(11) 4118-9290 - São Paulo (SP) Clique aqui

REDES

Marketing no Instagram: ganhe seguidores e venda mais. Veja!

Por Marcio Eugênio | 15/12/2019
4012
|
0
Marketing no Instagram: ganhe seguidores e venda mais. Veja!

Muito já se falou sobre a importância do Facebook para divulgar empresas e conquistar clientes. Mas existe uma outra rede social que é muito eficiente para isso: o Instagram. Cada vez mais, esse canal é o queridinho de quem quer compartilhar um pouco do seu estilo de vida e acompanhar pessoas que admira pelo estilo ou conhecimento.

De fato, o Instagram tem lugar para todos os gostos! Muitos influenciadores digitais fazem parte da rede social, compartilhando seus pensamentos, roupas do dia e viagens através de fotografias e legendas relativamente pequenas. Se no Instagram estão tantos ídolos e fãs, é claro que as marcas também devem marcar presença por lá.

O marketing no Instagram está cada vez mais em alta, já que oferece boas possibilidades para pequenas, médias e grandes marcas se divulgarem na rede, dialogando com o seu público-alvo e apresentando os seus produtos. Se você quer entender mais sobre o tema, continue lendo! Criamos um material bem completo para você aprender tudo! 

POR QUE INVESTIR NO INSTAGRAM?

O Instagram não é uma rede social nova. Ele foi criado em 2010, mas apenas há poucos anos é que começou a atrair os usuários que antes preferiam o Facebook. Atualmente, muitas pessoas preferem acompanhar as fotografias do Instagram do que ler os textos polêmicos publicados no Facebook.

A razão disso, segundo esses usuários, é que o Instagram oferece um descanso maior do que as outras redes sociais. Além disso, o Instagram é uma rede dedicada ao lifestyle, ou seja, é lá que as pessoas compartilham conteúdos sobre o seu estilo de vida, como viagens, encontros com os amigos, refeições ou outras coisas que fazem nas horas livres.

Conforme uma pesquisa feita pelo Opinion Box em 2019, 70% dos entrevistados têm uma conta no Instagram e acessam a rede social com frequência. Além disso, 47% dessas pessoas já compraram algum produto indicado no Instagram por algum influenciador ou em alguma propaganda.

Deu para ver que o poder da rede é grande, não é mesmo? Mas como saber qual é o momento ideal para investir em marketing no Instagram? Falaremos disso a seguir!

QUANDO INVESTIR NO MARKETING PARA INSTAGRAM?

Tenha em mente que existem muitas maneiras de investir em marketing no Instagram. Uma delas é criando uma página e atualizando com conteúdos relevantes. Outra, por sua vez, é criando anúncios pagos que dialoguem com o público-alvo e aumentem as chances de visibilidade. Além disso, também é possível fazer parcerias com influenciadores digitais.

Não existe um único caminho que a marca pode percorrer na rede, podendo combinar uma série de estratégias para marcar presença e chamar a atenção dos consumidores. Mas como saber quando começar a divulgação na rede social? O ideal é começar fazer isso quando o comércio eletrônico já está no ar, pronto para receber consumidores e vender.

Desta maneira, todo o trabalho poderá ser convertido em acesso e em vendas. No entanto, lembre-se que a presença de uma marca leva algum tempo para ser construída, então não espere resultados de um dia para o outro. 

COMO UTILIZAR O PERFIL COMERCIAL DO INSTAGRAM?

O perfil comercial do Instagram é voltado para as marcas e o seu uso deve ser feito com seriedade e profissionalismo. Isso significa que todo o conteúdo publicado por lá deve ter qualidade, transparecendo exatamente a essência da marca. Veja outras dicas para usar o perfil da empresa de maneira adequada:

  • Poste com frequência;
  • Publique fotos de qualidade;
  • Siga um padrão estético;
  • Crie legendas criativas;
  • Responda com agilidade;
  • Seja cordial.

Lembre-se que você estará representando a marca na rede social e, por isso, tudo o que disser ou deixar de dizer, estará sendo feito em nome da marca. Busque criar uma relação sólida com os usuários, aumentando o vínculo deles com a empresa. 

COMO FAZER PARA AUMENTAR O NÚMERO DE SEGUIDORES?

O número de seguidores é um dos pontos mais pensando por quem decide marcar presença no Instagram. Inclusive, muitos perfis recorrem à compra de usuários, o que é uma prática muito ruim, já que, além de ser desleal, reflete no engajamento do perfil, prejudicando o alcance das publicações.

Existem maneiras melhores de ir em busca de usuários qualificados, que realmente podem ser interessar pelo conteúdo publicado, vindo a comprar da marca. Se você quer saber algumas técnicas de marketing no Instagram, fique atento aos próximos itens:

1. CONSTRUA UMA COMUNIDADE COM O USO DE UMA HASHTAG

O uso das hashtags é muito interessante para aumentar o alcance da página no Instagram e para alcançar usuários que realmente se interessem pelo conteúdo. Além disso, a marca pode criar uma hashtag específica para seus produtos ou clientes, motivando seu público a usar em publicações. 

2. CRIE UMA RELAÇÃO COM OS SEUS SEGUIDORES

A relação entre marca e clientes é um dos principais bens de uma empresa. Ter consumidores fiéis não é uma tarefa fácil, mas, sem dúvidas, é muito importante para a segurança do negócio. Crie uma linguagem que tenha sintonia com seus seguidores e dedique-se a dialogar com eles de forma próxima e verdadeira.

3. TENHA UM CALENDÁRIO DE POSTAGEM

Muitas empresas publicam apenas quando têm vontade, e isso é um grande erro. Tenha um calendário com as postagens e separe o conteúdo por seções, de forma que possa contemplar diferentes temas no seu feed de Instagram. Assim você não corre o risco de dar mais atenção a uma temática específica. 

4. SIGA OUTRAS CONTAS NO INSTAGRAM

Para ter seguidores, é preciso seguir pessoas. Não caia no papo de que uma marca não deve seguir ninguém na rede social. Isso é bobagem. Procure o Instagram de seus parceiros e acompanhe as suas postagens. Esse é um bom caminho para criar um vínculo forte.

5. FAÇA CONCURSOS QUE PROMOVAM A INTERAÇÃO COM O PÚBLICO

Se você tem uma loja virtual, por que não faz sorteio de algum de seus produtos? Assim aumenta o número de seguidores do perfil e possibilita que mais gente conheça a sua marca e os seus produtos. Muitas marcas pequenas cresceram assim no Instagram.

COMO MELHORAR O MARKETING NO INSTAGRAM?

Algumas marcas até já tem uma conta  no Instagram, mas não a atualizam com tanta frequência quanto deveriam. Além disso, esquecem de responder para os seguidores, o que desmotiva o público. A boa notícia é que existem várias maneiras de melhorar o marketing no Instagram. Confira:

1. FAÇA PARCERIAS NO INSTAGRAM

O Instagram reúne pessoas que falam sobre os mais variados temas e com certeza você encontrará alguém que seja da área do seu negócio. Quando achar esses perfis, veja se é possível fazer uma parceria. Alguns influenciadores podem aceitar produtos em troca de posts e outros cobram em dinheiro. 

Na hora de escolher um famoso do Instagram para promover a sua empresa, reflita se o investimento realmente vai ter o resultado esperado. Não escolha pessoas influenciadores do Instagram que não tem nada a ver com o seu produto. Usar os influenciadores para fazer marketing no Instagram é uma ótima opção porque são pessoas consideradas reais.

Olha só que legal, essa pessoa bacana com um monte de fãs também usa o seu produto e se indicou a sua empresa, porque a sua empresa é ótima. Entendeu agora? A ideia é que não fique escancarado que você pagou para aparecer ali.

2. PUBLIQUE CONTEÚDOS QUE FAÇAM AS PESSOAS COMPRAREM

Um perfil no Instagram deve mostrar os produtos que a marca vende, mas pode ir muito além disso. É interessante mostrar sobre o processo produtivo, sobre o envio dos itens e até mesmo sobre a escolha de fornecedores e de colaboradores. Tudo isso cria um valor agregado, que nem sempre está explícito no produto final.

Nem sempre a maneira mais eficiente de fazer as pessoas comprarem um produto é mostrando-o em todas as publicações. Falar sobre os valores da marca e destacar sobre a satisfação dos clientes também é uma excelente maneira de incentivar que as pessoas comprem o que você vende.

3. CRIE ANÚNCIOS PATROCINADOS

Os anúncios patrocinados fazem com que o seu perfil impacte pessoas que ainda não seguem você. Essa estratégia é boa tanto para aumentar o número de seguidores no Instagram quando para vender os produtos direto no site.

Tenha em mente que esses anúncios devem dialogar com o seu público-alvo e demonstrar todos os valores da marca. Desta forma, alcançarão bons resultados e terão um impacto positivo tanto na rede social quanto no comércio eletrônico. 

4. USE INSTAGRAM STORIES

O Instagram Stories é um verdadeiro sucesso! Muitas marcas se dedicam apenas às fotografias para o feed, esquecendo que os Stories são um tesouro para a empresa. Nele é possível mostrar os bastidores da marca, apresentar a nova coleção e explorar alguns temas que ficariam muito restritos no mural da rede.

Além disso, é muito grande o número de usuários que se dedicam a olhar os Stories nas horas vagas ou até mesmo na fila do banco. Por isso, invista nas duas formas de conteúdo, tentando fazer com que tudo dialogue entre si!

5. COLETE FOTOS ENVIADAS PELOS USUÁRIOS

As fotos publicadas pelos usuários são um bem muito precioso para a marca, já que são feedbacks dos próprios consumidores. É bem diferente uma marca tirar uma foto de um calçado na grama, do que um cliente fazer o mesmo. A imagem demonstra satisfação e contemplação.

Se tiver autorização, esse material pode ser usado pela empresa para fortalecer a divulgação. Os feedbacks em texto também podem ser contemplados no marketing no instagram, trazendo pontos positivos do produto ditos pelos próprios consumidores.

6. CRIE UMA HASHTAG INTERATIVA

As marcas podem interagir com os seus consumidores a partir de hashtags interativas. Elas servem tanto para categorizar um conteúdo, tornando-o mais fácil de ser encontrado na rede, quanto para estreitar o vínculo entre a empresa e os consumidores.

Essa hashtag pode ser adicionada ao site e até mesmo à papelaria que acompanha o produto ao endereço dos consumidores. Algumas marcas fazem um convite aos clientes para que publiquem foto do item na rede social, associando a imagem à hashtag indicada.

7. UTILIZE O IGTV

O IGTV funciona como um canal de televisão dentro do próprio Instagram e, em certa medida, compete com o YouTube, já que permite a publicação de vídeos longos sem que os usuários tenham que sair da rede social. Criar material para esse canal é bem valioso e tem boas possibilidades de estreitar o vínculo com os clientes.

Assim como o blog serve para aprofundar temas do segmento da empresa, o IGTV pode ser usado como um fortalecimento da imagem da marca no setor, tornando-a uma referência. No entanto, esse material deve ser produzido com qualidade.

PASSO A PASSO PARA ESTRATÉGIA DE MARKETING NO INSTAGRAM

Deu para ver que o marketing no Instagram oferece ótimos frutos para as empresas que investem na rede social, não é mesmo? Lembre-se que trabalhar o marketing da sua empresa vai muito além de criar uma conta no Instagram. Ele engloba estratégia e decisões que devem ser tomadas com uma visão geral do negócio.

Se você quer aumentar a presença da sua empresa nesta rede social, dedique-se a criar uma estratégia bem completa, levando em consideração os seguintes itens:

1. DETERMINE OS OBJETIVOS E VALOR DE INVESTIMENTO PARA AS CAMPANHAS

Antes de colocar o plano em prática, o gestor do e-commerce deve saber quais são os seus objetivos na rede social e qual será o investimento necessário para alcançá-los. Uma campanha que tem como meta o aumento de cliques no site deve ser conduzida de forma diferente de uma campanha que queira aumentar o número de seguidores na rede.

2. DESENVOLVA CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA O INSTAGRAM

Cada rede social tem as suas especificidades e, por isso, precisa ser vista como única. A sua marca pode marcar presença em outras redes, mas os conteúdos não devem ser os mesmos. É claro que você pode anunciar uma promoção no Facebook e no Instagram, mas o ideal é que desdobre o material considerando os pontos fortes de cada canal.

3. ALINHE SUA ESTRATÉGIA DE MARKETING NO INSTAGRAM COM A DE FACEBOOK

Criar conteúdos diferentes para o Instagram e para o Facebook não significa que a sua presença nas redes deve ser tão diferente a ponto de nem parecer a mesma empresa. Pelo contrário! Sua linguagem e o seu conteúdo precisam ter unidade, mas não devem ser redundantes. 

4. INVISTA EM CAMPANHAS DE INSTAGRAM ADS

As campanhas pagas do Instagram são uma boa maneira de tornar a sua marca mais conhecida, alcançando pessoas que não conheciam o seu perfil e criando, assim, mais chances de vendas em seu e-commerce. Pense em uma linguagem adequada e que demonstre o propósito do seu negócio.

5. MENSURE OS RESULTADOS DAS CAMPANHAS

Investir em uma campanha e não analisar os resultados é um erro bem grande. Quando se olha para os números alcançados, pode-se aprender com os erros e repetir os acertos, aumentando as chances de sucesso de uma próxima campanha. Muitas vezes você poderá acompanhar as métricas enquanto a campanha ainda está acontecendo.

Caso necessário, poderá pausar a ação para melhorar alguma decisão, revertendo o resultado em tempo. Embora isso pareça complicado, com a prática você verá que não é tão difícil quanto parece!

Se você quer ter sucesso na rede social, dedique-se a entender como funciona o marketing no Instagram e construa uma estratégia eficiente para se aproximar dos seus consumidores. 

Agora que você já sabe bastante sobre o tema, descubra a diferença entre público-alvo e persona! Esse conhecimento é bem importante para estreitar o vínculo com os clientes e falar uma linguagem adequada!

Marcio Eugênio

Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

Posts relacionados