Google Analytics para e-commerce: como usar?

Google Analytics para e-commerce: como usar?

1093
0

O Google Analytics é a ferramenta mais completa para analisar o comportamento dos visitantes do seu site. Com uma diversidade de relatórios, é possível fazer uma boa verificação das estratégias em andamento e planejar novas.

Usar o Google Analytics para e-commerce é, portanto, essencial. Se você ainda não sabe como utilizar e quais são as vantagens, precisa ler este artigo até o fim! Descubra como tornar possível uma gestão profissional, através da consulta de dados reais e significativos do seu site. Vamos lá!

Vantagens do Google Analytics para e-commerce

O Google Analytics é uma plataforma que compila os dados do seu tráfego. Desde a quantidade de acessos até a forma como os usuários se comportam no seu site. A principal vantagem é a melhora da estratégia do negócio como um todo, graças a essa rica base de dados. Além disso, é uma ferramenta gratuita que demonstra em seus relatórios quais são os pontos nos quais seu e-commerce precisa melhorar ou manter.

Além disso, podemos citar vantagens e diferenciais relevantes, como:

Configuração de testes

Você poderá trabalhar a otimização das suas páginas por meio de testes A/B com precisão ou com a criação de eventos específicos, para acompanhar o resultado e comportamento.

Relatórios completos

O Google Analytics exibe relatórios precisos sobre o tráfego em tempo real, dados sobre o público do site, as aquisições, comportamento e conversões. Mas você também consegue personalizar relatórios para extrair resultados objetivos e mais especificados.

O Google Analytics em sua loja virtual

Veja quais são as etapas de instalação para que você já comece a analisar o seu e-commerce pelo Google Analytics.

  1. ao acessar o Analytics, clique em “Criar uma conta”, no canto superior direito da tela;

  2. na próxima tela, você deverá clicar em “Inscreva-se”;

  3. Em seguida, você deverá selecionar a opção de “Website” e preencher os campos solicitados, de acordo com o seu site;

  4. logo após realizar esse processo, clique no botão “Obter ID de acompanhamento”. Esse momento é muito importante, porque esse código é que deve ser inserido nas suas páginas, para que o Analytics faça o acompanhamento. Copie esse código;

  5. provavelmente, em sua plataforma de e-commerce, haverá um campo de inserção do ID do Google Analytics. Então, se você acessar o administrador do site, em “Configurações”, deverá haver algum campo com os indicativos. Caso a sua plataforma não tenha esse campo, procure um programador para auxiliar na inserção, que deve ser feita em 100% das páginas;

  6. ative a ferramenta de acompanhamento eletrônico na sua conta do Analytics. Ela é essencial para o melhor acompanhamento do seu e-commerce. Para isso, você deverá ir na opção de “Administrador da sua conta do Google”;

  7. depois disso, selecione a sua conta, que aparecerá como a única opção, certamente;

  8. na próxima tela, você terá três colunas para configuração. Selecione, na terceira coluna, o campo “Configurações de comércio eletrônico”.

Após terminar essa configuração, basta clicar em “Enviar” e pronto. Sua conta do Google Analytics estará pronta para começar a computar os dados analíticos do seu e-commerce.

Como analisar os dados

Para uma boa análise de dados, é essencial a definição dos indicadores-chave (KPI). Para um e-commerce, podemos exemplificar como importantes a conversão, taxas de rejeição e canais de aquisição, volume de tráfego.

Por fim, o mais importante é ter a ciência de que é necessário contar com um profissional competente para analisar os dados do Google Analytics para e-commerce, identificar oportunidades e propor estratégias assertivas para conseguir obter os melhores resultados. Se a sua empresa não possui porte para a contratação de profissionais especializados para essa função, considere a contratação de uma consultoria especializada.

Se você deseja obter resultados ainda melhores com o seu negócio on-line, leia nosso artigo sobre marketing de conteúdo e saiba como ele pode ajudar a atrair mais clientes para o seu e-commerce!

 

Artigo anteriorComo criar uma estratégia de marketing digital para loja virtual?
Próximo artigoMarketing Multicanal: por que usar para divulgar o meu e-commerce?
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA