Comércio eletrônico: vantagens e desvantagens

Comércio eletrônico: vantagens e desvantagens

13161
0

Há alguns anos era muito comum um comerciante fixar seu estabelecimento em determinado ponto e ali ficar por muito tempo. Independentemente do que era vendido você sabia onde precisava ir para encontrar determinado produto que tinha necessidade de comprar.

Hoje em dia as coisas estão diferentes. Basta uma simples pesquisa no Google, e já encontramos mais de 20 lugares onde conseguimos comprar o produto que precisamos. Podemos observar o crescimento de comércio eletrônico no Brasil e no mundo  de forma rápida e assustadora. Há quem ainda prefira o contato ao vivo na hora de realizar uma compra, outros preferem a comodidade das compras virtuais, esses fatores devem ser analisados e levados em conta. Confira a seguir uma lista das vantagens e desvantagens do comércio eletrônico.

Custos 

Investir em uma loja virtual pode ser tão caro como numa loja física. Na loja virtual, ao invés de você pagar um aluguel, você paga a hospedagem (mensal) e o domínio (anual). Ao invés de arquitetos e engenheiros são necessários web designers e outros profissionais especializados. Mesmo havendo custos, os da loja virtual ainda são menores que os da loja física, mais um ponto para o mundo virtual.

Vantagem: custos mais baixos.
Desvantagem: necessidade de profissionais especificamente qualificados, custo de mão de obra elevada.

Produtos

Esse é um ponto relativo no mundo virtual, se você está procurando por equipamentos eletrônicos como TVs, DVDs, Vídeo-games, Notebooks, Smartphones, ou então livros, revistas, instrumentos musicais, isso tudo pode ser comprado via internet sem o menor problema. Se você optar por produtos eletrônicos, pode colocar todas as especificações técnicas, que muitas vezes, vendedores de lojas físicas não sabem informar aos clientes.

Porém há muitas lojas  virtuais de roupas que vendem desde calcinhas até sapatos, coloque nessa conta, blusas, vestidos, ternos, cuecas, tênis. São produtos com grandes chances de necessidade de troca, nem sempre o tamanho especificado no site, vai servir exatamente como o consumidor planejou. Nas lojas físicas os clientes podem experimentar os produtos, diminuindo essa necessidade de troca.

Vantagem: Melhor identificação dos produtos.
Desvantagem: Produtos não podem ser experimentados.

Comprando offline

Abrangência

Mais uma vantagem das lojas virtuais. Abertas a toda internet, qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo pode conhecer seus produtos e sua loja sem sair de casa. Hoje em dia há estratégias de vendas internacionais, o que dificilmente ocorre com as lojas físicas, que são limitadas, pelo bairro, ou shopping no qual se encontram. Lojas físicas possuem a vantagem de estar no caminho do cliente, na rua de casa, da escola, ou da academia. Na internet você precisa atrair o cliente para que ele vá até onde sua loja está.

Vantagem: Clientes podem estar em qualquer lugar.
Desvantagem: Clientes não passam na frente da loja, você precisa atraí-lo com anúncios.

Horário de atendimento

Uma loja virtual funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. Se o cliente tiver acesso à internet e a loja estiver funcionando corretamente, é possível o cliente comprar o que bem entender independente do horário. Lojas físicas tem cargas horárias regulamentadas por sindicatos e direitos trabalhistas, o que dificulta estar aberta por mais tempo, mas por outro lado, uma loja física nunca opera sem a presença de um funcionário.

Vantagem: A loja está sempre aberta!
Desvantagem: O atendimento da loja fica restrito aos horários dos funcionários, mesmo que a loja esteja vendendo.

Acessibilidade

Seja no mundo virtual ou no mundo físico, acessibilidade faz toda a diferença no processo de compra. A acessibilidade de uma loja física implica em ter um ambiente agradável, de fácil acesso, disposição de produtos de maneira atraente. Tudo estrategicamente planejado para potencializar compras.

O mesmo vale para as lojas virtuais. É necessário um bom layout, diagramação, certificado de segurança, informações sobre os produtos, fotos, vídeos e demais materiais de apoio para que o cliente chegue à conclusão de que aquele produto é realmente uma boa escolha e deve ser comprado. Podemos dizer que há um empate técnico nessa questão.

Vantagem: Facilidade de edição, é muito mais fácil trocar o layout de uma loja virtual do que pintar paredes e trocar expositores.
Desvantagem: Você não consegue perceber a impressão dos clientes pelas expressões faciais, pois você não vê os rostos de quem compra.

Comprando online

Preços e formas de pagamento

Geralmente por possuírem menos despesas os preços das lojas virtuais costumam ser melhores dos que os das lojas físicas. É comum lojas físicas terem dificuldades em oferecer descontos e também piores condições de pagamentos, geralmente com juros. No entanto, lojas físicas conseguem negociar na hora, fazendo condições especiais de acordo com cada cliente. Lojas virtuais em sua maioria, aceitam praticamente todas as formas de pagamento, porém não tem tanta flexibilidade na negociação.

Vantagem: Variadas formas de pagamento.
Desvantagem: Sem condições especiais de acordo com cada cliente.

Compras virtuais ganharam espaço

O comércio eletrônico certamente veio para ficar. Pode ser que algumas mudanças em seu formato ocorram, mas o conceito de adquirir bens pela web vai permanecer. Em tempos de economia fria e desacelerada e altos encargos que o governo nos proporciona juntar uma loja física e uma loja virtual pode ser uma boa ideia para se manter ativo e competitivo independente de qual seja sua área de comércio. Se você já tem uma loja física, pode abrir também uma loja virtual, se você ainda não abriu seu negócio, pode começar como loja virtual devido as facilidades do e-commerce.

Aqui nós temos um vídeo para você que está iniciando agora e quer montar sua loja virtual.

Artigo anteriorSistema de e-commerce
Próximo artigoLoja virtual completa
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA