Palavras-chave: o que são e para que funcionam

Palavras-chave: o que são e para que funcionam

484
0

Segundo a wikipedia: “Uma palavra-chave é uma palavra que resume os temas principais de um texto”. Na Internet, eles são os principais termos de uma pesquisa. Elas são compostas por uma ou mais palavras, e são a forma que o usuário escreve sua dúvida no sites de busca.

Quando você planeja escrever um texto, é importante destacar algumas palavras que serão fundamentais, e aparecerão seguidas vezes. Essas são as palavras-chave.

Profissionais do marketing selecionam palavras-chave como guias quando solicitam conteúdo.

Quando leem o conteúdo, os sites de buscam entendem que as palavras-chave são o assunto principal. Se o trabalho foi realizado corretamente, sempre que alguém pesquisar os termos da palavra-chave, ele vai aparecer.

Por isso a escolha das palavras-chave é tão importante. Escolher termos relevantes vai fazer com seu site seja visto e visitado. Uma escolha infeliz e você terá poucas visitas orgânicas.

A escolha das Palavras-Chave

Quando você seleciona uma palavra-chave, precisa ter em mente que quem buscou essa informação em um buscador precisa de uma resposta, clara e objetiva. O seu papel, como produtor de conteúdo, é entregar isso. Não se esqueça que esse pode ser o primeiro contato entre o seu cliente e sua marca, e caso ele julgue seu conteúdo desinteressante, ele simplesmente fecha a aba.

Quando estiver criando a estratégia de palavras-chave de seu site, é importante pensar que é preciso impactar clientes nos diferentes estágios da compra. Alguns estão ainda pesquisando itens básicos, decidindo o que querem. Outros já estão pesquisando marcas, comparando diferenças. E tem aqueles que estão quase comprando, decidindo se a sua empresa é sim a melhor opção. Todos eles têm que aparecer em seu planejamento.

Tipos de palavras-chave

Existem três tipos de intenção ao escolher uma palavras-chave: navegacional, informacional e transacional.

Palavras-Chave navegacionais são as que você usa para chegar a um endereço específico. Você conhece o site, mas muitas vezes não se lembra do endereço.

Também existem as palavras-chave informacionais, que você usa quando deseja obter uma informação nos buscadores. Você busca solucionar um problema e recorre aos sites de pesquisa para isso.

Por fim, existem as palavras transacionais. Elas são usadas quando você quer fazer uma transação, comprar algo. Você pesquisa o produto, ou pelo menos algo aproximado.

Use estratégia nas palavras-chave

Você precisa de uma estratégia clara quando seleciona as palavras-chave. Precisa saber o que sua empresa deseja, e selecionar palavras-chave adequadas. Se você quer vender, precisa pensar em determinadas palavras. Para ganhar acessos, ela muda bastante.

Observar seus concorrentes é sempre uma boa ideia. Não é vergonha nenhuma, e você pode conseguir ideias interessantes sobre como fazer, ou o que não fazer em sua estratégia. Se você pretende seguir o que ele faz, ou tentar outro caminho, é sua opção. Mas é bom ter uma referência.

Entender como funcionam palavras-chave é essencial para uma boa estratégia de marketing, para ter um blog com visualizações e anúncios de qualidade. Sempre pesquise e estude a respeito, porque pode ser o diferencial para o seu negócio.

DEIXE UMA RESPOSTA