Pesquisa de clima organizacional

Pesquisa de clima organizacional

2336
0

Leia nesse artigo dicas e informações sobre Pesquisa de clima organizacional e como isso pode ajudar sua loja virtual

Pesquisa de Clima organizacional.Ao realizar uma pesquisa de clima organizacional, a empresa, independentemente de tamanho, busca abordar assuntos internos em busca de encontrar um caminho para o progresso.

A ação deve sempre ter foco em desenvolvimento do pessoal, por isso o objetivo é identificar os processos que sobrecarregam a equipe, identificar problemas de relacionamento entre a equipe e a chefia, além disso é um meio para propor ajustes nas políticas de recursos humanos.

Assista Webnário para montar loja virtual
Veja 8  dicas para montar um loja virtual
Baixe E-book Gestão de e-commerce para PME
Assista a Palestra: Ecommerce Do Zero Aos Resultados Em 6 Etapas

Por que fazer uma pesquisa de clima organizacional

Com uma base de dados completa a empresa pode identificar e compreender os aspectos positivos e os aspectos negativos que impactam o clima, e consequentemente, o dia a dia pode ser modificado a fim de obter melhorias. Com todos os dados organizados claramente é possível definir planos de ações com maior assertividade.

Como fazer uma pesquisa de clima organizacional

A forma como a empresa é conduzida e certas características podem influenciar nas etapas da pesquisa de clima organizacional. As principais etapas são:

– Coleta de dados via formulários e entrevistas
– Organização dos dados coletados
– Interpretação e análise dos dados coletados
– Produção de relatório final
– Apontamento dos pontos fortes e fracos
– Definição de plano de ação para melhoria dos pontos negativos, e manutenção dos pontos positivos

Baixe planilha de análise de concorrência
Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios
Baixe e-book de como capturar e-mail

Para a coleta dos dados é preciso avaliar questões com relacionamento interpessoal, relacionamento entre os setores, trabalho em equipe, condições de trabalho, e todos os pontos que influenciam na execução do trabalho.

Os benefícios da pesquisa de clima organizacional

Se você nunca realizou uma pesquisa de clima organizacional talvez não imagine quantos benefícios essa ação pode trazer como resultado.

Os principais são:

– O aumento da produtividade
– O aumento do nível de satisfação dos colaboradores

– A diminuição da rotatividade dos colaboradores

Quando se pensa em clima organizacional, qualquer líder sabe apontar a importância e enxergar os bons efeitos que as mudanças positivas causam nas pessoas.

Pode-se notar o bom círculo vicioso para a empresa, funcionários felizes são mais engajados. Funcionários mais engajados, crescimento de produção. E consequentemente, mais lucro.

Como recuperar 30% pedidos pagos por boleto
Saiba por que usar e-mail marketing na sua loja
Faça parte da Lista Vip DLoja Virtual

O importante mesmo é que os líderes estejam preparados e dispostos para enfrentar mudanças, e para a aplicação de uma pesquisa de clima organizacional, algumas ferramentas podem auxilia-lo.

Ferramentas auxiliares na pesquisa de clima organizacional

Abraham Maslow, um pesquisador do MIT, desenvolveu a Pirâmide de Maslow. Essa ferramenta auxilia quem pretende entender sobre as motivações de outras pessoas.

É representada por uma figura triangular que está dividida em cinco faixas. Na base considera-se a fisiologia (sono, comida, água, sexo, sono, homeostase e excreção). Acima considera-se a segurança (do corpo, do emprego, de recursos, da moralidade, da família, da saúde, e da propriedade). Logo acima considera-se amor e relacionamento (amizade, família e intimidade sexual). Logo acima considera-se a estima (autoestima, confiança, conquista, respeito dos outros e respeito aos outros). E no topo realização pessoal (moralidade, criatividade, espontaneidade, solução de problemas, ausência de preconceito e aceitação dos fatos).piramide-de-maslow-d-loja-virtual-gif
A pirâmide mostra que questões muito básicas devem ser consideradas primeiro, senão as mais complexas não poderão se transformar em cobranças.

Como o colaborador pode se sentir realizado se não sente seguro no ambiente onde trabalha.

Além disso, os colaboradores não estão trabalhando apenas pela subsistência, existe na pirâmide aspectos como a autoestima e a realização pessoal.

Obviamente que se aplicada em seu negócio, será possível perceber diferentes grupos, que necessitam de diferentes estímulos porque estão atravessando etapas diferentes uns dos outros.

Ao final do processo é importante divulgar os resultados e abrir as portas para sugestões dos colaboradores.

E agora, o que fazer?

Depois da análise é necessário voltar-se para a etapa seguinte nesse grande processo de melhoria: o plano de ação.

Na organização dos dados coletados é importante analisar de vários ângulos. Fazer separação dos dados de forma que a análise seja facilitada e completa.

Quando os pontos a melhoras estiverem definidos, é hora de partir para a elaboração do plano de ação. Que deverá ter resumidamente tal estrutura:

1 – Segmentação: geralmente as análises são segmentadas por cada área da empresa, e também é feita a análise geral. No comparativo é possível identificas as falhas existentes entre os departamentos, além da visão global.

2 – Estruturação: nesse ponto cabe uma relação de indicadores de desempenho e o desenho de como serão colocados em prática, para que tenha a chance de otimiza-los e torna-los mais eficientes.

3 – Planejamento: partindo da estruturação é possível listar os problemas.

Planeje por ordem de urgência e crie um plano de ação especifico para cada um deles. É importante priorizar os mais graves.

4 – Execução: como nome diz é um plano de ação, hora de colocar a mão na massa.

5 – Análises: após colocá-lo em prática é preciso verificar regularmente se está surtindo efeito, se foi bem moldado, se já foi superado, enfim, obter respostas.

Veja 3 Ferramentas para monitorar seu mercado
Aprenda como usar o CANVAS
Aprenda como usar o Google Analytics em sua loja virtual

Agora você entende perfeitamente e com clareza necessidade e a funcionalidade da aplicação de uma pesquisa de clima organizacional em sua empresa ou negócio.

 

Artigo anteriorO que é marketing digital
Próximo artigoComo o Marketing Pessoal pode impulsionar seu negócio
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA