Omnichannel no e-commerce

Omnichannel no e-commerce

1293
0
Omnichannel no e-commerce - D Loja Virtual
Omnichannel no e-commerce

 

Cada vez mais o conceito de vendas no e-commerce tem ganhado amplitude no cenário mundial de negócios. De pequenos a grandes empreendedores, todas as áreas de venda de serviços ou negócios, há um aumento no uso do estilo omnichannel no e-commerce. Muitos debates sobre as diferenças entre a venda online e off-line esquentaram centenas de páginas da web. Só atualmente um conceito cada vez mais equilibrado tem assumido formas mais específicas. Afinal de contas, se os 2 tipos de venda tem seus benefícios inegáveis, porque não agregar uma ideia à outra?

➜ 8 Dicas para montar uma Loja Virtual

Foi isso o que realmente ocorreu em relação ao omnichannel no e-commerce. O que envolve esse conceito cada vez mais praticado pelas empresas e empreendedores individuais? Quais são os benefícios do omnichannel no e- commerce para os varejistas e para seus clientes? Uma análise mais aprofundada vai ajudar você a entender os desdobramentos atuais dessa ideia tão promissora. Os consumidores nos Estados Unidos gastaram mais de 89 bilhões de dólares em compras de e-commerce no último trimestre de 2015, de acordo com o Departamento de Comércio dos EUA. No entanto, segundo uma pesquisa da nChannel, 94% do lucro total do varejo ainda vêm das lojas físicas.

O que isso significa para você? Você pode capturar mais clientes oferecendo uma experiência omnichannel no e-commerce que atenda a compradores on-line e off-line. Aqui estão algumas maneiras para aumentar suas vendas com uma estratégia de venda omnichannel.

Seus clientes mais valiosos estão on-line E off-line

Estudos assertivos revelam que o número dos clientes que compram em lojas virtuais e também físicas é 30% maior do que aqueles que compram apenas em um canal. Vendedores de e-commerce podem aproveitar esse potencial, dando aos clientes a opção de comprar pessoalmente, mesmo que isso ocorra de forma direcionada. Como fazer isso?

Analise os dados do site para compreender quais são localizações geográficas da maioria de seus clientes e pense em como você pode desenvolver algum tipo de presença física para atendê-los. Por exemplo, existem grandes eventos que seus clientes costumam frequentar? Exemplos disso são: feiras, exposições, showroons, etc.

➜ Baixe E-book Gestão de e-commerce para PM

Algumas marcas líderes como a Bonobos Moda Masculina e a loja virtual de óculos Warby Parker estabeleceram uma experiência de omnichannel no e-commerce com exposições móveis em lojas temporárias para propagar seus produtos, promovidos por diversos meios de comunicação. Os clientes off-line acabaram tendo a oportunidade de ter um contato mais achegado ao produto que tanto queriam conhecer pessoalmente!

Qual a lição para todos os varejistas de e-commerce? Você não precisa investir milhões em uma loja de varejo para desenvolver uma experiência omnichannel que constrói a sua marca. Basta criar experiências de marca consistentes em todos os canais, e saber como atender seus clientes mais importantes onde eles estão em momentos específicos.

Webrooming – uma ponte para o omnichannel no e-commerce

Muitos especialistas de varejo se perguntam se a ascensão do e-commerce significou o fim para os varejistas de lojas físicas. A resposta é não! O Google relatou que mais de 70% dos compradores de lojas físicas pesquisam sobre o produto na loja virtual antes de comprar. A razão é simples:

“Lojas físicas e e-commerce agora trabalham em simbiose, e fazem o cliente se sentir no controle da experiência de compra.”

➜ Aprenda como usar o CANVAS

Para isso, os vendedores de e-commerce devem tranquilizar seus usuários móveis, garantindo que seu site é tão funcional e acessível em uma tela pequena de smartphone como num computador de mesa. Dessa forma, o aumento do webrooming em dispositivos móveis (clientes pesquisando produtos em seu telefone) apresenta uma nova oportunidade para os vendedores de e-commerce. Em resumo, o webrooming se tornou uma ponte para o omnichannel no e-commerce.

Na verdade, os varejistas de e-commerce podem realmente alavancar seus ambientes de vende sem investir em uma loja física. O e-commerce tem o compromisso de vender um produto com o preço mais competitivo, oferece benefícios adicionais de valor agregado (como uma garantia estendida), frete grátis e acordos de serviços que incentivam o cliente a encomendar on-line. Mesmo assim, o comerciante pode optar por montar um ambiente físico temporário, colocando o mesmo produto nas mãos do público para fechar a venda.

Ele pode avisar a seus clientes que eles poderão ver e sentir o produto “ao vivo”. Depois de avisar onde isso ocorrerá, isso reduz ou até elimina a hesitação pela compra, o que conduz ao fechamento da venda. Quando reconhece a necessidade do cliente em ter uma experiência omnichannel no e-commerce, o varejista ganha a venda sem precisar investir em lojas físicas permanentes. De fato, é uma grande ideia agregar o físico ao virtual, não descartando nenhum dos dois elementos de venda. Elevar o conceito de showroom para webrooming não envolve trocar algo errado pelo certo, mas o que já é bom para algo ainda melhor!

Benefícios das ofertas omnichannel no e-commerce para o cliente

Uma pesquisa da Accenture revela que os compradores se beneficiam de um ambiente omnichannel por algumas razões fundamentais:

– Transparência
– Sentimento de personalização da venda
– Ampla variedade
– Preços competitivos

Portanto, varejistas de e-commerce: foquem nestes aspectos importantes da experiência omnichannel, melhorando a satisfação do cliente, independentemente de sua reação inicial!

➜ Veja dicas de como usar o Youtube

Além de tudo isso, os sites de e-commerce devem incluir:

– Dados de estoque em tempo real
– Preços competitivos em relação aos concorrentes
– Sugestão de produtos adicionais (que o cliente possa gostar com base em sua pesquisa e comportamento de compra)
– Acesso imediato à ajuda online
– Opções de entrega flexíveis, incluindo uma forma mais rápida de envio.

Quanto mais você focado você estiver nos verdadeiros benefícios do omnichannel no e-commerce, mais seus clientes perceberão um ambiente favorável à compra, e o mais bem sucedido em convencer os clientes a comprar será você!

Os clientes de hoje estão acostumados a escolher e a estar no controle de sua experiência de compra. Vendedores de e-commerce precisam cada vez mais aproveitar os benefícios de um ambiente omnichannel, dando aos clientes uma experiência de compra transparente que faz com que se sintam capacitados e informados. Está aí a situação onde eles finalmente decidirão comprar!

➜ Baixe Planilha de Planejamento de ações

Artigo anteriorPlanejamento de mídia online: como fazer?
Próximo artigoAtendimento ao cliente
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA