(11) 4118-9290 - São Paulo (SP) Clique aqui

REDES

Como montar uma loja virtual: guia completo para iniciantes

Por Marcio Eugênio | 08/06/2019
872852
|
353
Como montar uma loja virtual: guia completo para iniciantes

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Aprenda como montar uma loja virtual do zero:

  1. Foco no novo negócio que está construindo
  2. Legislação para montar loja virtual
  3. Recursos para montar loja virtual
  4. O que é preciso para realizar as Vendas
  5. Como se organizar para a loja funcionar
  6. Custos para montar loja virtual
  7. Entenda o comportamento do consumidor
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

Vejo muitas pessoas que querem montar uma loja virtual, mas ficam travadas. Na verdade, quando essas pessoas montam uma loja virtual, o que elas querem mesmo é saber como vender pela internet. Este simples erro de querer uma coisa e precisar de outra atrapalha muito. Aqui está resumido todo o processo em 7 passos para você aprender como montar uma loja virtual.

Guia dos melhores produtos para vender no e-commerce
Baixe agora o Guia dos melhores produtos para vender no e-commerce.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row el_id=”PASSO #1: TENHA FOCO NO NOVO NEGÓCIO QUE VOCÊ ESTÁ CONSTRUINDO”][vc_column][vc_column_text]

PASSO #1: TENHA FOCO NO NOVO NEGÓCIO QUE VOCÊ ESTÁ CONSTRUINDO

Se você está começando o processo para abrir loja virtual, terá duas grandes limitações: tempo e dinheiro. Isso acontece com a maioria das pessoas que quer abrir um negócio. Por isso é tão importante ter foco.

O FOCO TEM DIVERSAS DEFINIÇÕES, MAS GOSTO DE DUAS

  • Gerenciamento de distrações
  • Saber dizer não

Se você se pergunta como criar uma loja virtual, aqui está a resposta: é essencial que você consiga gerenciar as distrações e fazer o que realmente precisa. Dessa forma você conseguirá o máximo de resultado no menor tempo. Muitas pessoas não conseguem sair do lugar na hora de abrir loja online pelos motivos a seguir:

EXCESSO DE INFORMAÇÃO

A quantidade de informação sobre e-commerce é abundante. Isso gera um problema chamado excesso de informação. Quando você digita no Google “como montar loja virtual”, você acha milhares de caminhos e trava por não saber qual seguir.

CONTEÚDO PARA QUEM JÁ NASCE GRANDE

Existe muito conteúdo na internet para quem quer começar um negócio grande. Pouco se fala sobre os problemas das lojas virtuais menores. Por isso é importante conhecer o tripé do e-commerce, sobre o qual falaremos ao longo do texto.

  1. Produto Estrela: o produto que tem a melhor oferta do mercado.
  2. Cliente Qualificado: o cliente que tem a maior probabilidade de comprar de você.
  3. Plataforma Fácil: um sistema simples que tem exatamente aquilo que o cliente precisa para finalizar a compra rápido.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row el_id=”VERDADES E LEGISLAÇÃO PARA MONTAR UMA LOJA VIRTUAL”][vc_column][vc_column_text]

PASSO #2: VERDADES E LEGISLAÇÃO PARA MONTAR UMA LOJA VIRTUAL

ENTENDA AS LEIS PARA MONTAR UMA LOJA VIRTUAL

Para que você não tenha problemas e possa se consolidar no mercado, é importante já montar loja virtual da forma certa.

LEI DO E-COMMERCE

Em 2013 entrou em vigor o Decreto Nº 7962/2013, conhecido como a Lei do E-commerce. Se você quiser conhecer a lei e saber como abrir uma loja virtual da forma correta, acesse o site do planalto aqui ou veja esse vídeo que fiz explicando os principais pontos que você precisa ficar atento.

