O que é nicho de mercado?

O que é nicho de mercado?

1880
1
O que é nicho de mercado
O que é nicho de mercado

Você sabe o que  é nicho de mercado? Leia nesse artigo dicas e informações sobre nicho de mercado

Nicho de mercado é uma expressão muito utilizada, e por isso você pode achar que sabe do que se trata. Mas, há por trás disso muitos detalhes que devem ser observados por quem quer empreender.

Um nicho de mercado é uma parte do mercado, com características específicas, com necessidades próprias. Encontrar um nicho altamente lucrativo é o grande sonho de muitos empreendedores, e uma busca incessante de muitas empresas.

Assista Webnário para montar loja virtual
Veja 8  dicas para montar um loja virtual
Baixe E-book Gestão de e-commerce para PME
Assista a Palestra: E-commerce Do Zero Aos Resultados Em 6 Etapas

Porque atender com excelência um determinado grupo de pessoas faz com que a fidelização seja grande.

Por que se fala tanto sobre nicho de mercado?

Os seguimentos pouco explorados ou inexistentes são os que devem ser aproveitados. Afinal, todo empreendedor deve saber que o foco sempre deve ser a busca por um diferencial.

E é exatamente na escolha de um nicho especial que o seu diferencial pode se fazer presente.

Baixe planilha de análise de concorrência
Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios
Baixe e-book de como capturar e-mail

Quando uma empresa explora um nicho diferente, que até então havia sido preterido por outras empresas, ela está criando um novo caminho, e garantindo sua vantagem competitiva diante de seus concorrentes apenas por apostar em algo até então inexplorado.

Até porque eles podem não existir, nada melhor que ter um espaço amplo para trabalhar e expandir.

Se um nicho é parte do mercado, dentro do nicho há ainda a segmentação.

Com a segmentação até mesmo os custos de produção podem cair. Isso porque em vez de se produzir vários produtos com características diferentes, produz-se somente um em maior escala.

Como encontrar um bom nicho de mercado

Para encontrar o seu nicho de mercado é necessário definir uma grande área de atuação, como por exemplo, alimentação.

Como recuperar 30% pedidos pagos por boleto
Saiba por que usar e-mail marketing na sua loja
Faça parte da Lista Vip DLoja Virtual

Dessa forma, é possível encontrar um nicho nesse mercado. Como alimentação para vegetarianos. Para a segmentação, é necessário pensar que esse público, ou parte dele, tem alguma necessidade não atendida. E pode ser algo extremamente específico.

Basicamente, quando você questiona quem vai utilizar ou o que será utilizado, você encontrará um nicho de mercado.

A combinação de o que e de quem dará um foco, o que é ainda mais rentável e lucrativo por ser especificamente completo.

Para encontrar um nicho ainda inexplorado, além de pensar em quem ou o que, reflita também sobre a demanda. Porque com esses três pontos você encontra a oportunidade de faturar.

Para encontrar um nicho de mercado, considere aspectos relacionados como o tamanho do segmento e o nível de competição.

Os erros mais comuns ao buscar um nicho:

– Desconsiderar o seu interesse pelo assunto

É importante trabalhar com algo que desperte o seu interesse, afinal, é com isso que vai lidar todos os dias. Seria complicado convencer as pessoas sobre algo que nem mesmo você acredita.

– Se apegar ao faturamento

Na sequência do item anterior quem se apega somente aos ganhos pode acabar não conseguindo o que busca. Muita coisa envolve a criação de empreendimento, não vale se apegar somente ao dinheiro.

– Escolher um nicho disputado

A menos que você tenha um diferencial extremamente marcante, tente fugir de nichos muito disputados. Fazer mais do mesmo não é legal.

Nicho de mercado na internet

Apesar de trazer algumas novidades e até mesmo algumas pequenas revoluções, a definição de nichos na web é bem parecido com tudo o que se define fora dela.

Veja 3 Ferramentas para monitorar seu mercado
Aprenda como usar o CANVAS
Aprenda como usar o Google Analytics em sua loja virtual

Por isso que é possível adaptar a ideia uma ideia do comércio tradicional para o mundo virtual. O que realmente importa é criar um bom plano de negócios.

Se você dedicar algum tempo digitando certos termos na barra de pesquisa do Google, saberá os subtemas relacionados, assim tem a sua pesquisa sobre seu nicho.

Com ferramentas de busca de palavras-chave é ótimo para quem pretende trabalhar com nichos na internet.

Lembre-se sempre que na internet ou fora dela, o grande varejista terá sempre vantagens sobre todos os outros concorrentes. E o fato de se dedicar a um nicho específico, permite que suas negociações com fornecedores e a possibilidade sejam melhores. Mas nunca como um gigante.

Como tudo, há o contraponto. Os pequenos são mais flexíveis, podem aproveitar novas tendências ou mudanças repentinas no mercado, com maior facilidade. Porque o negócio é centralizado e menor.

Os gigantes até podem ser bons em muitos aspectos, mas não conseguem ser em todos os segmentos, exatamente aí que reside a força do pequeno. E por isso deve focar em um nicho de mercado, concentrando sua energia e dedicando sua atenção.

Conheça o seu público-alvo

Conhecer profundamente o perfil do seu público-alvo é o caminho para poder satisfazer plenamente suas necessidades.

Esse público tem características especiais a serem atendidas. Para o empreendedor, isso significa a oportunidade de atender com excelência a uma necessidade específica desse público.

São oportunidades que devem ser agarradas. Claro que manter-se na posição número um de um nicho de mercado é muito mais fácil que manter-se na posição número um do mercado como todo.

Abrir mão da possibilidade de atuar para um nicho específico e atirar para todo lado, você só desperdiçará tempos.

E o primeiro passo é querer entender essas pessoas, para isso: converse. Da forma como for possível, pessoalmente, redes sociais, e-mail, telefone. E observe o que há em comum entre eles nessas conversas, quais são as suas necessidades e desejos.

7 dicas para começar a usar o Youtube
Saiba se seu site está otimizado
Baixe a planilha de planejamento de ações de marketing
Baixe e-book para datas comemorativas

Aproveite para fazer um levantamento sobre idade, formação, interesses. Mesmo isoladamente é possível levantar muitos desses dados, sem qualquer contato.

Após o levantamento, produza um relatório. Isso vai fazer toda a diferença nas escolhas, no posicionamento do negócio no mercado.

Com os dados organizados, é possível programar uma campanha e se comunicar melhor com esse público e promover ofertas especiais.

Isso tudo porque ao conhecer quem está na outra ponta da negociação, você conseguirá resultados muito melhores. Ao atender as necessidades do cliente, a recompensa é garantida, os bons resultados virão naturalmente.

Conhecer quem se interessa por seu produto é determinante para o sucesso momentâneo e também para o longo prazo. Gastando menos e vendendo mais.Pronto, não faltam motivos para você identificar, definir e promover uma melhor comunicação com o seu público-alvo.

Artigo anteriorComo fazer frases de vendas eficientes
Próximo artigoO que é t-commerce?
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA