(11) 4118-9290 - São Paulo (SP) Clique aqui

REDES

Como lidar com concorrentes maiores na sua loja virtual

Por Marcio Eugênio | 21/05/2020
784
|
0
Como lidar com concorrentes maiores na sua loja virtual

Criar uma loja virtual é uma vontade de muitas pessoas. A possibilidade de trabalhar de casa, ser seu próprio patrão e ganhar um bom dinheiro é muito atraente. 

Porém, ao estudarem mais sobre o e commerce, muitos se assustam com a perspectiva de concorrerem diretamente com gigantes da Internet, como Netshoes, Dafiti, Amazon, Shoptime, etc, e acaba desistindo. 

Muitos têm medo, com certa razão, de entrar em concorrência com esses gigantes, e acham que sempre vão estar em desvantagem.

Mas isso não é necessariamente verdade. Os grandes players vão sim ter vantagens de tamanho e conhecimento do público, mas você pode ter sua loja virtual, vender produtos similares, e ainda ter vantagem competitiva e lucro.

O texto de hoje vai te ensinar como enfrentar esses concorrentes gigantes sem sabotar seu negócio e ainda tendo lucro.

Não Bata de Frente

A primeira coisa que você precisa ter em mente para enfrentar um concorrente maior é que você não pode bater de frente. 

Se você tentar vender as mesmas coisas que ele, do mesmo jeito, com com o mesmo preço, pro mesmo público, ele vai ganhar sempre. Grandes players têm uma estrutura maior e muito mais dinheiro, e podem até mesmo manter estratégias que não dão lucro durante um tempo. 

Eles podem negociar com os fornecedores preços e prazos que você não consegue, porque o volume de compras e vendas deles é muito maior. Também pode oferecer preços, prazos e condições de pagamento e frete diferenciadas.

Eles podem até mesmo bancar ter prejuízo por um tempo, pra conquistar e fidelizar clientes, uma estratégia que uma loja virtual pequena ou no início das operações não podem se dar ao luxo de aplicar. 

Então, se você tentar enfrentar um concorrente grande com a mesma estratégia deles, você não vai ter bons resultados, e corre o risco de quebrar seu negócio. 

Encontre um segmento e seja o melhor

Algo que sempre falamos: uma loja virtual de sucesso não é aquela que vende mil produtos uma ou duas vezes cada; é aquela que vende um produto mil vezes. 

Um erro comum de muitos lojistas pequenos ou iniciantes, é tentar vender uma grande variedade de produtos, achando que isso vai melhorar o desempenho da loja. 

Como já falamos em nosso blog recentemente, geralmente ocorre o contrário: quanto mais produtos sua loja tiver, mais diluídas ficarão as vendas, as campanhas, o público, e vai ser mais difícil acompanhar tudo.

Essa estratégia pode servir para lojas grandes, com capital e estrutura suficiente para planejar, executar e acompanhar várias operações simultaneamente. Para uma loja pequena, ou que está começando, o ideal é focar em um produto, e ser especialista nele.

Se especialize na produção desse produto, ou nas características, nos melhores usos, nas melhores formas de falar sobre ele. Procure mostrar pro público que o seu produto é o melhor do mercado. Capriche nas imagens, na descrição, trabalhe pra agregar valor ao seu produto. 

Não tente brigar por preço com o concorrente grande. Na maioria das vezes ele vai conseguir ganhar nesse aspecto.

Busque aumentar o valor percebido do seu produto junto ao público. Se o público percebe que você é especialista, entende muito do seu produto e sabe demonstrar a qualidade, é mais provável que ele compre da sua loja.

E é muito mais fácil ser especialista em um ou dois produtos do que em 50. 

Mostre seu Diferencial

O seu produto não pode ser exatamente igual ao vendido pelos concorrentes grandes, precisa ter algum diferencial. Algum benefício exclusivo, características mais atrativas, modelos ou itens diferenciados. 

Busque diferenciar seu produto da média do mercado, e explore esses diferenciais e benefícios em suas ações de marketing. Foque sua comunicação em mostrar os diferenciais que fazem o seu produto exclusivo, que fazem ele ser o melhor do mercado. 

Resolva o Problema do Cliente

Tente descobrir os objetivos do cliente com seu produto, qual problema ele tenta resolver quando busca seu produto, e o ajude a resolver. Não só ofereça o produto, ofereça a solução. Pense nas alternativas para resolver o problema do cliente, e em como seu produto pode ajudá-lo.

Quando você entende o problema do cliente, sabe o que oferecer pra resolver, e sabe como oferecer. 

Sendo um especialista no mercado, e passando essa imagem pro público, sua loja terá mais credibilidade ao falar sobre os benefícios e sobre como seu produto ajudará o cliente. E quando ele tiver um problema similar, há mais chances dele buscar sua loja novamente. 

Tenha uma Boa Experiência de compra

Quando o cliente tem uma experiência de compra ruim, confusa, sem assistência, serviços de entrega e atendimento ruins, ele dificilmente vai voltar a comprar dessa loja. 

Ter um excelente atendimento nem deveria estar nessa lista, pois é sua obrigação como lojista oferecer a melhor experiência ao cliente. 

Mas sempre é importante reforçar, porque mesmo que seu produto seja bom, caso o atendimento e a experiência de compra sejam ruins, você vai vender pra esse cliente uma vez só. 

Pós-Venda

Tão importante quanto uma boa venda, é um bom pós-venda.

Você não pode abandonar seu cliente depois da venda! 

Entre em contato com seu cliente, peça opiniões, ouça suas sugestões, aprimore suas operações baseado nas dificuldades ou desejos dos clientes. Envie informações, conteúdo, novas ofertas, tenha um bom trabalho de retenção do seu cliente. 

Com um bom produto, uma boa venda, uma boa relação e um bom pós-venda, os clientes perceberão seu produto como melhor, mesmo que concorrentes grandes vendam produtos similares mais baratos. 

Adotando as estratégias corretas, e seguindo nossas dicas, você conseguirá enfrentar (e vencer) mesmo os maiores concorrentes. 

Acompanhe nosso blog e canal no YouTube para mais informações sobre e commerce e dicas de como usar a Internet para vender mais.

Até a próxima, e partiu vender!

Marcio Eugênio

Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

Posts relacionados