(11) 4118-9290 - São Paulo (SP) Clique aqui

REDES

Template de loja virtual: 30 modelos gratuitos incríveis para usar

Por Marcio Eugênio | 24/12/2019
19892
|
0
Template de loja virtual: 30 modelos gratuitos incríveis para usar

A escolha do template para uma loja virtual é uma etapa muito importante, uma vez que serve para comunicar o propósito da marca. Afinal, esse é o principal ponto de contato com o cliente, já que a modalidade de vendas online não conta nem com loja física, nem com o trabalho de um vendedor. 

Essa decisão deve ser tomada depois de a atuação do e-commerce já ter sido planejada. Ou seja, antes de definir o template, é fundamental que você já saiba qual produto venderá e qual será o seu público-alvo. Além disso, é recomendado já ter definido a sua identidade visual, para que o layout escolhido dialogue com a marca da empresa. 

Se você quer entender o que é um template e por que ele tem tanta importância para um e-commerce, continue lendo. Aqui apresentaremos muitas dicas para que você escolha o melhor layout para a sua loja! Boa leitura!

O QUE É TEMPLATE DE LOJA VIRTUAL?

Antes de mais nada, precisamos explicar o que é template de loja virtual. Se você não sabe o que esse termo significa, não se preocupe. O template é uma estrutura pré-­definida para a criação de um e-commerce. Ou seja, é um modelo a ser seguido pelas empresas na hora de desenvolver o site.

Existem diversos tipos de templates disponíveis no mercado – alguns são pagos e outros são gratuitos. Em alguns deles, é possível fazer modificações para que as principais características da loja online sejam destacadas. Outros, por sua vez, só possibilitam algumas mudanças simples, como o nome e as imagens que aparecem na tela. 

Em resumo, o template serve para definir a aparência do site. Mas, tecnicamente, estamos falando de um conjunto de arquivos de diversos tipos: imagens, HTML e folhas de estilo. Os menus disponíveis em um site, por exemplo, são dados em uma estrutura pronta, mas é possível modificar de acordo com as permissões da empresa que oferece o serviço. 

Assim, tudo que a equipe da loja precisa fazer é administrar o conteúdo a ser postado e divulgado no site. Agora que você já entendeu o que é um template, vamos falar sobre a sua importância para um e-commerce.

QUAL A IMPORTÂNCIA DO TEMPLATE DE LOJA VIRTUAL?

Digamos que você esteja acessando dois sites ao mesmo tempo e ambos têm os mesmos produtos, com os mesmos preços. No entanto, um deles é absolutamente organizado e oferece uma excelente navegação, enquanto o outro é bagunçado e feio. Em qual dos dois você escolheria comprar? No primeiro, não é mesmo?

Pois bem, o seu cliente pensa exatamente da mesma forma que você. Isso porque o template de um site passa informações subjetivas que vão muito além da beleza. Um site organizado sugere que a empresa que está por trás dele é correta e fará a entrega do produto em perfeitas condições e no prazo previsto. 

Por essa razão, ao estruturar a sua loja online é recomendado avaliar os mínimos detalhes visuais, além de garantir que todas as funções são executadas perfeitamente. Além disso, elas devem ser suficientes para atender às necessidades de um cliente que nunca navegou pelo site antes.

A identidade visual de uma empresa é algo extremamente importante, pois ela não define somente se o cliente irá comprar ou não. Ela é a responsável por causar a primeira impressão que o público terá. É por meio da imagem que um cliente se identifica ou não com marca. Depois disso é que ele irá decidir se continua navegando pelo site ou não.

Por esse motivo, o template da loja virtual faz toda a diferença. Escolha uma opção que tenha menu em destaque, use botões coloridos, seja de fácil visualização e ofereça a possibilidade de organizar os produtos em categorias. Além disso, todo o processo de compra deve ser simples, desde o primeiro clique até a confirmação da encomenda.

Muitos clientes acabam desistindo de fazer negócio por não encontrarem o que precisam de maneira rápida e prática. Lembre-se que cada vez as pessoas querem as soluções mais instantâneas possíveis, e um segundo já pode representar tempo demais. Se você não pensar nisso, o usuário irá para o site do concorrente.

DICAS PARA ESCOLHER UM TEMPLATE DE E­-COMMERCE

Já falamos sobre a importância de  um bom template para a loja virtual, mas você pode estar se perguntando como pode fazer isso na prática? Pois bem, essa é uma escolha que exige bastante pesquisa, já que é fundamental ver o que está disponível no mercado, comparando com as necessidades da sua marca.
A seguir, confira os principais pontos na hora de ir em busca do template ideal:

1. CONSIDERE A RESPONSIVIDADE

No momento de escolher o template certo para sua loja virtual, leve em consideração a responsividade que ele possui. Hoje em dia, é muito comum que os usuários acessem o e-commerce por tablets ou celulares e finalizem a compra pelo próprio aparelho. É importante investir em uma estrutura que possa se adequar aos diferentes tipos de telas.

Sua loja precisa atender ao tipo de experiência que seus clientes procuram por meio de dispositivos novos. Além disso, esse também é um critério de ranqueamento em sites de pesquisa, para que seu site ganhe mais destaque e seja encontrado com maior facilidade pelos usuários que buscam por produtos como os seus. 

2. ESCOLHA UM TEMPLATE QUE DISPONIBILIZE CONTEÚDOS MULTIMÍDIA

É importante que no template de loja virtual também sejam disponibilizados conteúdos multimídia, como vídeos vinculados ao YouTube. Apenas informações visuais e imagens estáticas dos produtos não são suficientes para chamar a atenção do cliente e para passar confiança sobre o produto oferecido. 

Opte pelos templates que possibilitem personalização para a criação de galerias, slides dinâmicos, divulgação de vídeos e muito mais. Ilustrações e conteúdos audiovisuais têm impacto muito maior sobre os usuários da internet, pois eles chamam mais atenção do que os textuais.

3. PRIORIZE UMA ESTRUTURA QUE MELHOR SE IDENTIFIQUE COM O SEU PÚBLICO

Além dos pontos falados acima, saiba reconhecer a estrutura que melhor se identifica com o seu público. Um site de produtos infantis deve conter bastante cores, imagens e elementos em movimento. Se o template escolhido for totalmente sério e sem graça, os usuários terão a impressão errada sobre os produtos e podem acabar perdendo o interesse em comprar.

Já uma loja de artigos sofisticados pode criar um layout mais clean e minimalista, com botões pequenos e imagens em situações pontuais, sempre com boa qualidade. Antes de escolher o template de loja virtual, saiba exatamente quem é o seu público-alvo, pois são as características desse grupo que devem direcionar a aparência da loja.

4. CONTRATE UMA EMPRESA DE QUALIDADE

No momento de escolher o template adequado, lembre-se que você está utilizando o trabalho de outra empresa, que desenvolveu aquela estrutura. Sendo paga ou não, é importante se lembrar que existem diversos problemas que podem ocorrer no sistema enquanto sua loja estiver no ar. 

Por isso, procure saber sobre o histórico da empresa contratada, quais são as principais reclamações feitas pelos usuários e qual é o tipo de assistência que será oferecida caso ocorra algum problema. Essas questões fazem toda a diferença, já que sua loja corre o risco de oferecer uma experiência ruim aos clientes e até mesmo de ficar fora do ar.

30 MODELOS DE TEMPLATE DE LOJA VIRTUAL GRATUITOS E PAGOS

Sem dúvidas, a escolha de um bom template tem influência direta nas vendas. Um e-commerce bem organizado e que apresente uma boa estrutura das seções tem muito mais chances de conversão do que um e-commerce bagunçado, sem hierarquia de informações e com as categorias criadas sem ordem.

Isso parece óbvio, não é mesmo? No entanto, muitos gestores de loja virtual se preocupam tanto em começar a vender logo que esquecem de dedicar um tempo para a pesquisa de bons templates. Porém, vale mais a pena esperar uns dias para colocar a loja no ar e garantir que os clientes terão a melhor experiência possível.

Para ajudá-lo na busca de template de loja virtual, criamos uma lista muito completa com 30 modelos de layout para seu e-commerce. Com certeza você encontrará alguma alternativa que tenha sintonia com a sua marca. 

1. E-SHOPPER

O E-Shopper é um dos principais modelos de html para as lojas virtuais. Sua estrutura é responsiva, ou seja, funciona perfeitamente em telas de diferentes dimensões. Além disso, o modelo pode ser implementado com facilidade.

2. USTORA

O Ustora é outro modelo muito escolhido pelos gestores de e-commerce. Entre suas funcionalidades, está o fato de ter um espaço específico para a inclusão de dados sobre política de trocas e a possibilidade de criar promoções-relâmpago na abertura da página.

3. MAXSHOP

Uma das principais vantagens do MaxShop é a possibilidade de o gestor do e-commerce customizar as suas funções, aproximando-o da proposta da marca. Além disso, permite que os produtos sejam vistos tanto na forma de lista quanto de grade.

4. UNIVERSAL

O Universal não tem seu nome à toa: esse modelo possibilita a inclusão de muitas páginas, fazendo com que o e-commerce seja realmente completo e proporcione uma experiência positiva aos clientes.

5. YOLK

O Yolk tem design bastante moderno, oferecendo a possibilidade de vincular o site com as redes sociais da marca. Um dos pontos positivos da plataforma é o template que se adapta aos mais variados tipos de telas. 

6. NEW STORE

O New Store pode ser usado por lojas virtuais de diferentes segmentos, já que apresenta um design bastante neutro. Além disso, oferece a possibilidade de o cliente ver o produto com lente de aumento. 

 7. GRETONG

O Gretong possibilita que o gestor da loja virtual escolha alguns produtos para destacar no site, fazendo com que os clientes os visualizem primeiro. Além disso, roda bem em grande parte dos navegadores. 

8. MIH STORE

O Mih Store tem uma dimensão mais particular, com design quadrado, deixando o layout um pouco mais hipster. Desta forma, o modelo se enquadra melhor em lojas modernas, que tenham um público jovem. 

9. MPURPOSE

O mPurpose é um tipo de template que se adapta aos mais variados setores de vendas online. Sem dúvidas, entre as alternativas apresentadas, essa é uma das que oferece maior possibilidade de personalização.

10. BRAND LOGO

O Brand Logo se adapta principalmente aos comércios eletrônicos do segmento de roupas e de acessórios, já que oferece muitas alternativas de cores para a personalização do site conforme as cores da marca.

11. ELIXIR FASHION

O Elixir Fashion é voltado para lojas virtuais mais sóbrias, que atendam um público tradicional. Um dos pontos altos desse modelo é a alternativa para colocar depoimentos dos consumidores que já compraram no site.

12. N-AIR

O N-Air é um template pensado para as lojas virtuais de calçados. O recurso tem menos móveis, que podem ser aumentados ou reduzidos conforme o interesse do cliente. Assim, é possível visualizar mais de um modelo de calçado ao mesmo tempo.

13. OBAJU

O Obaju é uma das alternativas de template com mais cores disponíveis, permitindo a personalização da loja virtual conforme os tons da marca. Além disso, permite que o gestor inclua um blog no site.

14. EELECTRONICS

O eElectronics oferece dois estilos diferentes para serem adotados pela loja virtual. Uma das páginas dá mais atenção à descrição do produto, enquanto outra  permite a inclusão de conteúdos de blog.

15. MATTRESS

O Mattress contempla as lojas virtuais de decoração e com enfoque em móveis para quartos, como armários, camas e colchões. Trata-se de um template padrão para marcas desse segmento.

16. WEDDING STORE

O Wedding Store é voltado ao setor de casamentos, como roupas especiais para noivas e madrinhas e até mesmo para serviços de organizadores de festas. O modelo é bastante completo e, por isso, é uma das referências no segmento.

17. SHAPE

O Shape é um template pensado principalmente para os comércios eletrônicos do segmento fitness, como academias e shakes. Seu layout é compatível com diferentes tipos de tela e funciona bem todos os navegadores.

18. STOREVILLA

O StoreVilla é um template gratuito que disponibiliza uma infinidade de recursos para o comércio eletrônico. Pode ser associado às diferentes áreas de e-commerce e é fácil de ser utilizado.

19. ACCESSPRESS STORE

O AcessPress Store é pensado para as marcas com uma essência moderna e que busquem transparecer isso em sua comunicação. Tem um design excelente e oferece muitos recursos para o comércio eletrônico.

20. EIGHTSTORE LITE

O EightStore Lite se adapta perfeitamente aos diferentes tipos de telas, seja de computadores, tablets ou celulares. Tem um layout moderno e permite que o gestor do e-commerce o adapte.

21. THESHOP

O template TheShop oferece recursos para lojas virtuais que querem transparecer elegância e sofisticação. Entre seus pontos fortes está a facilidade para o gestor do e-commerce usar os recursos.

22. SOLD

O Sold disponibiliza uma série de recursos para o comércio eletrônico de forma totalmente intuitiva. Esse modelo é escolhido principalmente por marcas minimalistas, já que o seu design é absolutamente clean. 

23. STOREFRONT

O StoreFront é um tema moderno e adotado por lojas virtuais que queiram passar isso aos seus consumidores. É possível categorizar os produtos a partir de uma série de critérios como, por exemplo, produtos bem avaliados.

24. SHOPERA

O ShopEra é um dos temas grátis oferecidos pelo WordPress e, por isso, é muito escolhido pelos gestores de e-commerce. Suas funções são básicas e, como diferencial, permite a associação com um blog. 

25. MAXSTORE

O MaxStore tem layout bem clean e limpo, fazendo com que o grande destaque da loja virtual seja o produto. Muitas lojas de esportes e de aventuras escolhem esse tema para seus e-commerces. 

26. MYSTILE

O MyStile tem um alto potencial de personalização, permitindo que o responsável pelo e-commerce adapte a página inicial e altere as cores. Esse modelo funciona para os mais variados segmentos.

27. ARTIFICER

O Artificer tem todas as funções básicas de um template para loja virtual, como destaque para as fotografias dos produtos, adaptação para diferentes tamanhos de tela e navegação facilitada.

28. WOOTIQUE

O Wootique pode ser personalizado pelo gestor da loja virtual conforme as necessidades do negócio. Uma das suas funcionalidades principais é um carrossel na página inicial que exibe os principais produtos.

29. MAKE

O Make é um dos templates mais modernos existentes no mercado e, por isso, é muito escolhido por lojas virtuais com um caráter inovador. Além disso, pode ser personalizado com facilidade.

30. FASHION MANIA

Por fim, o Fashion Mania é voltado para o mercado de moda, sendo ótimo para marcas que vendam roupas e acessórios. Este modelo se adapta facilmente aos diferentes tipos de tela e busca destacar os detalhes dos produtos. 

Deu para ver que a variedade de templates para loja virtual é enorme, não é mesmo? Por essa razão, dedique um bom tempo do seu planejamento para buscar alternativas e ver qual delas se enquadra melhor aos objetivos e necessidades do seu negócio.

Sem dúvidas, a escolha do layout influencia muito no processo de compra dos clientes. Se você se interessa por esse tema, leia aqui sobre o perfil do mercado eletrônico e do consumidor que compra online. Assim você terá todas as informações necessárias para contemplar esse público em sua loja virtual!

Marcio Eugênio

Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

Posts relacionados