EMISSÃO DE NOTA FISCAL

No Brasil, qualquer transação comercial tem obrigação de emitir NFe (nota fiscal eletrônica). As notas podem ser feitas no site da receita. Quando você tiver mais pedidos,  será necessário um sistema de emissão de NFe ou, o que recomendo, um ERP (abaixo falo mais sobre ERP).

TIPOS DE EMPRESA

Além disso, para emitir nota fiscal é necessário ter CNPJ. O MEI (Micro Empreendedor Individual) pode ser uma boa alternativa para quem está começando. Depois que você passar o limite de faturamento permitido pelo MEI, precisará abrir uma empresa limitada, a famosa LTDA.

O PRODUTO ESTRELA

Para encontrar o seu Produto Estrela, você precisa analisar os itens abaixo:

TENHA UM PORQUÊ QUANDO MONTAR UMA LOJA VIRTUAL

Normalmente os negócios que prosperam são feitos por pessoas que buscam resolver um problema ou ajudar alguém. Podem ser problemas simples e que atingem um público específico.

NICHO

Depois de você achar o seu porquê, o processo de escolher um nicho fica mais simples. Recomendo que use a técnica do PHD: paixão, habilidade e dinheiro. Até que a sua loja virtual tenha volume de vendas, sua energia deve estar concentrada em estratégias de atração de clientes novos.

No início, você tem que focar em fazer a primeira venda. Através do seu Produto Estrela, essa primeira venda vai acontecer de forma mais fácil. Para encontrar o produto estrela é necessário olhar para os concorrentes. Isso é feito em dois passos:

Análise da Concorrência
  • A empresa
  • O site
  • Redes sociais
  • Formas de pagamento
  • Formas de entrega
  • Reclame aqui
  • Ebit
Análise dos produtos que concorrem com O Produto Estrela
  • Descrição técnica e funcional
  • Número e qualidade das fotos
  • Frete e prazo
  • Preço e condição de pagamento
  • Disponibilidade
  • Descrição resumida e produtos relacionados
  • Se responde às principais dúvidas sobre o produto
  • Se fala dos benefícios e dos cuidados necessários

O PÚBLICO QUALIFICADO

Criar um e-commerce que faça boas vendas envolve conhecer o cliente. Saber do que gosta, onde mora, qual a idade, etc. Se você conhecer o seu cliente, conseguirá oferecer o produto certo para a pessoa certa. Aqui estão duas maneiras de conhecer o seu público:

Pesquisa demográfica

Tem o objetivo de conhecer o cliente por meio de estatísticas que utilizam como critérios a educação, a etnia, o sexo, a idade, a religião, onde mora, estado civil, nível educacional, etc.

Pesquisa psicográfica

Trata de dados mais difíceis de definir, como valores, emoções, medos e paixões.

Guia dos melhores produtos para vender no e-commerce
Baixe agora o Guia dos melhores produtos para vender no e-commerce.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row el_id=”RECURSOS ESSENCIAIS PARA MONTAR UMA LOJA VIRTUAL DE SUCESSO”][vc_column][vc_column_text]

PASSO #3: RECURSOS ESSENCIAIS PARA MONTAR UMA LOJA VIRTUAL DE SUCESSO

Esse é o terceiro item do nosso Tripé do Sucesso. Muitas pessoas que querem criar loja virtual começam por aqui e normalmente se dão conta que fizeram uma escolha equivocada, pois não pensaram nos outros pontos. Por isso, é importante fazer os passos na ordem indicada. Veja como começar uma loja virtual.

Os recursos essenciais para montar uma loja virtual são:   

1- Layout

Cuide para que o layout esteja alinhado com o seu público e com o seu porquê. O layout deve ser discreto e passar segurança.

2- Checkout Simples

O processo de compra precisa ser o mais simples e rápido possível. Ou seja, deve pedir só os dados que são indispensáveis para realizar a compra, com o maior número possível de formas de pagamento e, de preferência, sem que o usuário precise de senha.

3- Recuperação de Carrinho

É muito mais fácil converter um cliente que, por algum problema ou distração, abandonou o processo de compra do que ter que atrair um cliente novo.

4- Versão Mobile

Desde 2015, o Google tem privilegiado nas buscas os sites que possuem uma versão para mobile. É fundamental pensar nisso antes de criar uma loja virtual. Se você já tem uma loja, utilize essa ferramenta que o Google disponibilizou. Na hora ela já diz se a sua loja é ou não é amigável ao mobile. Para mais informações,fiz um vídeo sobre isso.

5- Acompanhamento Ativo dos Correios

Essa funcionalidade atualiza de forma automática as movimentações relacionadas à entrega. Ela não é obrigatória no início das operações de uma loja virtual, pois a quantidade de pedidos é baixa. Mas é importante saber se a plataforma possui, porque a função aumenta a satisfação do cliente e elimina parte do trabalho do administrador da loja.

6- Frete

Grande parte dos pedidos realizados no Brasil é entregue pelos Correios. No entanto, os Correios têm uma política rígida de proibições. As empresas que não puderem ser atendidas precisarão recorrer a transportadoras ou a algum tipo de entrega própria. Neste artigo, falo da parte de transportadoras e respondo mais algumas dúvidas sobre os Correios.

7- Formas de pagamento

Existem dois grandes grupos de formas de pagamento:

  • Sistemas de pagamento: compostos por empresas que se especializaram em fornecer formas de pagamento para transações na internet. As mais conhecidas no Brasil são: Pagseguro, Mercado Pago e Moip. A contratação é mais rápida e tem menos risco de chargeback, mas possui taxas mais altas.
  • Sistemas de pagamento direto: são via cartão de crédito (Cielo e Rede), boleto bancário e depósito. Essas formas possuem taxas mais atrativas e apresentam maior conversão de venda, porém o processo de contratação é mais rigoroso e burocrático, além de ter mais risco de chargeback.

8- Segurança

Atualmente, a segurança nas principais plataformas de comércio eletrônico vem por padrão através do certificado de segurança (SSL) em todo processo de compra e acesso a dados pessoais do cliente. Tenho preferência plataformas SaaS por diversos motivos, e um deles justamente é a segurança.

É importante que você mostre aos clientes que se preocupa com a segurança. Inclua a informação no rodapé da sua loja, deixe isso claro na página do produto, relembre ao longo do processo de compra, demonstre através do seu layout, tenha um telefone fixo no site e adote a linguagem na sua comunicação por e-mail e chat.

9- ERP

O ERP não é um sistema obrigatório até que a sua loja virtual atinja um volume de uns dez pedidos por dia. Ele consegue automatizar processos, reduzir erros e, dessa forma, economizar tempo. Entenda que toda loja virtual possui os seguintes processos:

  • Receber os pedidos
  • Confirmar pagamentos
  • Separar e embalar pedido
  • Emitir NFe e etiquetas
  • Enviar pedidos
  • Acompanhar a entrega

Uma ferramenta que está integrada à sua plataforma deixa todo o processo mais simples. O ERP que utilizo na minha empresa e que indico sem medo é o Bling. Ele é o melhor custo benefício do mercado, sem falar que está integrado com plataformas de e-commerce.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row el_id=”O QUE É PRECISO PARA REALIZAR AS VENDAS E ENCANTAR CLIENTES”][vc_column][vc_column_text]

PASSO #4: O QUE É PRECISO PARA REALIZAR AS VENDAS E ENCANTAR CLIENTES

ATENDIMENTO CLIENTE

Quando falamos de pequenas lojas virtuais, o atendimento ao cliente é um dos maiores diferenciais. Veja como montar uma loja online pensando nos consumidores:

Seja Pessoal

Lembre-se: pessoas compram de pessoas, não de empresas. Trate os seus clientes como pessoas e mostre para eles que existem pessoas do outro lado da tela. Sempre trate o cliente pelo nome, converse com ele, interaja.

Suporte

O suporte ao cliente acontece antes, durante e depois da venda. No início de uma loja virtual você vai ter poucas solicitações de suporte, mas conforme a empresa vai crescendo, a quantidade de problemas também aumenta, e daí é importante você ter um sistema para isso.

Telefone

Ter um telefone fixo na sua loja virtual passa segurança. Uma solução é usar o serviço da Atende Simples, que é um sistema de telefonia que permite que pequenas empresas tenham números como 3003 ou 0800. Os valores são acessíveis e empresa não tem burocracia.

Chat

O chat é uma ferramenta imprescindível para quem tem uma loja virtual. É mais um dos itens que aumenta a sensação de segurança do cliente, pois ele consegue tirar dúvidas na hora de forma rápida e fácil.

E-mail

Para e-mails, tenho duas dicas simples e rápidas:

  • Responda todos os e-mails, mesmo que seja para dizer para o cliente que você não trabalha com determinado produto.
  • Seja pessoal. Trabalhe com e-mail com nome de pessoas e assine os e-mails com nome e sobrenome.

MARKETING PARA LOJA VIRTUAL

Existem dois tipos de ações de marketing:

  • Ações de rápido retorno: Facebook Ads, Google Adwords e comparadores de preço
  • Ações de retorno mais lento ou de longo prazo: SEO, redes sociais, e-mail marketing

A única regra que vale para todos os mercados das pequenas lojas virtuais é: invista a sua energia e o seu dinheiro naqueles produtos que você consegue se destacar. Em outras palavras, divulgue seu Produto Estrela.

Facebook Ads

Com ela você consegue fazer uma segmentação muito boa das pessoas que irão ver os seus anúncios no Facebook. Se você sabe os dados demográficos e psicográficos do seu público-alvo, aqui você fará a festa.

Google Adwords

É a ferramenta mais usada para fazer anúncios de e-commerce. O poder dela é mostrar os anúncios para as pessoas que estão procurando exatamente as palavras relacionadas com os seus produtos. O Google Adwords é cobrado por clique, por isso use as palavras mais específicas possíveis e seus melhores produtos.

Comparadores de Preço

O mais conhecido deles é o Buscape, mas existem outros como o Bondfaro, o Zoom e o Google Shopping. Funciona muito bem para aqueles produtos que as pessoas costumam procurar preços, como celulares, televisores, notebooks.

Mídia Buy

Nada mais é do que fazer parcerias com blogs, canais do YouTube e pessoas com grande alcance nas redes sociais. Funciona tanto como marketing de retorno rápido quanto como marketing de longo prazo.

SEO

O sonho de todo mundo que quer abrir uma loja virtual é estar na primeira página do Google. O único problema é que o Google só tem dez posições na primeira página e existem milhares de outras lojas virtuais que querem o mesmo. Conseguir um posicionamento bom no Google e um volume de visitas constante é algo que demanda tempo e investimento.

Redes sociais

Muitas pessoas que criam lojas virtuais acabam usando as redes sociais de forma totalmente errada, pois só querem vender. Redes sociais não são lugares para você ficar vendendo. Para funcionar para a sua loja virtual, você precisa primeiro se relacionar com o usuário, fazer ele confiar em você e só depois fazer a venda.

>> Veja aqui como montar uma loja virtual no Instagram.

E-mail Marketing

Essa aqui é uma ferramenta de que eu gosto quando é usada de forma correta. Porém pouquíssimas lojas virtuais sabem usar. Acho que esse assunto que é um dos que eu mais falei no meu canal do YouTube.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row el_id=”OPERAÇÃO: COMO SE ORGANIZAR PARA A LOJA VIRTUAL FUNCIONAR”][vc_column][vc_column_text]

PASSO #5: OPERAÇÃO: COMO SE ORGANIZAR PARA A LOJA VIRTUAL FUNCIONAR

CONCENTRAR ENERGIA

Agora é o momento de você focar sua energia para trabalhar com ainda mais afinco nos itens que podem trazer mais resultados para você.

QUANDO FAZER O QUÊ?

Para deixar um pouco mais claro que tipo de ação de marketing se encaixa em cada tipo de estratégia, segue um vídeo falando sobre o assunto e alguns exemplos. Eles ajudarão a entender como fazer uma loja virtual eficiente:

Estratégias de Aquisição

  • Google Adwords
  • Facebook Ads
  • SEO
  • Redes sociais
  • Mídia Buy

Estratégias Retenção

  • E-mail marketing
  • Programa de fidelidade
  • CRM
  • Suporte de qualidade
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row el_id=”CONHEÇA OS CUSTOS PARA MONTAR UMA LOJA VIRTUAL”][vc_column][vc_column_text]

PASSO #6: CONHEÇA OS CUSTOS PARA MONTAR UMA LOJA VIRTUAL

O custo de uma loja virtual depende de múltiplos fatores. Mas, com certeza, o valor de manter um comércio eletrônico é muito menor do que manter uma loja física. Isso não significa, porém, que uma loja virtual tem menos possibilidade de crescimento e de lucro.

Para calcular os custos de uma loja virtual, você precisa levar em consideração estes itens:

  • Plataforma de e-commerce (open source, alugadas ou exclusivas)
  • Sistemas operacionais (serviços que otimizam o trabalho do e-commerce)
  • Estratégias para divulgação (SEO, links patrocinados, e-mail marketing, etc.)

O ideal é primeiro traçar os objetivos com seu comércio eletrônico, para depois ver quais plataformas, sistemas e estratégias são as mais adequadas para seu negócio.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row el_id=”ENTENDA O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR”][/vc_row][vc_column][/vc_column][vc_column_text]

PASSO #7: ENTENDA O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

O famoso “boca a boca” continua existindo e exercendo influência sobre os consumidores. Além de grupos como família, amigos e colegas de trabalho, as pessoas também dão atenção às informações divulgadas por conhecidos e por influenciadores nas redes sociais.

Cada vez mais, os consumidores pesquisam na internet os preços e características dos produtos que desejam. Ou seja, ter um comércio eletrônico com informações completas e pontos fortes dos produtos pode ser muito importante para os clientes se sintam encorajados a comprar.

RECAPITULANDO E MATERIAIS DE APOIO

Vou deixar abaixo alguns materiais que vão ajudar a ter o melhor conteúdo e conhecimento para você saber exatamente o que precisa saber sobre como vender pela internet.

#1. PLANILHA PARA FAZER ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA

Para conseguir montar uma estratégia que vai torná-lo diferente e único na internet, você precisa saber o que os concorrentes estão fazendo. Criei essa planilha para você verificar o que é importante e conseguir se organizar.

>>> CLIQUE AQUI PARA BAIXAR PLANILHA <<<

#2. EBOOK 8 DICAS FANTÁSTICAS PARA MONTAR UMA LOJA VIRTUAL

Esse foi o primeiro ebook que fiz. Nele vou ainda mais a fundo na parte técnica do que você precisa saber para conseguir sucesso vendendo pela internet.

>>> CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O EBOOK <<<

#3. PALESTRA ONLINE 8 DICAS FANTÁSTICAS PARA MONTAR UMA LOJA VIRTUAL

Preguiça de ler? Sem problemas, você pode assistir a minha palestra online onde falo o passo-a-passo o que você precisa dominar para vender pela internet.

>>> CLIQUE AQUI PARA VER A PALESTRA <<<

#4. ASSINE O NOSSO CANAL DO YOUTUBE

Produzo diariamente vídeos novos para o nosso canal do YouTube onde falo sobre empreendedorismo, redes sociais e, claro, loja virtual. Para assinar clique no link abaixo:

>>> CLIQUE AQUI PARA ASSINAR CANAL<<<

Se você quer a ajuda dos nossos especialistas para montar a sua loja e criar as suas campanhas de marketing para começar a vendes, basta entrar em contato pelo WhatsApp clicando aqui.

[/vc_column_text]

Marcio Eugênio

Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

Posts relacionados