Como fazer parceria com lojas virtuais: métodos INFALÍVEIS

Como fazer parceria com lojas virtuais: métodos INFALÍVEIS

6666
1

Quem trabalha com comércio eletrônico sabe que a lógica das lojas virtuais é bem diferente da lógica das lojas de rua. Enquanto um ponto de venda físico pode vender apenas deixando as suas portas abertas, um ponto de venda online precisa recorrer a anúncios e parcerias para atrair os clientes.

Sem aplicar estratégias de divulgação, um comércio eletrônico provavelmente não fará nenhuma venda, simplesmente porque é muito difícil que os consumidores cheguem até o site por conta própria. Sabendo disso, muitos gestores digitais se aproximam entre si, ampliando a divulgação das suas lojas. 

Essa é uma medida excelente para fortalecer o canal de comunicação e para aumentar as chances de crescimento da loja na internet. Quer saber como fazer parceria com lojas virtuais e colher os frutos para seu e-commerce? Aqui apresentamos as melhores estratégias! Boa leitura! 

O QUE É UMA PARCERIA COM LOJAS VIRTUAIS?

Antes de explicarmos como fazer parceria com lojas virtuais, precisamos dizer exatamente o que é uma parceria digital. Pois bem, esse é um tipo de estratégia muito usado por lojas virtuais voltadas para o mesmo público-alvo, mas que vendem produtos diferentes. Por não concorrerem entre si, essas marcas podem se ajudar a crescer.

Assim, uma loja virtual de roupas de festas para adolescentes pode apoiar, por exemplo, um comércio eletrônico de bijuterias e semi-joias focado no mesmo público-alvo. Ao firmar parcerias de sucesso, as duas empresas saem ganhando, já que um produto complementa o outro. Veja algumas vantagens de estabelecer esse tipo de cooperação:

  • Aumento da divulgação da loja virtual
  • Fortalecimento da reputação da marca
  • Crescimento do fluxo de consumidores
  • Relevância no ranqueamento dos buscadores

COMO FUNCIONA UMA PARCERIA ENTRE EMPRESAS?

Independente do ramo do negócio, as parcerias são sempre uma oportunidade onde os dois lados saem ganhando. Afinal, se as empresas compartilham o mesmo setor e o mesmo público-alvo, por que não se apoiarem entre si e aumentarem a sua reputação no mercado? Sem dúvidas, essa iniciativa é benéfica tanto para as marcas quanto para os clientes.

No entanto, para que dê certo, precisa ser feita entre empresas que tenham os mesmos objetivos. Imagine que você tem uma loja virtual de sapatos e faz uma parceria com uma loja de meias. Faz todo o sentido do mundo, não é mesmo? Pois quem usa sapatos, geralmente também usa meias. 

No entanto, se fizesse uma parceria com uma empresa de telefonia, não colheria nenhum fruto. Assim, o primeiro passo para quem quer saber como fazer parceria com lojas virtuais é entender se a estratégia é realmente boa para todos os lados. E como fazer isso? O primeiro passo é conhecer os tipos de parcerias comerciais:

PARCERIAS ESTRATÉGICAS

Você sabe o que é uma parceria estratégica? Essa é uma prática bastante comum no mundo da música, quando dois cantores famosos se juntam para gravar uma canção que faz muito sucesso. Com isso, a imagem dos dois se fortalece na mesma medida. No entanto, se apenas um dos músicos colhesse os resultados, não seria uma parceria. 

Isso porque a cooperação estratégica exige que as duas partes sejam beneficiadas. Do contrário, pode ser um trabalho, um favor, ou qualquer outro nome, mas jamais uma parceria. Por essa razão, uma coisa que deve ser feita antes de colocar a ação em prática é definir quais são as regras para ambos lados. 

No caso de uma parceria entre e-commerce, é fundamental combinar o que cada empresa fará para impulsionar a outra. Assim, mesmo que o resultado favoreça uma das marcas, as duas jogaram limpo, e o resultado foi conduzido pelo próprio mercado. Sem dúvidas, o planejamento é um dos principais pontos sobre como fazer parceria com lojas virtuais.

PARCERIA COMERCIAL

No caso dos comércios eletrônicos, não existe uma única maneira de fazer uma parceria. Aliás, existem milhares de formas de crescer em conjunto com empresas do mesmo segmento. Algumas estratégias podem ser simples e sem custo, como no caso de uma loja de cosméticos e de uma loja de roupas femininas.

As duas podem se unir para enviar um ou dois e-mails marketing para a base da outra empresa oferecendo um cupom de desconto. Mas atenção: não é fazer spam, não é enviar o e-mail da empresa A para a base da empresa B. É a empresa A fazer um e-mail falando sobre a empresa B e a empresa B fazer um e-mail falando da empresa A. 

Para colocar em prática esse tipo de ação, é fundamental procurar lojas que tenham o mesmo volume de e-mails e clientes. Se uma delas tiver uma base de clientes muito maior do que a outra, provavelmente apenas uma das marcas vai se beneficiar – o que não é parceria, é ajuda. 

COMO FECHAR UMA PARCERIA COMERCIAL?

Para fechar uma parceria comercial, primeiro é necessário conhecer profundamente a sua empresa. Sim, antes de tentar entender como funciona a marca parceira, você precisa saber todos os detalhes sobre o segmento em que atua e o público-alvo a quem se dirige. Apenas assim conseguirá identificar marcas semelhantes para trabalhar em conjunto.

Embora pareça muito interessante procurar uma empresa grande e propor uma ação, se ela não atuar no mesmo segmento que você, provavelmente você não vai ter resultados perceptíveis. Além disso, se a sua empresa é menor, é possível que uma empresa grande nem queira firmar uma ação com sua marca. 

Por essa razão, busque fazer parcerias comerciais que sejam justas, com marcas que dialoguem entre si e que possam oferecer benefícios interessantes para seus consumidores. Sim, até mesmo numa parceria comercial o cliente deve ser colocado em primeiro lugar.

COMO FAZER PARCERIA COM LOJAS VIRTUAIS?

Mas, afinal, como fazer parceria com lojas virtuais? Sem dúvidas, se essa prática for bem aplicada, poderá oferecer resultados muito benéficos para as duas empresas e também para os seus clientes. Para isso, temos algumas dicas que podem potencializar a assertividade da parceria:

  • Procure empresas do mesmo tamanho da sua
  • Proponha parcerias para marcas do seu segmento
  • Avalie se a ação oferece benefícios para todos os envolvidos
  • Coloque o cliente em primeiro lugar
  • Não se apegue à primeira ideia, avalie todas as possibilidades da cooperação

Tenha em mente que as parcerias são ações ocasionais, que devem ser realizadas de tempos em tempos. Uma empresa que atua no mercado digital deve aplicar outras estratégias para aparecer na internet, como técnicas de SEO, anúncios em buscadores e presença ativa nas redes sociais.

Já que a parceria com outras marcas será feita só de vez em quando, não desperdice a oportunidade. Coloque a ação em prática somente quando for bem consistente. Para isso, é fundamental dialogar com a empresa parceira e chegar num formato de divulgação que possa ser bom para todos.

O QUE É FAZER PARCERIA NO INSTAGRAM?

Outra prática muito comum se refere às parcerias no Instagram. A rede social está em crescimento e reúne muitos usuários que gostam de compartilhar o seu estilo de vida e acompanhar o dia a dia das pessoas de seu círculo social e de influenciadores digitais. Dentro desse contexto, as marcas encontraram um bom espaço para marcar presença.

Cada vez mais marcas fazem parcerias com influenciadores digitais. Isso tem uma razão: atualmente, os usuários tendem a escutar com atenção o que pessoas comuns dizem, como amigos, familiares e demais indivíduos do seu círculo. Nesse contexto, os influenciadores digitais são pessoas comuns, mas que se destacam no seu grupo.

Assim, tudo o que fazem, dizem, aconselham e indicam tem um valor muito grande entre seus seguidores. Sabendo disso, as marcas se aproximam dessas pessoas a fim de fazer trocas e parcerias. A seguir, veja como fazer parceria com influenciadores digitais. 

COMO FAZER PARCERIAS COM INFLUENCIADORES DIGITAIS?

