Conheça os 3 tipos de garantias para o consumidor existentes

Conheça os 3 tipos de garantias para o consumidor existentes

911
0

Você sabe como funciona o código de defesa do consumidor (CDC)? Com a alta competitividade no mercado, se seu negócio não estiver assegurando as normas de proteção, é muito provável que perderá inúmeros clientes em questões de segundos, já que o marketing boca a boca (ou de defensores) é um dos mais potentes na atualidade. Desse modo, é imprescindível estar atualizado sobre os tipos de garantias para os consumidores.

Quando um cliente adquire um produto ou serviço ele recebe a proteção do CDC e, consequentemente, o fornecedor se torna responsável pelos danos e perdas da solução adquirida (caso existam). Assim, ao possuir qualquer tipo de loja, seja ela on-line ou física, é necessário seguir a lei.

Dessa forma, reunimos, neste artigo, tudo o que você precisa saber sobre os tipos de garantias existentes para o consumidor! 

Tipos de garantia

Acompanhe os tipos de garantia existentes:

1. Garantia legal

A garantia legal é prevista pelo CDC, sendo 30 dias para bens não duráveis e 90 dias para bens duráveis (quando há fácil constatação de defeito). Desse modo, quando não é solucionado o caso em até 30 dias, o consumidor tem o direito de escolher se quer receber o dinheiro de volta, se prefere descontar o preço ou trocar a mercadoria.

2. Garantia contratual

A garantia contratual é oferecida pela fabricante e, portanto, se o mesmo oferecer um ano de garantia, o cliente poderá fazer reclamação de até um ano, além dos 90 dias de garantia já previstos para bens não duráveis.

3. Garantia estendida

A garantia estendida é como um seguro para cobertura de defeitos, em que as lojas que vendem determinado produto podem perguntar ao consumidor se o mesmo quer estender a garantia. No entanto, diferente dos outros, esse serviço é pago, aumentando o tempo de garantia do contrato.

Políticas de trocas

De acordo com o código de defesa do consumidor, tanto o fornecedor quanto o fabricante possuem 30 dias (a serem contado a partir do dia da reclamação) para resolver o problema do produto. Caso não seja resolvido dentro desse prazo, o cliente poderá exigir um produto similar, restituição do valor pago ou um abatimento proporcional.

Atenção: se o produto for comprado essencialmente com defeito, como um fogão, a troca deve ser feita de maneira imediata.

Opções de assistência

Existem dois tipos de assistência: a autorizada e a especializada. Vamos saber mais sobre cada uma? Confira abaixo!

Assistência autorizada

Ela é indicada pelo fabricante e está no manual de instruções do produto ou em seu próprio site. Desse modo, a assistência e o fabricante são, juntamente, responsáveis pela qualidade do serviço.

Assistência especializada

O fabricante não tem nenhuma relação com essa assistência e, portanto, não pode ser responsabilizado pela qualidade do serviço.

Viu como é importante saber sobre os direitos do consumidor? Clientes estão cada dia mais exigentes, já que o leque de opções está cada vez maior. Portanto, é de grande importância para qualquer tipo de modelo de negócio ter conhecimento sobre a legislação e CDC, assim como estar a par dos tipos de garantias existentes, trocas e assistências técnicas. Agora que você expandiu seu conhecimento, não deixe de colocá-lo em prática!

Que tal estar sempre ligado nas tendências e notícias do mundo empreendedor? Para isso, não deixe de nos seguir nas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram, Linkedin e YouTube!