(11) 4118-9290 - São Paulo (SP) Clique aqui

REDES

Como aumentar o número de pedidos do seu ecommerce?

Por Marcio Eugênio | 09/10/2015
3285
|
0
Como aumentar o número de pedidos do seu ecommerce?

Como aumentar o número de pedidos? Uma pergunta simples que todos tem em mente, porém poucos encontram a resposta que é muito simples, FOCO. Quando você oferece muitos produtos na sua loja, e anuncia todos eles ao mesmo tempo, a menos que sua loja virtual seja uma Livraria Cultura, seu cliente ficará perdido. Porquê é muita informação, o cliente não sabe qual daqueles milhares de produtos maravilhosos que você possui ele precisa.

Então, ele não compra nada, porque ele não precisa de nada. Agora, se você direcionar seu esforço e seus anúncios para o seu produto estrela. Aquele com melhor custo benefício do mercado. O produto que seu cliente não pode passar mais nenhum segundo da vida sem comprar. O produto que nenhum outro site tem em condições e qualidades melhores que as suas, aí você vai fazer uma venda.

A primeira venda a gente nunca esquece

Uma venda? Poxa, eu queria vender mais, e não uma vez só #comofaz? Calma meu amigo, com essa uma venda você ganhou um cliente, e se todos os dias você ganhar um novo cliente, que comprou apenas um produto, no final  do mês você ganhou 30 novos clientes. São mais 30 clientes que já fizeram a primeira compra na sua loja, que já quebraram a barreira do desconhecido. Agora eles são seus clientes, eles conhecem a sua loja e confiam nela. Agora com esse UM pedido, você aumentou a chance desse cliente voltar. E se forem 100 clientes que compraram esse um produto, você aumentou as chances 100 vezes.

aumentar o número de pedidos
Uma venda todo dia, 30 por mês, e aumentando 😀

Mas esse é um caminho longo a se seguir, o segundo pedido de um cliente não acontece no dia seguinte, pode demorar meses. E enquanto isso não acontece, seu produto esta lá, firme e forte, saindo todos os dias, um produto por cliente, uma venda por dia. Quando você se der conta, já serão 2 vendas por dia do seu produto estrela, e depois 3, 4 e assim por diante. Com o tempo aqueles primeiros clientes começarão a retornar para sua loja, para comprar outros produtos, e assim esses pedidos vão se somar aos pedidos do produto estrela. E com uma estratégia simples, de longo prazo e com foco no produto, você conquistou seus 10 pedidos por dia.

Paciência, a estratégia mais difícil de colocar em prática

Parece complicado mas é muito simples aumentar o número de pedidos da sua loja, mas ser simples, não quer dizer que seja rápido. E é aqui que 90% das pessoas desistem ou desanimam, se você acompanhou nosso raciocínio entendeu que só depois de ter muitas vendas do seu produto estrela é que lentamente os clientes começam a retornar para comprar, e aí você precisa ter outros produtos interessantes, para que esses clientes façam uma segunda compra.

Ah, então eu preciso ter 2 produtos estrela? Não, você precisa ter outros produtos, e precisa que todos eles sejam interessantes, mas como o nome já diz, só o produto estrela é estrela. Para ter 10 pedidos por dia, você precisa começar com um pedido por dia, parece ridículo, mas é a realidade, tem pessoas que tem menos de 5 pedidos por mês, então se você começar a utilizar essa estratégia e tiver um pedido por semana, você está no caminho certo, porque a tendência é aumentar o número de pedidos.

Nenhuma loja começa suas atividades no e-commerce com 10 pedidos por dia, isso só acontece depois que a loja se torna conhecida e confiável, e isso leva tempo. Essas lojas grandes que você vê na internet já foram lojas pequenas, mas elas souberam usar as estratégias certas para crescer, você precisa fazer isso também. Nunca ouviu aquele ditado que é de grão-em-grão que a galinha enche o papo?

Recapitulando: Foque, invista em um produto estrela, tenha um produto que os clientes não podem sair da sua loja sem comprar, dê cada passo de uma vez, primeiro você faz uma venda, por mês, depois uma venda por semana e depois uma venda por dia, e daí sim o número de vendas por dia começa a aumentar o número de pedidos. Parecia que nosso texto ia trazer uma fórmula mágica que revolucionaria suas vendas para sempre? Então nós vamos te contar uma coisa, isso não existe, por trás de uma loja que tem muitos pedidos existe muito trabalho.

Marcio Eugênio

Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

Posts relacionados