INTERESSANTE PARA O MEU NEGÓCIO?

Por mais atraentes que sejam as vantagens de ter uma loja mobile, apostar nessa ideia exige uma preparação bem parecida com aquela que foi realizada quando você decidiu montar a sua loja virtual.

Claro que grande parte do trabalho já foi feito, mas a verdade é que, além de uma estratégia de marketing e de investimento financeiro, também é preciso contar com um time preparado para atender novas demandas da loja mobile para e-commerce.

Quando pensar nos pontos positivos que podem impactar as vendas e a imagem do seu negócio, lembre-se que um um comércio eletrônico voltado ao mobile:

  • Tem mais chances de aparecer na primeira página de buscadores como Google
  • É mais amigável para a navegação dos usuários
  • Possibilita que os usuários fiquem mais tempo no site
  • Facilita a transição de páginas e o acesso dos usuários a mais produtos
  • Oferece uma experiência de compra eficiente, com pagamento rápido e seguro

TENDÊNCIAS PARA O FUTURO PRÓXIMO

Cada vez mais, os usuários têm a tendência de se sentirem mais seguros e familiarizados para realizar as suas compras online através de dispositivos como smartphones e tablets. Então, nada mais justo que se adequar de antemão a essas mudanças e estar preparado para os resultados, certo?

Com essas previsões para lá de otimistas, é quase impossível não prever que os resultados desse tipo de investimento serão bastante positivos. Afinal, quem não quer estar preparado para tempos de mudança dentro do mercado?

Em se tratando do mercado digital, que se renova constantemente, isso se torna obrigatório para empreendedores que têm seu planejamento estratégico e o seu plano de negócios sempre em constante atualização.

Quando pensar em comércio eletrônico adaptado ao mobile, lembre-se de considerar que o crescimento do uso de redes sociais via smartphones aponta ainda para estratégias de marketing digital e de marketing de atração, visando fanpages e anúncios do Facebook ou Instagram, por exemplo.

Gostou deste artigo sobre as vantagens de uma loja virtual responsiva? Se quiser se aprofundar no assunto, continue navegando em nosso blog e saiba quais são as 5 coisas que você precisa saber sobre a experiência do usuário!

Artigo anteriorLoja mobile para e-commerce: vale a pena? Conheça as vantagens!
Próximo artigoComo identificar uma oportunidade de negócio? Aprenda aqui!
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA