Estudo de Caso de Resultados de SEO

Estudo de Caso de Resultados de SEO

2399
0

A busca orgânica é muito importante para deixar seu e-commerce bem posicionado, o melhor de tudo é que você não paga para estar bem posicionado, mas você precisa se dedicar. Como a melhor forma de motivar alguém a conseguir um objetivo é mostrar que é possível. Acompanhe os resultados da Xique Xique Brasil, com a palavra “vestido renda renascença”. A Xique Xique Brasil é uma das lojas virtuais que oferecem produtos para batizado, casamento, casa e bebê em renda renascença, e bordado richelieu.

Primeiro realizamos uma análise da concorrência, onde pesquisamos quais sites e e-commerces estavam ranqueados para a palavra-chave que iríamos trabalhar. Não importa o que você vai fazer é sempre bom dar uma olhada em como está sua concorrência. Assim você já consegue estabelecer até onde pode chegar, onde pode ser melhor, onde pode ser igual e onde não vai conseguir superar a concorrência. Se em algum ponto você não conseguir superar a concorrência foque nos pontos onde pode conseguir resultados de SEO.

Escolhemos a palavra-chave vestido renda renascença devido a sua relevância para o cliente, vale ressaltar que este não era o produto mais vendido da empresa. Mas conseguimos identificar uma grande oportunidade de crescimento com a divulgação do produto. Após a análise da concorrência, olhamos para o nosso produto, como você pode ver nas imagens abaixo, o título do produto, assim como o nome do produto era: Vestido Renascença Três Ordens IV.

resultados de SEO
Um produto tão lindo, um nome tão confuso

O produto se encontrava na 3ª página do Google quando buscado por vestido renda renascença, e todo mundo sabe que praticamente ninguém vai até a 2ª página do Google, o que dizer então da 3ª página? Praticamente um deserto. Esse produto tinha chances bem próximas de zero de ser encontrado por mães que procuram por vestidos com renda renascença para seus bebês, mesmo que o produto seja exatamente o que elas procuram. Veja:

resultados de SEO
É praticamente como estar na série C no futebol

Após essa trágica conclusão iniciamos o processo de mudanças, a primeira coisa que fizemos foi buscar no Google Trends, qual o termo mais buscado pelas mães na hora de comprar roupas para os seus bebês. Como você pode ver na imagem abaixo, vestido infantil tem mais buscas do que vestido de bebê, mas o nome vestido de bebê é mais condizente com o produto que está sendo vendido. Ou seja, não adianta pensar apenas o SEO, você precisa avaliar se esse nome realmente faz sentido com o produto.

resultados de SEO
Cada cor representa uma palavra, aqui vamos usar vestido bebê, a linha em vermelho

A Xique Xique Brasil é cliente da D Loja Virtual, nós sabemos que dentro do e-commerce na parte administrativa tem um aba propícia para configuração do SEO, então fomos conferir e para nossa surpresa o Vestido Renascença Três Ordens IV ali era conhecido por mandrião renascença batizado bebê vestido batizado. Foi um baque forte, como assim não era o título do produto? O que diabos é mandrião? Depois de uma água com açúcar descobrimos que mandrião é o vestido usado no batizado do bebê. Veja que aprender SEO também é cultura.

resultados de SEO
Antes

Bom mesmo depois de conhecer e fazer amizade com nosso amigo mandrião, corrigimos as configurações de SEO, que nada mais é do que as palavras-chave que representam seu produto e a meta description, que é aquele textinho que aparece no Google embaixo do título. Colocamos as palavras-chave relacionadas ao vestido renda renascença e colocamos um descrição condizente com o produto que também utiliza as palavras-chave.

resultados de SEO
Depois

Feito isso fomos para a parte mais crítica, o título do produto. Sim, porque coitadinho do vestido, tão meigo e lindo, sendo chamado por aí daquele jeito confuso, vestido renascença. Inicialmente trocamos apenas o título do produto, o nome continuou o mesmo, neste momento a URL também ficou a mesma. Apenas com essas mudanças de palavras-chave no SEO do site, meta description e título do produto, nosso vestido renda renascença pulou da 26º posição, para 13º posição. Sabíamos que estávamos no caminho certo, então continuamos a caminhada em busca de resultados de SEO.

resultados de SEO
Parece que tá tudo igual, mas só parece

O próximo passo foi trocar o nome do produto e consequentemente a URL, agora sim temos, Vestido Renda Renascença Três Ordens IV.  Como o URL mudou foi necessário um redirecionamento para não perder a indexação. Depois disso mais alegria, fomos subindo de posição em posição até chegar no 5º lugar nas buscas, a ideia agora é continuar trabalhando para subir cada vez mais.

Se você observar na galeria acima, nosso primeiro print do Free Monitor do Google, ferramenta que você usa para verificar a posição das palavras chave, iniciamos nosso trabalho no dia 01 de setembro de 2015 e no dia 18 de outubro de 2015 estávamos na 5ª posição. Atingimos ótimos resultados de SEO em apenas 48 dias! Nem sempre se consegue um resultado tão bom em tão pouco tempo, como viu ao longo da nossa história foram pequenos ajustes que fizeram toda a diferença.

Na hora de colocar o nome dos seus produtos, pesquise, veja por qual nome os clientes estão buscando, escolha o que mais se adequar ao seu produto. Cuide para o título estar igual ao nome do produto, configure a sua meta description e as palavras-chave com coisas que façam sentido com o nome do produto. Fique de olho em quem está bem posicionado para a sua palavra-chave.

Se você for indexar uma palavra-chave muito concorrida pode demorar bem mais tempo para ter resultados de SEO, e isso não quer dizer que você está fazendo algo errado, em alguns casos é questão de tempo mesmo. Se você precisa de ajuda na hora de configurar o SEO da sua loja virtual, é só falar conosco.