5 tendências de e-commerce que você precisa ficar atento em 2018

5 tendências de e-commerce que você precisa ficar atento em 2018

2824
0

Aproveitar o começo do ano para ficar de olho nas tendências de e-commerce é uma boa prática do mercado. Ainda mais sabendo que o comércio eletrônico continua sendo o nicho com melhor desempenho do varejo eletrônico brasileiro.

Vários motivos são os responsáveis por esse desempenho, como o comportamento do consumidor brasileiro, que adere cada vez mais à compra online, a oferta de preços atraentes em comparação às lojas físicas e a possibilidade de uma busca mais específica de acordo com o que o cliente deseja.

Para que se mantenha competitivo e rentável, você deve acompanhar algumas tendências do e-commerce, que se traduzem em ferramentas, técnicas e práticas. Algumas delas já são velhas conhecidas, enquanto outras são tecnologias que começam a despontar e ganhar espaço no mercado digital.

O empreendedor que deseja alavancar suas vendas precisa ficar atento a essas tendências de e-commerce, adequando-as às suas possibilidades e às características do seu negócio.

Quer saber quais tendências são essas? Confira esta lista que preparamos para você!

1. Personalização

Conhecer os gostos e preferências do seu cliente é uma técnica que nunca deixará de ser tendência dentro do e-commerce.

Para obter uma base de dados e estabelecer de maneira adequada o marketing de relacionamento com o cliente, existem softwares que auxiliam o empreendedor digital a obter um perfil detalhado do seu público-alvo, travando com ele um relacionamento mais aprofundado.

2. Layout Responsivo

Não é segredo para ninguém que o uso dos smartphones é um hábito consolidado no país e no mundo. Possuir uma loja virtual responsiva é, logo, regra básica para quem trabalha com e-commerce.

Só assim será possível oferecer uma boa experiência de navegação e, por consequência, levar os clientes à decisão de compra.

Se você tiver um público engajado e digitalmente maduro, investir em um aplicativo próprio pode ser recomendado, uma vez que ele torna a experiência de compra mais organizada e exclusiva, além de transmitir profissionalismo.

3. Conteúdo em vídeo

Além do layout do produto, que deve oferecer diversas opções de foto e possibilidade de rotação 360 graus, o conteúdo em vídeo vem despontando como uma nova ferramenta que promete auxiliar no convencimento de compra. O recurso gera no cliente a certeza sobre o que ele está adquirindo.

4. Inteligência artificial

Disponibilizar um respaldo em tempo real ao seu cliente, tendo como base a inteligência artificial, também é uma tendência que começa a ser vista em sites e aplicativos.

É o chamado chatbot, por meio do qual um atendente virtual se comunica com o consumidor e pode perguntar a ele sobre preferências e indicar produtos. É uma ferramenta que agiliza a vida do cliente e o processo de compra como um todo.

5. Meios de pagamento

Já imaginou aceitar Bitcoins em sua loja? O mercado está vivendo uma grande ascensão do uso de moedas virtuais ― ou criptomoedas. Algumas marcas já aceitam esse tipo de moeda como forma de pagamento. Então, considere incluir um novo meio de pagamento na sua loja virtual.

Essas são só algumas das tendências de e-commerce para 2018. Quem trabalha na área deve sempre se manter atualizado e incorporar as novidades ― dentro das suas possibilidades de investimento.

Isso certamente vai se reverter no aumento do tráfego de seu e-commerce e, consequentemente, das taxas de conversão.

Gostou do artigo? Então, baixe nosso e-book com 8 dicas fantásticas para montar uma loja virtual.

Artigo anteriorEntrega expressa: entenda o que é e como ela pode ser usada
Próximo artigoComo aumentar o tráfego do seu site? Confira essas 3 dicas
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA