Como Fazer E-mail Marketing

Como Fazer E-mail Marketing

2976
1
Taxa de abertura de e-mail
Taxa de abertura de e-mail

Sim, você leu certo nós vamos falar de novo sobre como fazer e-mail marketing, como assim de novo? Bom para quem acompanha o nosso blog nós já falamos sobre e-mail marketing algumas vezes por aqui, veja aqui como aumentar a captura de e-mails, como o e-mail marketing ajuda na sua estratégia e também como fazer um e-mail marketing eficiente. Nossa e depois de tudo isso ainda tem mais coisa para ensinar sobre e-mail marketing? Tem sim!

e-mail-marketing
Tem os vídeos!

Lembrando que além dos nossos textos também temos muito conteúdo no nosso Canal do Youtube que fala sobre e-mail marketing, olha lá que lindo, são tantos vídeos que fizemos até uma playlist, assim você já emenda e aprende tudo de uma vez só.

E-mail marketing é assunto tão rico que mesmo depois de tudo isso, e você viu que não é pouco conteúdo não, nós ainda temos o que falar sobre e-mail marketing. Neste texto vamos focar no fazer o e-mail, o texto, as imagens, e afins. Então antes disso é importante que você leia os outros textos para já chegar até aqui sabendo sobre ferramenta de e-mail, segmentação de e-mail e esse tipo de coisa mais técnica, por que não vamos falar disso.

Assunto do e-mail: é aqui que você ganha o cliente

O assunto do e-mail é o fator motivador para que o cliente abra seu e-mail, se o seu assunto for sem graça o cliente não vai sentir vontade de abrir o seu e-mail. Sem graça no sentido de desinteressante, porque mesmo tendo um assunto de e-mail que não faça gracinhas você pode ter e-mails lidos. Nesse momento você deve estar pensando: Ah, mas tem um monte de gente que abre todos os e-mails da minha empresa, só porque são da minha empresa. Ok então, vamos fazer de conta que é assim que funciona, porém na hora de criar o seu e-mail você tem que esquecer essas pessoas. Essas que abrem o e-mail só porque é o seu e-mail.

Pense nas pessoas que não abrem o seu e-mail só porque é o seu e-mail. Aqueles que pensam, que é sempre a mesma coisa, porque vou olhar o de hoje se eu já olhei antes e eram todos iguais? É esse público que você quer atingir com o assunto do seu e-mail. São essas pessoas que você precisa conquistar, antes que elas pensem em motivos para não ler seu e-mail, o interesse no assunto do e-mail marketing precisa falar mais alto.

Use toda a sua criatividade na hora do assunto, você precisa chamar atenção do cliente, é como se seu o seu e-mail estivesse dizendo: Ei, psiu, me lê aqui, sou lindão. Claro que você não vai usar uma frase como essa no assunto, mas é esse tipo de informação que o assunto do seu e-mail precisa transmitir, só que com um vocabulário de acordo com o posicionamento da sua empresa. A menos que você seja a Enjoei, ai você usaria essa frase como assunto e tudo certo.

e-mail-marketing
Você já recebeu um e-mail capturado pelo Batman? Pois é, eu já

Bom, então ficou exatamente claro para você qual é a função do assunto, use os gatilhos mentais já no assunto do seu e-mail para conseguir mais aberturas. Mas muito importante, não conte nenhuma mentira no assunto do e-mail, porque quem se decepciona na hora que abre o e-mail dificilmente faz a compra e lê os próximos e-mails. Pode até não parecer, mas é possível ser interessante sem ser engraçadinho.

e-mail-marketing2
Alguns dos e-mails enviados pelo Marcio Eugenio durante o Cecompe

Conteúdo é mais importante do que você pensa

Tem gente que acha que só precisa conquistar o cliente no assunto do e-mail e no corpo do e-mail, ali no conteúdo pode falar qualquer bobagem que vai vender igual, como você já deve ter imaginado, essas são as pessoas que não fazem 7 pedidos por semana. É a mesma situação de quando você conhece uma pessoa muito bonita e quando vai conversar percebe que tem cara, mas não tem conteúdo.

Você não pode considerar que seu e-mail marketing é ótimo porque você tem muita gente cadastrada, mas você pode considerar que o seu e-mail marketing é ótimo porque você tem muitos cliques no e-mail. Mesmo que o cliente vá até o seu site e não finalize a compra. Você já conseguiu levar o cliente do e-mail para loja é uma questão de tempo até a venda acontecer.

No conteúdo do e-mail você pode optar por texto ou imagem, acredite se quiser, temos clientes que assim como nós enviam apenas textos e conseguem fazer muitas vendas. Agora a grande maioria das lojas virtuais acaba preferindo o e-mail marketing com imagem cortada e cheia de links. O problema são pessoas que não entendem tão bem assim de edição de imagens.

Se você quer usar imagens mas tem dificuldade para editá-las, coloque a imagem desejada entre os paragrafos do texto, sem cortes, sem coisa escritas na imagem e coloque o link que você deseja na imagem. Ou seja, se você tem dificuldades de editar as imagens, use imagens que não precisam ser editadas. Se você acha que tem futuro na edição de imagens, mas ainda não é um expert no assunto, veja aqui como usar o Canva, ele pode te salvar em muitos momentos.

➜ Aprenda Agora Como Usar o Canva

O conteúdo de um e-mail marketing é muito mais do que uma imagem ou um texto e muito mais sobre o que você quer dizer com aquela imagem ou aquele texto, então na hora de tentar vender seus produtos, mostre as qualidades do produto, não invente qualidades inexistentes. Use as melhores palavras ou imagens para mostrar porque o cliente precisa comprar o seu produto, porque ele precisa aproveitar aquela oferta.

Crie um diálogo com seu cliente, sem que você pareça ser um robô, converse de pessoa para pessoa. Não fale de coisas sem nexo com o produto, com o seu posicionamento ou com a situação atual. Na hora fazer referências, lembre-se que nem todos tem os mesmos conhecimentos que você, então certifique-se que a referência será entendida por um grande número de pessoas.

Descadastro não é tão ruim quanto você pensa

Algumas pessoas costumam desanimar quando a taxa de descadastramento fica muito alta, mas isso não é tão ruim assim, as pessoas que se descadastram, são pessoas que não querem receber o seu e-mail, é uma perda de tempo e energia você ficar enviando e-mail para essas pessoas. Quando muitas pessoas se descadastram da sua lista de e-mail marketing, é comos se você estivesse fazendo um filtro, e ficando apenas com quem realmente quer receber os seus e-mails.

Pessoas que realmente querem receber os seus e-mails tem muito mais chances e clicar no seu e-mail e fazer uma compra. Isso é tão claro, mas mesmo assim, ainda tem gente que se lamenta quando vê descadastramentos. Talvez o problema do descadastramento em massa seja a forma que você conseguiu os e-mails. As pessoas realmente aceitaram receber seus e-mails? Elas conhecem a sua empresa?

➜ Como Capturar 10x mais e-mails na sua loja virtual, de forma simples

É sempre importante reforçar, não compre e-mails, não envie spam! Você ofereceu algum benefício para quem fizesse parte da sua lista? Esse benefício chegou até os clientes? Foi usado por eles? Talvez o problema dos seus descadastramentos não seja o conteúdo, avalie o que você promete e o que você cumpre na hora de ganhar o e-mail das pessoas.

Cadastre-se na newsletter de outras empresas, veja o que você pode usar como referência, veja exemplos do que não fazer, olhe o e-mail marketing do seus concorrentes, veja o que eles estão fazendo. Teste, ajuste, faça de um jeito inovador e tenha melhores resultados com seu e-mail marketing.