(11) 4118-9290 - São Paulo (SP) Clique aqui

REDES

4 Ferramentas obrigatórias para sua loja virtual

Por Marcio Eugênio | 26/05/2020
958
|
0
4 Ferramentas obrigatórias para sua loja virtual

Numa loja virtual, assim como em qualquer negócio, é preciso tomar decisões importantes sobre o que e como fazer. Onde anunciar, quando anunciar, como organizar a página da loja, quais tipos de promoções criar, etc. 

Mas sem planejamento, fica muito difícil tomar decisões que vão funcionar bem. E só é possível ter um bom planejamento com informações: sobre o público, o que compra, quando compram, como compram, quais mensagens os impactam, entre outras coisas.

No caso de uma loja virtual, essas informações são ainda mais cruciais, pois é só com elas que você consegue identificar quem é seu público e qual seu comportamento – já que, diferente de uma loja física, não existe o contato pessoal com eles.

Felizmente, existem várias ferramentas que nos ajudam a obter essas informações dos usuários, e usar pra melhorar nossa loja, nosso marketing e a experiência dos nossos clientes

E hoje nós vamos apresentar 4 ferramentas que você precisa usar na sua loja virtual, que vão te ajudar muito a melhorar o desempenho do seu negócio.

Google Analytics 

O Google Analytics é uma das, se não A ferramenta mais completa para analisar o comportamento do usuário na sua loja virtual. 

Ele compila dados do tráfego do seu site, e oferece relatórios, como: 

– Número de acessos em determinado período;

– Momentos com maior tráfego, 

– Páginas mais acessadas; 

– Quanto tempo os internautas passam em cada página; 

– Origem do tráfego – pesquisa orgânica, campanhas pagas, e qual campanha em específico-; 

– Localidade geográfica do visitante;

– Em qual página o usuário saiu do site, se ele abandonou carrinho, e mais uma série de informações relevantes. 

Com essas informações, você tem uma visão mais completa sobre quem é seu cliente, como ele se comporta, como compra, quando compra, o que ele gosta, o que não gosta. Assim, você pode tomar as decisões da sua empresa baseadas em dados sobre seus clientes.

Você pode identificar quais campanhas atraem mais clientes e investir mais nelas, ou criar campanhas semelhantes; identificar as palavras-chave mais associadas a sua loja, e trabalhar com elas no SEO e em campanhas de pesquisa; saber quais produtos performam melhor e são mais atrativos, e pode usar nos anúncios.

Essa é uma das ferramentas que você não deve abrir mão, pois com ela você consegue otimizar seu desempenho baseado no comportamento do seu cliente. 

Google Ads

O Google Ads (antigo AdWords) é a plataforma de anúncios do Google

É, provavelmente, a principal plataforma de anúncios online, e veicula basicamente 5 tipos de campanha: campanha em rede de pesquisa, na rede de display, em vídeo, em apps e no Google Shopping. 

Os anúncios são ativados por palavra-chave, que você seleciona baseado no seu produto e nas informações obtidas através do Analytics.

Seus anúncios são exibidos para um público muito qualificado, que busca ativamente pelo seu produto (ou por termos relacionados a ele). Então, as chances de que ele clique no seu anúncio e compre seu produto são bem maiores do que se tu anunciar para um público amplo, e talvez não necessariamente interessado.

É uma das melhores e mais eficazes maneiras de divulgar sua loja e vender na Internet, justamente por mostrar o produto para o público certo na hora certa. 

Google Webmasters Tools/Search Console

O Google Search Console é a nova versão do Webmaster Tools, mas muita gente continua acessando a versão antiga, seja por costume ou por gostar de algumas funcionalidades que ainda não estão presentes na nova. 

É uma ferramenta que permite entender como o Google “vê” o seu site, por isso é muito usado por profissionais de SEO. Ele identifica e exibe possíveis erros e falhas do seu site, como links quebrados, títulos não adequados, descrições duplicadas, textos mal otimizados pra SEO, pra avaliar sua qualidade

A ferramenta informa como o Google lê cada parte das páginas do seu site, o que as pessoas que chegam ao seu site estão buscando, e indica possíveis melhorias pra otimizar a indexação, experiência do usuário e o ranqueamento geral do seu site.

Combinando essas informações com aquelas obtidas pelo Google Analytics, você tem uma boa noção do que mudar e como mudar na sua loja e no seu site para que o usuário o encontre forma mais fácil, tenha uma boa experiência online, e converta mais. 

Facebook Pixel

Essa é uma ferramenta oferecida pelo Facebook que permite monitorar as visitas e interações provenientes do Facebook em determinado site. 

É um código que você insere nas páginas do seu site, para acompanhar as ações e identificar uma grande variedade de informações dos usuários. Funciona mais ou menos com um Analytics do Facebook. 

Você pode identificar informações importantes sobre comportamento do seu público-alvo, como dados demográficos, localização, frequência de acesso e comportamento no Facebook, páginas que curte, empresas que acompanha, etc. E pode usar essas informações para otimizar as campanhas no Facebook, do mesmo modo que na ferramenta do Google. 

Você ainda consegue reconhecer usuários que interagiram com sua loja, demonstraram interesse nos seus produtos, mas não converteram. Assim, você planejar estratégias de remarketing, que é quando você mostra o produto que a pessoa tinha interesse, e talvez oferecer algum incentivo pra ela comprar. 

O Pixel pode ainda usar o perfil dos seus clientes atuais para identificar outros usuários do Facebook com perfis similares, e que têm a possibilidade de se interessarem nos seus produtos, auxiliando na segmentação das suas ações de marketing. 

Essas são algumas das principais e indispensáveis ferramentas que você precisa usar na sua loja virtual. Com elas, você poderá monitorar seu público, seus comportamentos, seu site, e usar os insights obtidos através disso para otimizar suas campanhas e seu site, e melhorar o desempenho da sua empresa.

Caso queira uma análise e estratégias personalizadas para a sua empresa, consulte um de nossos especialistas sobre os serviços de consultoria.

Até a próxima, e partiu vender.

Marcio Eugênio

Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

Posts relacionados