D Loja Virtual
MENUMENU
  • Home
  • Aprenda Conosco
    • Blog
    • Materiais Gratuitos
    • Aula Online
    • Comunidade
  • Soluções
    • Consultoria para Loja Virtual
    • Consultoria de E-commerce
    • Análise de Loja Virtual
    • Plataforma de E-commerce
  • Contato
MENUMENU
  • Home
  • Aprenda Conosco
    • Blog
    • Materiais Gratuitos
    • Aula Online
    • Comunidade
  • Soluções
    • Consultoria para Loja Virtual
    • Consultoria de E-commerce
    • Análise de Loja Virtual
    • Plataforma de E-commerce
  • Contato
D Loja Virtual
D Loja Virtual > E-commerce > Modelos de E-commerce: Qual o Melhor para Começar?

Modelos de E-commerce: Qual o Melhor para Começar?

Por Marcio Eugênio | 22/07/2019 (Atualizado em 24/11/2021)
13185
|
0
Modelos de E-commerce: Qual o Melhor para Começar?

O mercado das lojas online está bastante aquecido nos últimos anos. Em grande parte, isso acontece devido à desaceleração do modelo de loja tradicional. Infelizmente, a crise bate à porta de muitas pessoas e de muitas empresas.

Para quem deseja empreender, pode ser bem mais barato criar um negócio em um dos modelos de e-commerce, ou seja, em uma plataforma virtual. Por isso mesmo, diariamente nascem novas lojas online no sistema e-commerce para que mais produtos sejam vendidos.

No entanto, para alcançar o sucesso não é suficiente começar a vender na web de qualquer forma. É preciso adotar estratégias adequadas, inclusive em relação ao tipo de plataforma. 

Não estamos falando do modelo de negócio na internet, que é muito variado, mas sim das formas como eles podem ser apresentados aos consumidores através de modelos de loja virtual.

Está pensando em abrir a sua loja virtual e não sabe como começar? Calma, nós vamos ajudar! Neste post, você confere os modelos de e-commerce mais utilizados e quais são os tipos de negócios mais apropriados para eles. Continue a leitura e saiba como implantar um e-commerce de forma adequada!

O que é um Modelo de Plataforma Gratuita?

A plataforma gratuita pode parecer um dos melhores modelos de e-commerce para iniciantes. Principalmente se você ainda está meio perdido no mundo da internet, esta pode ser uma boa opção. 

Contudo, muitos consideram esse modelo de e-commerce pouco profissional, pois nada mais é do que montar pequenas lojas virtuais dentro de grandes sites. Exemplos de e-commerce no Brasil que seguem este formato podem ser vistos em sites como: Mercado Livre e Elo 7. 

Apesar disso, estas alternativas são boas para quem ainda quer sentir o mercado de vendas online. O custo inicial é baixo e não é necessário investimento em plataformas próprias. No geral, paga-se apenas uma porcentagem pelo valor dos produtos vendidos.

Além do preço mais baixo, a operação nesse tipo de modelo é bem mais simples. Não é necessário contar com um grande time de vendas e nem profissionais de tecnologia da informação para fazer a manutenção da plataforma. Você pode negociar diretamente com o cliente, inclusive em relação ao pagamento e à entrega.

Por sua vez, neste modelo de vendas também não é preciso contar com uma logística muito complicada. Dá para cuidar da entrega de acordo com a necessidade de cada cliente. No entanto, é necessário um alto grau de organização e dedicação, visto que muitas das operações são feitas direta e manualmente.

Assim, apesar de ser gratuito, esse modelo é limitado pelo fato de ser difícil conquistar a credibilidade junto aos clientes. Somente depois de uma boa quantidade de transações bem-sucedidas é que se estabelece uma reputação confiável e que, por consequência, pode aumentar o número de vendas.

O que é um Modelo de Plataforma Alugada?

Esse tipo de modelo de e-commerce é ideal para quem já dispõe de uma marca consolidada, tem um bom conhecimento sobre o mercado, mas ainda não quer (ou não pode) investir no desenvolvimento de uma loja virtual própria. 

Neste sentido, trata-se de um modelo bastante simples, em que se paga uma mensalidade para o provedor de serviços, que disponibiliza o seu negócio na internet. Dessa forma, você será responsável pela escolha de temas, logotipos, preparo de páginas e cadastro de produtos e serviços. 

O investimento é relativamente baixo, uma vez que quem realiza essas ações é o próprio empresário. No entanto, toda a manutenção é feita pela empresa que oferece o serviço. Por exemplo, a D Loja Virtual possui uma plataforma para e-commerce, a Simplo 7. 

Além disso, todos os planos possuem suporte, você ainda pode personalizar sua plataforma, escolhendo um layout diferenciado, de acordo com a comunicação visual do seu negócio. Além disso, essas plataformas podem ser integradas com diversos sistemas de gestão, como os ERPs, que facilitam bastante a gestão da loja.

O que é um Modelo de Plataforma Própria?

É o modelo de e-commerce indicado para os poderosos da venda online ou para quem já tem uma estrutura e uma marca bastante consolidadas. Para criar uma plataforma própria, o empreendedor deverá investir um pouco mais.

Geralmente este modelo é apropriado para quem já possui um nome e já tem em mente o caminho a ser seguido. Esse é o exemplo de grandes varejistas já estabelecidos, como Ponto Frio, Submarino e Casas Bahia.

O desenvolvimento desse tipo de modelo de e-commerce parte do zero, sendo que a loja virtual pode ser adaptada e integrada a softwares de gestão e outras ferramentas, permitindo também a inclusão de um layout próprio e um alto grau de personalização.

Nos exemplos mencionados, é possível perceber que os e-commerces atuam como uma extensão das redes de lojas físicas dessas empresas. Assim, tanto o layout quanto os produtos seguem a mesma lógica da marca mãe.

Porém, tudo isso tem um preço, e o valor de instalação e desenvolvimento não é algo barato. Para quem escolhe esse modelo de e-commerce, recomendamos ter uma equipe de desenvolvimento, com um programador de plantão.

Sendo também fundamental contar com uma equipe de atendimento comercial, bem como uma logística adequada, ainda que seja terceirizada.

Como Escolher o Modelo de E-Commerce?

É importante ter em mente que qualquer modelo de e-commerce inclui um custo, seja ele o de plataforma gratuita, própria ou alugada. Enquanto no primeiro é preciso pagar uma taxa pelos produtos vendidos, nos outros dois há custos com manutenção e com atualizações da plataforma do servidor. A única coisa que se paga uma vez por ano é o domínio.

É bom destacar também que nada impede a utilização de modelos híbridos. Você pode, por exemplo, criar a sua loja em uma plataforma alugada ou própria e vender por meio de outros sites, como o Mercado Livre. 

Isso quer dizer, que este tipo de site funciona como marketplace, plataformas que reúnem diversos vendedores menores e que, entre outras facilidades, divulgam seus produtos com um alcance bem maior.

Independentemente do modelo de e-commerce escolhido, é importante planejar, tomar decisões acertadas e que caibam no seu bolso. Trace suas metas e estude com calma como entrar para o mundo do comércio eletrônico.

Gostou de saber sobre esses modelos de e-commerce? Quer saber mais sobre o assunto? Veja como Montar Loja Virtual do Zero: Passo a Passo para Iniciantes. 

Guia para Montar uma Loja Virtual do Zero

Categorias

consultoria

aula online

material gratuito

Marcio Eugênio

Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

« Lucro mensal de uma loja virtual: margem, retorno e como calcular
Google Analytics para E-commerce: Como Usar? »

Posts relacionados

Qual a forma mais Barata de Enviar Encomendas pelo Correios?

Quanto custa montar uma loja virtual? O que é preciso + custos

Texto de apresentação de loja virtual: como criar uma descrição?

Comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A D Loja Virtual

  • Sobre
  • Histórias de clientes
  • Parcerias

Redes Sociais

Siga a D Loja Virtual nas principais redes sociais

facebook
instagram
youtube
Linkedin
Telegram

Universo D Loja



Atendimento

Belo Horizonte (MG): (31) 3181-1070

Porto Alegre (RS): (51) 3181-1040

Rio de Janeiro (RJ): (21) 2018-3168

São Paulo (SP): (11) 4118-9290

comercial@dlojavirtual.com

Rua Quinze de Janeiro , 521
Bairro – Centro
Canoas – RS
CEP: 92010 – 300

CNPJ: 12.448.183/0001-91

Links úteis

  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Falar com um vendedor
  • Plataforma de Loja Virtual
  • Guia de Como montar uma loja virtual
  • Consultoria para e-commerce