Cada vez mais, os influenciadores digitais fazem parte da rotina do mundo online e, inclusive, viram assunto no mundo offline. Quem acompanha blogs e redes sociais sabe do potencial que essas pessoas têm em engajar o público e em promover marcas. No entanto, existem alguns cuidados a serem tomados antes de combinar sobre a colaboração: 

1. PROCURE POR UM INFLUENCIADOR DO SEU NICHO

O influenciador digital com quem você quer fazer parceria atua no mesmo nicho da sua marca? Essa pergunta deve ser respondida com muita honestidade. Isso porque existem muitos influenciadores que fazem sucesso e que reúnem milhares ou milhões de seguidores, mas não atuam no mesmo segmento do seu negócio.

Ao fazer uma ação conjunta com essas pessoas, você gastará dinheiro ou produtos e não terá o resultado que espera porque os seguidores têm interesses em marcas diferentes da sua. Simples assim. Por isso, busque firmar parcerias com alguém que tem tudo a ver com o seu negócio!

2. NÚMERO DE SEGUIDORES É IMPORTANTE

É claro que o número de seguidores importa. Mas isso não quer dizer que você deve procurar os influenciadores mais famosos e badalados da internet. Se o seu negócio é pequeno, talvez seja mais interessante fazer parcerias com influenciadores menores, mas que tenham um propósito semelhante ao seu. 

Além disso, lembre-se que mais importante do que o número de seguidores é o engajamento. Quando estiver analisando uma conta do Instagram, compare o número de seguidores com o número de curtidas e comentários em cada post. Infelizmente, no mundo da internet nem todo mundo é honesto e muita gente compra seguidores.

3. ACOMPANHE O INFLUENCIADOR

Antes de entrar em contato com um influenciador para propor parcerias, acompanhe as publicações dele e veja se você se agrada da forma como ele se comunica e dos assuntos que ele aborda. Isso evitará que você invista em parcerias com pessoas que não estão alinhadas com o seu propósito.

Muitas vezes, o dinheiro é quem manda nas parcerias com influenciadores digitais. Assim, algumas pessoas famosas na web poderão aceitar a parceria apenas para ter um benefício financeiro. Sabendo disso, avalie se a sua marca realmente poderá se beneficiar com aquela abordagem.

4. OFEREÇA CUPONS DE DESCONTO

Uma prática muito comum no mundo das redes sociais é que as marcas ofereçam cupons de desconto para os seguidores dos influenciadores digitais com quem firmam parcerias. Pode ser um desconto em algum determinado produto, no valor final do carrinho ou até mesmo frete-grátis. 

Desta maneira, você estará dando um incentivo financeiro para que os usuários vão até a sua loja virtual, naveguem no site e saibam mais sobre os seus produtos. Essa é uma boa ideia para incentivar que as pessoas conheçam a sua marca e se sintam beneficiadas com a parceria! 

5. ESTEJA DISPONÍVEL PARA DIALOGAR COM O PÚBLICO

Vamos imaginar que você já passou por todas as etapas acima e fez uma parceria de sucesso. Conversou com o influenciador, enviou seus produtos para ele conhecer e ele inclusive já divulgou nas redes. É muito provável que nos próximos dias você receba mensagens de pessoas interessadas nos artigos que vende. 

Podem querer saber preço, prazo de entrega, condições de pagamento e muitas outras informações específicas. Esteja atento e disponível nas suas redes para responder com rapidez! E lembre-se de sempre dialogar de forma cordial para atrair e cativar futuros clientes.

Agora que você já sabe como fazer parceria com lojas virtuais e com influenciadores digitais, está pronto para planejar ações e colher os frutos! Se você quer se aprofundar mais no tema antes de colocar o conhecimento em prática, leia aqui sobre marketing no Instagram!

Artigo anteriorComo aparecer no Google: passo a passo para o 1° lugar
Próximo artigoCampanha de Natal: como fazer? 12 Dicas para vender mais!
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

1 COMENTÁRIO

  1. Oi Marcio, tudo bem?! Tenho um blog onde só falo sobre café, reuno conteudo e conto sobre minhas experiencias com cafeterias por aí afora, em SP e outras cidades para onde viajo. E queria criar parcerias com ecommerce, anunciando seus produtos em minhas r4des sociais, onde alem de compartilharmos trafego, queria tentar uma formma de lucro inicial com as lojas de ecommerce, mas que ainda nao vem acabeça comopoderiamos lucrar e automatizar isso juntos.. voce teria alguma ideia? Muito obrigado! Alex Melo, autor http://www.graododia.com

DEIXE UMA RESPOSTA