Como abrir uma loja virtual de eletrônicos: 4 dicas infalíveis

Como abrir uma loja virtual de eletrônicos: 4 dicas infalíveis

6843
1
Dicas de como abrir uma loja virtual de eletrônicos

A área da tecnologia é um dos segmentos mais promissores no mercado virtual. O crescimento deste setor é fruto da constante inovação tecnológica e da necessidade das pessoas de renovar o estoque (ou aumentá-lo) regularmente.

Hoje em dia, o uso de eletrônicos é fundamental para o desempenho das mais variadas atividades do dia a dia. Abrir uma loja de produtos eletrônicos pode ser uma excelente alternativa se você está pensando em assumir novos projetos profissionais e iniciar as suas atividades no e-commerce.

Depois de optar por essa área de atuação, as opções são muitas, por isso, iremos ajudar você a como abrir uma loja virtual de eletrônicos. Veja aqui as dicas infalíveis, práticas e simples de como abrir uma loja online de eletrônicos para ter sucesso!

Vale a pena investir em uma loja virtual de eletrônicos?

Embora o setor esteja em pleno desenvolvimento e a tecnologia varie constantemente, é preciso ressaltar que o sucesso no âmbito virtual é conquistado desde que possua verba suficiente para o investimento inicial, tiver persistência, força de vontade e amplo conhecimento do ramo de negócio que você deseja abraçar.

No que concerne às atividades de um empreendedor de loja virtual de produtos eletrônicos, é preciso ressaltar que abrir loja de eletrônicos online requer certos conhecimentos e bastante expertise. Além disso, muita gente acredita que investir em uma loja virtual não exige muito trabalho nem empenho, ledo engano. Se bem é importante montar uma loja virtual bonita, cheia de estilo e funcionalidades, também é indispensável saber como fazer a sua manutenção e mantê-la atualizada constantemente.

Como abrir uma loja virtual de eletrônicos: passos para criar loja online

1- ESTUDE O MERCADO

Antes de iniciar os preparativos para abrir uma loja de eletrônicos online, é indispensável saber vários detalhes a respeito do nicho que você deseja atender. Uma questão fundamental é compreender as necessidades do mercado, quais são os produtos eletrônicos que fazem a cabeça das pessoas e qual a possibilidade dos consumidores optarem pela compra virtual de produtos eletrônicos em detrimento das opções oferecidas pelas lojas físicas.

Embora pareça que o consumidor está acostumado em investir em produtos vendidos de maneira virtual, há quem tenha receio de comprar produtos eletrônicos no meio online. A maior dificuldade refere-se ao medo de comprar um produto danificado e as complicações advindas da troca. Outra dificuldade encontrada pelos consumidores versa sobre o modo de pagamento, muitas vezes as pessoas têm medo de fornecer dados bancários em sites de lojas virtuais. A ideia aqui é analisar o mercado e buscar alternativas interessantes para atrair as pessoas e passar confiabilidade aos consumidores.

2- SEGMENTE O PÚBLICO-ALVO

Após conhecer o mercado, é importante saber para quem você deseja vender os produtos eletrônicos. Ou seja, é importante delimitar o público que deseja atingir. Neste sentido, vale lembrar que as pesquisas de mercado funcionam muito bem para o setor do e-commerce assim como para negócios físicos. Conheça quem são os seus clientes potenciais e verifique quais são as suas demandas.

3- PLANEJE O SEU NEGÓCIO

Depois que já tem domínio do mercado, reconhece qual é o seu público-alvo e sabe quais são as suas demandas, é hora de fazer o plano de negócio e verificar a viabilidade do negócio. O planejamento é fundamental para conhecer diversos aspectos sobre o negócio como investimento inicial, capital de giro, estratégia, distribuição e demais aspectos relevantes deste tipo de empreendimento. Quer saber mais detalhes sobre a distribuição? Acesse logística de e- commerce saiba como estruturar em sua loja virtual.

4- TIRE A IDEIA DO PAPEL

Fez o planejamento e sabe que a sua ideia é viável? Chegou o momento de abrir uma loja de eletrônicos online. A abertura da loja virtual de produtos eletrônicos não é tão complexa quanto o início dos trabalhos de uma loja física, mas é preciso contar com certos cuidados. Além de verificar toda a documentação necessária para abrir uma loja de produtos eletrônicos online, é preciso contar com uma plataforma idônea, confiável e extremamente atrativa. Outro detalhe relevante em termos do provedor é que o layout precisa contém as funcionalidades adequadas para este tipo de produtos.

A RELAÇÃO COM OS CLIENTES É UM PONTO FUNDAMENTAL

Manter um bom relacionamento com os clientes é fundamental para que a sua loja virtual de produtos eletrônicos tenha sucesso e consiga continuar ativa no mercado online. Como você pode perceber, a questão não é unicamente conseguir captar clientes como também saber mantê-los ativos e fieis à sua loja.

Existem diversas maneiras de melhorar o relacionamento com os consumidores, normalmente este aumento da participação das pessoas é conquistado mediante ações de comunicação do tipo e-mail marketing (assinatura de newsletter), pesquisas de satisfação no site, SAC dentro do site da loja virtual, entre outras.

Algo que precisa ser ressaltado é a necessidade do e-commerce contar um chat que possibilite o atendimento ao consumidor de forma eficiente e rápida. Para isso, é preciso que antes de abrir uma loja de produtos eletrônicos online, o empreendedor tenha ciência da necessidade de oferecer um meio de comunicação eficaz. Esta iniciativa além de conferir rápida comunicação a modo de eliminar dúvidas ou fazer consultas a respeito de um produto antes de finalizar uma compra, o chat aumenta a credibilidade da loja virtual.

ATUALIZE-SE SOBRE AS NOVAS TENDÊNCIAS DE PRODUTOS ELETRÔNICOS

De nada adianta montar uma fantástica loja de produtos eletrônicos, colocar os itens mais inovadores no mercado e esquecer que ela existe. Parece exagero? Mas não é. Muita gente acha que é preciso abrir uma loja de produtos online e pronto… O barco navegará sozinho.

Este engano tem feito muita gente acabar com as suas chances antes mesmo de colocar o e-commerce em um bom posicionamento no mercado. Se você quer diminuir as chances de ver o seu barco afundar, precisa estar consciente que abrir uma loja de eletrônicos online é apenas um dos passos que precisará dar ao longo da empreitada como empreendedor online.

Embora todos os segmentos relacionados ao comércio virtual precisam ser analisados continuamente, a tecnologia precisa contar com uma especial atenção. Novos aparelhos estão aparecendo constantemente e é fácil cair no campo do obsoleto, por este motivo, é indispensável estar atualizado.

Lista de produtos para montar uma loja de eletrônicos

Os dispositivos eletrônicos se tornaram parte de nossa rotina. Aqui está uma lista deles, que podem compor o catálogo de produtos da sua loja:

  • televisores;
  • DVD players;
  • laptops;
  • computadores de mesa; 
  • telefones celulares;
  • tablets, Ipods e iPads;
  • câmeras;
  • ventiladores;
  •  fornos;
  • máquinas de lavar roupa;
  • consoles de jogos; 
  • impressoras; 
  • e rádios. 

Apostar em uma loja virtual pode ser uma iniciativa incrível para o seu futuro, em especial se você quer ter independência financeira e deseja se livrar do seu chefe. No entanto, é preciso estar consciente que a mudança gera tanto ônus quanto bônus. Certamente, se você gosta do que faz e se sente identificado com a tecnologia, abrir uma loja de eletrônicos é uma opção valiosa. Vale a pena tentar empreender neste setor!

Artigo anteriorComo contratar modelos para loja virtual sem precisar de agência?
Próximo artigoComo ter sucesso na loja virtual: 6 simples passos infalíveis
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

1 COMENTÁRIO

  1. Parabéns pelo artigo , excelente ! .
    Para montar uma loja virtual no setor de eletrônicos não é tão simples . Ainda bem que existem , blogs que auxiliam , passando bastante informação , para quem desejar abrir sua loja virtual de eletrônicos .

    loja de eletrônicos http://www.sibashop.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA