Texto de apresentação de loja virtual, legenda e descrição: como fazer?

Texto de apresentação de loja virtual, legenda e descrição: como fazer?

60262
0
Texto de apresentação de uma loja virtual como fazer
Texto de apresentação de uma loja virtual como fazer

Quando um cliente acessa a sua loja virtual, espera encontrar todas as informações necessárias para comprar de você. Se o seu comércio eletrônico estiver bem organizado, com um texto claro de apresentação da marca e dos produtos, as chances de você converter a visita em venda é bem grande. 

Mas como fazer isso? Se você quer melhorar o texto de apresentação de loja virtual para passar mais confiança aos seus clientes, continue lendo. Esse texto é para você! 

A IMPORTÂNCIA DO TEXTO DE APRESENTAÇÃO

O texto institucional de um e-commerce tem como principal objetivo apresentar a marca e contar um pouco sobre a história da empresa. Essa apresentação é interessante tanto para os clientes que já estão acostumados a comprar de você, quanto para os clientes novos, que estão entrando em seu comércio eletrônico pela primeira vez. 

O texto de apresentação de uma loja virtual é o maior cartão de visita da marca. Esse conteúdo serve para passar confiança aos consumidores, o que é fundamental em qualquer relação comercial, e que se torna ainda mais importante no comércio online, já que não existe um contato direto entre o consumidor e o vendedor. 

O texto de apresentação de loja virtual deve contar alguns fatos sobre o histórico da empresa, como ano de criação e principais motivações. Além disso, é interessante divulgar o número do CNPJ e o endereço físico. Algumas lojas virtuais também incluem outros textos na seção dedicada à apresentação, como: 

COMO ORGANIZAR A APRESENTAÇÃO DA LOJA VIRTUAL?

O texto de apresentação de loja virtual deve ser bem claro e objetivo, já que a intenção é compartilhar com os consumidores sobre o propósito da empresa e passar credibilidade para que os clientes se sintam seguros e motivados para comprar da marca. 

Lembre-se de incluir somente as principais informações sobre o negócio e tente usar uma linguagem cativante, que instigue a curiosidade e dê prazer durante a leitura. Veja algumas dicas para criar um bom texto para a seção de apresentação:

SOBRE

Nesta parte, você deve falar da empresa de modo geral. Contar o ano em que foi criada, qual foi a motivação para iniciar o trabalho, e contar pequenos detalhes que humanizem a marca. Aqui você também pode destacar os pontos fortes da loja, como, por exemplo, confecção própria ou caráter inovador no segmento. 

COMO COMPRAR

Este item é importante para mostrar aos novos consumidores como funciona o processo de compra em seu comércio eletrônico. Uma boa maneira de explicar isso é criando um passo a passo detalhado, que serve principalmente para os clientes menos experientes se sentirem seguros. 

MAPA DO SITE

Quanto maior completa uma loja virtual for, mais seções ela terá. Isso não é um aspecto negativo, mas pode deixar alguns usuários um pouco perdidos. Para facilitar a navegação dessas pessoas, é interessante criar um mapa do site. 

COMO FAZER O TEXTO DE APRESENTAÇÃO DE LOJA VIRTUAL?

Afinal, como criar um ótimo texto de apresentação de loja virtual? Em primeiro lugar, você deve se preocupar em construir um texto interessante, com uma narrativa que chame a atenção dos leitores e os motive a ler. 

Se você buscar algumas referências na internet de textos de apresentação de lojas virtuais, verá que os melhores conteúdos são aqueles que despertam a empatia e a identificação dos clientes com a marca. 

Isso pode ser feito contando sobre algumas dificuldades iniciais que foram superadas com o tempo, ou até mesmo com algumas remodelações que a empresa teve que passar para se manter no mercado.

Mas cuide para não ir pelo lado do drama. O texto deve ser leve e demonstrar que a marca é madura o suficiente para já ter superado esses percalços. Além disso, seja breve. Esse é o grande desafio do texto de apresentação: narrar uma boa história de forma objetiva.  

PRESERVE A QUALIDADE DO TEXTO DE APRESENTAÇÃO DA LOJA VIRTUAL

Na hora de escrever os textos da sua loja virtual, é provável que surjam algumas dúvidas sobre a linguagem que será adotada. Será que é melhor usar termos técnicos ou palavras mais comuns? É preferível formular um texto mais criativo ou mais institucional?

Não existe uma resposta única para essas questões. Tudo dependerá do público-alvo do seu negócio. Para isso, você deverá refletir se as pessoas que acessam a sua loja virtual são leigas ou profissionais, e, além disso, se pertencem a um grupo mais tradicional ou mais contemporâneo. 

O principal objetivo de qualquer texto do seu comércio eletrônico é ser entendido. Por isso, crie uma linguagem para sua marca, que será a voz em todas as publicações. Outra dica é sempre revisar antes de publicar. Muitas vezes, ao ficarmos imersos num texto por muito tempo, não percebemos pequenos erros.

TEXTO DE APRESENTAÇÃO DE LOJA VIRTUAL: EXEMPLOS

Para que você veja de forma prática como pode construir o texto de apresentação da sua loja virtual, vamos mostrar dois exemplos. O primeiro é para uma loja virtual de cosméticos e o segundo é para uma loja virtual de roupas. Confira: 

TEXTO PARA LOJA DE COSMÉTICOS

Em janeiro de 2015, as irmãs Paula e Júlia decidiram produzir cosméticos naturais para incrementar a renda da família. As primeiras criações foram bem recebidas pelos frequentadores de feiras de rua de Recife e motivaram as irmãs a irem mais longe.

Em seis meses, criaram a marca Maria do Brasil e começaram a fazer vendas online. Nos primeiros meses, o envio abrangia somente o nordeste, mas logo perceberam que precisavam criar uma boa logística para enviar para as outras regiões do país.

Atualmente, a Maria do Brasil atende todos os estados brasileiros e já enviou produtos para mais de 64 cidades. Seus principais diferenciais são a qualidade dos insumos, comprados direto de produtores locais, e a consciência ambiental em todas as etapas de produção. 

TEXTO PARA LOJA DE ROUPAS

O gosto pela moda fez com que Ana Rita se interessasse desde pequena pelas tendências da passarela, mas o seu excesso de peso sempre a impediu de vestir roupas bonitas e confortáveis. Por essa razão, Ana Rita decidiu estudar costura e criar a sua própria marca, focada em vestir pessoas acima do peso com conforto e elegância.

Em 2014, Ana Rita lançou a marca Corte e Costura, que trabalha com confecção de roupas femininas do tamanho 46 ao 54. Em 2016, o negócio migrou para o mercado online e, desde então, envia as mercadorias para todos os estados do Brasil.

Para garantir que as consumidoras comprem roupas do tamanho correto, e possam usufruir do conforto e da elegância propostos, Ana Rita produz fotografias de todos os ângulos das peças. A empreendedora também usa vídeos complementares e divulga as medidas detalhadas de cada item. 

O QUE NÃO PODE FALTAR NA APRESENTAÇÃO DA LOJA VIRTUAL?

Outra excelente forma de se conectar com o cliente no texto do e-commerce é apresentar os pontos de vista da empresa. Isso pode ser feito com a divulgação da missão, visão e valores do negócio. Lembre-se que, para reforçar a confiança dos consumidores, esses textos devem ser bem escritos e, mais do que isso, devem ser adotados na prática.

MISSÃO

Para escrever sobre a missão da sua empresa, você deve refletir sobre a razão que o motivou a criar o negócio, sobre o que a empresa oferece ao cliente e sobre quem é o seu público-alvo. Em resumo, a missão corresponde ao propósito de existência da empresa.

VISÃO

Para falar sobre a visão da empresa, você deve pensar nas perspectivas do negócio a longo prazo. Ou seja, refletir sobre o lugar que você deseja ocupar nos próximos anos. Em resumo, a visão é responsável por dar um norte ao negócio. 

VALORES

Por sua vez, para falar sobre os valores da empresa, você deve refletir sobre o propósito do negócio. Ou seja, quais são as principais motivações da marca. Em geral, o cliente procura consumir de marcas que tenham valores semelhantes aos seus.

COMO FAZER A DESCRIÇÃO DE PRODUTOS?

Uma boa descrição de produto é fundamental para oferecer todas as informações que o cliente precisa para efetuar a compra em uma loja virtual. Vamos a um exemplo simples: se um consumidor quer comprar uma camiseta preta básica, precisa saber, pelo menos, as medidas, o tipo de tecido e as instruções de lavagem e de conservação.

Se essas premissas são fundamentais para a compra de um produto tão comum, já dá para imaginar a necessidade de uma descrição completa para produtos muito mais complexos, não é mesmo? Por isso, quanto mais detalhada uma descrição for, maiores serão as chances de converter aquela visita à loja virtual em uma venda.

Um detalhe: assim como o texto de apresentação deve cativar os clientes, o texto de descrição também deve. Isso não significa que ele precisa ser longo ou persuasivo, mas que tem que ter um padrão, para o que o consumidor sinta, indiretamente, que os produtos da loja também seguem esse padrão.

Além disso, uma boa descrição tem a capacidade de ranquear melhor a loja virtual em buscadores como o Google. Ou seja, quanto melhor estruturada for a descrição daquela camiseta preta sobre a qual falamos acima, maiores serão as chances de as pessoas que procurarem por camiseta preta no Google a encontrarem. 

Veja algumas dicas para fazer uma boa descrição:

  • Use as palavras-chave mais buscadas que tenham relação com o produto
  • Mostre as vantagens do produto e fale sobre os problemas que ele vai resolver 
  • Destaque as características técnicas e as informações relevantes sobre o produto
  • Explique como o produto pode ser usado
  • Inclua relatos reais de outros clientes

EXEMPLOS DE DESCRIÇÃO DE LOJA VIRTUAL

Você já deve ter percebido que a descrição dos produtos de uma loja virtual é tão – ou mais – importante do que a descrição da própria marca. Uma descrição detalhada encoraja o cliente a fazer as compras e alinha as expectativas com o produto. Assim, o risco de consumidor se decepcionar quando tiver a encomenda em mãos é muito pequeno. 

Confira aqui um exemplo de texto para loja de cosméticos e para loja de roupas:

DESCRIÇÃO PARA LOJA VIRTUAL DE ROUPAS

Camiseta Maré

A Camiseta Maré é feita para quem quer conforto para dia a dia. Ela é produzida com fios de algodão natural, plantado e tingido no norte do país. Seu tecido absorve o suor sem causar desconforto. O tecido é pré-lavado, o que garante que a camiseta não encolherá após a primeira lavagem. Seu corte é reto e a sua gola é em formato V. 

Cores disponíveis: azul claro, azul escuro, preto, cinza e branco

Medidas:

Altura

Largura

Manga

Circunferência

P

68

48

20

34

M

70

50

21

36

G

72

52

22

38

GG

74

54

23

40

DESCRIÇÃO PARA LOJA VIRTUAL DE COSMÉTICOS

Os shampoos sólidos da Maria do Brasil são produzidos com ingredientes naturais da região norte e nordeste do país. A composição prioriza o uso de óleos essenciais e de insumos orgânicos e não alergênicos. Todos os produtos são isentos de parabenos e não contêm ingredientes de origem animal. 

Quantidade: 600g

Aromas naturais de: manga, frutas do bosque e hortelã

COMO FAZER LEGENDA PARA INAUGURAÇÃO DE LOJA VIRTUAL?

Se você está pensando em abrir um comércio eletrônico e já percebeu a importância de adotar uma boa comunicação em seu negócio, deve estar se perguntando como pode fazer uma boa legenda para inauguração de loja virtual, não é mesmo?

Em primeiro lugar, você deverá pensar em quais canais fará a divulgação da sua loja virtual. Em geral, as redes sociais são um bom meio para apresentar um novo negócio. Além disso, você poderá enviar uma mensagem para os seus contatos do WhatsApp contando sobre a novidade. 

Na hora de criar este conteúdo de divulgação, lembre-se:

  • Não deve ter texto muito longo
  • Deve explicar o que a loja vende
  • Precisa dizer quais serão as áreas geográficas de atuação
  • Pode oferecer um benefício, como 15% de desconto na primeira compra

TEXTO PARA DIVULGAÇÃO DE LOJA VIRTUAL

Assim como é fundamental manter a loja virtual sempre atualizada e com as descrições bem escritas, também é importante investir em divulgação da marca em canais como Google, Instagram e Facebook.

Cuide para sempre usar uma linguagem com unidade, ou seja, que esteja alinhada ao mesmo discurso que você usa no site oficial. Por isso, quando você criar os textos de descrição da loja virtual, dedique-se a pensar em uma voz para a sua marca.

Se você tem interesse em se aprofundar nesse conteúdo e em criar uma linguagem assertiva para o seu negócio, descubra aqui qual é a diferença entre público-alvo e persona

 

Artigo anteriorTécnicas de vendas por telefone: 5 táticas infalíveis para conversão
Próximo artigoComo enviar encomendas pelo correio: guia completo + passo a passo
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA