(11) 4118-9290 - São Paulo (SP) Clique aqui

REDES

Venda de livros online: veja como funciona a estante virtual

Por Marcio Eugênio | 16/12/2019
4167
|
0
Venda de livros online: veja como funciona a estante virtual

A história do comércio eletrônico tem muita relação com a venda de livros online. Afinal, a Amazon começou a sua história nas vendas digitais lá em 1994 vendendo justamente esse produto. E mesmo que com o tempo a empresa tenha entrado em outros mercados, segue vendendo livros. 

Mas você sabe como funciona a venda de livros online? Quem pensa em abrir um comércio eletrônico, em geral não cogita trabalhar com esse produto. No entanto, o segmento dos livros pode ser muito promissor, ainda mais quando foca em algum público específico. Pensando nisso, criamos esse material bem completo!

COMO FUNCIONA O COMÉRCIO ELETRÔNICO DE LIVROS NO BRASIL?

A Amazon foi o embrião da venda de livros online, mas é claro que, com o passar dos anos, a comercialização desse produto passou por um aperfeiçoamento e mudou muito. Isso porque a tecnologia trouxe a possibilidade de os comércios eletrônicos incorporarem uma série de recursos às vendas online, melhorando a experiência dos clientes.

A seguir, veja como funciona o e-commerce de livros no Brasil.

1. VERIFICAÇÃO DE PREÇO DOS LIVROS EM VÁRIOS SITES AO MESMO TEMPO

A internet trouxe aos consumidores a possibilidade comparar os preços dos livros com agilidade. Assim, nenhum leitor compra um livro sem checar os valores nos principais comércios eletrônicos. Atualmente existem vários buscadores de preços que apresentam os valores do produto nos últimos dias, semanas ou até meses. 

Além disso, existem portais especializados que reúnem sebos e livrarias de todo o país, como, por exemplo, o Estante Virtual. A plataforma torna a tarefa de comprar um livro muito mais prática e simples.

2. AVALIAÇÃO DE OUTROS LEITORES DISPONÍVEL NO SITE

Quem quer trabalhar com a venda de livros online, deve dar bastante atenção à avaliação dos consumidores. Cada vez existem mais gêneros literários e os leitores se perdem diante de tantas opções. Além disso, raramente os vendedores conseguem dar conta e apresentar as informações relativas ao livro de forma interessante para o cliente. 

Assim, uma pesquisa na internet permite que um indivíduo encontre inúmeras resenhas sobre o livro que pretende ler. Isso pode criar mais interesse pela obra e até ampliar a vontade de ler outros livros relacionados. 

3. POSSIBILIDADE DE ENCONTRAR UM CATÁLOGO MAIS VASTO DE OBRAS

Sem dúvidas, uma das grandes vantagens do comércio eletrônico é a possibilidade de enviar para todo o país e, quem sabe, inclusive para o exterior. Assim, os leitores encontram em lojas virtuais aqueles livros que já não estão sendo vendidos nas livrarias de rua das suas cidades. 

A compra online também é uma economia de tempo, já que os consumidores não precisam procurar os produtos que querem em três, quatro ou cinco livrarias. Com poucos cliques, acessam lojas virtuais em diferentes pontos do país e resolvem a questão da compra. 

4. CONDIÇÕES DE PAGAMENTO FLEXÍVEIS

A internet ampliou a possibilidade de os leitores encontrarem condições de pagamento mais convenientes do que as oferecidas nas principais livrarias. Com certeza, essa é uma vantagem muito apreciada, já que é possível comprar mais livros e parcelá-los nos mais variados meios de pagamento.

Além disso, como muitas livrarias oferecem frete grátis para compras acima de um determinado valor, é vantajoso para o cliente reunir uma quantidade considerável de livros, parcelar e aproveitar o benefício do envio sem custo. 

QUAIS SÃO AS MELHORES LIVRARIAS ONLINE?

Quem quer comprar livros online pode recorrer a uma série de livrarias eletrônicas que têm preços competitivos e, muitas vezes, apresentam descontos diferentes dos praticados nas lojas físicas. Por isso, antes de comprar um livro, recomenda-se conferir uma a uma ou recorrer a um comparador de preço. Confira as principais livrarias:

SARAIVA – A crise do mercado editorial pegou a Livraria Saraiva, mas, mesmo assim, a rede continua com a loja virtual a mil, oferecendo uma grande variedade de títulos das mais diversas áreas. 

CULTURA – A Livraria Cultura é outra rede de livros muito grande, com um catálogo de obras bem variado. Há pouco tempo, os donos da Cultura também adquiriram a FNAC e a Estante Virtual. 

AMAZON – A Amazon segue sendo referência quando o assunto é livros. Sua presença no Brasil é recente e, sem dúvidas, o seu nome carrega uma ótima reputação para o setor editorial. 

QUAL O MELHOR SITE PARA COMPRAR LIVROS BARATOS?

Um dos principais motivos que fazem com que os leitores procurem as livrarias online é o preço. Muitos clientes não se importam em ter que esperar o envio do produto, desde que paguem por um preço competitivo. Além disso, grande parte das livrarias brasileiras se encontra em shoppings, então é preciso somar o custo do estacionamento. 

Neste aspecto, a Estante Virtual é uma opção excelente, já que conecta donos de sebos com interessados em livros usados. Assim, a plataforma reúne um grande número de títulos, vendidos a preços competitivos e com boas opções de pagamento. Na prática, a Estante Virtual funciona como uma grande livraria eletrônica.

O QUE É O SEBO DE LIVROS?

O sebo é uma loja especializada em comercializar livros de segunda mão. Os sebos de rua se situam em pontos movimentados das cidades, onde há um grande número de pessoas passando. Lá, é possível encontrar desde livros recém lidos até exemplares antigos e, muitas vezes, com algum caráter histórico.

O sebo de livros é muito interessante para aqueles casos em que o leitor precisa de uma obra para a faculdade ou até mesmo para escrever o seu trabalho de conclusão de curso. Desta forma, existe a possibilidade de o estudante comprar o livro semi novo e, depois de lê-lo, vender novamente a algum sebo. Confira as vantagens desta modalidade:

  • Democratização do conhecimento 
  • Preços competitivos 
  • Possibilidade de encontrar obras esgotadas
  • Incentivo à economia de reuso

No caso da Estante Virtual, que reúne uma série de vendedores de sebo situados em diferentes cidades do Brasil, a possibilidade de encontrar exemplares esgotados é ainda maior, já que o número de vendedores presentes na plataforma é muito grande. Além disso, a venda de livros online oferece a conveniência de o leitor comprar sem sair de casa.

QUANTO UM SEBO PAGA POR UM LIVRO?

Em geral, os sebos pedem para avaliar o livro antes de determinar um preço. Isso porque a qualidade de conservação do exemplar é muito importante, além do valor que o título tem no mercado. Por isso, se você quer vender um livro para um sebo, a melhor maneira é entrar em contato com o responsável e solicitar uma avaliação.

Existem alguns sebos que pagam em dinheiro, depósito ou conta-corrente, enquanto outros propõe uma permuta. Ou seja, o indivíduo entrega os livros que tem e, ao invés de receber o valor em dinheiro, fica com um vale para gastar na própria loja. Nem sempre essa troca é vantajosa e, por isso, é importante avaliar as condições. 

A VENDA DE LIVROS ONLINE É LUCRATIVA?

Se você tem dúvidas se a venda de livros online é lucrativa, tenha em mente que isso depende de diversos fatores. Se a sua ideia é ter um acervo de livros semelhante ao das grandes redes livreiras, provavelmente seu negócio não irá para a frente. Isso porque é muito difícil concorrer com as gigantes do mercado, como Cultura e Saraiva.

Além destas empresas já terem seus nomes consolidados no mercado, o preço que você gastará em anúncios será muito alto e, sem dúvidas, será bem complicado de recuperar o valor investido. No entanto, existem outras maneiras de atuar no mercado livreiro, que é o caso das vendas para nichos específicos. 

Assim, ao invés de focar em temáticas variadas, recomendamos que você pense em públicos bem segmentados, que ainda não são plenamente atendidos pelas grandes livrarias. Um exemplo seria montar um e-commerce apenas com literatura voltada aos jogadores de xadrez, que provavelmente não têm uma referência no setor editorial. 

COMO COMEÇAR UM NEGÓCIO DE VENDA DE LIVROS ONLINE?

Mas, afinal, como é possível trabalhar com a venda de livros online? O primeiro passo para atuar nesse setor é fazer um plano de negócios bem aprofundado, detalhando o tipo de livro, segmento e público-alvo. Depois dessas definições, será mais fácil de entender qual espaço de mercado a sua empresa poderá atuar. 

A seguir, confira algumas dicas que podem ajudá-lo a criar um negócio bem forte:

1. APOSTE NO MARKETPLACE

O marketplace é uma loja virtual que se equivale a um shopping center, onde vendedores dos mais variados produtos e segmentos podem atuar. Lá, é possível vender livros usados ou novos sem precisar investir em um comércio eletrônico com plataforma alugada. 

2. APRESENTE INFORMAÇÕES COMPLETAS DO LIVRO NO CADASTRO

Quando colocar as informações dos livros no cadastro do site, procure incluir o máximo de dados possível, como autor, editora, número de páginas, gênero literário, etc. Quanto mais completas forem as informações, maiores serão as possibilidades de algum leitor se interessar.

3. PROCURE POSICIONAR-SE POR PREÇO

Deu para ver que algumas livrarias grandes têm grande parte do mercado editorial, não é mesmo? Para aumentar as suas chances de sucesso na área, procure ter um preço competitivo. Esse fator é realmente atrativo e pode ser responsável por muitos pedidos.

4. MANTENHA UMA BOA VARIEDADE E DISPONIBILIDADE

Defina um nicho de atuação e trabalhe para atender um público bem específico mas, dentro desse segmento, busque ter bastante variedade de títulos. Assim, há maiores chances de o seu trabalho se tornar referência no mercado.

Sem dúvidas, a venda de livros online pode ser uma excelente alternativa de empreendimento para quem busca inovar e atender novos mercados. Para isso, é preciso planejar a criação do negócio e a sua divulgação em buscadores e em redes sociais. Se você quer entender como pode usar os anúncios a seu favor, confira esse texto!

Marcio Eugênio

Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

Posts relacionados