Iniciar um negócio online é uma possibilidade cada vez mais real. Há muito espaço para competir na web, independentemente se a escolha for de nicho. Entretanto, desenvolver todo potencial da sua loja virtual pode não ser tão simples assim. É por isso que uma consultoria de comércio eletrônico faz toda diferença nesse momento.
Suas boas ideias nem sempre são suficientes, especialmente se você não tem expertise em e-commerce. Há muitos detalhes envolvidos, seja do ponto de vista técnico, seja no relacionamento com o consumidor. Sem um trabalho adequado, seu negócio nem mesmo será conhecido pelas pessoas que você deseja atrair.
A consultoria é o caminho certo para acelerar o desenvolvimento do seu negócio virtual e colocá-lo em evidência diante do seu público. A seguir, entenda mais sobre esse trabalho!
O Brasil é um país em que sua população se mostra cada vez mais ambientada às compras online. Isso gera no país um grande potencial para surgimento de cada vez mais lojas virtuais nos mais diferentes formatos. O que prova isso são os números provenientes de pesquisas e estudos sobre o e-commerce.
Entre os mais importantes, estes merecem destaque:
Apesar do clima de pessimismo que toma conta da economia, quem pretende investir no comércio eletrônico brasileiro parece viver em outro mundo. São as boas expectativas que mantêm a economia digital aquecida!
Nos extremos desse mercado estão os varejistas exclusivamente online, com 35,7% da fatia do bolo e, em menor número, com 4,3% a indústria. Portanto, esta última sinaliza um grande campo para crescimento, especialmente se considerarmos as iniciativas B2B.
Por mais que a internet promova a diversidade, a maior parte dos varejistas com volume de vendas ocupam uma entre as 7 categorias:
Nessa relação, podemos destacar moda e acessórios com o maior volume de vendas e com uma infinidade de concorrentes. Outro setor em destaque é a informática, mercado cada vez mais dominado por grandes empresas detentoras de grande parcela do mercado.
Quase a metade do e-commerce brasileiro opera a partir de São Paulo e apenas 1% está localizado na região Norte do país. Isso justifica, por exemplo, a movimentação para distribuição dos tributos dessas transações comerciais.
Além desses dados do mercado, vale a pena também entender melhor sobre as diferentes modalidades de comércio eletrônico atualmente. Elas vão muito além do simples site em que você entra e compra um produto para seu dia a dia. Confira a seguir!
B2B é uma modalidade que movimenta muito dinheiro no Brasil e tem muito potencial para crescimento. É quando uma empresa (indústria, distribuidor, importador ou revenda) comercializa seus produtos para outras empresas. A natureza da operação pode ser revenda, transformação ou consumo. Está deixando de ser considerada uma tendência por já ser vista como a maior geradora de receitas no mundo.
B2C é a sigla que define a transação comercial entre empresa e consumidor final por meio de uma plataforma de e-commerce. A natureza dessa operação é apenas de consumo. A modalidade tem crescido muito e em alguns mercados específicos já ultrapassa o tradicional comércio físico. Podemos considerar como o “tradicional” comércio eletrônico.
Mais que item-desejo, os smartphones se integraram à vida das pessoas de tal forma que dificilmente sairão. Conhecendo esse novo padrão seguido pelo consumidor, as empresas criaram soluções para que o cliente possa realizar suas compras com o celular.
Existem aplicativos que substituem todos os documentos da carteira e até mesmo o cartão de crédito físico está entrando em desuso. Tudo isso contribui para essas mudanças no e-commerce.
O crescimento inacreditável do número de usuários do Facebook despertou o interesse das empresas em estarem presentes nesse canal. Hoje, é possível criar uma loja virtual dentro da ferramenta de maneira rápida e fácil.
Esses aplicativos funcionam como uma vitrine de produtos e quando o cliente clica no botão de compra é direcionado para a página do produto, na loja virtual.
Com o fim da televisão analógica e o surgimento da televisão digital, o controle remoto ganhou nova função: de compras. Apesar de andar a curtos passos, esse mercado tem espaço para crescimento, já que conta com conteúdo, muitas vezes, exclusivo.
O consumidor que compra online possui uma característica marcante, ele pesquisa bastante antes de decidir e quer sentir alguma vantagem na hora da compra. Claro que o ambiente colabora, afinal são muitas opções a um clique de distância.
No Marketing de Afiliados, qualquer pessoa pode entrar. Nessa modalidade, sites de conteúdos fazem propagandas de produtos e infoprodutos, visando promovê-los. Assim, se uma compra é realizada por meio desse divulgador, ele fica com uma parcela do valor.
Esse modelo de negócio na web não é uma novidade, mas certamente conquistou seu espaço pela simplicidade e efetividade de sucesso.
A consultoria em comércio eletrônico é um serviço de suporte a empreendedores para que alcancem o potencial máximo de seus negócios online. É um trabalho técnico que foca nos pontos de desenvolvimento e melhoria, mas que também aborda o básico. De modo geral, a consultoria trata de tudo que é fundamental para gerar grandes resultados.
Quando vão ao ar, a maioria dos e-commerces têm muita dedicação e esforço, mas quase nunca seguem uma estratégia. Isso pode gerar frustração em empreendedores que dedicaram investimentos em seus objetivos, mas é algo comum. Se não há um processo estruturado visando desempenho, dificilmente vai dar certo.
Por isso, a consultoria de comércio eletrônico é fundamental para que, no tempo certo, a loja online consiga gerar resultados. É importante reforçar que esse serviço não faz milagre, pelo contrário! Seu papel é justamente traçar um cronograma de suporte, garantindo que o desenvolvimento seja gradativo.
É comum que empreendedores tenham dificuldades em visualizar de maneira concreta o que a consultoria de comércio eletrônico ajuda a estruturar. A seguir, você entende melhor as etapas básicas desse trabalho.
Um dos erros na gestão de um e-commerce é achar que você vai bombar sua loja virtual da noite para o dia. Na verdade, o crescimento vem com planejamento, ou seja, com a definição de cada passo. Só assim é possível projetar resultados consistentes.
Por isso, a consultoria de e-commerce vai entender as necessidades do seu negócio e, a partir disso, definir um cronograma de ações. A equipe responsável acompanhará o desenvolvimento durante todo esse tempo, ajudando a executar o planejamento definido. Assim, os resultados vão começar a aparecer!
A consultoria fará também uma auditoria completa na sua loja virtual. Esse trabalho de análise ajuda a detectar o que pode estar impedido o site de funcionar bem ou melhor. A expertise do time de consultoria faz toda diferença para ter esse olhar mais apurado.
As falhas e necessidades de otimização são identificadas e, a partir disso, são definidos os caminhos para lidar com os problemas detectados. Depois, é só seguir com os ajustes, sempre respeitando o cronograma estipulado.
Sobretudo, a consultoria vai ajudar a chegar nos objetivos desejados. Aqui, uma questão importante: não se trata somente de vendas! Por mais que esse seja o desejo mais recorrente, há empresas que precisam de outro tipo de suporte.
Em alguns casos, a consultoria é mais focada em otimização dos parâmetros de SEO, para que o site esteja melhor exposto na web. Afinal, para vender mais, há muitos outros fatores que precisam receber atenção e possíveis ajustes.
A consultoria pode proporcionar uma série de vantagens estratégicas que vão trazer mais público, exposição e vendas. A seguir, confira cada um desses benefícios e como eles passa a ser fundamentais no negócio!
A marca da sua empresa é parte fundamental do trabalho de atração e engajamento com o público. Sem isso, é impossível ser marcante e gerar consciência de marca. Por isso, um projeto completo de identidade visual precisa ser desenvolvido a partir dos valores e objetivos da empresa. O mercado e o público-alvo também são considerados.
Uma identidade resulta em muito mais do que um simples logotipo. Trata-se de um estudo e desenvolvimento completo de todas as representações gráficas que a empresa usará. Assim, é possível aplicar a marca e seus elementos na loja virtual, nas redes sociais, nas embalagens de produtos, na publicidade e em muitas outras ocasiões.
A consultoria também vai ajudar seu negócio a encontrar a grande fonte de renda do negócio: o produto estrela. Esse é um conceito simples para definir qual item será aquele principal no seu e-commerce, ou seja, o mais buscado, que gera mais impacto e vende mais. Para definir isso, um profundo estudo de mercado e audiência deve ser feito.
Se você tem como público pessoas de classes mais baixas, de nada vai adiantar vender produtos de luxo, por mais que eles sejam objetos de consumo. O alto custo não vai gerar o nível de vendas desejado e seu produto estrela vai encalhar. Sabendo disso, o time de consultoria trabalhará para encontrar o meio-termo nessa relação, com um produto que venda bem, tenha bom preço e tenha alta procura.
Marcas não precisam apenas vender em suas próprias lojas virtuais. Os marketplaces são ótimas opções de sites com grande visibilidade em que você pode expor seu produto. Assim, você evita concentrar todos os esforços em um só lugar e ainda pode potencializar os resultados. Para isso, no entanto, é preciso ter experiência!
A consultoria vai ajudar a encontrar os melhores marketplaces e definir estratégias de posicionamento dos seus produtos neles. São dicas relacionadas a descrição de produtos para otimizar para o Google, fotos de divulgação, entre outras questões. O trabalho é focado em dar maior exposição e gerar mais vendas nos marketplaces.
SEO é fundamental para o sucesso de um e-commerce. Atualmente, a internet é um ambiente sem barreiras para que empresas entrem e comecem a vender seus produtos. Por isso, a competitividade é alta, o que requer um trabalho caca vez mais estratégico e otimizado. Com os ajustes, é possível atrair cada vez mais tráfego qualificado.
A consultoria ajudará a detectar quais são os pontos de melhoria que o seu site precisa. Assim, são sugeridas as mudanças mais importantes para que as páginas e os produtos sejam mais facilmente encontrados na web. Em algum tempo, o tráfego começará a aumentar e, consequentemente, mais vendas serão geradas.
As campanhas de vendas são também importantes para garantir resultados competitivos e, naturalmente, maior faturamento para as empresas. Por isso, é importante ter uma estratégia bem definida, algo que nem sempre os empreendedores sabem conduzir. Uma campanha complexa e de sucesso requer uma série de processos e ajustes.
A consultoria pode construir o caminho de bons resultados nos mais variados tipos de campanhas, como:
Campanhas como essas têm grande potencial de vendas, mas para que isso se concretize, é importante preparar a loja virtual. Isso se faz com boas campanhas de divulgação, otimização em SEO, além de outros ajustes.
Uma venda só acontece depois que muitas outras etapas já foram preenchidas, tudo porque há um processo completo. A estratégia de venda é o que garante que um consumidor seja captado e conduzido até o momento em que ele compra. A estratégia deve contemplar a jornada e definir todas as etapas até a última conversão.
Os profissionais que compõem a consultoria são muito experientes em construírem estratégias de vendas para diferentes públicos e mercados. Isso garante que essas pessoas saibam como estruturar a melhor forma de seu e-commerce gerar melhores resultados.
Vendas acima da média de maneira esporádica não é algo ruim. Afinal, qual empresa não quer ter picos de vendas em seu negócio? Contudo, não são essas altas pontuais que realmente garantem a solidez de um negócio. É preciso ter uma base de clientes fiel e recorrente, que estejam sempre comprando na sua loja virtual.
Esse trabalho requer o desenvolvimento do relacionamento com o cliente. Por isso, a consultoria ajuda seu negócio a estabelecer as melhores práticas ao lidar com o público. Assim, gradativamente, é possível gerar vendas e, mais do que isso, fidelizar esse consumidor. Só assim uma base sólida, que garante alto faturamento, será conquistada.
Uma consultoria de comércio eletrônico pode ser direcionada às mais variadas necessidades e ambientes dentro da internet. Entenda melhor a seguir quais são essas segmentações e como o trabalho pode ser útil!
A consultoria de loja virtual é focada em estruturar um espaço de vendas simples na web. O trabalho vai contemplar a criação da marca, a curadoria de produtos, os ajustes de uma loja virtual e toda a parte de posicionamento na web. Se você quer ter um e-commerce simples e tradicional, este tipo de serviço é a melhor opção.
Os marketplaces são um modelo de e-commerce voltados para serem um grande shopping em que o seu site será, na verdade, um expositor. Mais do que isso, você intermediará as compras com diversos fornecedores. Por isso, há algumas necessidades bastante específicas, como pagamento, seleção de lojas, além de questões de SEO.
Há também a consultoria com foco na abertura da loja virtual. Esse é um processo um pouco mais complexo e burocrático, com muito a ser agilizado. Por essa razão, empreendedores com pouca experiência podem se perder e gastar além do que deveriam. O suporte especializado faz toda diferença nesse momento!
Há empresas que, além do e-commerce, também investem em estratégias de negócios locais. Isso nada mais é do que posicionar um estabelecimento físico no Google Meu Negócio. Assim, as pesquisas dos usuários serão direcionadas para informações de contato e geolocalização. A consultoria ajuda a dar visibilidade a esses dados!
Uma boa estratégia de redes sociais capacita empresas a alcançarem resultados incríveis. Por isso, pode fazer toda diferença para um negócio contar com consultoria especializada para essas plataformas. Esses profissionais ajudarão a bombar os perfis nesses canais, alcançando mais pessoas e gerando mais vendas.
Há ótimas empresas no mercado que podem ajudar a conquistar resultados de destaque no seu e-commerce. Elas aplicarão anos de expertise no seu negócio, sempre com foco em alcançar os resultados que você deseja. Assim, você consegue mensurar a qualidade do trabalho por meio de vendas, engajamento, conversão e o que mais desejar.
Conheça os serviços de Consultoria da D Loja Virtual. A companhia oferece um atendimento personalizado, considerando todos os detalhes mais importantes do seu negócio. Assim, a estratégia pensada pode ser a mais adequada possível, o que ajudará a chegar onde você deseja.
Uma boa consultoria de comércio eletrônico faz toda diferença, especialmente para empreendedores com pouca experiência de mercado. Investir no trabalho de pessoas qualificadas é importante para valorizar seu tempo de dedicação e dinheiro.
Se você se interessou por este tema, certamente também quer saber como vender mais. Confira um conteúdo que vai ajudar nisso!
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.
Deixe um comentário