Logística de e-commerce e saiba como estruturar este setor na sua loja...

Logística de e-commerce e saiba como estruturar este setor na sua loja virtual

2520
0
Conheças as principais dúvidas sobre a Logística de e-commerce

Conheças as principais dúvidas sobre  a Logística de e-commerce

Veja como é importante e simples organizar este setor do seu comércio eletrônico A logística de e-commerce é um departamento fundamental numa empresa virtual, até porque ele existe, de fato, no mundo físico. Ao contrário do que se imagina, organizar um setor como este, seja numa rede ou num pequeno comércio, não é tão complicado, mas para quem está começando a empreender o desafio parece ser grande.

Simplo 7- Plataforma de e-commerce

A verdade é que seguindo alguns pontos organizacionais, estruturar isso vai ficar simples e vai ajudar sua loja virtual a vender mais.

A estrutura de logística do e-commerce

Toda e qualquer operação de uma loja virtual precisa ser eficiente e precisa, independentemente do produto que ela esteja vendendo. Quando falamos na logística do e-commerce, falamos exatamente nos processos de entrega, troca e devolução, envolvendo consumidores e fornecedores.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como montar uma loja virtual
>Como fotografar e editar fotos em sua loja virtual
>Como atrair visitantes gratuitamente para sua loja virtual
>Como vender pelo Facebook e Instagram

Esta via de mão dupla deve ser estruturada de forma que qualquer repasse de mercadoria seja feita dentro de prazos e obedecendo alguns pontos importantes, como evitar o erro de mercadoria. Só assim é possível ter uma logística eficiente.

O que fazer antes da abrir a loja virtual

É preciso pensar em como o setor vai funcionar. Afinal, você não pode sair vendendo sem ao menos ter o produto em estoque ou ao menos na mão de um fornecedor.

Portanto, você já pode avaliar como funciona a entrega, troca e devolução de produto com a empresa que você escolheu para esta parceria.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Assista o Webinar para montar loja virtual
>Veja 8  dicas para montar uma loja virtual
>Baixe E-book Gestão de e-commerce para PME
>Assista a Palestra: E-commerce Do Zero Aos Resultados Em 6 Etapas

Considere também que uma planilha é essencial para você verificar quanto tempo demorará para você entregar um produto para o consumidor final, levando em conta os dias que você também vai esperar para receber o item do fornecedor.

O que fazer com a logística do e-commerce já em funcionamento?

Em alguns casos, principalmente por meio de sistemas, não é preciso fazer estocagem em casa ou no escritório. A redistribuição pode funcionar bem se for direta com o seu parceiro.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Baixe a planilha de planejamento de ações de marketing
>Baixe e-book para datas comemorativas

Para ter uma logística eficiente, pensar no estoque e distribuição dos produtos é fundamental. Em alguns casos, estocar é preciso e se for seu caso, faça isso pensando em todas as maneiras de preservar aquele produto.

Além disso, na hora de enviar o item é preciso avaliar quais são as proteções necessárias,
quais ferramentas você vai precisar para que o produto chegue lá em perfeito estado, como saiu da sua casa ou loja.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Baixe planilha de análise de concorrência
>Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios
>Baixe e-book de como capturar e-mail

Pontos importantes da logística do e-commerce

1) Embalagem do produto

Não esqueça que esse cuidado é importante. Cada produto precisa de um tipo de embalagem e se você investir na ideal, vai ter de retorno a tranquilidade e a satisfação de um cliente que retornará para comprar mais vezes com você.

2) Empresa para entrega

Cuidado ao terceirizar este serviço. Quem não pode trabalhar com uma grande rede, precisa avaliar com detalhes minuciosos o que cada empresa menor pode oferecer, levando em conta os prós e contras daquele serviço e do valor que está sendo negociado.

3) Prazo de entrega

Uma logística eficiente precisa trabalhar com datas e cumpri-las. Quem tem a loja virtual não pode mentir ou contornar o consumidor com as datas e o mesmo não pode ser feito com a empresa que faz a entrega do produto. Isso gira estresse para todas as partes e o trabalho pode ir pelo ralo.

4) Rastreamento do produto

Hoje é importante que o consumidor tenha esta ferramenta e quem vende também, tanto para acompanhar do fornecedor quanto para a entrega final. O rastreamento dá a todos uma segurança em o processo de estoque e distribuição dos produtos.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Como recuperar 30% pedidos pagos por boleto
>Saiba por que usar e-mail marketing na sua loja
>Faça parte da Lista Vip DLoja Virtual

Não se espante com as trocas da loja virtual Quando falamos da importância da logística do e-commerce, precisamos reforçar sua importância por meio de um fato simples: A troca de produtos comprados pela internet é bem mais frequente do que se pode imaginar. Portanto, se houver vários pedidos, não estranhe. Trabalhe e prepare seus setores de estoque e distribuição de produtos já pensando nesta possibilidade.

A importância de um projeto completo do seu comércio eletrônico

Falamos aqui apenas em logística de e-commerce, mas você certamente já percebeu que tem muitas outras áreas envolvidas numa loja virtual e por isso deve pensar num projeto mais completo, onde estejam informações detalhes de cada setor.

BAIXE NOSSO MATERIAL:

>Veja 3 Ferramentas para monitorar seu mercado
>Aprenda como usar o CANVA
>Aprenda como usar o Google Analytics em sua loja virtual

Para começar, coloque a ideia no papel e descreva cada área que será necessária para efetivar seu projeto e torna-lo algo profissional. Feito isso, especifique a função dentro de cada setor, o que cada um terá que desenvolver, ainda que você mesmo faça cada processo inicialmente.

BAIXE NOSSO MATERIAL:


>Como atrair cliente com e-mail marketing
>7 dicas para começar a usar o Youtube
>Saiba se seu site está otimizado

O importante disso tudo é que você perceberá o funcionamento completo do comércio eletrônico e aprenderá o que for preciso para crescer com seu negócio online. Com a ampliação da loja e a lucratividade, o conhecimento estrutural será fundamental para que hajam adaptações ou melhorias no geral. Afinal, evoluir requer transformações internas.