5 Livros de e-commerce: para aumentar seus conhecimento sobre o assunto

5 Livros de e-commerce: para aumentar seus conhecimento sobre o assunto

1860
0

Reparou como o mundo mudou? A forma de consumir sofre transformações frequentes, em especial após a popularização da internet residencial. Com a chegada dos dispositivos móveis, mais um passo foi dado na relação entre consumidor e marca — para comprar, bastam poucos cliques em nossos smartphones ou tablets.

Não é de se surpreender, portanto, que tenha havido um crescimento significativo do e-commerce no Brasil. O comércio eletrônico vai na contramão da crise financeira: em 2016, o setor apresentou um crescimento 7,4% maior do que no ano anterior.

Com um mercado em ascensão, é preciso se especializar para se destacar da concorrência. Dessa forma, para elevar o nível da sua gestão e tornar seu negócio um sucesso, listamos os melhores livros de e-commerce. Ficou interessando? Acompanhe a leitura e confira!

Um panorama do e-commerce

A internet é o canal perfeito para os empresários que querem faturar mais diante da intensa recessão financeira que se abate sobre o país. Com um faturamento de R$ 44,4 bilhões estimado na pesquisa da Webshoppers 35, o comércio eletrônico é o caminho certo para quem precisa aumentar sua renda mensal.

A facilidade para investir em um negócio online é o grande destaque da categoria. É possível apostar em diferentes modelos para iniciar suas vendas na web: o marketplace, chamado de shopping virtual, é um bom pontapé inicial. MercadoLivre e OLX são duas empresas que se destacam nessa funcionalidade, aproximando cliente e marca sem a necessidade de bancar um domínio próprio.

Entretanto, à medida que o negócio cresce, surge a necessidade de migrar para uma plataforma mais abrangente. Com um site próprio, a empresa consegue empregar sua identidade à página. A vantagem é a adaptação da webpage aos interesses da marca, já que ela pode ser adaptada pela equipe de TI responsável.

No entanto, o custo com layout, registro de domínio e manutenção fica por conta da sua companhia. Em qualquer dessas opções, porém, a concorrência é acirrada. Justamente por conta da facilidade em adentrar no campo digital, muitas empresas fazem presença na Web. Diante de tantas opções, o cliente escolherá aquela com a qual desenvolver um laço afetivo.

A importância da atualização

Já deu para perceber que quem se destaca na rede precisa investir, certo? Estar online, anunciar e vender são os passos primordiais. A fórmula parece simples, mas o esforço em cada etapa deve ser grande e, se você deseja investir em uma loja virtual, precisa de dedicação.

Para traçar seu caminho, planejar suas ações nesse novo mercado, validá-las e angariar clientes fiéis, todo empreendedor que aposta no e-commerce deve ter interesse em agregar conhecimento.

A internet é um campo em constante evolução. Se há vinte anos ela começou a adentrar as residências, ainda no modelo de internet discada, logo houve a evolução da banda larga residencial e dos dados móveis. Uma empresa estática e pouco disposta às mudanças não poderia se dar bem nesse meio, concorda?

É claro que existem muitos posicionamentos de mercado possíveis na rede. Porém, a característica que os relaciona é a sede por aperfeiçoamento. Evoluir é essencial para atrair os olhares de um consumidor cada vez mais criterioso.

Os livros de e-commerce servem justamente a esse propósito: reunir o máximo de informações relevantes acerca do comércio online para manter os empreendedores por dentro das novidades do mercado.

Os melhores livros de e-commerce

1. Satisfação Garantida, de Tony Hsieh

Não é à toa que elegemos esse o primeiro a encabeçar a lista de livros de e-commerce. A obra trata da experiência de compras do cliente, ponto crucial para expandir o volume de vendas na sua loja virtual — e até mesmo em uma loja física.

Escrito por Tony Hsieh, o CEO da norte-americana Zappos, grande comerciante de calçados, o livro é essencial para quem está dando os primeiros passos na montagem de uma loja virtual.

Podemos destacar algumas estratégias apresentadas pelo autor, como a construção de uma cultura organizacional com enfoque no consumidor, o empenho e união dos departamentos em prol de objetivos comuns da organização e o espírito empreendedor, figura central para unir os setores.

2. E-commerce nas Empresas Brasileiras, de Eduardo Vasconcellos

Há semelhanças notáveis entre as lojas físicas e os comércios virtuais, mas esses pontos em comum podem passar despercebidos pelo empreendedor.

Em seu livro, Eduardo Vasconcellos explica essa história e mostra a necessidade de se aliar tecnologia e gestão de qualidade. Esse é o livro de cabeceira de qualquer empresário que quer ter sucesso!

Suas dicas sobre gestão de equipes, planejamento de estratégias, análises das concorrentes e aprimoramento de processos organizacionais são valiosas, e devem ser aplicadas imediatamente no seu e-commerce.

3. Otimização de Conversão, de Ayat Shukairy e Khalid Saleh

No livro de Shukairy e Saleh há tudo o que salta aos olhos do consumidor virtual: botões, cores, layout, organização dos menus, imagens e muito mais. O título pode parecer abstrato à primeira vista, mas trata exatamente do que o livro propõe: otimizar a navegação do visitante online para convertê-lo em cliente.

A leitura ocupa essa lista porque é essencial trabalhar em prol de chamar a atenção do internauta. Como não há vendedores presentes em uma transação online, a argumentação a favor dos produtos deve ser feita pela própria página, por meio de um site que estimule a caminhada do consumidor através do funil de vendas.

4. A Cauda Longa, de Chris Anderson

Ter uma estratégia de cauda longa — referida em inglês como long tail — pode ser a receita para o sucesso do seu e-commerce. Trata-se da especialização na venda de determinados itens para gerar mais competitividade e diferencial em sua loja virtual.

5. Vai Fundo!, de Gary Vaynerchuk

A narração de Vai Fundo! é motivadora para os empreendedores iniciantes. Vaynerchuk ensina a transformar suas paixões em um negócio digital extremamente lucrativo.

O livro já foi referido como a Bíblia para o empresário moderno, porque tem lições práticas para que o empreendedor aplique seus desejos de iniciar um negócio e ganhar dinheiro na rede. Confie na nossa dica: vai fundo na leitura, que é fluida e agradável.

6. Inbound Marketing, de Dharmesh Shah e Brian Halligan

Quem seria melhor do que os fundadores da Hubspot para dar dicas de otimização do seu website? Com as dicas de Shah e Halligan, você poderá destacar seu empreendimento virtual.

O livro dá orientações de SEO, palavras-chave e estratégias de marketing digital, explicando detalhadamente como aplicá-las e como mensurar seus resultados. Leitura imperdível!

Esses títulos compõem a biografia essencial para um empreendedor virtual. Vale mencionar que o marketing digital, o consumidor e as ferramentas da internet estão em constante transformação. Por isso, além desses livros de e-commerce, o gestor precisa se manter atualizado sobre as tendências do mercado.

Quer atualizar suas estratégias e transformar seu negócio em um sucesso da web? Entre em contato hoje mesmo com a D Loja Virtual e conheça nossas soluções para seu e-commerce!

Artigo anteriorNutrição de leads: saiba como usá-la para vender mais na internet!
Próximo artigoPlano de marketing para lojas virtuais: 5 dicas que você não pode ignorar
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA