Franquia de loja virtual: entenda como funciona na prática + 9 opções

Franquia de loja virtual: entenda como funciona na prática + 9 opções

6911
0
Trabalho de casa: franquia home based
Trabalho de casa: franquia home based é uma boa opção.

Você já percebeu que um grande número de empresas oferecem franquias virtuais para quem deseja buscar uma forma de empreender trabalhando online? Essas empresas atuam nos mais variados segmentos e cada vez mais chamam a atenção por causa do baixo custo operacional.

Você se interessa por este modelo de negócio? Vamos explicar tudo sobre franquia de loja virtual:

 

O QUE É UMA FRANQUIA DE LOJA VIRTUAL?

Ter uma franquia de e-commerce significa ter o direito de vender online os produtos de uma determinada marca. O grande diferencial deste modelo de negócio é o investimento inicial baixo, já que a alternativa não precisa de um ponto comercial físico.

Muitos empreendedores trabalham por conta própria, na modalidade de home office e com horários flexíveis. Além disso, quem tem uma franquia de loja virtual não precisa se preocupar em ter um espaço para estocar as mercadorias, já que o envio dos produtos aos clientes é de responsabilidade dos donos da marca.

COMO FUNCIONA A FRANQUIA DE LOJA VIRTUAL?

Uma franquia de comércio eletrônico funciona da seguinte maneira: o franqueado paga para poder comercializar na internet os produtos daquela marca. A sua dedicação deve ser focada para atrair os clientes para o e-commerce e vender os produtos.

O franqueado não tem que se envolver com a parte operacional do negócio. Depois que fizer uma venda, o responsável por embalar e enviar o produto ao endereço do cliente é o gestor da marca, chamado de franqueador. 

Vale destacar que o franqueador é a pessoa que mais conhece sobre o produto. Por isso, em geral, costuma oferecer qualificação para os franqueados da sua marca. Assim, os vendedores ficam capacitados para interagir com os clientes e apresentar todas as vantagens do produto que vendem.

QUANDO INVESTIR EM UMA FRANQUIA É UMA BOA OPÇÃO?

Investir em uma franquia é uma boa alternativa para quem não tem muito capital para começar um negócio do zero. Enquanto um e-commerce próprio envolve custos com plataforma, fornecedores, embalagens e envios, uma franquia envolve somente os custos de venda, ou seja, de manutenção da plataforma e de divulgação do e-commerce.

Além disso, ter uma franquia de loja virtual minimiza os riscos de entrada no mercado. Isso porque as franquias são disponibilizadas a partir de um estudo profundo sobre o público-alvo e a concorrência. Se você optar por criar um e-commerce do zero, terá que fazer toda esta análise por conta própria.

OPÇÕES DE FRANQUIA DE LOJA VIRTUAL PARA INVESTIR

Para facilitar a tarefa de quem busca boas opções de franquias virtuais para segmentos distintos, selecionamos algumas franquias que atuam em diferentes áreas. Se você quiser se aprofundar mais nesta questão, vale conferir o site da Associação Brasileira de Franchising (ABF), que divulga todas as franquias brasileiras cadastradas.

1. LIGUESITE

Essa franquia virtual oferece uma grande quantidade de serviços para clientes que estejam interessados em realizar investimentos em presença digital. Isso inclui criação de portais, sites, lojas virtuais, além de ferramentas de marketing digital. O Liguesite dá um treinamento inicial presencial para quem buscar ser franqueado e faz um acompanhamento online.

2. ZUPY!

Esse é um serviço de fidelização de clientes que pode ser contratado por empresas de diferentes segmentos. A franquia online Zupy! atua através de um software e de um aplicativo para celular, através dos quais transforma os clientes comuns em clientes fiéis da marca.

3. PORTAL DA CIDADE

Essa franquia é uma rede que tem como objetivo disponibilizar espaços virtuais para uma cidade, focando na divulgação de conteúdo a nível regional. O Portal da Cidade dá treinamento para quem que contratar a franquia.

4. GIGATRON

Essa franquia é especializada em implantação de softwares em empresas, venda de aplicativos mobile, disparo de SMS, treinamentos de formação profissional e certificação digital. A Gigatron oferece treinamento e suporte para os franqueados.

5. WEB4

A franquia é especialista em hospedagem, manutenção, comercialização e desenvolvimento de sites. A Web4 tem como foco as pequenas e as médias empresas, além de profissionais autônomos. Os sites, nesse caso, são produzidos pela franqueadora.

 

6. ELEFANTE VERDE

A franquia online oferece orientação de marketing digital para micro e pequenas empresas. A Elefante Verde tem como objetivo capacitar estes empreendedores a terem uma presença online assertiva.

7. AHOBA VIAGENS

Por fim, nossa última dica de franquia é de uma agência de turismo que busca comercializar destinos internacionais e nacionais através da internet. A Ahoba Viagens foca no atendimento online, com a possibilidade trabalhar com clientes de todo o país.

TIPOS DE FRANQUIA DE LOJA VIRTUAL: COMO ESCOLHER?

Com tanta variedade de franquia, você deve estar se perguntando como fazer a escolha certa. Em primeiro lugar, tudo depende do seu interesse pessoal. Nada adianta investir em uma franquia promissora se você não se interessa pela área dela.

Além disso, antes de bater o martelo sobre a franquia, é necessário conhecer o mercado com profundidade e entender se, de fato, é possível colher tantos frutos quanto o responsável pela franquia informa. Vamos explicar para você um pouco mais sobre os diferentes segmentos de franquias. 

FRANQUIA DE LOJA VIRTUAL INFORMÁTICA

Colocar um negócio no ramo de franquias online de informática pode ser uma grande ideia de negócio, porém é extremamente importante conhecer bem a área de atuação. Além disso, o setor de informática está em constante expansão e desenvolvimento.

É fundamental contar com conhecimento na área, isto é, saber detalhes a respeito das modalidades de franquias de loja virtual de informática. Basicamente, é possível encontrar dois tipos desta categoria loja virtual:

  1. Oferta de serviços de manutenção
  2. Assistência e comercialização de produtos de informática

Alguns exemplos de franquia de informática são a Casa do Notebook, Conserta Smart e Gigatron (que falamos lá em cima, lembra?). Além disso, existe a possibilidade de trabalhar na área de gestão de documentos e de manutenção, como no caso da Bye Bye Paper e da iPhone Solution.

FRANQUIA DE LOJA VIRTUAL DE PRODUTOS NATURAIS

A venda de produtos naturais é um nicho de mercado está crescendo rapidamente. O principal motivo para o boom deste setor é o fato das pessoas estarem criando consciência sobre a importância da alimentação adequada e dos hábitos saudáveis.

Vale a pena optar por este tipo de franquia virtual, no entanto, é preciso contar com certa expertise. Uma dica interessante em termos de franquia de produtos naturais é ficar atento às tendências de mercado e participar de cursos, palestras e workshops.

É preciso salientar que este mercado está em constante mudança, já que surgem novos compostos e tendências inovadoras frequentemente. Alguns exemplos de franquias online de produtos naturais são a Nação Verde, Internutri e Riqueza Natural.

FRANQUIA DE LOJA VIRTUAL DE COSMÉTICOS

Grande parte das mulheres gosta de maquiagens, né? Se você adora saber mais sobre as tendências e novidades das grandes marcas de moda, talvez tenha perfil para investir em uma franquia virtual de cosméticos.

As possibilidades de ganhos são incríveis, no entanto, é preciso muita dedicação, força de vontade e uma pitada generosa de inspiração, já que uma boa loja de cosméticos também conta com um bom blog.

Ou seja, é preciso adquirir com uma boa dose de conhecimento caso deseje empreender voo neste segmento. Algumas franquias maravilhosas quando o assunto é assumir uma loja virtual de cosméticos são a Antídoto Cosméticos, Vitturia Cosméticos e Boulevard Micro.

FRANQUIA DE LOJA VIRTUAL DE ROUPA

A correria do dia-a-dia e a vontade de aproveitar o tempo livre no conforto do lar transformam as lojas virtuais de roupas em uma alternativa valiosa na hora de renovar o guarda-roupa. Uma das vantagens de comprar roupas online é que os preços são menores, ao mesmo tempo em que as opções costumam ser mais amplas.

Contar com um e-commerce que disponibilize roupas de qualidade, dicas de estilo e preços acessíveis são os principais requisitos para que uma loja virtual de roupas seja considerada um sucesso no mercado.

As franquias online de roupas são consideradas muito confiáveis. Normalmente, as marcas oferecidas em uma franquia são conhecidas do público. Proporcionar roupas de marcas renomadas é um diferencial importante para a franquia virtual e proporciona uma relação mais estreita entre o cliente, a marca e a franquia.

Se você pensa em investir em uma franquia de loja virtual de roupas, lembre-se que é fundamental estar atento às tendências de moda e às especificidades dos produtos que vende. Isso significa que você deve saber sobre os tipos de tecidos, cortes e métodos de lavagem. Assim poderá atender os clientes com domínio sobre o que oferece.

Dentro das possibilidades de ter uma franquia virtual de roupas, você pode pensar em qual segmento o atrai mais. Um exemplo muito próspero são as roupas de crianças e de bebês, que oferecem como vantagem o tamanho padrão, sem que necessite que o cliente prove.

QUANTO CUSTA UMA LOJA VIRTUAL FRANQUEADA?

Agora que você já sabe tudo sobre as franquias de lojas virtuais, provavelmente queira saber qual é o investimento necessário. Bom, é claro que o valor varia de acordo com cada franqueadora, mas vamos dar uma ideia para você.

No mercado, existem franquias online baratas e lucrativas, mas, para isso, é necessário pesquisar e avaliar se as promessas realmente condizem com as possibilidades. A Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulga os valores médios das franquias cadastradas e as possibilidades de retorno.

Quando você pensar nos custos, fique atento aos seguintes termos:

Investimento total – É o valor que o interessado em ter a franquia deve investir para colocá-la em funcionamento. No mundo digital, a quantia começa a partir dos R$ 10 mil. No mundo físico os valores costumam ser bem mais elevados, uma vez que incluem o investimento em pontos de vendas.

Taxa de franquia – Esse valor é pago após a assinatura do contrato. O pagamento acontece uma única vez e geralmente varia de acordo com o segmento da franquia. Inclusive, algumas empresas nem cobram taxa de franquia.

Royalties – São as cobranças mensais pagas pelos franqueados de modo que possam continuar utilizando a marca. O valor varia conforme a franquia, mas, em geral, cobram entre 4% a 15% do faturamento do franqueado.

Faturamento médio mensal – É o valor arrecadado durante um mês pelo franqueado com as vendas dos produtos ou dos serviços. A partir deste valor é que o franqueado poderá avaliar se a franquia está tendo o resultado esperado e, se não tiver, pensar em medidas que possam reverter este cenário.

Prazo de retorno – É o tempo esperado para recuperar o dinheiro investido no início da franquia. Em alguns casos, 3 meses é suficiente para já ter recuperado o valor. Em outros, é necessário completar 24 ou 36 meses de atividades.

BENEFÍCIOS DE INVESTIR EM UMA FRANQUIA DE LOJA VIRTUAL

Investir em uma franquia é uma excelente possibilidade para quem quer atuar no universo das vendas online. No entanto, para não entrar em uma fria, você deve estar atento às propostas.

Lembre-se que não existe milagre. Uma franquia de roupas online pode ser muito rentável, mas também pode ser o caminho para a ruína. Se você encontrar uma opção de franquia séria e comprometida, terá os seguintes benefícios:

  • Baixo investimento se comparado ao necessário para criação de uma marca de zero
  • Risco reduzido
  • Respaldo e orientação da franqueadora
  • Opção de trabalhar em horários flexíveis
  • Possibilidade de trabalhar sozinho ou com poucos funcionários

Se você quer investir em uma franquia de e-commerce, deve saber que terá que estabelecer contato com o público e atendê-lo da melhor forma. Que tal ler sobre atendimento personalizado e entender como ele pode impulsionar as vendas das lojas virtuais?

Artigo anteriorMarketing direto para e-commerce: o que é e como fazer?
Próximo artigoMarketing digital para loja virtual: Estratégia para vender mais
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA