E-commerce responsivo: descubra como fazer na prática

E-commerce responsivo: descubra como fazer na prática

617
0

Quem possui uma loja virtual ou está pensando em abrir uma pode se deparar com uma dúvida bastante comum: devo investir um pouco mais e desenvolver um e-commerce responsivo?

Para quem não têm familiaridade com o termo, um e-commerce responsivo é aquele que está preparado para receber visitas e oferecer todas as suas funcionalidades mesmo quando acessado via dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

Caso você ainda não saiba se o seu site ou e-commerce é responsivo ou não, faça o teste disponibilizado pelo Google e descubra.

O fato é que o comportamento de compra do público está mudando e, hoje em dia, grande parte das pessoas utilizam o celular quando desejam fazer uma compra, seja para aquisição de fato ou apenas para pesquisar sobre o produto ou serviço antes de ir a uma loja física.

Outro ponto a ser considerado é que isso, inclusive, se tornou um parâmetro que influencia os resultados nas pesquisas do Google. Isso porque após algumas mudanças, os sites responsivos alcançam posições melhores nos resultados das pesquisas feitas.

Com tudo isso, oferecer um e-commerce com essa característica é uma ótima maneira de se tornar relevante no mercado e aproveitar melhor as oportunidades, resultando em mais acessos e conversões em vendas.

Quer saber como fazer um e-commerce responsivo de sucesso? Confira algumas dicas abaixo!

Use conteúdos leves

Nada de imagens grandes e pesadas ou comandos que demoram demais para carregar. Quem acessa um site ou e-commerce pelo seu smartphone, pode estar conectado por redes móveis e se o seu site não for leve e carregar rápido, o usuário pode desistir da navegação e buscar outro que funcione melhor.

Realize testes

Tente realizar as operações de compra em seu site via dispositivos mobiles e verifique se a sua interface está realmente agradável dessa maneira. Se coloque no lugar do visitante e comprador e pense se você realizaria a compra no site da maneira que ele está.

Além disso, analise os números de seu e-commerce. Faça relatórios frequentes com as taxas de visitas, conversão, tempo de navegação, dentre outros dados importantes para saber quais são as páginas, os designs e conteúdos mais aceitos e que mais convertem em sua loja virtual, apostando neles!

Invista em design e arquitetura da informação

Não basta só criar um e-commerce responsivo, podendo ser aberto pelo celular. É preciso investir em um design que realmente faça com que o usuário tenha uma boa experiência, incentivando a sua permanência no site e facilitando a conclusão da compra.

Por isso, investir em design e arquitetura da informação é muito importante, pois com a utilização desses conceitos é que será possível proporcionar a usabilidade de seu site e incentivar a interação do consumidor com ele.

Portanto, se essa não for a sua área, informe-se e busque profissionais qualificados e preparados para ajudá-lo a colocar o seu e-commerce responsivo no ar da maneira mais assertiva possível.

Agora que você já sabe a importância de um e-commerce responsivo, veja como otimizar o seu site para que ele gere ainda mais lucros ao seu negócio!