Como vender um produto pela internet

Como vender um produto pela internet

3403
0
como vender um produto

Já faz um tempo que a internet veio para ficar na vida das pessoas, e isso se tornou cada vez mais evidente depois da popularização dos smarphones. Está todo mundo sempre conectado, claro que com toda essa facilidade o comércio na internet também se tornou bastante popular. As pessoas começaram a perceber que se podem comprar pela internet, também podem vender um produto e ganhar dinheiro com isso. Realmente é possível, tem muita gente que ganha dinheiro com vendas na internet.

O problema é que nem todas essas pessoas que acessam o facebook todos os dias pelo celular, entendem todas as peculiaridades da internet. Então o que acontece é que essas pessoas que não entendem muito bem como funcionam as coisas no mundo virtual se tornam donas de e-commerces e as lojas delas não vendem. A culpa pela falta de vendas é atribuída a muitos aspectos, crise econômica, plataforma do e-commerce, lua em vênus, mas na realidade o problema é um só, a falta de conhecimento.

Vender online

Para vender um produto pela internet, não basta apenas contratar uma plataforma, cadastrar os produtos, sentar e esperar ficar rico, não é assim que funciona. Você precisa trazer visitantes para sua loja, você precisa atender os clientes, você precisa de estratégias de vendas. Sim, é possível aprender tudo isso, mas para aprender você precisa querer isso. Dizer, isso é muito complicado para mim, vou contratar alguém que faça, não é a solução para os seus problemas.

como vender um produto
sentar e esperar a venda acontecer funciona apenas em alguns casos

Nome do produto, descrição, foto, tudo isso te ajuda a vender um produto. Agora se você não fizer a mínima ideia do que significa SEO, dificilmente você vai conseguir ajudar a vender seu produto usando nome do produto, descrição e foto. Então se você quer ser um dono de e-commerce: estude, aprenda, e quando achar que já aprendeu o suficiente, estude mais.

➜ Mini Curso SEO para Loja Virtual GRÁTIS

Sim, você pode contratar pessoas para fazer as coisas que você não sabe, mas se você realmente quer vender um produto pela internet, você precisa saber o que cobrar dessa pessoa que contratou, e precisa saber se ela está no caminho certo ou se fez tudo de qualquer jeito só para te cobrar pelo serviço. Parece complicado, mas não é, você precisa entender de várias áreas, não só da parte técnica, do funcionamento da loja, precisa saber também as estratégias de marketing que vai aplicar, precisa entender do nicho de mercado dos produtos que você vende.

Vender online não é tão simples quanto parece, algumas pessoas seguem a lógica: gosto dos Beatles, vou abrir um e-commerce vendendo produtos deles, e isso é totalmente errado. A primeira coisa que você deve avaliar é se tem pessoas querendo comprar o que você quer vender, depois, pesquise se o produto que você quer vender já não está saturado no mercado. Ter sucesso vendendo exatamente a mesma coisa que todo mundo é praticamente impossível, e não, ter um preço mais baixo não é a solução para tudo.

Como ser um bom vendedor

Qualidade do produto, qualidade de atendimento e verdade são características essênciais. Ãh? Como assim verdade? Se você lojista, não for sincero com seu cliente, você vai fazer apenas uma venda para cada cliente e olhe lá. Então não minta, nem omita, não é assim que se chega ao sucesso. Não venda produtos que não tem qualidade, isso vai servir apenas para te deixar dia e noite com dor de cabeça e estressado. Tenha um atendimento de qualidade, trate seus clientes com atenção, manter um cliente é muito mais barato que conseguir um novo cliente. Trate bem também aqueles que ainda não são clientes, mas tem algumas dúvidas.

como vender um produto
Um vendedor dedicado é sempre reconhecido pelos clientes

Bom, então finalmente vamos esclarecer, como vender um produto pela internet? Fazendo tudo isso que foi dito aqui, um pouquinho de cada coisa, conhecimento, atendimento, produtos de qualidade, SEO, fotos de qualidade, descrições que façam com que o produto seja encontrado, nome do produto como as pessoas costumam buscar e não como você gosta de chamar. E anuncie, separe uma verba do seu orçamento para isso, para que você faça vendas, as pessoas precisam chegar até a sua loja, para que as pessoas cheguem até sua loja, você precisa mostrar que a sua loja existe, simples assim.

➜ Os 6 maiores erros de quem faz anúncios e não consegue vender

Além dos anúncios você pode trabalhar a busca orgânica, como já mencionado aqui no texto. Os melhores resultados são um trabalho conjunto entre anúncios e busca orgânica, e-commerces que preferem usar apenas uma das formas tem menos chances de serem encontrados. O ideal é fazer tudo que está ao seu alcance para atrair clientes para o seu e-commerce, essa é uma das melhores formas de vender um produto. Afinal se ninguém visitar, ninguém vai comprar.

Não focamos tanto na plataforma, pois ela é apenas uma ferramenta para te ajudar a vender, a única coisa que a sua plataforma não pode é te impedir de vender, por algum bug, ou alguma deficiência. O resto, é a sua estratégia de vendas que faz, e a estratégia de vendas é uma das coisas mais importantes do e-commerce, e infelizmente acaba sendo deixada de lado por muitos lojistas, os mesmos que não vendem nada. Aprenda, planeje, trace estratégias, e finalmente, venda seus produtos.