10 motivos para você montar já a sua loja on-line

10 motivos para você montar já a sua loja on-line

1849
0
10 motivos para você montar já a sua loja on-line
10 motivos para você montar já a sua loja on-line

Lojas virtuais são a tendência do momento, uma vez que as pessoas estão preferindo comprar de forma fácil e sem sair de casa. Lojas virtuais são a tendência do momento, uma vez que as pessoas estão preferindo comprar de forma fácil e sem sair de casa. Monte já a sua e turbine o seu negócio!Ultimamente, as coisas não andam fáceis para ninguém quando se trata de economia, certo? Se o seu negócio possui loja ou empreendimento físico e está parado, talvez seja hora de largar o comércio tradicional e investir em um negócio on-line e inovador.

➜ 8 Dicas para montar uma Loja Virtual

O comércio on-line, também conhecido como e-commerce, é uma modalidade de vendas que consiste em vender produtos pela internet através de um site. Toda a compra é protegida por plataformas de segurança e o pagamento é feito via PagSeguro, débito em conta ou pagamento em boleto on-line, que só será liberado para o vendedor ou loja quando o produto chegar na casa do consumidor – entregue via Correios.Pensando nisso, iremos listar 10 motivos – realmente convincentes e reais – para você sair da “mesmisse” e montar já a sua loja on-line.

➜ Baixe planilha de Análise de concorrência

Confira:

1. Crescimento do mercado

O comércio on-line tem crescido cada vez mais. Anualmente, os números crescem em torno de dois dígitos e, para 2016, é previsto que fature aproximadamente R$ 35 bilhões, apresentando um crescimento de 21% em relação à 2015. O Brasil possui mais de 60 milhões de consumidores, que consomem em média R$ 333,40 por ano. Enquanto isso, o varejo tradicional cresce apenas 3% ao ano. Só aqui já temos um forte e valioso motivo para investir, né? Porém, tem mais!

➜ Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios e não consegue vender

2. Menor investimento inicial e custo fixo

Tanto o investimento inicial quanto o custo fixo são baixos. Existem diversas ferramentas e plataformas gratuitas e baratas para te proporcionar uma ótima experiência enquanto vendedor de site.

➜ Baixe e-book Ferramentas de monitoramento

Além do custo inicial, os custos mensais são expressivamente menores do que o das lojas físicas. Só de não ter aluguel caro, IPTU, água e luz já conta muito, né? O máximo que você vai ter de custo é a manutenção do site de hospedagem, internet – que você já tem em casa, certo? -, deslocamento até os correios e investimento em marketing digital – faça, é importante!

➜ Aprenda como usar o CANVAS

3. Simples de manter e montar

Existem uma série de plataformas que você pode usar para montar a sua loja virtual. Além disso, você pode comprar um domínio próprio – aqui, recomendamos contratar um bom programador de sites – ou usar de algum site, o que vai te dar a possibilidade de montar sozinho, já que é bem simples.

➜ Aprenda como usar Google Analytics

Depois disso, escolha um layout atrativo e condizente com a sua marca para passar credibilidade ao visitante. Ademais, é possível cadastrar ferramentas de cobranças on-line já conhecidas no mercado e que ofereçam segurança ao cliente na hora do pagamento: o PagSeguro e o MercadoPago são bem populares e confiáveis.

➜ Veja dicas de como usar o Youtube

4. Loja aberta 24 horas por dia

Já parou para pensar que um e-commerce fica aberto todos os dias, durante todas as horas? Pois é, é uma plataforma que possui “vida própria” e funciona sozinha, apenas enviando relatórios e mostrando o que fica por sua conta depois. Assim, no sábado a noite, domingo de manhã e até de madrugada seus produtos estarão disponíveis para serem comprados, dando mais flexibilidade na hora da compra. Uma loja virtual oferece uma praticidade sem igual ao consumidor.

➜ Baixe Planilha de Planejamento de ações

5. Comodidade para os clientes

Como já dito anteriormente, uma grande vantagem – se não a maior – do e-commerce é o conforto da compra ser feita em qualquer hora do dia na própria casa do cliente ou em qualquer lugar. Compras podem ser feitas nos horários livres das pessoas, seja quando estão esperando na fila do médico, dentro do ônibus ou durante intervalos de trabalho.

➜ Datas comemorativas

6. Monitoramento de vendas

Através do sistema da loja on-line, você pode monitorar com facilidade suas vendas, estoque, faturamento e popularidade dos produtos. Assim, você terá controle instantâneo do seu negócio através de relatórios, podendo tomar medidas cabíveis e rápidas para deixar clientes satisfeitos, manter um bom relacionamento com fornecedores e proporcionar uma boa experiência aos visitantes.

7. Aumento das vendas

Com essa infinidade de dados disponíveis no sistema de sua loja, você poderá atender uma grande demanda sem precisar de muitos funcionários, precisando apenas de um estoque controlado. Com um bom investimento em marketing digital, é possível grandes volumes de venda e ter um bom relacionamento com seus clientes e visitantes.

Ademais, você nem precisará ter um estoque próprio se puder. A internet pensa em tudo e disponibiliza ferramentas para você controlar o estoque dos seus fornecedores e encarregá-

los de despachar seus produtos via Correios.

8. Envios para qualquer região

Com o e-commerce, você ampliará o seu negócio e pessoas de diferentes regiões do Brasil ou até do mundo – pense grande! – poderão adquirir seus produtos.

9. Ampla divulgação

Divulgar sua loja online é muito mais fácil do que fazer em lojas físicas, já que atende um público bem maior com um investimento muito menor. Estratégias de marketing digital combinadas com um bom relacionamento com o cliente é pedida certa para o sucesso. Isso sem contar o tanto que promoções relâmpago darão certo e garantirão um bom faturamento.

10. Atendimento rápido ao cliente

Existem uma infinidade de ferramentas que vão te ajudar a responder e se relacionar com seu cliente, desde e-mail e chat em tempo real até o telefone. O importante é ser útil e resolver o problema dele de forma imediata.

Um extra para você: 11. Compra segura

É importante ter uma empresa legalizada e emitir nota fiscal para o seu cliente. Além disso, não se esqueça das ferramentas que garantem uma compra simples e segura. Assim, seu cliente sentirá confiança e terá a sua loja como referência, e poderá indicar para amigos ou compartilhar elogios em suas redes sociais. Viu? Ter uma loja virtual ajuda todo micro, pequeno, médio ou grande empreendedor alçar voos largos. Não perca essa oportunidade e monte já a sua!

Artigo anteriorEstratégias de marketing: como fazer?
Próximo artigoPor que comparar preços
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA