(11) 4118-9290 - São Paulo (SP) Clique aqui

REDES

Quero montar uma loja virtual

Por Marcio Eugênio | 10/09/2015
2747
|
2
Quero montar uma loja virtual

Então você quer começar um negócio online? É uma boa ideia. Os custos são menores que os de uma loja física e o retorno pode ser tão bom ou melhor. Há muito mais vantagens do que desvantagens nessa pratica quando comparamos o mundo virtual como mundo físico. Com pessoas tendo acesso cada dia mais a internet a possibilidade de alcançar um público diversificado sem limites geográficos a qualquer hora do dia, é certamente um grande atrativo para pessoas entrarem cada vez mais nesse ramo de vendas.

Abrir uma loja virtual é simples, porém exige alguns cuidados, como qualquer outro negócio. Para que haja sucesso é necessário planejamento e boas escolhas. Confira a seguir algumas dicas para saber por onde começar a montar uma loja virtual e como mantê-la com a saúde financeira em ordem.

Escolha sua área de atuação

O mercado online está cheio de grandes varejistas que vendem uma gama incontável de produtos. Geralmente esses grandes varejistas utilizam a credibilidade que herdaram de suas lojas físicas. Para entrar em um comércio online e ser competitivo é necessário oferecer um produto diferenciado com preços competitivos.  Procure algo que goste ou saiba fazer, como por exemplo artesanatos, patchwork, roupas. Assim que descobrir em que área irá atuar, coloque tudo no papel de forma clara e objetiva antes de ir à luta. Não existe uma fórmula mágica para fazer a escolha certa, mas aqui neste vídeo temos algumas dicas para montar uma loja virtual.

Procure uma plataforma confiável

Será necessário pagar uma plataforma, bem como um domínio (o endereço de sua loja virtual). Procure uma plataforma confiável, que cobre um preço honesto, e que tenha qualidade. Para saber tudo isso, exija certificados de qualidade e segurança e também ouça e leia o que as pessoas tem a dizer dessa plataforma. Quanto mais informações conseguir reunir, mais segura será sua escolha.

Tenha um bom Layout

Gaste seu tempo na escolha de um bom layout, isso é fundamental para o sucesso de sua loja. Utilize um layout simples, limpo, que facilite a vida do cliente no que diz respeito a busca do produto desejado.  Coloque categorias que facilitem a navegação em seu site, siga padrões de palavra-chave, passe informações detalhadas sobre os produtos. Quando mais fácil for chegar ao produto e mais informações ele tiver, maior será a chance de ser vendido.

Preços e formas de pagamento

Antes de definir seus preços, estude os aspectos de custo, os preços da concorrência, os encargos da venda, as porcentagens, o frete, manutenção da loja e o lucro pretendido. Preços atrativos são o que mais vende na internet. Certifique-se de que seus custos serão cobertos e que seu lucro seja gerado.

Assim como ter bons preços é importante, uma plataforma de compras se faz igualmente importante. Tenha uma plataforma que possibilite diversas formas de pagamentos aos seus clientes, como opções de parcelamentos, débito em conta, emissão de boleto, além de aceitar diferentes bandeiras de cartão. Ter um ambiente seguro para isso é primordial no sucesso de sua loja.

O Marketing é muito importante

Não adianta nada montar uma loja virtual com ótimos produtos e preços e não ter compradores para ela. É necessário ser visto e a concorrência no mundo virtual é pesada. É necessário divulgar. Para divulgação utilize e-mails marketing, newsletter segmentada de sua plataforma, otimização de buscas bem como propagandas em blogs podem alavancar exponencialmente os acessos de sua loja e turbinar suas vendas. No vídeo abaixo, nós ensinamos como fazer um e-mail marketing.

Logística é primordial

Saiba o que você possui em estoque, para não vender o que não tem. Dessa forma são evitadas discussões, bem como brigas com clientes, e você sabe: O cliente sempre tem razão. Portanto atente-se ao seu estoque.

Outra parte importante da logística é a forma de envio, defina uma forma que seja melhor para você, você pode utilizar uma transportadora ou então os correios, das duas formas o produto chegará até o cliente, qual for menos dispendiosa para você certamente será a escolhida.

Política de trocas

Para que o negócio seja vantajoso para ambos os lados (vendedor/comprador) é necessária uma política de trocas, igual à que existe em uma loja física.  Estipule prazos e condições para troca, bem como possíveis variações de valores.

Não sabia por onde começar para ter sua loja virtual? Agora que já sabe você já pode começar a trabalhar no seu projeto, é hora de botar as mãos na massa e começar o seu comércio virtual!

Marcio Eugênio

Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

Posts relacionados