Porque devo fazer vídeo marketing no meu e-commerce?

Porque devo fazer vídeo marketing no meu e-commerce?

2177
0

Lá vamos nós para mais um assunto que já está um pouco batido por aqui: faça vídeos dos seus produtos. Você já ouviu falar em vídeo marketing? Vídeo marketing é o marketing feito em vídeo. Simples não é mesmo? Para algumas pessoas parece um bicho de sete cabeças e o objetivo desse vídeo é desmistificar isso, então 3, 2, 1, ação!

Primeira coisa que vamos esclarecer é que você pode fazer vídeo marketing de várias formas, aqui nós vamos focar apenas no que se aplica ao e-commerce.

Porque fazer vídeo marketing?

Muita gente usa o vídeo marketing para divulgar, cursos, palestras e conteúdos, como é o caso do Marcio Eugenio, aqui da D Loja Virtual. Como a sua loja virtual vende produtos nós vamos focar em dicas para promover seus produtos, mas você também pode usar o vídeo marketing para promover a sua marca, sua loja virtual. Vamos começar com alguns números. A imagem abaixo foi retirada do infográfico vídeo Marketing, feito pelo Viver de Blog.

Vídeos tem um impacto maior do que você pensa
Vídeos tem um impacto maior do que você pensa

Como você pode ver, ter um vídeo junto com a descrição do seu produto, pode te ajudar e muito. Atenção, faça um vídeo demonstrativo do produto, não um vídeo fazendo um discurso de 30 minutos sobre porque o seu produto é interessante. Se a pessoa está em dúvida se compra ou não produto, a única dúvida que precisa ser respondida é: o produto cumpre o que promete? Para responder essa pergunta você pode fazer um vídeo sem falas, apenas demonstrativo mesmo. Olha só o vídeo abaixo:

Se você tiver um produto que necessite de uma explicação, que é melhor falar do que apenas mostrar, faça um vídeo falando. Mas tente não levar mais do que 2 minutos fazendo isso. Diga o que deve ser dito, mostre o que acontece enquanto fala e pronto. Você fez um vídeo curto que mostrou o que realmente o cliente quer saber. Veja só esse exemplo.

Não crie desculpas, crie soluções

Nesse momento eu posso ouvir você dizendo que o tipo de produto que você vende não dá para fazer vídeos, ainda mais vídeos curtos. Nossa que tarefa impossível, desse jeito você nunca vai conseguir melhorar a conversão usando vídeos. Aí eu te pergunto, sério mesmo? Cite um motivo de porque você não pode fazer vídeos dos seus produtos. São grandes demais? Pequenos demais? Ou você é que tem vontade de menos? O vídeo abaixo é sobre uma presilha de anilhas, veja só que interessante.

Concordo que dependendo do seu tipo de produto, 2 minutos não sejam suficientes para fazer uma breve demonstração, mas então busque uma alternativa interessante, já que o seu vídeo vai ser maior, ele precisa prender a atenção dos clientes logo no primeiro instante. Por exemplo, o vídeo a seguir explica como trocar a fita adesiva do mega hair, uma cliente que está em dúvida sobre comprar ou não um mega hair com fita adesiva, certamente vai assistir os mais de 3 minutos do vídeo. Porque a dúvida é respondida no vídeo, é possível trocar a fita adesiva, e é assim que se troca. Pronto, veja.

Agora se você está preocupado com as suas limitações técnicas, não se desespere. Grave o vídeo com a máxima qualidade que você conseguir, com os equipamentos que você tem disponível, veja se ficou apresentável. Você mesmo pode buscar programas de edição de vídeo e editar  seus vídeos, ou pode contratar um profissional para fazer isso.

➜ 7 dicas MATADORAS para você começar a usar o Youtube HOJE

Na hora de contratar o profissional, você pode optar por alguém para apenas editar ou alguém para gravar e editar. Se você tem condições de gravar com qualidade alta, grave você mesmo. A edição é um pouco mais complicada, mas se você não tiver verba  sobrando, pode fazer você mesmo.

Quando você grava um vídeo de 30 segundos, dificilmente vai precisar fazer algum corte, ou coisas do tipo, então o seu vídeo nem sempre precisa de edição. Como a ideia do vídeo é mostrar como o produto funciona, se você fizer algum corte, pode causar a impressão que o funcionamento do produto parou, por isso o corte.

➜ Mini Curso SEO para Loja Virtual

Então até mesmo para gerar mais confiança, grave os vídeos em um take. Ou seja, sem cortes. Você pode usar os vídeos mostrados anteriormente como exemplo de como devem ficar suas gravações. Para quem acompanha o trabalho da  D Loja Virtual, sabe que o Gerson é o homem dos vídeos aqui da empresa. Não lembra dele? Assista ao vídeo abaixo então:

Bom, agora que você já conheceu o Gerson, eu conversei com ele  nós combinamos que ele vai ajudar todos que tiverem dúvidas sobre edição ou como filmar vídeo marketing, deixem suas dúvidas nos comentários que nós vamos consultá-lo e trazer as respostas para vocês. Ou seja, não tem desculpa para não fazer seus vídeos.

Artigo anteriorComo escolher curso de Google Adwords
Próximo artigoTeste A/B para e-commerce
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.