Lançamento de produto: 4 estratégias para gerar interesse

Lançamento de produto: 4 estratégias para gerar interesse

654
0

O crescimento do mercado de e-commerce tem exigido estratégias cada vez mais ousadas para a divulgação e o lançamento de produtos e campanhas publicitárias. Afinal, todo dia, surgem novas ideias e novos modelos de negócio que alteram a dinâmica do comércio virtual.

No entanto, para lançar um produto on-line, não adianta investir em estratégias que não sejam bem estruturadas e pensadas para cada tipo de público, diante da diversidade existente na Web.

Assim, além de investir em pesquisas e planejamento, confira também nossas 4 estratégias básicas para lançamento de produto. Boa leitura!

1. Faça uma pré-venda

Antes de começar a vender um produto, é preciso que as pessoas saibam disso, certo? As estratégias de pré-venda também são importantes para que o público se interesse pelo produto oferecido, gerando uma demanda por ele. Isso é feito ao vender apenas para um grupo específico de pessoas, que poderão influenciar na decisão de compra de outras.

A pré-venda é ainda mais necessária quando se trata de uma mercadoria inovadora, para a qual ainda não existe uma demanda estabelecida no mercado. Dessa forma, você pode utilizar diferentes canais, como e-mail marketing, redes sociais, eventos, entre outros.

2. Use as redes sociais

As redes sociais são boas aliadas para o lançamento de produto para as lojas já estabelecidas no mercado, mas principalmente para as que estão começando. Por terem um custo relativamente baixo, dá para começar a divulgar para uma pequena base de clientes potenciais e, até mesmo, para os amigos, a família etc.

O mais importante é que o seu produto seja visto de uma forma positiva. Para isso, crie posts engajadores, interessantes e relevantes para o seu público de interesse. No começo, é fundamental adotar uma comunicação adequada, pois, do contrário, ela pode prejudicar a imagem da sua marca junto aos clientes.

3. Utilize influenciadores

Assim como falamos na pré-venda, algumas pessoas têm o poder de influenciar as outras, seja por serem autoridades em um assunto, seja por conversarem bem com determinado público. Agora, fala-se muito sobre os youtubers como digital influencers, mas existem diversas pessoas que podem ajudar a divulgar o seu produto.

Os influenciadores precisam ser indivíduos que tenham alguma notoriedade no nicho de mercado do seu interesse. Além disso, eles precisam ter uma boa reputação junto ao público, uma vez que também podem comprometer a imagem do seu produto.

4. Torne-se autoridade no assunto

Se o seu produto é muito diferenciado e inovador, uma boa estratégia para lançamento é se tornar uma autoridade no assunto. Isso pode ser feito de diversas formas, como com a criação de blogs com conteúdo relevante sobre o tema.

Também é possível que um especialista da empresa se torne um speaker, uma fonte de conhecimento e informação sobre o mercado específico do produto. Ele pode dar entrevistas, palestras, ministrar cursos, tendo uma imagem diretamente ligada ao produto e à marca.

Enfim, existem diversas outras estratégias para o lançamento de produto. Cada uma delas se aplica a públicos diferentes. Portanto, não se esqueça de se informar bastante, fazer pesquisas de mercado e planejar bem todas as ações.

Gostou do post? Quer conferir mais dicas sobre a gestão da sua loja virtual? Então siga-nos no Facebook, no LinkedIn, no Twitter, no YouTube e no Instagram e não perca nenhuma de nossas atualizações! Vamos lá!