Melhore o SEO de suas imagens

Melhore o SEO de suas imagens

458
0

Quando muitos pensam no SEO de seu site, eles focam demais no texto. Esquecem que as boas práticas de SEO englobam diversos outros fatores, como URL, links e também as imagens. Sim, é preciso que sua página tenha imagens.

Por que se preocupar com isso? Porque os buscadores de imagem se preocupam com as imagens de seu site. Eles acreditam que para o conteúdo ter qualidade, ele precisa vir acompanhado de pelo menos uma imagem. Não tenha imagens e você já perde pontos com os robôs buscadores de imagens.

Quando você tem imagens em sua página, você também concorre no Google Imagens. Hoje você pode aumentar seus acessos através do Google Imagens, por exemplo, basta usar imagens que chamem atenção e de acordo com as boas práticas do SEO. Invista em imagens de qualidade e as otimize bem que seus resultados vão aparecer.

Melhore o nome do arquivo de sua imagem para o SEO

Alguns não sabem, acham que otimizar a imagem no SEO basta apenas inserir as palavras-chave no ALT que o trabalho está pronto. Você pode fazer isso, mas será um trabalho incompleto. Existem outros pontos que você pode melhorar, se o plano é um bom resultado também em suas imagens.

O primeiro passo é cuidar do nome do arquivo de sua imagem. Evite coisas como “imagem1.jpg”, por exemplo. O ideal é que no nome as palavras-chave já constem.

É preciso entender que os robôs dos mecanismos de busca não conseguem “ver” uma imagem. Eles dependem de textos para saber o que tem nela. Reforçar as palavras-chave no nome da imagem – que sim, os robôs lêem para saber sobre o que se trata – é uma maneira de deixar ainda mais claro para eles.

Legendas

Outro ponto que é geralmente esquecido pela maioria das pessoas ao fazer SEO são as legendas da imagem. Muitos acreditam que ela não é muito necessária, ou que basta colocar qualquer coisa que já está bom.

O que acontece é que a legenda de uma imagem também é usada pelos robôs dos mecanismos de buscas para saber sobre o que ela se trata. Qualquer informação textual que ele possa usar é útil.

Não repita as palavras-chave de maneira desconexa, porém. O ideal é inserir organicamente na legenda, junto com a explicação do que se trata a imagem.

Tags “alt” e “title”

O texto alternativo da imagem, também conhecido como “alt”, é a maneira que deficientes físicos lêem sua imagem. Como a maioria dos mecanismos de busca se preocupam com a acessibilidade, esse se tornou um dos pontos fundamentais.

Esse é um dos principais pontos ao se otimizar as imagens. O ideal é que as palavras-chave estejam inseridas junto com uma descrição da imagem. É isso que vai ser lido quando o usuário deficiente visual precisar “ver” a imagem.

O título da imagem, a tag “title” é um complemento do ponto anterior. É um pequeno texto que explica a imagem e que, dependendo do site, também aparece quando passamos o cursor por cima dela. Portanto, deve ser otimizado também.

Esses são os pontos principais se você quer melhorar o SEO de suas imagens. Através disso, você vai melhorar o ranqueamento de sua página como um todo. Boas vendas!

DEIXE UMA RESPOSTA