Como vender bem pela internet

Como vender bem pela internet

2756
2

Se tem uma coisa que quase todo mundo quer hoje em dia é ganhar dinheiro na internet, porque parece ser mais fácil do que ganhar dinheiro de outras formas. Eu discordo, ganhar dinheiro na internet é tão difícil quanto ganhar dinheiro numa loja física no centro, numa barraquinha na beira da praia ou vendendo Avon. E acredite tem gente que ganha dinheiro vendendo Avon. Ou seja, fácil ou difícil é possível sim, ganhar dinheiro na internet.

A maioria das pessoas que ganha dinheiro na internet, ganha dinheiro vendendo alguma coisa, seja um produto, ou um serviço, ou um curso. Então, seguindo essa lógica de vendas, para ganhar dinheiro você precisa saber como vender bem, porque se você não vender nada, não vai ganhar dinheiro. Simples assim. Provavelmente para vender pela internet você usa um e-commerce.

vende bem
Quando você vende bem, até seu humor muda

Vender online

Vamos focar em como vender bem, aqui não vamos considerar quem está começando, não vamos ensinar a vender, vamos te ajudar a vender bem. Primeiro passo: você está anunciando? Já que você quer vender bem na internet, você precisa anunciar. Se você não está anunciando, pode parar de ler este texto agora mesmo. Porque se você não esta anunciando, não deve estar vendendo nada. A ideia aqui é multiplicar as suas vendas, e 0 vezes 0, é 0. Ou seja, se você não vendendo, não podemos te ajudar a vender bem.

Se você está anunciando e não está tendo o resultado esperado, não se desespere. Você sabe o que precisa ser feito, só que está fazendo do jeito errado. Não adianta você anunciar pizza de bacon para um público vegano. Direcione os seus anúncios para as pessoas certas, para o público do seu produto. Esse é um dos primeiros passos para acertar, abaixo tem o link de um e-book que pode te ajudar muito.

➜ Os 6 maiores erros de quem faz anúncios e não consegue vender

Outra dica que te ajuda a vender bem na internet, é o marketing pessoal, porque se você, não acreditar em você mesmo, como espera que os outros acreditem? Talvez você precise de um tempo para criar essa auto-confinça, acreditar em você mesmo, acreditar que está no caminho certo, fazendo a coisa certa. Se você está se perguntando o que é marketing pessoal, calma, é apenas acreditar no seu potencial, é saber que você entende o suficiente de um produto para vender ele no seu site. Quando você começa acreditar em você mesmo, você descobre como vender bem.

Para vender bem, você precisa conhecer os seus clientes, você precisa entender as dúvidas que eles tem em relação aos seus produtos, você precisa entender qual é o problema, a dor dos seus clientes e saber como você vai fazer para resolver isso. Vender para estranhos é muito mais difícil do que vender para conhecidos. Para conhecer seus clientes você pode fazer pesquisas, pode criar uma campanha de e-mail marketing que estimule respostas. Estabeleça uma relação agradável com seus clientes e futuros clientes. Lojistas que não dão a mínima para o cliente, não vendem bem.

Técnicas de venda

Se você quer vender bem, precisa saber como vai fazer, estruturar as estratégias de vendas que você vai utilizar. Esqueça aquela ideia de que ter o preço mais baixo do mercado é a melhor estratégia para fazer vendas, isso já está ultrapassado. Os clientes não querem só preço, querem condições de pagamento, querem o frete mais rápido, querem ganhar brinde. De novo, você vai fazer mais vendas, e vai ver como vender bem, quando conhecer seus clientes, quando souber o que eles querem.

Antes falamos em não acreditar em você mesmo, outra coisa que não funciona, é vender um produto quando você não acredita no produto. Se não você não acredita em algo dificilmente vai conseguir fazer alguém acreditar. Seja pela qualidade ou pela funcionalidade do produto, não venda produtos ou serviços nos quais você não acredita. Você nunca vai conseguir fazer muitos pedidos dessa forma. Além de acreditar em você, acredite no seu produto, acredite no ser serviço.

vender bem
Será que ele teria sido eleito e reeleito se não acreditasse que pode?

Coloque a mão na massa, ninguém que vende bem passa o dia inteiro sentado reclamando de tudo, ou esperando que alguém faça as coisas por ele. As pessoas que tem sucesso nas vendas são as que fazem. Gente que só sabe reclamar não chega a lugar nenhum, as coisas não estão indo bem? Identifique onde está o problema, corrija. A melhora não foi significativa? Continue buscando onde você mudar para melhorar seus resultados.

O segredo do sucesso é uma constante experimentação do que dá certo, talvez aquela técnica de vendas que você usou lá em janeiro de 2013 ainda funcione, talvez não. Mas para saber isso você precisa testar. Acompanhe o mercado, veja como está a situação econômica, veja como estão seus concorrentes, talvez você esteja vendendo mais que todos eles, e ainda acha que vende mal. Aqui você encontra uma tabela para facilitar a sua vida, na hora de acompanhar seus concorrentes.

➜ Planilha Para Análise De Concorrência

Não existe um padrão pré estabelecido de quantos pedidos você precisa fazer, ou de quanto em dinheiro precisa faturar para vender bem. Cada momento da economia e da sua empresa vão ter boas vendas diferentes. Então talvez hoje ter um pedido por dia seja péssimo, mas daqui alguns meses, ter um pedido por dia quer dizer que você vende bem para caralho. Você pode vender bem sempre, com uma quantidade de vendas variáveis entre altos e baixos. Porque para aquela crise mundial, ou para aquela fase boa da sua empresa, você vendeu bem.

Artigo anteriorComo vender um produto pela internet
Próximo artigoO que é necessário para abrir uma loja virtual
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA