Bom empreendedor digital é aquele que planeja

Bom empreendedor digital é aquele que planeja

1815
0
Declaração de simples nacional
Declaração de simples nacional o que é e como fazer

E 2016 chegou, um novo ano cheio de desafios, de metas para bater e de produtos para vender, não é fácil a vida de empreendedor digital. Sabemos que o cenário não está dos mais favoráveis, 2015 foi um ano difícil para o comércio e 2016 promete ser ainda mais duro. Mas sentar e chorar ou desistir de tudo, não leva ninguém ao sucesso, nem nunca levou, então mãos à obra para ter um 2016 melhor, mesmo com tanta crise por aí. Vamos começar com uma imagem animadora.

E tem gente que ainda não acredita no e-commerce
E tem gente que ainda não acredita no e-commerce

Gestão empreendedora

As vendas na web superaram as vendas dos shoppings, e se as lojas virtuais continuarem indo bem ano que vem essa diferença vai ser maior ainda. Como ir bem em época de crise? Planejando! Você já sabe qual vai ser a sua estratégia para o mês de janeiro? O que você vai fazer para manter o fluxo de vendas quando todos estão curtindo as férias? E fevereiro? Março, abril, junho e julho?

empreendedorismo digital
como uma paisagem desas, quem vai pensar em compras online?

Essa é a hora de sentar e colocar no papel tudo que você vai fazer, quanto tempo vai durar, quando tempo e dinheiro você vai gastar, e claro, depois você mede para ver se teve o resultado esperado. Talvez lá em agosto, você perceba que o mercado não está como você tinha planejado, além disso, observando o resultado das ações já executadas, seria melhor mudar o que havia sido planejado para setembro, então faça novos planos até o final ano.

Ok, isso é completamente normal, você não pode prever o futuro e as coisas podem tomar rumos desconhecidos, e se isso acontecer, você muda os planos, pronto. Mas nada justifica uma empresa sem planejamento, essas são as primeiras empresas a sentirem os impactos da crise e das mudanças negativas da economia. Se você planejou os gastos X para o próximo mês, mas neste mês você não faturou tão bem, altere os gastos dos meses seguintes fazendo uma projeção de quanto você efetivamente consegue ganhar, para saber quanto pode gastar.

➜ Baixe agora Planilha de Planejamento de Ações de Marketing

Pequeno Empreendedor

O que você não pode, de forma alguma, é ficar sentado esperando um milagre, ou pior ainda, ficar reclamando que as coisas estão ruins. Você é o empreendedor digital da sua loja virtual, não importa se ela é grande ou pequena, lembrando que não é feio ser pequeno. Como empreendedor digital, você tem que estar sempre centrado e buscando novas estratégias para melhorar a situação do seu e-commerce. Algumas vezes a melhor alternativa não é nova, pense nas coisas que você fez que deram certo, repita. Se deu certo porque parar e testar algo novo? Invista no que você já sabe que dá bons resultados.

Nem eu nem você temos como saber se os planos vão dar certo, mas como estamos numa época de retensão de despesas, ninguém está fazendo investimentos de risco, por isso, pense bem em cada ação planejada. Não saia por aí comprando unicórnios para enfeitar o e-commerce, veja o que pode ser feito com o que você já tem em casa, gastos desnecessários devem ser evitados ao máximo.

empreendedorismo digital
Encantador, mas não temos mais espaço no orçamento

Se não tem um objetivo claro, não vale a pena. Se não mostrou o resultado esperado, não repita. Aprenda com seus próprios erros, observe seus concorrentes, tente aprender com os erros deles também. Nem sempre você precisa quebrar a cara e ter um desfalque no bolso para ver que algo não funciona, infelizmente nas outras vezes, você vai aprender da forma mais dolorosa.

➜ Planilha Para Análise De Concorrência

Por isso planeje, trace todos as suas metas, os seus gastos, as suas ações de marketing, as suas compras de fornecedores. Coloque tudo no papel e vá monitorando, repita o que de ser certo e descarte o que não der. Apesar da estatística animadora no início do texto, isso não é uma realidade para todas as lojas virtuais, isso se aplica a uma Elite do E-commerce que faz pedidos todos dias. Faça parte dessa elite, alinhe suas estratégias, ponha em prática seu planejamento e boas vendas.