(11) 4118-9290 - São Paulo (SP) Clique aqui

REDES

Quais são os principais KPI’s do Google Ads?

Por Matheus Luvier | 03/06/2020
899
|
0
Quais são os principais KPI’s do Google Ads?

Quais KPI’s você deve monitorar nos seus anúncios Google Ads?

Você que acompanha nosso blog, já deve saber o que são os Indicadores Chave de Performance (ou, na sigla em inglês, KPIs). Nós já falamos sobre eles em nosso blog, e também já entramos em detalhes sobre alguns deles, como o ROI e o ROAS

Os KPI’s são valores quantitativos, obtidos através de análises e relatórios, que permitem compreender a situação da empresa, analisar os resultados, identificar se a empresa está no caminho desejado. Basicamente, são esses números que permitem medir o sucesso da sua empresa, e identificar as áreas que devem ser melhoradas. 

E quando falamos em anúncios no Google Ads, você pode imaginar que os KPI’s são de extrema importância para avaliarmos o desempenho das campanhas. A partir de uma análise dos KPI’s você pode identificar os anúncios que performam melhor, os que têm baixo rendimento, quais públicos interagem mais e outras informações, e reorganizar seu orçamento e sua distribuição baseado nesses dados para obter os melhores resultados.

Hoje, iremos conhecer quais são os principais KPI’s que você precisa observar na sua campanha no Google Ads. Confira!

Click-Through Rate (CTR )

O CTR, ou click-through rate (taxa de cliques, em português)  representa a porcentagem de pessoas que efetivamente clicou no seu anúncio, comparado com a quantidade de pessoas que viu o anúncio.

Ou seja: o CTR mede a eficiência do seu anúncio e palavra chave em atrair os clientes para sua loja. Quanto mais alto for o seu CTR, mais eficiente é a sua campanha em atrair cliques dos usuários no Google.

Taxa de Conversão

Esse é um indicador que relaciona a quantidade de visitantes no site e o volume de pessoas que tomam uma determinada ação esperada, seja fechar uma compra, assinar uma newsletter ou preencher um formulário.

É um dos KPI’s mais importantes quando se trata de uma loja virtual, porque vai informar a quantidade de pessoas que de fato realizaram uma compra no seu site depois de clicar no anúncio. 

Permite que você identifique as suas estratégias que estão fazendo com que o público tome a ação desejada, podendo ajustar o orçamento, modificar os anúncios que não performam bem, decidir quais anúncios pausar, testar novas variáveis, e outras ações do tipo.

Taxa de rejeição

Permite que você veja a porcentagem de pessoas que entraram no seu site através do anúncio e depois saíram sem visitar nenhuma outra página. Mostra as pessoas que “rejeitaram” seu conteúdo. Um valor muito alto diz para o Google que seu material não é tão relevante, o que pode aumentar o custo das suas ações.

É importante entender se há padrões nos públicos que rejeitam sua oferta, se pode haver informações ou estímulos conflitantes entre o anúncio e a página de destino, ou se há algum elemento que faça com que as pessoas queiram deixar o seu site, como carregamento lento ou links quebrados. Você pode corrigir eventuais informações em desacordo e problemas com o site, testar diferentes abordagens com o público, testar novos públicos ou outras técnicas, mas deve se esforçar para reduzir a rejeição.

Custo por Clique (CPC)

Essa métrica revela o custo por cada clique nos seus anúncios no Google Ads. É um modelo no qual você paga de acordo com os cliques que recebe por usuário. Desse modo, você obtém um custo proporcional a seus resultados, e sabe exatamente quantas pessoas clicaram na sua campanha e o impacto que ela tem causado nos usuários.

O CPC tem duas funções essenciais: controlar o orçamento (quanto menor o CPC, menor será o custo total da campanha) e medir a qualidade do anúncio.

Índice de Qualidade

O índice de qualidade é uma avaliação feita pelo Google,atribuindo uma nota de 1 a 10 ao seu anúncio. São avaliados o anúncio em si, a palavra-chave e a página de destino, pra determinar se o seu resultado é relevante para o usuário interessado naquele assunto ou naquele produto. 

Um índice de qualidade mais alto, geralmente resulta em custos mais baixos e melhores posições para o seu anúncio. É uma espécie de avaliação e projeção do sucesso da sua campanha no Ads

Return Over Investment (ROI)

ROI é a sigla para Return over Investment (Retorno Sobre Investimento), e permite saber qual foi o lucro proveniente das ações medidas. Através dele, podemos saber exatamente o retorno para cada um real investido. Um ROI de 10, por exemplo, significa que cada real investido nos anúncios trouxe um retorno de dez reais. 

Essa é o KPI’s mais importantes, pois demonstra o retorno real obtido através da sua campanha. Se todos seus outros indicadores estiverem bons, mas você não estiver tendo vendas, sua campanha não tem um bom resultado. É o ROI que de fato demonstra o sucesso da sua campanha, e os outros indicadores devem estar bons para que você consiga atingir um bom ROI com seus anúncios.

Observando esses indicadores, você consegue ter uma visão completa da sua campanha. Consegue entender quais anúncios que performam melhor, quais públicos mais interagem, quais imagens, chamadas, textos têm melhor desempenho, e qual o retorno financeiro das suas ações. 

Com essa visão, você pode identificar quais os melhores caminhos a seguir e quais alterações fazer para garantir que suas campanhas tenham os melhores resultados. 

Caso queira uma análise e estratégias personalizadas para sua empresa, entre em contato com um de nossos especialistas e saiba mais sobre nossos serviços de consultoria.

Até a próxima, e partiu vender!!

Matheus Luvier

Posts relacionados