(11) 4118-9290 - São Paulo (SP) Clique aqui

REDES

Exemplos de loja virtual LUCRATIVA: 7 ideias para vender na internet

Por Marcio Eugênio | 13/02/2019
22102
|
0

ESTÁ A PROCURA DO PRODUTO PERFEITO PARA VENDER NA INTERNET? QUER EXEMPLOS DE LOJA VIRTUAL PARA SE INSPIRAR? NÓS TE AJUDAMOS!

SOMOS ESPECIALIZADOS EM LOJA VIRTUAL E E-COMMERCE PARA PEQUENAS E MICRO EMPRESAS E VAMOS TE AJUDAR A MONTAR A SUA LOJA

VEJA OS EXEMPLOS DE LOJA VIRTUAL, ESCOLHA O MELHOR NICHO E COMECE A VENDER AGORA MESMO!

Aqui você vai saber:

1-Como criar loja virtual de Games e Informática

2- Como montar loja virtual de Livros

3- Como criar loja virtual de Artesanato

4- Como montar loja virtual de produtos naturais

5- Como criar loja virtual de chá

6- Como montar distribuidora de bebidas online

7- Como criar loja virtual de Material de Construção

 

Antes de escolher um dos 7 exemplos de loja virtual você precisa saber:

Cada vez mais, as lojas virtuais se fortalecem como canal de compras preferido dos clientes. Para se consolidar nesse mercado e percorrer um caminho de sucesso, é fundamental definir estratégias sobre o segmento e o produto. Sem dúvidas, os principais exemplos de loja virtual de sucesso estudaram o mercado de forma bem aprofundada.

O QUE É NECESSÁRIO PARA ABRIR UMA LOJA VIRTUAL

É claro que uma boa ideia é importante para abrir uma loja virtual. Mas sozinha ela não faz milagres. Isso porque o mercado digital tem as suas especificidades e exige que o gestor do comércio eletrônico esteja completamente preparado para atuar no setor que optou e para apresentar seu produto aos clientes em potencial. 

Por essa razão, os todos os exemplos de loja virtual bem sucedidas estudaram o setor e criaram estratégias que vão de encontro com as necessidades do segmento. Mas como fazer isso? A seguir apresentamos todos os pontos que devem ser pensados antes de começar a vender pela internet. 

 

ESTUDO DE MERCADO E DA CONCORRÊNCIA

O estudo de mercado e da concorrência é muito importante tanto para as lojas físicas quanto para as lojas virtuais. No caso dos comércios eletrônicos, é essencial lembrar que os concorrentes podem estar em cidades e estados distantes, uma vez que esse tipo de mercado tem pouquíssimas barreiras geográficas. 

Sabendo disso, o gestor do e-commerce precisa avaliar todas as marcas que já atuam naquele segmento e pensar de que forma consegue se destacar e atrair clientes. Para isso, deve analisar produtos, canais de comunicação, métodos de pagamento, formas de entrega, etc. Afinal, ninguém quer montar uma loja igual às que já existem por aí, né?

PREPARO DE UMA BOA INFRAESTRUTURA

A infraestrutura impacta na experiência do consumidor e, por isso, tem um papel essencial em um e-commerce. Porém, muitos gestores de lojas virtuais menores deixam esse item de lado por acreditarem que os arranjos do e-commerce só interessam às grandes empresas. Mas você conhece exemplos de loja virtual que cresceram sem infraestrutura? Não, né? 

Quando falamos em infraestrutura, nos referimos a toda a composição do canal de vendas, e não há dúvidas de que um site com navegação intuitiva, hierarquia de seções e layout atraente tem potencial para atrair o cliente por mais tempo. E, quanto mais um cliente permanece no site, maiores são as chances de concretizar uma compra. 

POSSUIR UM DIFERENCIAL E OFERECER INOVAÇÃO

Você já parou para pensar sobre as características das lojas virtuais onde prefere fazer compras? Sabe dizer o que as destaca em relação às outras? Quando os clientes analisam suas lojas preferidas, percebem que essas marcas têm diferenciais importantes. A razão disso é clara: toda marca surge para suprir uma necessidade ou desejo de seu público. 

Se, por ventura, já existe alguma empresa que faz isso, a criação de uma nova organização não se justifica. Por isso, é fundamental que cada marca tenha diferenciais em relação aos seus competidores. Se você buscar exemplos de loja virtual bem sucedida, verá que esses diferenciais podem se apresentar no produto, preço, condições de entrega, etc. 

MONTAR UMA LOGÍSTICA ADEQUADA

Montar uma boa logística para uma loja virtual não é tarefa fácil, já que exige um conhecimento aprofundado sobre todos os setores da empresa, o que também inclui os fornecedores e até mesmo a transportadora. Muitos gestores de loja virtual começam com um porte pequeno e, por isso, não se atentam em planejar os detalhes da gestão. 

No entanto, quando o e-commerce cresce, passa a enfrentar problemas que poderiam ser evitados se um estudo inicial tivesse sido feito antes mesmo de a marca entrar no mercado. E é claro que com a loja no ar, fica muito mais difícil de solucionar essas carências sem envolver o sacrifício de tempo e de dinheiro. 

ADOTAR UMA ESTRATÉGIA DE VENDA

A estratégia de vendas envolve todas as formas que a marca anuncia e se comunica com o seu público-alvo. Não existe uma fórmula única que seja eficiente para todos os negócios, mas algumas abordagens podem ajudar os comércios eletrônicos a crescerem e se consolidarem no mercado digital. 

Os maiores exemplos de loja virtual com um bom volume de vendas usam mídia orgânica e paga em sua comunicação. Ou seja, dialogam com os usuários a partir de anúncios em buscadores e em redes sociais, ao mesmo tempo em que investem em formas gratuitas de contato, como SEO, marketing de conteúdo, marketing de relacionamento, etc. 

FAZER UM PLANO DE NEGÓCIOS

O plano de negócios é um dos pontos mais importantes para a criação de um comércio eletrônico, uma vez que reúne todo o conhecimento necessário para a tomada de decisão em diferentes cenários. Sem dúvidas, os grandes exemplos de loja virtual de sucesso fizeram um plano de negócios e, por isso, seguiram por um caminho seguro na internet.

Mas você sabe exatamente para que serve um plano de negócios? Pois bem, essa técnica reúne conhecimento sobre absolutamente todos os setores da empresa, analisando o mercado, a comunicação e as finanças do negócio. Assim, prepara o gestor para conhecer profundamente a marca que está desenvolvendo. 

 

>> Como montar uma loja virtual passo-a-passo

QUESTÕES LEGAIS E FORMALIZAÇÕES QUE A SUA LOJA VIRTUAL PRECISA

Assim como o gestor de loja virtual deve estudar o mercado onde quer atuar para aproveitar todas as oportunidades, também tem que compreender as formalizações necessárias para que o negócio possa operar de forma tranquila. Ainda que um e-commerce funcione só pela internet, sua existência precisa contemplar uma série de requisitos legais.

Os principais exemplos de loja virtual são aqueles que souberam conciliar as necessidades do mercado com as questões burocráticas. Embora seja cansativo pensar na parte prática que envolve a criação da empresa, a busca por plataformas e a recomendação de fornecedores, esses pontos são cruciais para que o negócio siga por um caminho seguro.  

DOMÍNIO PRÓPRIO OU DOMÍNIO GRATUITO

Se você está criando um site pela primeira vez, talvez não saiba a diferença entre o domínio próprio e o domínio gratuito. Pois bem, o que distingue as duas categorias vai além do preço, já que também envolve o endereço do site. Um comércio eletrônico com domínio próprio provavelmente terá como endereço o nome da marca e “.com” ou “.com.br”. 

Por sua vez, o domínio gratuito estará vinculado a outras extensões que deixam o endereço da loja menos profissional. Por isso, recomenda-se que um e-commerce use domínio próprio, mesmo que isso represente um custo. A outra ideia é começar com um domínio gratuito e, assim que o negócio crescer, fazer um upgrade para a modalidade adequada. 

PLATAFORMA PARA LOJA VIRTUAL

A plataforma é o sistema sobre o qual toda loja virtual será construída e, por isso, tem grande impacto no desempenho do negócio. O ideal é desde o início contratar um serviço que tenha muitas funções para o e-commerce, mesmo que num primeiro momento alguns recursos não sejam necessários. 

Conforme a empresa crescer, será possível fazer um upgrade e usar as funcionalidades sem que seja preciso migrar para outra plataforma mais completa. Isso economiza tempo, dinheiro e trabalho! Na hora de pesquisar pela plataforma para loja virtual, confira se ela tem as seguintes possibilidades: 

  • Personalização de design
  • Técnicas de SEO
  • Métodos de pagamento variados
  • Formas de entrega variadas

 

FORNECEDOR PARA LOJA VIRTUAL

Muita gente não imagina, mas o fornecedor do comércio eletrônico tem um papel primordial em todo o processo de vendas, pois influencia na qualidade do produto, na disponibilidade de estoque e no preço. Por essa razão, recomenda-se que o gestor do e-commerce procure fornecedores a partir de recomendações de pessoas de confiança.

Da mesma forma como um fornecedor pode contribuir para o sucesso do negócio, também pode colaborar para a insatisfação dos consumidores, seja pela falta de qualidade do produto, pela má assistência ou até mesmo pela demora na reposição dos itens. Deu para ver que a busca por um bom fornecedor deve ir além do preço, né?

NECESSIDADE DE TER UM CNPJ 

Até existem alguns exemplos de loja virtual que começaram a vender online como pessoa física, ou seja, sem ter um CNPJ. Isso não está errado, mas atualmente o recomendado é já iniciar no mundo das vendas como pessoa jurídica. Por incrível que pareça, ter um CNPJ oferece vantagens ao empreendedor. Sabia disso?

A primeira delas é a possibilidade de participar de marketplaces, uma vez que esse tipo de canal exige que os vendedores tenham CNPJ. Além disso, a categoria de pessoa jurídica também facilita a compra de mercadorias, já que que o gestor do e-commerce pode recorrer a vendedores que trabalham no atacado.

DEFINIR OPÇÕES DE PAGAMENTO

Os métodos de pagamento oferecidos por um comércio eletrônico têm grande impacto nos resultados do negócio. Sem dúvidas, o cartão de crédito e o boleto bancário são os meios preferidos dos consumidores, mas um bom e-commerce não deve se restringir apenas a eles. Quanto mais variedade oferecer, maiores serão as possibilidades de vendas.

Você já deve ter observado que os maiores exemplos de loja virtual dispõem de uma série de facilidades para que os clientes concretizem as compras, não é mesmo? As melhores plataformas de comércio eletrônico oferecem múltiplos métodos de pagamentos, facilitando a burocracia entre os gestores e os canais de pagamento.

 

>> Como criar loja virtual grátis com domínio próprio

QUANDO É NECESSÁRIO TER UMA LOJA FÍSICA JUNTO COM A LOJA VIRTUAL

Uma loja física funciona de forma independente de uma loja virtual e vice-versa. Ou seja: uma não precisa da outra para existir. Porém, nada impede que ambas se complementem, fortalecendo a atuação da marca no mercado. Sem dúvidas, você deve conhecer exemplos de loja virtual que, antes de trabalhar no digital, atuava em pontos de venda físicos, né?

É o caso das grandes lojas de eletrodomésticos, mas também de comércios menores, que entendem que podem alcançar públicos diferentes a partir de meios de venda distintos. A estratégia é interessante principalmente porque uma loja virtual permite impactar clientes de outros estados, enquanto uma loja de rua lida com consumidores dos arredores. 

Uma dica para quem quer atuar nesses dois canais é organizar um estoque integrado, de maneira que as informações sejam atualizadas a cada venda. Assim não existe o risco de realizar a venda simultânea do último item armazenado. 

 

>> Como funciona uma loja virtual

INVESTIMENTO NECESSÁRIO PARA ABRIR UMA LOJA VIRTUAL

É claro que uma loja virtual precisa de um investimento menor do que uma loja física, já que não é necessário arcar com os custos de ponto de venda e de contratação de equipe. No entanto, o comércio eletrônico também tem alguns custos fixos que devem ser levados em consideração na hora de planejar a parte financeira do negócio

Pense em alguns exemplos de loja virtual de sucesso. Ao analisar esses casos, você verá que todos têm um bom comércio eletrônico com domínio próprio e com anúncios dos produtos ou serviços que oferecem. Isso não é à toa. A escolha da plataforma, do domínio e da publicidade faz parte dos custos inerentes do mercado digital. 

Além disso, também é necessário considerar os impostos, as taxas das transações financeiras para os bancos ou para as intermediadoras de pagamento e os custos da compra dos produtos dos fornecedores. Ou seja, o planejamento financeiro do negócio é mesmo importante, jamais o subestime!  

PUBLICIDADE PARA LOJA VIRTUAL

Uma das principais diferenças entre uma loja física e uma loja virtual está na publicidade. Sem dúvidas, os maiores exemplos de loja virtual bem-sucedidas focaram em publicidade online, já que essa é a principal forma de levar os usuários até o site. Pode-se dizer que os anúncios em buscadores e em redes sociais não são um custo, mas um investimento. 

Para criar uma boa divulgação, recomenda-se estudar o público-alvo e adotar uma linguagem assertiva, que chame a atenção desse grupo e o conduza até o e-commerce. Além disso, é claro que a estrutura do comércio eletrônico também deve utilizar essa mesma abordagem e oferecer uma navegação intuitiva e agradável. 

 

>> Quanto custa montar uma loja virtual

 

Agora que você já sabe o que é necessário para abrir, veja alguns exemplos de loja virtual:

Se você está decidido a montar um negócio online, mas ainda não sabe exatamente o que quer vender, não se preocupe! Comece indo em busca dos principais exemplos de loja virtual que cresceram na internet e busque entender o que as diferencia de todas as demais lojas online. A seguir, vamos apresentar algumas ideias para criar um bom e-commerce!

 

1- COMO CRIAR LOJA VIRTUAL DE GAMES E INFORMÁTICA

Cada vez surgem mais lojas virtuais de games e de informática. A razão é simples: celulares e computadores ocupam muito tempo do nosso dia, o que justifica o consumo de equipamentos e de entretenimento digital. Se você quer criar um comércio eletrônico deste setor, em primeiro lugar deve buscar exemplos de loja virtual que já estão no mercado. 

ESTRUTURA

A estrutura de uma loja virtual de games e de informática não é muito complexa, mas depende de um local para armazenar os produtos, uma vez que o estoque é composto por itens de diversos tamanhos, a exemplo de pequenos equipamentos para computadores até cadeiras para gamers. 

POPULARIDADE DO NICHO

Sem dúvidas, o nicho de equipamentos e de entretenimento digital é relevante e muito procurado por usuários com diferentes perfis. Justamente por isso, é fundamental que a loja virtual encontre pontos de diferenciação dos concorrentes. Desta maneira, conseguirá atrair pessoas qualificadas e com grandes possibilidades de fidelização. 

PARTICULARIDADES DO NICHO

No nicho em questão, a qualidade dos produtos é muito relevante. Sabendo disso, o empreendedor não deve se preocupar apenas com o preço de cada fornecedor, mas também com as especificidades dos produtos e com a garantia de cada um deles. Isso contribui bastante para a satisfação e para o retorno dos consumidores.

COMO MONTAR A LOJA ONLINE

Na busca por exemplos de loja virtual de games e de informática, você verá que a estrutura dos comércios eletrônicos costuma ser simples. Esse tipo de produto pode ser vendido em sites próprios e também em marketplaces como o Mercado Livre. Independente do ponto de venda, o gestor da marca deve buscar pontos de diferenciação da concorrência.

Já existe um número considerável de vendedores que atuam no segmento e, por essa razão, é recomendado buscar um nicho específico dentro do setor. Assim, haverá maiores chances de venda e de fidelização dos consumidores. A seguir, veja algumas ideias para loja virtual de games e de informática: 

  • Produtos de informática para escritório;
  • Produtos de informática para casa;
  • Produtos de informática para idosos;
  • Produtos de informática para crianças;
  • Games para terceira idade;
  • Games para adultos;
  • Games para adolescentes;
  • Games para crianças; 
  • Games para pessoas com deficiência.

 

2- COMO MONTAR LOJA VIRTUAL DE LIVROS

Sabia que o primeiro produto vendido online foi o livro? A grande questão é que quando a Amazon entrou no setor, não havia um único concorrente. Como hoje existe um grande número de comércios eletrônicos focados no setor, recomenda-se que o empreendedor busque conhecer exemplos de loja virtual de livros que estão em atividades.

 

ESTRUTURA

Uma loja virtual de livros precisa contar com um espaço adequado para o armazenamento do produto. Por uma série de fatores, os livros são bons artigos para a venda online, mas para estarem em perfeitas condições, devem ser protegidos da umidade e de traças. O estoque pode ser guardado em uma sala comercial ou na casa do gestor do e-commerce. 

POPULARIDADE DO NICHO

Sem dúvidas, você conhece uma série de exemplos de loja virtual de livros. Isso é bom e ruim: em primeiro lugar, significa que o setor é bem recebido pelos consumidores, mas também indica que a concorrência é acirrada. Assim, para entrar nesse segmento, é fundamental encontrar pontos de diferenciação dos competidores. 

PARTICULARIDADES DO NICHO

Se já existem tantas lojas virtuais de livros, o que justifica criar mais uma? De fato, só vale a pena entrar nesse mercado se você encontrar uma necessidade ou desejo que ainda não esteja sendo atendida. A melhor maneira de fazer isso é analisar os principais exemplos de loja virtual do setor e entender exatamente o que cada uma delas oferece. 

COMO MONTAR A LOJA ONLINE

Como falamos, montar uma loja online de livros não é difícil. A principal preocupação deve ser a estrutura de armazenamento dos produtos, que precisam ser protegidos da umidade e de insetos. Em relação ao e-commerce, sua organização deve ser simples, tendo o cuidado para ordenar os livros de forma que os usuários consigam encontrá-los com facilidade. 

No entanto, cabe destacar que para crescer no mercado digital, a loja virtual de livros precisa atender um grupo específico de consumidores, uma vez que já existem uma série de comércios eletrônicos no setor. A seguir, veja alguns exemplos de loja virtual com potencial de crescimento na internet:

  • Livros didáticos;
  • Livros infantis;
  • Livros infanto-juvenis;
  • Livros de saúde;
  • Livros de comunicação;
  • Livros de viagem;
  • Livros de idiomas;
  • Livros de culinária.

 

3- COMO CRIAR LOJA VIRTUAL DE ARTESANATO

O artesanato é um setor interessante para as vendas online, sobretudo quando se trata de produtos criados com exclusividade pelo artesão. Isso significa que os consumidores terão acesso a produtos exclusivos, que não são encontrados com facilidade nos demais comércios eletrônicos e até mesmo nas feiras de rua mais populares.

ESTRUTURA

Se você procurar exemplos de loja virtual de artesanato, verá que muitas delas estão em marketplaces como Mercado Livre e Elo 7. De fato, esse é um segmento que não precisa de muita estrutura para as vendas online, já que o produto em si é o que mais importa. No entanto, quanto melhor for o canal de vendas, maior será a sensação de valor. 

POPULARIDADE DO NICHO

Em geral, a venda de artesanato pela internet é feita por pessoas que buscam complementar a renda ou que se encontram em situação de desemprego. Por isso, a existência de lojas online desse segmento é ampla, exigindo a diversificação dos produtos. Assim, para vender é fundamental ter itens diferentes dos oferecidos pela concorrência.

PARTICULARIDADES DO NICHO

A grande vantagem do segmento de artesanato online é a possibilidade de trabalhar sob demanda. Para isso, recomenda-se que o artesão inclua fotografias e descrição dos produtos no e-commerce e explique que o item será produzido conforme a imagem depois da compra ser confirmada. Isso reduz os custos e o risco de não vender os itens feitos.

COMO MONTAR A LOJA ONLINE

Existe uma série de exemplos de loja virtual de artesanato que vendem produtos semelhantes. Tendo em vista que este tipo de item pode ser enviado pelos Correios com facilidade, não se justifica criar mais um e-commerce com essa mesma lógica. Assim, se você quer trabalhar no setor, deve pensar em um produto que ainda não é oferecido online.

A melhor maneira de fazer isso é focar em um nicho, produzindo artesanatos de qualidade para um público específico. Desta maneira, consegue-se reduzir a concorrência e atrair consumidores qualificados e que realmente estão dispostos a comprar aquele produto. Confira esses exemplos de loja virtual de artesanato focadas em nichos:

  • Decoração para quarto de bebês e crianças
  • Decoração para quarto de adolescentes e adultos
  • Brinquedos de bebês e crianças
  • Brinquedos educativos para escolas
  • Enfeites para casa 

 

4- COMO MONTAR LOJA VIRTUAL DE PRODUTOS NATURAIS

O mercado de produtos naturais está cada vez mais em alta, seja na oferta de cosméticos ou de insumos para a alimentação saudável. Esse é um setor relativamente novo, mas que já conta com a presença de marcas locais e nacionais. Se você quer trabalhar no segmento, deve primeiro buscar exemplos de loja virtual que já estão em atividade.

ESTRUTURA

A estrutura da loja de produtos naturais depende principalmente do item que será vendido. Em geral, a produção de cosméticos ou de alimentos naturais exige um espaço adequado, podendo ser necessário contar com uma sala comercial ou com uma cozinha que contemple as necessidades para a criação adequada dos produtos. 

POPULARIDADE DO NICHO

Se você quer entrar nesse setor, já deve saber que cada vez surgem mais exemplos de loja virtual focadas produtos naturais. Por essa razão, é fundamental desenvolver um produto que seja diferente dos que já são oferecidos pelo mercado. Se não fizer isso, a sua loja será apenas mais uma no meio da multidão.

PARTICULARIDADES DO NICHO

O nicho de produtos naturais requer conhecimento sobre os insumos e suas condições de armazenamento. Por isso, o ideal é que o gestor tenha qualificação no setor, de forma que possa produzir de forma responsável. Sem dúvidas, os exemplos de lojas virtuais de sucesso do ramo estudaram o produto e o segmento antes de entrar no mercado.

COMO MONTAR A LOJA ONLINE

Nem todas as lojas virtuais voltadas aos produtos naturais conseguem atender uma área geográfica muito grande, pois muitas vezes lidam com produtos com prazo de validade curto e que precisam ser conservados em condições específicas de temperatura e de umidade. Por isso, muitos comércios eletrônicos se limitam a uma certa região do país. 

Isso não é um problema, pois na mesma medida em que reduz o público-alvo, também reduz a concorrência. Cabe destacar que para ser relevante nesse mercado é fundamental trabalhar com produtos de qualidade e deixar explícito o valor agregado de cada item comercializado. Veja alguns exemplos de loja virtual focadas em produtos naturais:

  • Produtos naturais veganos;
  • Produtos naturais para praia;
  • Produtos naturais para cidade;
  • Produtos naturais sem conservantes;
  • Produtos naturais para acne;
  • Produtos naturais para pele sensível;
  • Produtos naturais para viagem;
  • Produtos naturais para bebês e crianças;
  • Produtos naturais para gestantes.

 

5- COMO CRIAR LOJA VIRTUAL DE CHÁ

Entre todos os exemplos de loja virtual que falamos aqui, o segmento de chá é o menos comum. Mas isso não é um problema! Justamente pela pequena quantidade de concorrência, uma loja virtual de chá pode oferecer boas oportunidades para o empreendedor que planejar um e-commerce focado nas necessidades e desejos do público. 

ESTRUTURA

Uma loja virtual de chá precisa de um espaço para o armazenamento dos produtos, que devem ser protegidos da luz e do calor. Além disso, o aspecto visual do comércio eletrônico deve ser muito bem planejado, já que a venda deste tipo de produto depende de aspectos sensoriais como cheiro, sabor, textura e cor.

POPULARIDADE DO NICHO

A venda de chás ainda não é muito popular na internet, o que pode ser interessante para o empreendedor que estiver disposto a estudar o mercado e entender o que o público espera de um negócio deste tipo. Neste caso, é válido buscar alguns exemplos de loja virtual do exterior que já atuam de forma consolidada no setor.

PARTICULARIDADES DO NICHO

O nicho dos chás precisa de fornecedores que trabalhem com matéria-prima de qualidade, pois isso tem influência direta na experiência do consumidor e na sua possibilidade de retorno à loja virtual. Também é fundamental que todos os tipos de chás estejam descritos de forma clara no e-commerce, destacando suas principais características. 

COMO MONTAR A LOJA ONLINE

Sem dúvidas, uma boa loja virtual de chás tem chances de crescer na internet. Para criar um e-commerce deste segmento, recomenda-se que o gestor aprofunde seu conhecimento sobre chás e infusões e se dedique a criar excelentes descrições dos produtos. Inclusive, poderá buscar exemplo de descrição de loja virtual de outros segmentos.

O mercado de chás não é tão variado quanto o dos outros produtos que falamos aqui, mas, mesmo assim, quanto mais focada for a oferta de produtos, maiores serão as chances de os consumidores se identificarem e quererem conhecer a marca. Veja alguns exemplos de loja virtual para chás e infusões:

  • Chás para dormir;
  • Chás para dar disposição;
  • Chás para  presentear;
  • Chás para refeições;
  • Chás para acelerar o metabolismo.

 

6- COMO MONTAR DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS ONLINE

O mercado de vendas de bebidas online tem crescido bastante nos últimos tempos, o que é uma excelente alternativa para quem quer investir no setor. Se você quer trabalhar na área, primeiro deve buscar exemplos de loja virtual que já estão em atividade e entender que pontos ainda não são atendidos por essas empresas.

ESTRUTURA

Para trabalhar com a comercialização de bebidas no mercado digital, é fundamental ter um galpão exclusivo para o armazenamento dos produtos. Além disso, o gestor do e-commerce deve fazer boas parcerias com empresas que trabalham na distribuição, garantindo que o envio dos produtos será feito de maneira ágil e cuidadosa. 

POPULARIDADE DO NICHO

Cada vez surgem mais exemplos de loja virtual focadas em bebidas. Isso prova que o setor é bem recebido pelo público-alvo, ao mesmo tempo em que indica a necessidade de diferenciação diante da concorrência. Ou seja, para trabalhar na venda de bebidas, é necessário encontrar um nicho que ainda não está sendo atendido. 

PARTICULARIDADES DO NICHO

Entre os exemplos de loja virtual que falamos aqui, o setor das bebidas é o que exige maior investimento financeiro, uma vez que lida com produtos de valor relativamente alto e necessita de um espaço para a estocagem dos itens. Por essa razão, é fundamental realizar uma pesquisa de mercado e desenvolver um plano de negócios consistente.

COMO MONTAR A LOJA ONLINE

Ainda que a loja de bebidas seja online, o setor exige um investimento offline representativo. Além do galpão para o armazenamento do estoque e dos equipamentos de manuseio dos produtos, como engradados e carrinhos, é fundamental encontrar fornecedores que cumpram o prazo, tenham bom preço e trabalhem com produtos variados.

Antes de partir em busca de uma sede física para o seu negócio, dedique-se a procurar exemplos de loja virtual do setor e a entender o foco de cada uma. Assim será possível encontrar brechas de mercado com facilidade de entrada. A seguir, confira exemplos de loja virtual de bebidas:

  • Bebidas para festas;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Bebidas não alcoólicas;
  • Bebidas para restaurantes;
  • Bebidas para clientes finais;
  • Bebidas para intermediários;
  • Bebidas por consignação.

 

7- COMO CRIAR LOJA VIRTUAL DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

Parece estranho comprar material de construção pela internet, não é mesmo? No entanto, a escolha desses produtos pode ser muito mais tranquila, sobretudo quando o e-commerce tiver uma descrição bem completa sobre cada item. Assim, os consumidores podem avaliar as alternativas com calma e escolher os produtos mais indicados para suas necessidades.

ESTRUTURA

Assim como no caso da loja virtual de bebidas, a loja de materiais de construção e de ferramentas também precisa de um espaço amplo para o estoque dos produtos. Além disso, deve contar com o trabalho de uma boa empresa de transportes, que garanta o envio dos produtos de forma rápida e responsável.

POPULARIDADE DO NICHO

O nicho de materiais de construção e ferramentas tem se mostrado uma boa possibilidade para quem procura por preços menores do que os praticados pelas grandes redes de lojas físicas. Cabe destacar que esse setor ainda não está saturado, ou seja, tem boas oportunidades para os empreendedores que estudarem o mercado.

PARTICULARIDADES DO NICHO

Você deve conhecer alguns exemplos de loja virtual de construção, não é mesmo? No entanto, poucos comércios eletrônicos do setor atraem clientes leigos, justamente porque esse tipo de produto necessita de conhecimento aprofundado. Criar descrições detalhadas e contar com atendimento online personalizado são diferenciais importantes. 

COMO MONTAR A LOJA ONLINE

O primeiro ponto para montar uma loja online de materiais de construção é ir em busca de bons fornecedores. Afinal, a qualidade dos produtos é tão importante quanto o preço praticado. Além disso, é importante ter um espaço amplo para o armazenamento dos itens e contar com uma transportadora de confiança. 

É possível que você conheça alguns exemplos de loja virtual de material de construção e, mesmo assim, não se sinta confortável para comprar por lá. A questão é que poucos e-commerces do setor são voltados a consumidores leigos. Por essa razão, essa abordagem pode ser interessante para os novos negócios. Veja alguns exemplos:

  • Materiais de construção para cliente final;
  • Materiais de construção para intermediários;
  • Materiais de construção para reparos;
  • Materiais de construção para grandes obras;
  • Materiais de construção em pequena quantidade;
  • Materiais de construção em grande quantidade.

O que achou desses exemplos de loja virtual? Sem dúvidas, ao estudar o mercado e entender as necessidades que ainda não são atendidas dentro do segmento que você quer entrar, encontrará maiores chances de sucesso. Se você quer se aprofundar no tema, veja aqui outras ideias de nicho para vender online. Boa leitura!

Marcio Eugênio

Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

Posts relacionados