Campanha de Natal: como fazer? 12 Dicas para vender mais!

Campanha de Natal: como fazer? 12 Dicas para vender mais!

5817
2
Natal-natalino

As datas comemorativas são ótimos momentos para as marcas criarem campanhas para atrair os consumidores e aumentar o volume de vendas. Entre todas as comemorações do ano, sem dúvidas o Natal é a que mais desperta o interesse dos clientes. Afinal, nessa época as pessoas costumam presentear muitos amigos e familiares. 

Para aproveitar todas as possibilidades que a data oferece, é preciso traçar uma estratégia. Ou seja, não basta baixar os preços dos produtos da loja virtual e esperar que os consumidores comprem muito. Para usufruir do resultado, é fundamental conciliar os descontos oferecidos com toda a comunicação da marca. 

Se você tem uma loja virtual e quer começar a pensar desde agora sobre a campanha de Natal, este texto é para você! A seguir, apresentaremos 12 dicas para vender mais e alcançar excelentes resultados na sua loja virtual!

POR QUE FAZER CAMPANHA DE NATAL NO E-COMMERCE?

Os comerciantes sabem que o Natal é uma das épocas que mais atraem os consumidores, e isso vale para lojas físicas e virtuais. Ainda que o espírito natalino envolva muito mais do que comprar presentes, as pessoas gostam de demonstrar carinho pelos indivíduos com quem convivem oferecendo lembranças. 

Assim, a maior parte das lojas se prepara para essa época criando campanha de Natal e oferecendo vantagens para seus consumidores. Ou seja, se você decidir não aderir à data, saiba que os seus concorrentes não vão tomar a mesma decisão. Desta forma, o risco de seu público comprar outras lojas do segmento fica aumentado.

Caso você tenha dúvidas se é vantajoso criar uma campanha de Natal, lembre-se que essa é uma excelente oportunidade para que pessoas que nunca compraram de você conheçam os seus produtos. Aproveite a ocasião para mostrar que sua loja oferece um excelente atendimento e serviço de envio. 

7 AÇÕES DE MARKETING DIGITAL PARA AS CAMPANHAS DE NATAL

Como falamos há pouco, uma boa campanha de Natal vai muito além de apenas baixar os preços dos produtos. Para que a ação seja assertiva, é fundamental criar um plano de comunicação que atraia os clientes e demonstre as vantagens da sua loja virtual. Veja algumas ideias para fazer um bom marketing nessa época:

1. LANDING PAGE PARA CAPTAR CONTATOS

A landing page nada mais é do que uma página única criada para algum objetivo específico. Aproveite a ocasião do Natal e crie uma página para colher contatos do seu público-alvo, como e-mail ou telefone. Em troca, ofereça um benefício aos usuários, como acesso a um pré-lançamento, cupom de desconto para o e-commerce ou frete-grátis. 

2. DISPAROS DE E-MAIL MARKETING

O e-mail marketing é um ótimo canal de comunicação entre a marca e os clientes, pois ele reúne o contato de pessoas que têm interesse nos produtos de seu e-commerce. Aproveite a campanha de Natal para comunicar esse grupo de pessoas sobre as vantagens que a sua loja virtual está oferecendo. 

3. PÁGINA COM AS OFERTAS

Outra opção interessante para divulgar a campanha de Natal é criar uma página ou seção específica com as ofertas da ocasião. Assim você não mistura os produtos da ação de Natal com os itens que vende rotineiramente na sua loja virtual. Além disso, tem a possibilidade de fazer um design festivo sem alterar a estrutura de seu e-commerce tradicional.

4. SUGESTÕES DE PRESENTES

Criar um conteúdo alusivo ao Natal para blog e para as redes sociais pode ser adequado para atrair pessoas indecisas sobre os presentes desta época. Se fizer isso, inclua produtos de diferentes valores, mostrando que seu e-commerce oferece alternativas para muitos tipos de bolsos. 

5. INVESTIMENTO EM MÍDIA PAGA

Uma boa campanha de Natal precisa de mídia paga. Essa é a estratégia mais assertiva para apresentar o seu comércio eletrônico a pessoas que estão procurando presentes de Natal. Antes de investir em mídia paga, dedique-se a estudar as principais palavras-chave usadas nos buscadores.

6. AÇÕES NAS REDES SOCIAIS

As redes sociais são excelentes aliadas para a divulgação da campanha de Natal de seu comércio eletrônico. Planeje publicações apresentando os produtos e as condições que você oferece para essa época. Para isso, adeque a linguagem verbal e visual da sua comunicação. 

7. LISTA DE DESEJOS

Embora pareça uma estratégia banal, a lista de desejos pode ser importante para uma campanha de Natal, uma vez que ajuda a compreender os gostos do seu cliente e a segmentar as ofertas por e-mail marketing. Esse recurso é bom para a época do Natal e também para todas as épocas do ano.

COMO CRIAR UMA CAMPANHA DE NATAL?

Muitos empreendedores pensam que a campanha de Natal pode ser criada com uma ou duas semanas de antecedência. No entanto, quanto mais cedo a ação for pensada, maiores serão as chances de sucesso. Até porque uma boa campanha não depende só de você: também precisa da parceria dos fornecedores e, claro, do interesse dos clientes.

Se você sabe que o Natal é a melhor oportunidade para os comerciantes, não deixe a oportunidade passar. Os clientes que você conquistar nessa época poderão voltar a comprar em seu comércio eletrônico durante todo o ano. Confira alguns pontos que devem ser pensados para criar uma estratégia bem boa:

1. APROVEITE A BASE DE CLIENTES GERADA NA BLACK FRIDAY

Se você ainda não faz ações na Black Friday, a meta é começar a fazer neste ano. Se já faz, então o objetivo é aproveitar todos os dados para também usar na campanha de Natal. Ou seja: use a ação de novembro como um treino para o Natal e, ao saber o que foi bem e que poderia ser melhorado, faça os ajustes necessários para dezembro.

2. CONECTE NOVOS VISITANTES A SUA LOJA VIRTUAL

Use anúncios no Google e nas redes sociais para divulgar suas promoções, demonstrando as vantagens de comprar na sua loja virtual. Sem dúvidas, o Natal é um bom momento para atrair novos visitantes e para demonstrar que seu e-commerce oferece uma boa experiência de compra. 

3. CRIE SENSO DE URGÊNCIA

Tenha em mente que a maior parte das lojas virtuais farão campanha de Natal. Assim, o ideal é não deixar que o cliente saia do seu e-commerce sem comprar nada, pois o risco de ele não voltar é muito grande. Para isso, crie senso de urgência e demonstre que ele está diante de uma oportunidade imperdível. 

4. PROCURE PROMOVER CAMPANHAS DE ENTREGA RÁPIDA

A maior parte das compras feitas nessa época não são para consumo próprio. Tratam-se de presentes para amigos e familiares e, por isso, quem compra em lojas virtuais não pode correr o risco de não receber a encomenda no prazo. Para deixar os clientes tranquilos, crie campanhas de entrega urgente, mesmo que o preço do envio seja mais caro.

5. AJUDE O CLIENTE A ENCONTRAR PRECISA

Esteja disponível para ajudar o seu cliente a aproveitar a campanha de Natal. Para isso, responda as interações nas redes sociais, dê suporte por e-mail e use o chat no e-commerce. Além disso, tenha um site intuitivo o suficiente para que o cliente possa comprar sem precisar de auxílio. 

QUAIS FRASES PARA CAMPANHA DE NATAL USAR?

Uma boa campanha de Natal tem que pensar em absolutamente todos os pontos, pois não é apenas o preço baixo que atrai o cliente. Aliás, isso não vai chamar a atenção dos consumidores se não for comunicado de maneira eficiente. O texto para propaganda de loja para o Natal é fundamental para comunicar as vantagens que aquele e-commerce oferece. 

Justamente porque existem muitos tópicos que devem ser planejados é que os gestores das lojas virtuais precisam pensar em tudo com meses de antecedência. Afinal, para vender bem não basta ser bom: tem que ser melhor e mais atraente do que todos os concorrentes. A seguir, falaremos sobre a necessidade de um texto para vendas de Natal. 

1. SLOGAN DE NATAL PARA LOJAS

O slogan precisa comunicar as vantagens que a marca está oferecendo em sua campanha natalina. Sua estrutura deve ser o mais enxuta possível e absolutamente atraente, caso o contrário os clientes sequer vão ler a mensagem. Veja o que um slogan de Natal para lojas virtuais precisa ter: 

  • Estrutura curta
  • Frase fácil de ser lembrada
  • Apresentar um benefício

2. TEXTO PARA CAMPANHA DE NATAL

O texto para a campanha de Natal também deve ser claro e breve. Afinal, se as pessoas mal leem um slogan, não vão perder muito tempo lendo um texto maior, não é mesmo? A menos que ele tenha um conteúdo extremamente relevante e bem escrito. Veja o que um bom texto tem que ter:

  • Palavras simples
  • Frases curtas e diretas
  • Comunicar as vantagens da campanha
  • Passar sendo de urgência
  • Fazer um convite

3. NOMES PARA CAMPANHAS DE NATAL

Além do slogan e do texto, a ação da loja precisa ter um nome. E não é só isso: esse nome tem que demonstrar o que a marca oferece. Mas por que dar um nome? Pois bem, essa é a melhor forma de mostrar que a landing page, a seção do site ou o e-mail marketing estão vinculados à campanha de Natal. Veja o que esse nome precisa ter:

  • Relação com a marca que está fazendo a campanha
  • Associação com o Natal
  • Palavras curtas e simples
  • Criatividade para diferenciar a sua campanha de todas as demais

COMO PREPARAR A LOJA VIRTUAL PARA O NATAL?

Na hora de pensar em uma campanha de Natal, pouca gente se dedica a desenvolver boas estratégias de marketing. A maior parte dos gestores de lojas virtuais apenas baixam os preços dos produtos e esperam que o resultado apareça. Nas lojas de rua até é possível que isso ocorra, mas as lojas virtuais precisam de um incentivo a mais.

Isso porque dificilmente um cliente saberá que aquela loja online tem condições vantajosas se ele não for comunicado sobre isso. E por esta razão é que as campanhas devem ampliar a sua atuação para o e-mail marketing, as redes sociais e os anúncios pagos. Afinal, não adianta nada sua decoração estar linda, seus preços e condições de pagamento estarem ótimos, se ninguém visita sua loja. 

FRASES NATAL

Um dos pontos mais importantes de uma campanha de Natal são os anúncios, pois eles são os responsáveis pelo maior fluxo de clientes em sua loja virtual. Por isso, dedique-se a saber em qual canal os anúncios que você faz dão mais resultado. Buscadores? Redes sociais? Sabendo disso, invista mais energia e mais verba neste canal. 

Você não faz anúncios? Não usa nenhuma estratégia de marketing? Então como espera vender? Sempre falamos que clientes não caem de paraquedas na sua loja: você precisa atraí-los com anúncios, e nem todas as pessoas que virem os anúncios vão entrar na sua loja, da mesma forma como nem todas as pessoas que entrarem na loja vão comprar. 

Ou seja, você precisa de um volume muito grande de visitantes para conseguir vender. Mais do que isso, você precisa de visitantes qualificados, de pessoas que estejam buscando exatamente o que você tem para oferecer. Esses usuários é que poderão se tornar seus clientes, voltando muitas e muitas vezes à sua loja. 

Se você tem campanhas ativas, ótimo, mas agora precisa criar campanhas específicas para o Natal, com outra linguagem e outra abordagem. Para isso, decida sobre esses pontos:

  • Quanto dinheiro vai investir
  • Onde vai anunciar
  • Qual o prazo das campanhas
  • Qual a arte e a linguagem de cada anúncio 

IMAGEM NATALINA

Nem só de anúncios do Google, do Instagram e do Facebook se faz uma campanha de marketing. Use as redes sociais e suas listas de e-mail para anunciar. Contagie seus clientes com o espírito natalino e mostre por que eles precisam presentear as pessoas com seus produtos. 

Dependendo do nicho, mostre que você também tem presentes para amigo secreto, porque ninguém consegue passar o Natal sem ser convidado para algum amigo secreto. Faça com que as pessoas lembrem da sua loja, vejam os anúncios e resolvam fazer uma visita. Mas atenção, você precisa impactar seus clientes de forma positiva. 

Para isso, use as estratégias de forma alinhada, de modo que todas as artes dialoguem entre si. Faça uma comunicação integrada, variando as imagens e as frases de cada material. Além disso, busque maneiras de mostrar ao seu cliente que o melhor para ele é comprar na sua loja. Para isso, aproveite os diferentes formatos e canais de comunicação:

  • Faça posts no blog da sua loja
  • Crie vídeos demonstrativos dos produtos
  • Publique fotos com produtos de diferentes preços 
  • Pense em parcerias com influenciadores digitais

ÁRVORE DE NATAL VIRTUAL

Essa é a hora de usar sua criatividade para atrair clientes. Sim, isso você já faz, mas na época do Natal os clientes ficam mais emotivos e abertos para comprar. Aproveite cada oportunidade, chegue de mansinho, mostre seu produto, e convença que sua loja tem valor. Valor não é preço. Valor agregado é tudo o que a loja oferece e que vai além do produto:

  • Qualidade
  • Atendimento
  • Agilidade
  • Confiança
  • Atenção
  • Carinho

Lembre-se dificilmente você vai se diferenciar se tiver apenas o básico. Crie uma identidade visual para sua campanha de Natal e replique em todos os seus materiais. Que cor combina mais com a sua loja? Vermelho? Verde? Dourado? A ideia é mostrar que o Natal chegou e que você vai vender e entregar como se fosse o próprio Papai Noel.

Não esqueça que sua loja é virtual e que os pedidos têm prazo para chegar nas casas dos clientes. Quanto antes o cliente comprar, melhor. Quem compra na véspera do Natal dificilmente terá presente para entregar na ceia. Lembre carinhosamente seus clientes que para comprar pela internet é preciso se planejar minimamente. 

Mande e-mails segmentados para sua base informando sobre a campanha de Natal e apresentando as promoções e as condições. No dia do Natal, envie um e-mail apenas desejando Feliz Natal para seus clientes, sem tentar vender nada. Faça eles sentirem que você se importa e os trata com carinho.

ENFEITES DE NATAL

Se você não sabe quando começar sua campanha de Natal, lembre-se desta dica: os anúncios natalinos começam quando a Black Friday termina. Isso mesmo. Deixe todas as artes de Natal prontas e as coloque assim que retirar a comunicação da Black Friday do ar. Não deixe para começar a pensar no Natal no início de dezembro.

Se essa é a principal data do comércio, planeje desde já. Conforme a data for se aproximando, vá fortalecendo a comunicação em todos os pontos de contato com os clientes. Concilie a ação do e-commerce com a do Facebook, do Instagram, do blog e dos anúncios. Assim toda a comunicação passa consistência e motiva os consumidores. 

Além disso, pense nas cores que usará na campanha e nas imagens que servirão para ilustrar as suas artes. Você deverá atualizar o banner do e-commerce, a imagem de capa do Facebook e o layout do e-mail marketing. Tudo isso é um incentivo para os clientes entrarem no clima festivo. 

SOLUÇÃO DE ENTREGA PARA O NATAL

Sem dúvidas, o volume de vendas aumenta muito na época do Natal, o que também se reflete no senso de urgência, já que as pessoas precisam que suas encomendas virtuais cheguem antes do dia 24 para poderem presentear os amigos e parentes durante a ceia de Natal. 

Sabendo disso, um grande diferencial que a loja virtual pode oferecer aos seus clientes é uma modalidade de entrega mais ágil. No caso de encomendas para a mesma cidade, o e-commerce pode disponibilizar envios por bicicleta ou até mesmo deixar que os clientes busquem os produtos no ponto de venda. 

Quando se tratar de compras para outras regiões, que tal oferecer uma modalidade expressa a partir de Sedex ou do serviço de transportadoras? Muitos clientes não se importam de pagar a mais para o produto chegar mais rápido, principalmente quando se trata de presentes de Natal. 

O que achou deste conteúdo? Sem dúvidas, planejar a campanha com antecedência vai ajudar a sua loja a se destacar e a vender muito. Aqui falamos bastante sobre frases de marketing para o Natal, mas todo esse conhecimento também pode ser aplicado em outras datas festivas, como Dia das Mães, Dia dos Pais e até mesmo Black Friday. 

Se você gostou desse tema e quer saber mais sobre as datas comemorativas, sugerimos que leia esse texto sobre a importância de planejar as campanhas especiais com antecedência. Assim, você poderá aproveitar melhor as oportunidades!

Artigo anteriorComo fazer parceria com lojas virtuais: métodos INFALÍVEIS
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA