Teste A/B para e-commerce

Teste A/B para e-commerce

2775
0
teste a/b

Com certeza você já ouviu falar em teste A/B mas talvez ainda tenha algumas dúvidas na hora de definir o que é isso, nós vamos te ajudar. Teste A/B é quando você faz um ajuste seja no layout ou no texto do seu objeto de estudo e acompanha qual teve o melhor resultado. Vamos fazer um exemplo para facilitar a compreensão.

Por exemplo, digamos que você está com dúvidas em relação ao botão comprar na página do produto. Então você resolve fazer um teste para ter respostas. Comece determinando um tempo em que será feito o teste, digamos 2 semanas. Durante essas duas semanas é necessário que você use uma ferramenta para que o botão apareça de cores diferentes em ordem aleatória para quem visitar o seu site. No final do período estabelecido você avalia qual cor teve mais cliques e muda ou permanece com a cor do botão comprar.

Exemplos de teste A/B

teste a/b
Mude apenas a cor do botão, o resto fica igual

Em seguida você já pode iniciar um novo teste, mudando o botão de lugar. Para fazer esses testes você pode usar o Google Analytics ou ferramentas como a VWo, você muda a cor do botão comprar e avalia em qual período o botão comprar teve mais cliques. As ferramentas é que fazem o botão aparecer de cor diferente de forma aleatória para quem for entrando na loja virtual, elas são importantes pois permitem que o teste seja feito simultaneamente e ainda entregam os resultados.

Para ter resultados reais, é importante que a única coisa alterada tenha sido a cor do botão. Se você for testar a cor e o lugar do botão faça um teste de cada vez, se você testar os 2 juntos nunca vai saber se foi a cor ou o lugar que fez a diferença.

O teste A/B é feito para testar um elemento de cada vez, por isso é tão importante não mudar nada além dele. Teste A/B pode ser usado tanto nas questões de design e layout de um e-commerce quanto para e-mail marketing, redes sociais, campanhas de marketing, entre outros. São sempre 2 elementos iguais com uma sutil diferença que será testada. Uma variável.

Cada caso pode ser testado de um jeito diferente. Se você for testar e-mail marketing você pode fazer o teste mudando apenas o assunto do e-mail, ou você pode fazer o teste trocando algo no conteúdo do e-mail. Lembrando que ou você troca uma coisa ou outra. Digamos que seu e-mail marketing seja uma imagem e você faça 2 e-mails trocando a imagem de fundo. Você dispara os 2 e-mails ao mesmo tempo.

As ferramentas de e-mail já são preparadas para esse tipo de teste. Cada e-mail é enviado para uma porcentagem X da sua lista de e-mails, o e-mail que tiver mais aberturas ou cliques, depende do que você configurar. Será enviado para o resto da lista. O mais comum é fazer o teste A/B apenas com o assunto do e-mail. Se você faz envio de e-mail marketing faça o teste e veja os resultados mudando apenas a frase do assunto.

teste a/b
Veja os resultados de um teste A/B de assunto de e-mail

Como já foi dito no início do texto você pode fazer o teste A/B no layout da loja, como por exemplo, trocar a cor do botão comprar ou trocar o lugar do botão comprar. O teste A/B pode ser usado para testar postagens em redes sociais, assim você conhece melhor seu público e descobre qual tipo de postagem tem melhores resultados.

Por que fazer teste A/B?

Você deve estar se perguntando porque fazer teste A/B, o teste é uma forma de conhecer seu público. Quando você acha que sabe o que o seu cliente gosta e faz um teste para comprovar isso, pode acabar se surpreendendo com a resposta. É importante estar sempre fazendo testes, pois com os resultados dos testes, as entregas são melhores. Você descobre como atrair as pessoas, que cor chama mais atenção, que lugar gera mais vendas. Que tipo de assunto gera mais cliques, descobertas que te ajudam das próximas vezes que você for se comunicar com seus clientes.

➜ Por que usar e-mail Marketing na Sua Loja Virtual

Se você acha que conhece seus clientes eu sugiro que você faça um teste A/B básico para confirmar essa sua certeza. Qual teste você deve fazer? Bom isso depende de qual é a sua certeza. Você acha que seus clientes adoram receber e-mails com imagens de cachorro? Envie um e-mail com imagens diferentes e veja qual imagem teve mais cliques.

Se a sua certeza é sobre os produtos da home, ou o plano de fundo do seu layout, teste. Só testando você encontra as respostas certas, algumas vezes o teste acaba confirmando as suas certezas, outras vezes o teste te mostra que deve seguir novos caminhos. Espero que tenha ficado claro que o teste A/B é uma ótima estratégia para os seu negócio.

➜ Como Capturar 10x mais e-mails na sua loja virtual

Não esquecendo que para fazer teste A/B você precisa de duas peças, textos, imagens, depende o que você for testar. Enfim duas coisas iguais com apenas uma variável. Seus objetos de estudo devem ser testadas no mesmo período, mostrados aleatoriamente para a mesma quantidade de pessoas. Esses são os requisitos para se ter um teste verídico.