Google Analytics para e-commerce: como usar?

Google Analytics para e-commerce: como usar?

1845
0

O Google Analytics é a ferramenta mais completa para analisar o comportamento dos visitantes do seu site. Oferecido pelo Google na forma de serviço, o Analytics apresenta uma diversidade de relatórios sobre o site cadastrado, através dos quais é possível fazer uma boa verificação das estratégias adotadas pelo e-commerce.

Usar o Google Analytics para e-commerce é, portanto, essencial. Se você ainda não sabe como utilizá-lo e quais são as suas vantagens, precisa ler este artigo até o fim! Descubra como gerir o seu negócio de forma profissional, através da consulta de dados reais e significativos do seu site. Vamos lá!

O QUE É GOOGLE ANALYTICS?

O Google Analytics é uma plataforma que compila os dados do seu tráfego e oferece informações qualificadas para você, como, por exemplo, a quantidade de acessos que o seu site recebe em um determinado período de tempo ou a forma como os usuários se comportam enquanto navegam em suas páginas web. 

A principal vantagem que do Google Analytics é possibilitar a melhoria da estratégia do seu negócio. Cabe destacar que essa é uma ferramenta gratuita, cujos relatórios apresentam os pontos positivos e os aspectos frágeis do seu comércio eletrônico. Se você souber interpretar e usar isso a seu favor, terá grandes chances de deslanchar nas vendas online. 

COMO USAR O GOOGLE ANALYTICS?

Uma boa forma de usar o Google Analytics é trabalhando a otimização das páginas do seu comércio eletrônico por meio de testes  A/B ou com a criação de eventos específicos. Assim será possível acompanhar o resultado e comparar os comportamentos apurados nos relatórios.

Depois de ativar o Google Analytics, você terá acesso a relatórios sobre o tráfego em tempo real, dados sobre o público do site, as aquisições, o comportamento e as conversões. Você também poderá personalizar os relatórios para extrair resultados específicos, que poderão ajudá-lo a resolver certas demandas do seu negócio. 

VALE A PENA INVESTIR EM CONSULTORIA GOOGLE ANALYTICS?

Contar com a consultoria de um profissional que domine Google Analytics é muito importante para criar uma base sólida para o seu comércio eletrônico. Esse profissional poderá analisar os dados do seu e-commerce, identificar oportunidades e propor estratégias assertivas para conseguir obter os melhores resultados. 

Se a sua empresa não tem porte para contratar profissionais especializados em Google Analytics, considere contratar uma consultoria focada na ferramenta. Este serviço poderá orientá-lo na implementação e na análise dos dados do Google Analytics.

O GOOGLE ANALYTICS EM SUA LOJA VIRTUAL

Com certeza, o Google Analytics oferece inúmeras vantagens para um e-commerce que quer crescer e oferecer produtos e conteúdos cada vez mais alinhados com as expectativas do público-alvo.

Veja aqui quais são as etapas para a instalação, para que você já comece a analisar o seu e-commerce pelo painel do Google Analytics:

PASSO 1

Acesse o Google Analytics e clique em “Criar uma conta” no canto superior direito da tela;

PASSO 2

Na tela seguinte, clique em “Inscreva-se”;

PASSO 3

Em seguida, selecione a opção de “Website” e preencha os campos solicitados de acordo com os dados do seu site;

PASSO 4

Logo após realizar esse processo, clique no botão “Obter ID de acompanhamento”. Esse momento é muito importante, porque gera um código que deverá ser inserido nas suas páginas. É através deste código que o Analytics poderá fazer o acompanhamento e gerar dados. Copie esse código;

PASSO 5

Em sua plataforma de e-commerce provavelmente existirá um campo de inserção do ID do Google Analytics. Se você acessar o administrador do site e for em “Configurações” (ou em “Setup”), deverá encontrar algum campo com os indicativos. Caso a sua plataforma não tenha esse campo, procure um programador para auxiliar na inserção, que deve ser feita em 100% das páginas;

PASSO 6

Ative a ferramenta de acompanhamento eletrônico na sua conta do Analytics. Ela é essencial para o melhor acompanhamento do seu e-commerce. Para isso, você deverá ir na opção de “Administrador da sua conta do Google”;

PASSO 7

Depois disso, selecione a sua conta, que aparecerá como a única opção;

PASSO 8

Na tela seguinte, você encontrará três colunas para configuração. Selecione, na terceira coluna, o campo “Configurações de comércio eletrônico”. Após terminar essa configuração, clique em “Enviar” e pronto!

Sua conta do Google Analytics estará pronta para começar a computar os dados analíticos do seu e-commerce.

O QUE É O EVENT TRAKING DO GOOGLE ANALYTICS?

Para usar o Google Analytics, em primeiro lugar você deve se familiarizar com o Google Analytics Event Traking. Na ferramenta do Google, cada interação do usuário com a página da web é considerada um evento. O Event Traking é o mecanismo do Analytics responsável por reunir estes eventos e oferecer dados consistentes para análise.

Através destas informações é que é possível entender o comportamento do visitante do site. Estes dados também auxiliam na verificação de campanhas online, como, por exemplo, o sucesso de uma promoção que oferece um e-book sobre determinado assunto ou divulgando um vídeo sobre um assunto alinhado à proposta do e-commerce.

Por meio do Google Analytics Tracking também é possível verificar como os visitantes interagem no site, quais páginas são as mais visitadas e quais páginas não apresentam um bom percentual de visualização. A interpretação destes dados poderá, entre outras coisas, indicar a necessidade de destacar mais os botões ou de incluir mais links para determinada seção.

Muitas vezes, só com essa observação já é possível avaliar se uma página apresenta um conteúdo relevante para o consumidor ou não. Assim, o gestor do e-commerce pode verificar a relevância de seu site para seus usuários e saber de antemão se terá condições de alcançar os resultados projetados para determinado período de tempo.

TRABALHAR COM EVENT TRAKING REQUER CONHECIMENTO NA ÁREA

Saber como usar o Google Analytics  Event Traking e fazer a verificação correta dos eventos nem sempre é algo fácil, uma vez que necessita da inserção de um código dentro do código fonte do seu site. Esse código corresponde a uma série de palavras que ajudam a construir a estrutura da sua página na internet.

Para configurar isso, é necessário contar com a ajuda de um profissional com conhecimento técnico, para que possa “ler” a estrutura, entender o que está ali e saber o que deve ser feito para que você possa verificar os eventos e o comportamento do seu visitante dentro do seu site.

No nosso entendimento, é bom buscar um profissional habilitado para entender melhor as funções e ajudar você a ter os melhores resultados na sua empresa. Pois, como falamos antes, além de acessar o Analytics, também é fundamental saber interpretar os dados que ele apresenta.

CUIDADOS QUE VOCÊ DEVE TOMAR ANTES DE USAR O EVENT TRAKING

Antes mesmo de iniciar a implementação do monitoramento de um determinado evento no Analytics, é importante que você tenha cuidado e cheque alguns pontos para garantir que está seguindo o caminho certo. Esses são os principais pontos que deve verificar:

  • Confirme a versão do Google Analytics que está usando atualmente;
  • Identifique quais são os elementos do seu site que deseja monitorar;
  • Defina a convenção da categorização e nomenclatura que você vai usar para gerar relatórios organizados.

Agora que você já sabe o que é o Google Analytics e o Event Traking, procure se familiarizar mais com esta ferramenta para poder aplicá-la no seu site e, com isso, garantir um acompanhamento mais completo sobre o movimento dos seus leads. Assim poderá gerar campanhas mais promissoras e lucrativas.

Se você deseja obter resultados ainda melhores com o seu negócio on-line, leia o nosso artigo sobre marketing de conteúdo e saiba como ele pode ajudar a atrair mais clientes para o seu e-commerce!

Artigo anteriorComo fazer um plano de ação? Aprenda a fazer em poucos minutos
Próximo artigoMEI para e-commerce: vantagens e desvantagens [ATUALIZADO 2019]
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA