Troca de produtos no e-commerce como fazer

Troca de produtos no e-commerce como fazer

2151
0
Troca de produtos no e-commerce como fazer
Troca de produtos no e-commerce como fazer

Troca de produtos no e-commerce como fazer.Arrependimento, errar o modelo do produto, falha de fabricação.Esses elementos não só podem estar presentes, mas normalmente estão presentes em negociações virtuais.

Preparar-se para efetuar troca de produtos no e-commerce deve ser algo pontual, que o empreendedor precisa levar em conta no seu planejamento de vendas.

Clientes que se sentem à vontade para comprar seu produto ou serviço pela primeira vez costumam voltar. Será que você vai estar preparado para trocar um produto, atraindo ainda mais um público que vai valorizar sua estratégia de conversão? Essa é uma boa pergunta a se fazer, independente se já começou ou ainda vai começar a fazer sua loja virtual funcionar.

BAIXE NOSSO MATERIAL

>Como montar uma loja 
>Como fotografar e editar fotos em sua loja 
>Como atrair visitantes gratuitamente para sua loja virtual
>Como vender pelo Facebook e Instagram

Separamos alguns fundamentos que você precisa levar em conta ao saber como fazer a troca de produtos no seu e-commerce:

 Valorize sua política de troca no e-commerce

Sempre que se quer transmitir a ideia de um negócio virtual transparente, absolutamente confiável, é preciso mostrar de forma bem clara e sem rodeios para o cliente como ele pode entrar em contato com sua empresa.

Imagine-se navegando numa loja virtual de camisas de futebol. Você quer comprar camisetas para você, sua esposa e seus filhos pequenos. Cada um torce para um time de futebol diferente.

Simplo 7- Plataforma de e-commerce

De repente você se vê na seguinte situação:

A compra foi finalizada, mas todas as camisas foram compradas no mesmo tamanho! Você sabe que o produto é de qualidade; afinal de contas aquele seu colega de trabalho comprou nessa loja e a alta qualidade da camisa dele o levou a comprar lá também. Mas o pedido dele não teve problemas, pois o tamanho da camisa estava certo.

Você percebe o erro na compra, liga para seu amigo e pergunta se ele sabe como entrar em contato com a empresa, mas ele diz que não. Você tenta de toda maneira procurar os dados de contato ou alguma área para reclamar ou enviar e-mail e não acha. A raiva e a frustração aumentam a medida que o dia do jogo da seleção brasileira na sua cidade se aproxima e você sente que sua família não vai ter as camisas a tempo?

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Baixe planilha de análise de concorrência
>Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios
>Baixe e-book de como capturar e-mail

Pense:

– Dá para se sentir seguro com uma loja virtual que negocia desta forma?
– A raiva te trará de volta ou te levará bem longe dessa empresa?
– O que te deixaria mais tranquilo?

Essas questões o ajudarão a se colocar no lugar de alguém que visita sua loja virtual, compra algo errado e quer trocar, mas não consegue.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Veja 3 Ferramentas para monitorar seu mercado
>Aprenda como usar o CANVA
>Aprenda como usar o Google Analytics em sua loja virtual

Portanto, é fundamental que a política de troca de produtos no seu e-commerce leve em conta os melhores interesses de seus clientes.

 Deixe as regras de troca de produtos bem clara

Enrolar e enrolar o cliente pode levar à trágicas consequências financeiras. Por isso, tente seguir algumas de nossas sugestões na hora de definir ao público as regras básicas de sua política de troca de produtos no e-commerce. Para isso, pense nas seguintes perguntas:

– Preparei um documento onde defino exatamente quais são os direitos do consumidor em relação à troca de produtos?
– Nesse documento, passo a impressão de que minha empresa tem toda a proteção legal necessária e que o cliente não será tão amparado assim como deveria?

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Assista o Webinar para montar loja virtual
>Veja 8  dicas para montar uma loja virtual
>Baixe E-book Gestão de e-commerce para PME
>Assista a Palestra: E-commerce Do Zero Aos Resultados Em 6 Etapas

– O documento é atualizado com frequência ou fazem muitos meses ou até anos que não reviso as regras e as torno mais práticas e específicas?
– Defino o passo a passo de como o consumidor deve agir em cada caso do processo de troca de mercadorias?
– Mostro os 2 lados da questão, definindo de forma assertiva que apesar de ter direitos, o cliente também precisa mostrar-se responsável? Expresso isso no documento de forma educada e bondosa, ao mesmo tempo que uso uma linguagem clara e franca?
– Lembro-me de que caso o produto seja trocado, o novo produto deve ser enviado em até 30 dias ao cliente?

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como atrair cliente com e-mail 
>7 dicas para começar a usar o Youtube
>Saiba se seu site está otimizado

– Deixo bem claro ao consumidor que a responsabilidade de arcar com as despesas de postagem para a(s) troca(s) é da empresa e não dele?
– Explico de forma simples as opções que o cliente tem ao solicitar uma troca? (Exemplo:

O produto que será oferecido ao cliente deve ser igual ao que foi devolvido. Se não houver mais o produto em estoque, o cliente precisa ser informado de que ele tem algumas opções: ser restituído com um vale compras, realizar a troca do produto anterior por outro de mesmo valor, trocar o item devolvido por outro produto ou ser ressarcido do valor integral da compra em dinheiro).

BAIXE NOSSO 

>Veja 3 Ferramentas para monitorar seu mercado
>Aprenda como usar o CANVAS
>Aprenda como usar o Google Analytics em sua loja virtual

 Sempre inspire confiança em seu e-commerce

Nada é mais inspirador num mundo sem regras consistentes do que mostrar que suas regras são estáveis e geram confiança!

O que sua empresa deve oferecer, além de bons produtos e serviços, precisa transparecer confiança a todo momento.

Para que isso fique bem claro, notifique o cliente de que:

– Ele deve entrar em contato caso queira realizar a troca.
– Ele precisa informar o motivo da solicitação de troca ou devolução.
– Ele será ressarcido de valores, caso haja devolução, da mesma forma em que realizou o pagamento no ato da compra.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Baixe a planilha de planejamento de ações de marketing
>Baixe e-book para datas comemorativas

Em resumo, uma boa gestão de sua política de troca, clareza na hora da comunicação com o cliente e inspirar confiança à medida que interage com ele são os segredos de uma loja virtual ascendente!

Essas dicas, entre outras, fortalecerão o relacionamento entre você e sua empresa com os seus clientes. Eles mesmo propagarão aos ‘sete ventos’ que foram bem tratados e que vale a pena confiar em sua loja virtual.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como recuperar 30% pedidos pagos por boleto
>Saiba por que usar e-mail marketing na sua loja
>Faça parte da Lista Vip DLoja Virtual

Com o tempo, talvez possa decidir agregar à sua loja virtual o atendimento ao vivo, onde transmitirá aos seus clientes a confiança que eles merecem por comprarem em sua loja virtual. Constantes e generosas conversões estarão ‘à sua espera’ se fizer a troca de produtos no seu e-commerce da forma correta!

O que achou das nossas dicas nesse artigo? Contamos com sua opinião sobre como fazer a troca de produtos no e-commerce. Fique à vontade para deixar comentários a respeito. Orientá-lo nesse processo de organização e decisão será um prazer para nós.

Artigo anteriorComo fazer o controle de vendas em sua loja virtual
Próximo artigoTipos de estoque para uma loja virtual
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA